SóProvas



Questões de Responsabilidade Social Corporativa


ID
64240
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em relação à responsabilidade socioambiental corporativa,
julgue os itens seguintes.

A noção de responsabilidade socioambiental relaciona-se ao propósito de maximização dos lucros da corporação, que termina por beneficiar a sociedade na forma de empregos, salários e impostos, parte dos quais pode ser empregada em conservação ambiental.

Alternativas
Comentários
  • Não se relaciona com o princípio de maximização dos lucros, porque as empresas terão de gastar mais afim tornarem-se, quanto as suas práticas, ambientalmente corretas.
  • Ao assumir uma postura de responsabilidade socioambiental, as empresas maximizam os benefícios de suas operações para a sociedade, melhorando ainda mais seu posicionamento estratégico e competitivo.
  • Como regra as medidas socioambientais são antagônicas à idéia de maximização dos lucros, pois aquelas acabam por exigir da empresa cuidados rigorosos quanto à fonte da matéria prima, métodos de processamento, descarte dos resíduos,  transporte, etc; Essas ações normalmente ocasionam aumento de suas despesas.
  • Responsabilidade socioambiental, portanto, é uma postura, é a adoção de práticas, ações e iniciativas em benefício da sociedade e do ambiente, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento do ser humano, por meio de ações preventivas, educativas, culturais, artísticas, esportivas e assistenciais, de defesa de direitos humanos, do trabalho e do meio ambiente, de busca da justiça social e o apoio ao combate à ilegalidade. FONTE: http://www.terceirosetoronline.com.br/responsabilidade-social/

  • A banca está "por fora". Consulte a NATURA que gasta bilhões de reais na busca pela qualidade socioambiental, cuja marca trás o selo da sustentabilidade industrial e seu faturamento é astronômico. A "responsabilidade socioambiental", tem tudo a ver com o lucro.

  • Concordo com o colega Erivaldo Braga. Responsabilidade se relaciona sim ao propósito de maximização dos lucros. Inclusive esse é um do modelos de responsabilidade social, conhecido por modelo Shareholder. Nesse modelo cada organização deve se preocupar em maximizar lucros, ou seja, satisfazer os proprietários ou acionistas da organização. Ao maximizar lucros, a organização maximiza a riqueza e a satisfação dos proprietários e acionistas. A organização não deve assumir responsabilidade social direta, mas apenas buscar a otimização do lucro dentro das regras da sociedade. A organização lucrativa beneficia a sociedade ao criar novos empregos, pagar salários justos que melhoram a vida dos funcionários e melhorar as condições de trabalho, contribuir para o bem-estar público pagando impostos e oferecendo produtos e serviços aos clientes.

    Se a banca fosse a Cesgranrio essa questão estaria errada. Agora vou ficar ligado, pois percebo que a Cespe não considera o modelo shareholder de responsabilidade social.

  •  

    E em relação o que pensa Denis Donaire? No seu livro muito utilizado no meio acadêmico: Gestão Ambiental Empresarial, ele fala de benefícios.

    --------------------------------------------------------------------------------------------

    Denis Donaire ( 1.995) afirma que existem benefícios estratégicos e econômicos advindos da implantação de Gestão ambiental. Ainda que exista dificuldade para se estimá-los especialmente quanto a questão financeira estes podem ser detectados. A figura 6.1 abaixo mostra quais são estes benefícios na visão deste autor.
    ---------------------------------------------------------------------------------------------

    BENEFÍCIOS ECONÔMICOS
    Economia de custos: - Economias devido à redução do consumo de água, energia e outros insumos. - Economias devidos à reciclagem, venda e aproveitamento de resíduos e diminuição de efluentes. - Redução de multas e penalidades por poluição.

    Incremento de receitas: - Aumento da contribuição marginal de ‘produtos verdes’ que podem ser vendidos a preços mais altos. - Aumento da participação no mercado devido a inovação dos produtos e menos concorrência. - Linhas de novos produtos para novos mercados. - Aumento da demanda para produtos que contribuam para a diminuição da poluição.
    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    BENEFÍCIOS ESTRATÉGICOS
     

    - Melhoria da imagem institucional. - Renovação do ‘portifólio’ de produtos. - Aumento da produtividade. - Alto comprometimento do pessoal. - Melhoria nas relações de trabalho. - Melhoria e criatividade para novos desafios. - Melhoria das relações com órgãos governamentais, comunidade e grupos ambientalistas. - Acesso assegurado ao mercado externo. - Melhor adequação aos padrões ambientais.
     

     

     


     


ID
64243
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em relação à responsabilidade socioambiental corporativa,
julgue os itens seguintes.

Suponha-se que uma fábrica de roupas tenha distribuído um folheto que estimulava seus funcionários a participar, em seus dias de descanso, em locais próximos às suas moradias, de mutirões comunitários destinados a produzir roupas de frio para serem distribuídas para as famílias economicamente carentes. Nessa situação, ao interagir com a comunidade local e apoiar projetos de inclusão social, a fábrica demonstra assumir suas responsabilidades com a sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi muito bem a questão. Entratanto, ao meu ver, ela está errada enquanto afirma que é a empresa que está demonstrando responsabilidade social, enquanto que, aparentemente, a responsabilidade social é dos funcionários. Estes sim tem interação final com a sociedade.
  • A fábrica demonstra assumir suas responsabilidades em educar os funcionários da empresa para prestar serviço social na sociedade.
  • Como foi destacado, não é a fábrica que está assumindo suas resposabilidades com a sociedade, estaria certa a questão se a tal estimulasse seus funcionários dando-lhes em troca algum benefício ou montando ela própria um centro de apoio integrado junto da comunidade em questão.
  • Acredito que o erro na questão se deve ao fato de que NÃO É RESPONSABILIDADE da empresa fazer com que seus funcionários confeccionem material para doação. A Empresa incentivou, mas não é uma OBRIGAÇÃO da empresa fazer com que seus funcionários participem de ações sociais voluntárias.
  • ERRADO - o erro da questão esta na utilização do termo "inclusão social", que se refere a ações de inserção dos menos favorecidos na sociedade. As ações descritas como de inciativa da fábrica são de assistência social (dar roupas de frio aos carentes).

    As ações de inclusão social visam dar mais oportunidades as pessoas que não tiveram as mesmas oportunidades dentro da sociedade. Estas dificuldades geralmente são decorrentes de limitações financeiras, físicas, culturais, ou outras. São alguns exemplos de ações de inclusão social: as leis para facilitar trânsito de cadeirantes e deficientes, as cotas raciais nas universidades, financiamento para acesso a internet em comunidades carentes, etc.

    Fontes: 

    http://www.infoescola.com/sociologia/inclusao-social/ http://www.brasilescola.com/educacao/inclusao-social.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Inclusão_social http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/73413.html http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=2546
  • A fábrica apenas incentivou, ela não colocou a mão na massa.

    "Nessa situação, ao interagir com a comunidade local e apoiar projetos de inclusão social, a fábrica demonstra assumir suas responsabilidades com a sociedade. "

    Quais ?
    Ela apenas deu um incentivo, mas não assumiu nenhuma responsabilidade para com a sociedade.
  • Resumidamente, vejo a questão errada sob 2 aspectos:
    1) A empresa não praticou nenhuma ação social, pois "incentivou" seus funcionários a participar nos dias de descanso, onde deveria fazê-lo durante o expediente.  Dessa forma sacrifica os funcionários a trabalhar e a empresa a se promover às custas desse sacrifício.
    2) Ação meramente assistencialista que não promove inclusão social.  A inclusão se daria se a empresa oferecesse cursos de capacitação, encaminhamento profissional e empregos aos hipossuficientes.
  • Com apenas uma palavra a questão fica errada: au substituir o termo ação social por inclusão social. Pois a quastão fala de ação social que é ajudar as pessoas. Ja a inclusão social é incluir às pessoas, levar ate elas o acesso a informatica e outras informações que elas não tenham.

  • É o famoso ..Fazer caridade com o "dinheiro" dos outros. Ou com os dias de descanso dos outros. Se promover as custas dos funcionários.

  • muito bom Fernando gama.Suas informacoes ficou bem clara e objetiva!!!! valeu...


  • Quando não é, é, quando é, não é.


  • Apenas uma expressão fez a questão fica errada: ao substituir o termo ação social ou assistência social por inclusão social.

    Ação social (gênero) - qualquer iniciativa visando o melhoramento da sociedade. 

    Inclusão social (espécie) - inserir o indivíduo na sociedade, no mercado de trabalho, na participação comunitária, etc.

    Assistência social (especie)- ajuda direta aos necessitados, principalmente, com recursos e bens emergenciais. 

    Ou seja, inclusão social e assistência social são espécies de ação social. Portanto, a questão só estaria correta se trouxesse no lugar de inclusão social as expressões ação social ou assistência social.  

  • A ação de INCLUSÃO SOCIAL pode ser entendida sob vários viés mas não deixa de ser um boa intenção da empresa. O que torna a questão ERRADA é o teor ANTIÉTICO promovido pela empresa pois incentiva seus funcionários a trabalharem em seus dias de folga e não fala em como compensá-los.

  • A empresa quer fazer uma boa ação, o que a deixaria bem vista, porém, nao é RESPONSABILIDADE para com a sociedade.

  • AÇÃO ASSISTENCIALISTA É BEM DIFERENTE DE INCLUSÃO SOCIAL.


ID
162073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O grande desafio do século XXI é a discussão relativa às questões ambientais. Isso inclui, também, o que fazer com os restos e descartes da sociedade de consumo. A respeito da maneira como a questão do lixo é tratada no Brasil, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A- Gabarito

    B- lei é de 2010, prova do msm ano, naquela época não fazia nem 1 ano de lei.

    C-tem riscos sim

    D-naquela época (2010) mal tinha sido instituído a lei 12305/2010 e portanto tinha mt mais lições

    E-tem cooperativas sim. Há dificuldade pq eles n qrem, mas tem a possibilidade sim


ID
172717
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Contrapondo-se ao marketing de negócios, o marketing social

Alternativas
Comentários
  • "Marketing social é a gestão estratégica da transformação e mudança social, guiada por preceitos éticos e de equidade social." (http://www.socialtec.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1:o-que-e-marketing-social&catid=1:conceito&Itemid=13)


    "Marketing social é a modalidade de ação mercadológica institucional que tem como objetivo principal atenuar ou eliminar os problemas sociais, as carências da sociedaderelacionadas principalmente às questões de higiene e saúde pública, de trabalho, educação, habitação, transportes e nutrição.

    Marketing social pode ser definido como a gestão do processo de inovações de cunho social a partir da adoção de atitudes,comportamentos e práticas individuais e coletivas, orientadas de acordo com preceitos éticos, sendo estes fundamentados com base nos direitos humanos." (Wikipedia)

  • Esta no livro Marketing para o seculo XXI, do Kotler, vale a pena a leitura! 

  • Vou ter de comprar o livro do Kotler

  • Marketing social ou marketing de causas é adotado por uma empresa para apoiar determinada causa. O marketing social é adotado por uma organização sem fins lucrativos ou governamental para promover uma causa, como “diga não às drogas” ou “exercite-se mais e coma melhor”. 

    Kotler, Philip; Kevin L. Keller. Administração de Marketing (Página 693).  . Edição do Kindle. 

  • GABARITO:

    b) procura modificar as atitudes ou comportamentos do mercado-alvo.


ID
200560
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No que se refere às áreas que formam o contexto do campo de
atuação do técnico em comunicação social, julgue o item a
seguir.

O aquecimento global, tema da Conferência de Copenhague, apresenta forte associação com o desmatamento, que constitui, no Brasil, a atividade que mais gera gases de efeito estufa. Essa devastação provoca o aumento do poder de absorção do dióxido de carbono.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Embora o desmatamento contribua com inúmeros males ao meio-ambiente, a atividade que mais gera gases de efeito estufa -- responsáveis pelo aquecimento do planeta -- é a poluição urbana, gerada por fábricas e principalmente os milhões de automóveis que circulam diariamente nas cidades brasileiras.
  • Errado
    E o erro da questão está aqui: "Essa devastação provoca o aumento do poder de absorção do dióxido de carbono"

    Árvores absorvem dióxido de carbono da atmosfera durante seu desemvolvimento, a derrubada de uma árvore além de interromper a absorção de dióxido de carbono, ainda permite a liberação do dióxido que estava nos tecidos do vegetal morto, de volta para a atmosfera.
    Portanto a devastação provoca a redução do poder de absorção do dióxido de carbono,
    Bons estudos a todos,

ID
213418
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A menos de três meses de seu lançamento, a coleta seletiva por estudantes das escolas da rede pública e da particular de ensino de Silvânia-GO alcançou o número de quase treze toneladas de material reciclável arrecadados. A campanha unificada foi lançada no dia 8 de março, com a adesão de 100% dos estabelecimentos de ensino do município, numa proposta dos articuladores sociais do Projeto Ser Natureza de agregar as iniciativas isoladas sobre o tratamento de resíduos no ambiente escolar. O Ser Natureza é uma iniciativa do Ministério Público de Goiás (MPGO) em parceria com a comunidade, que vem sendo desenvolvida em dez comarcas do estado.

Ministério Público do Estado de Goiás. Coleta seletiva em Silvânia ultrapassa a marca de 12 toneladas: escolas com maior arrecadação são premiadas. Internet: (com adaptações). Acesso em 27/5/2010.

