SóProvas


ID
2109964
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Araújo e Silva (2003) apresentam as atividades básicas do tratamento da informação que são: a catalogação, a classificação e a referência bibliográfica. Com base nessas informações dadas pelas autoras, analise as afirmativas abaixo:
I- Catálogo de assunto é um catálogo externo para consulta dos usuários, onde as fichas estão em uma só ordem alfabética de assuntos.
II- Catálogo de autoridade é chamado também de catálogo de inventário, onde as fichas são ordenadas pelo número de chamada.
III- Referência bibliográfica é o conjunto padronizado de elementos descritivos que permitem a identificação dos documentos.
IV-Número de chamada é composto por até três dígitos e identifica o sobrenome do autor do livro.
V- Os sistemas de classificação mais conhecidos são: o de Dewey (CDD) e a CDU.
Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Em bibliotecas brasileiras, o número de chamada é estruturado em níveis dispostos em linhas. O primeiro nível define o critério primário em que os recursos bibliográficos são organizados critérios secundários são definidos pelos níveis subsequentes. Dois níveis são essenciais à composição do número de chamada: o primeiro, geralmente o critério primários em obras gerais, é o assunto que geralmente é codificado através de sistemas de classificação como CDD ou CDU; o segundo nível refere-se à notação de autor, composta por uma letra seguida de números decimais advindo de uma Tabela, geralmente, a Tabela de Cutter-Sanborn (1976). Níveis subseqüentes são inseridos à medida que necessário para singularizar o número de chamada.

    1º. nível 760

    2º. nível E74

    Escorel, Ana Luisa. O efeito multiplicador do design / Ana Luiza Escorel. - São Paulo : Ed. SENAC, 2000. 117p. : il. (algumas col.) ; 21cm. ISBN 8573591080 (broch.)

    1.Artes gráficas

    . I.Título.

    Outros níveis podem ser acrescentados à composição do numero de chamada de acordo com a necessidade do serviço de informação. Neste texto didático, apresenta-se a estrutura, o significado e as possibilidades do número de chamada, a saber: classificação, notação de autor e outras informações do número de chamada.

  • I- Catálogo de assunto é um catálogo externo para consulta dos usuários, onde as fichas estão em uma só ordem alfabética de assuntos. CORRETA. Seria o catálogo dicionário.

     

    II- Catálogo de autoridade é chamado também de catálogo de inventário, onde as fichas são ordenadas pelo número de chamada. ERRADA. O catálogo de autoridade tem a finalidade de manter a padronização das entradas de responsabilidade da obra, esse catálogo citado seria o topográfico que mantém a padronização dos números de chamada e auxilia na realização de inventários na biblioteca. 

     

    III- Referência bibliográfica é o conjunto padronizado de elementos descritivos que permitem a identificação dos documentos. CORRETA

     

    IV-Número de chamada é composto por até três dígitos e identifica o sobrenome do autor do livro. ERRADA. "Composto por até 3 dígitos", nunca.

     

    V- Os sistemas de classificação mais conhecidos são: o de Dewey (CDD) e a CDU. CORRETA. 

  •  

    I -Catálogo por assunto: é um catá logo externo para a consulta dos usuários, onde as fichas estão em ordem alfabética por assunto. 
    II - Catálogo de autoridade: chamado também de catálogo principal ou de autor, onde estão arquivados, por 
    ordem alfabética, as fichas que determinaram a entrada principal de cada obra. 
    III - Referência Bibliográfica: é o conjunto padronizado de elementos descritivos que permitem a identificação dos documentos. 
    IV - Número de chamada: composto do número de classificação, do número de Cutter, volume, edição, data e exemplar. o número de chamada corresponde ao endereço do livro na estante. 
    V - Os sistemas de classificação mais conhecidos são CDU - Classificação Decimal Universal e CDD - Classificação Decimal Dewey

  • Conforme Silva & Araújo (2003, 75, 77-78, 87):

    O número de chamada corresponde ao endereço do livro na estante.

    Tipos de catálogos

    Catálogos internos:

    Catálogo de autoridade é chamado também de catálogo princpal ou de autor, onde estão arquivadas, por ordem alfabética, as fichas que determinam a entrada principal para cada obra. Sua finalidade é manter a padronização das entradas de responsabilidade.

    Catálogo de registro - esse catálogo é adotado pelas bibliotecas que não usam o livro de tombo, é chamado também de catálogo de tombo.

    Catálogo topográfico é chamado também de catálogo de inventário. As fichas estão ordenadas pelo número de chamada, segundo a ordem dos livros nas estantes.

    Catálogos externos:

    Catálogo de autor em uma só ordem alfabética, estão as fichas de autor individual ou institucional, de colaboradores, tradutores, etc.

    Catálogo de título em uma só ordem alfabética estão os títulos dos livros e as secundárias de série.

    Catálogo de assunto em uma só ordem alfabética estão as fichas de assuntos e remissivas de assunto.

    Catálogo sistemático (ou classificação) é organizado de acordo com o sistema de classsificação adotado na biblioteca.

    Os sistemas de classificação documentária mais conhecidos são: o de Dewey (CDD) e a CDU.

    Referência bibliográfica é o conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento que permitem a identificação dos documentos.

    Gab. C

    SILVA, Divina Aparecida da; ARAÚJO, Iza Antunes. Auxiliar de biblioteca: técnicas e práticas para formação profissinal. 5.ed. Brasília: Thesaurus, 2003.