SóProvas


ID
2109817
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“Assim, passei a considerar como ligado aos fenômenos psicossomáticos tudo”. Aquilo que atinge a saúde ou a integridade física quando os fatores psicológicos desempenham algum papel. Incluí aí, por exemplo, as predisposições aos acidentes corporais e a falhas do sistema imunológico de um indivíduo”. (McDougall, 1991: 21). A partir desta citação podemos entender que a autora refere:
I. a inexistência de uma linha tênue que liga a saúde psíquica à saúde corporal.
II. é expressiva a relação entre saúde psíquica e saúde corporal.
III. que a autora considera ineficaz aliar tratamento psicoterápico a pacientes portadores de outras patologias.
IV. que a autora não descarta a conjugação da terapêutica psicoterápico em qualquer processo de saúde-doença.
Estão corretos os itens.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : B ( Corretas: II e IV )

  • Por que o item I estaria errado? O texto diz que há um conjugação de fatores físicos e psicológicos para o desencadeamento de uma doença. Na psicossomática, não existe uma linha bem demarcada separando o psíquico do orgânico. Já o item IV estaria correto, se não geralizasse a tratamento psicoterapêutico para qualquer processo de saúde-doença.
  • É mais plausível ser marcado a alternativa A nessa questão.
  • Linha tênue = linha fina, como se o que está de um lado e do outro pudesse facilmente se misturar, digamos assim. Quando se diz que isso inexiste, como no item I, é como se negasse a conjugação de fatores físicos e psicológicos, e por isso o item está errado.

  • Gente, a I está errada por mencionar a inexistência de uma linha tênue entre a saúde física e a saúde psíquica, quando na verdade a linha é tênue sim!