Bo@ t@rde, companheir@s!
O cotidiano faz parte da vida. Em todos os momentos históricos os homens vivem no cotidiano. É quando damos respostas para as questões que emergem no dia a dia, seja na esfera privada, profissional, no âmbito do lazer, do descanso etc. Lidamos com muitas informações e, pela agilidade, — diga-se de passagem, cada vez mais requerida nesse trato —, pouco paramos para refletir sobre o que pensamos, falamos e fazemos. O fato de que todas as suas capacidades se coloquem em funcionamento determina também, naturalmente, que nenhuma delas possa realizar-se, nem de longe em toda sua intensidade. O homem da cotidianidade é atuante e fruidor, ativo e receptivo, mas não tem nem tempo nem possibilidade de se absorver inteiramente em nenhum desses aspectos; por isso, não pode aguçá-los em toda intensidade. (Heller, 1992, p. 17-18) As características do cotidiano são: a heterogeneidade (o desenvolvimento de diferentes ações simultaneamente, ainda que haja uma hierarquia entre elas; por exemplo, na sociedade de classes o trabalho alienado é a principal atividade), a imediaticidade (uma relação automática entre o pensamento e a ação) e a superficialidade extensiva (uma vez que há o desenvolvimento simultâneo de diferentes ações, o indivíduo domina apenas superficialmente a realidade e os conhecimentos que mobiliza) (Netto, 2000).
...
No cotidiano, o indivíduo vive o mundo a partir do “eu”. Somente quando ele supera essa singularidade pode ter acesso à consciência humano- -genérica. Para isso, tem que suspender a heterogeneidade da vida cotidiana (processo esse entendido como homogeneização do ser singular em direção ao humano-genérico). E as formas privilegiadas para suspensão são: o trabalho criador, a arte, a ciência, a ética. Não tem como o indivíduo ficar permanentemente “suspenso”, mas, ao voltar ao cotidiano, ele o percebe de forma diferente.
http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n124/0101-6628-sssoc-124-0678.pdf
Gabarito: B ou D (IGUAIS)
I - Correto
II - No cotidiano, o indivíduo vive o mundo a partir do “eu”. Somente quando ele supera essa singularidade pode ter acesso à consciência humano- -genérica. ( Não é o tempo todo).
III - Correto
IV - Correto
V - As características do cotidiano são: a heterogeneidade. a imediaticidade e a superficialidade extensiva. ( Netto, 2000).
Artigo de Maurílio Castro de Matos.Considerações sobre atribuições e competências profissionais de assistentes sociais na atualidade. Revista Serv.Soc.Sociedade nº 124