A iniciativa do MPGO é um exemplo de ação institucional que mostra a adoção de um princípio atualmente muito valorizado no discurso das organizações junto ao público externo.
Assinale a alternativa que apresenta esse princípio.

Alternativas
Comentários
  • Responsabilidade social :

    preocupação de uma instituição para com o ambiente em que ela se insere.

  • A responsabilidade social é quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo. É uma prática voluntária pois não deve ser confundida exclusivamente por ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos (como fiscais, por exemplo). O conceito, nessa visão, envolve o beneficio da coletividade, seja ela relativa ao público interno (funcionários, acionistas, etc) ou atores externos (comunidade, parceiros, meio ambiente, etc.).


    Com o passar do tempo, tal concepção originou algumas variantes ou nuances. Assim, conceitos novos – muitas vezes complementares, distintos ou redundantes – são usados para definir responsabilidade social, entre eles Responsabilidade Social Corporativa (RSC), Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e Responsabilidade Social Ambiental (RSA).


ID
214597
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito de ferramentas de marketing, julgue os itens a seguir.

Caso determinada organização, especializada em advocacy, queira promover atitudes favoráveis a uma causa, uma alternativa é o merchandising social em telenovelas, solução já testada em numerosos cases.

Alternativas
Comentários
  • Advocacy: o lobby do bem
     

    *Por Marcio Zeppelini

    Há lobbies que vêm para o bem. É comum ouvirmos essa frase escrita de modo diferente, mas o sentido é o mesmo. Assim são as ações de pessoas ou grupos, empresas ou organizações sociais que se engajam por uma causa. O objetivo é lutar para a resolução de um problema ou pela defesa dos direitos de uma entidade ou de um grupo.

    O termo advocacy, expressão inglesa que ainda não ganhou tradução literal para o português, se generalizou ao longo do tempo em função do acelerado crescimento do Terceiro Setor em todo o mundo. O lobby - ou o advocacy - é a utilização do poder e do status para se comunicar melhor e conquistar os objetivos pretendidos. Apesar de a palavra lobby ter sido usurpada por nossos malfadados governantes, o significado real dela é tão nobre quanto o objetivo do Terceiro Setor.

    Advocacy é, basicamente, um lobby realizado entre setores (ou personagens) influentes na sociedade. É na realização de processos de comunicação, reuniões entre os interessados e os pedidos entre essas influências que se dá o verdadeiro advocacy, que pode ter várias vertentes, como social, ambiental ou cultural.

    Fonte: http://www.ipea.gov.br/acaosocial/article26c3.html?id.article=592

  • CERTA

    ADVOCACY é defender uma posição ou interesse particulares. É  argumentar a favor de um ponto de vista.

    MERCHANDISING SOCIAL - refere-se às questões de responsabilidade social da empresa, proteção ao meio ambiente, desigualdades de renda, saúde pública ou educação. Procura causar uma mudança em práticas sociais e atingir a sociedade ao invés do mercado. O interesse visado é o público.

    O merchandising social feito em telenover é uma boa alternativa, pois atinge um grande público e pode promover as mudanças sociais esperadas.

ID
214627
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com relação à comunicação organizacional e ao comportamento
atual do consumidor, julgue os itens a seguir.


Na atualidade, o consumidor assume um papel exigente e requer novo posicionamento da organização quanto à divulgação de seus produtos e serviços, substituindo explicações para casos de desconsideração e desleixo por informações fidedignas a que o público tem direito.

Alternativas

ID
222355
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Segundo Gil Nuno Vaz, o marketing institucional aplica-se a um
conjunto de trocas que caracteriza um mercado simbólico,
intangível, onde não há fins lucrativos. É um conjunto de técnicas
usadas na propagação de valores ideológicos, envolvendo ideias,
imagem, atitudes e posicionamentos. A respeito desse assunto,
julgue os próximos itens.

Em um mercado sem fins lucrativos e sem produtos tangíveis, as atitudes e os posicionamentos da organização em relação às expectativas dos indivíduos é que irão determinar, ou não, a sua aceitação e, consequentemente, a sua credibilidade.

Alternativas

ID
222358
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Segundo Gil Nuno Vaz, o marketing institucional aplica-se a um
conjunto de trocas que caracteriza um mercado simbólico,
intangível, onde não há fins lucrativos. É um conjunto de técnicas
usadas na propagação de valores ideológicos, envolvendo ideias,
imagem, atitudes e posicionamentos. A respeito desse assunto,
julgue os próximos itens.

Em um mercado simbólico, as organizações levam em conta as expectativas dos indivíduos em relação ao papel que as instituições devem desempenhar, enquanto desenvolvem ações para satisfazer tais expectativas.

Alternativas

ID
222361
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Segundo Gil Nuno Vaz, o marketing institucional aplica-se a um
conjunto de trocas que caracteriza um mercado simbólico,
intangível, onde não há fins lucrativos. É um conjunto de técnicas
usadas na propagação de valores ideológicos, envolvendo ideias,
imagem, atitudes e posicionamentos. A respeito desse assunto,
julgue os próximos itens.

O único fator que poderá garantir a sobrevivência de uma instituição é o desenvolvimento de técnicas de marketing institucional.

Alternativas
Comentários
  • Erro por redução. Existem várias fatores que podem garantir a sobrevivência de uma instituição. O marketing institucional está dentro do mix de comunicação institucional, que envolve também assessoria de imprensa, relações públicas, eventos, etc.

  • Tanta coisa pode ser feita. 


ID
222409
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Prestação de contas, transparência e informação de
qualidade são atributos cada vez mais presentes na comunicação
das instituições com os seus públicos. Por meio de projetos e de
produtos e serviços implantados, a comunicação permite
participação, desenvolvimento social, transformação de
realidades e melhores práticas de cidadania.

Regina E. César. Movimentos sociais, comunidade e cidadania, In:
Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva
dialógica e transformadora
. Orgs: Margarida M. Kunsch, Krohling Kunsch
e Waldermar L. Kunsch. São Paulo: Summus, 2007 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os próximos itens.

Quando as ferramentas e técnicas de comunicação de uma organização são voltadas à promoção do desenvolvimento da comunidade, o papel social da comunicação está sendo desempenhado.

Alternativas
Comentários
  • 1- As relações sociais são a base da estruturação do processo de comunicação, porque influenciam os significados das mensagens. 2- Comunicação é um processo. 3- A comunicação existe por si mesma, como algo separado da vida da sociedade.

ID
222412
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Prestação de contas, transparência e informação de
qualidade são atributos cada vez mais presentes na comunicação
das instituições com os seus públicos. Por meio de projetos e de
produtos e serviços implantados, a comunicação permite
participação, desenvolvimento social, transformação de
realidades e melhores práticas de cidadania.

Regina E. César. Movimentos sociais, comunidade e cidadania, In:
Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva
dialógica e transformadora
. Orgs: Margarida M. Kunsch, Krohling Kunsch
e Waldermar L. Kunsch. São Paulo: Summus, 2007 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os próximos itens.

Informar permanentemente os públicos sobre a atuação das organizações é uma atividade de comunicação voltada para a transparência nas relações instituição-sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Transparência e publicidade são dois valores presentes na comunicação pública, entre estado e sociedade. Vale a pena conferir a lei de acesso à informação, que completou um ano.
  • Profas. Cintia Moreno e Janaina Carvalho: 

    Correto. A transparência é um dos conceitos ligados ao exercício da responsabilidade social, que implica também o desenvolvimento de práticas de comunicação, diálogo e interação com os públicos da empresa (como colaboradores, consumidores, clientes, fornecedores, meio ambiente, governo e sociedade) alimentando a confiança na empresa.


ID
222415
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Prestação de contas, transparência e informação de
qualidade são atributos cada vez mais presentes na comunicação
das instituições com os seus públicos. Por meio de projetos e de
produtos e serviços implantados, a comunicação permite
participação, desenvolvimento social, transformação de
realidades e melhores práticas de cidadania.

Regina E. César. Movimentos sociais, comunidade e cidadania, In:
Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva
dialógica e transformadora
. Orgs: Margarida M. Kunsch, Krohling Kunsch
e Waldermar L. Kunsch. São Paulo: Summus, 2007 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os próximos itens.

A universalização do acesso à Internet é uma questão de inclusão digital e, exatamente por isso, desvinculada do campo da comunicação, que se ocupa da inclusão social.

Alternativas
Comentários
  • A democratização do acesso à internet e as novas mídias é um dos temas emergentes da comunicação social. 

ID
222418
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Prestação de contas, transparência e informação de
qualidade são atributos cada vez mais presentes na comunicação
das instituições com os seus públicos. Por meio de projetos e de
produtos e serviços implantados, a comunicação permite
participação, desenvolvimento social, transformação de
realidades e melhores práticas de cidadania.

Regina E. César. Movimentos sociais, comunidade e cidadania, In:
Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva
dialógica e transformadora
. Orgs: Margarida M. Kunsch, Krohling Kunsch
e Waldermar L. