SóProvas


ID
2110741
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A responsabilidade social baseia-se no princípio de que as organizações são instituições sociais que existem com autorização da sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

  • Doutrina da Responsabilidade Social

     

     

    Essa corrente é a que reconhece a responsabilidade social das organizações de forma geral e das empresas em particular. Baseia-se na premissa de que as organizações são instituições sociais, que existem com autorização da sociedade, utilizam os recursos da sociedade e afetam a qualidade de vida da mesma. Segundo Maximiano (2004), um dos principais representantes dessa corrente é Andrew Carnegie, que publicou um livro no qual estabeleceu os dois princípios da responsabilidade social corporativa: caridade e zelo. Esses princípios baseavam-se numa visão paternalista do papel do empresário em relação aos empregados e aos clientes

     

    fonte: MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da Administração - Da Revolução Urbana à Revolução Digital. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2004. 

  • A primeira corrente é a que reconhece a responsabilidade social das organizações de forma geral e das empresas em particular.

    O princípio da responsabilidade social baseia-se na premissa de que as organizações são instituições sociais, que existem com autorização da sociedade, utilizam os recursos da sociedade e afetam a qualidade de vida da sociedade.

     

    1) Modelo shareholder: posição contrária à responsabilidade social das organizações.Cada organização deve se preocupar em maximizar lucros, ou seja, satisfazer os proprietários ou acionistas.A organização não deve assumir responsabilidade social direta, mas apenas buscar a otimização do lucro dentro das regras da sociedade.

     

    2) Modelo stakeholder: posição favorável à responsabilidade social das organizações. A organização é a maior potência no mundo contemporâneo e tem a obrigação de assumir uma responsabilidade social correspondente. A sociedade deu esse poder às organizações e deve convocar a organização para prestar contas pelo uso desse poder.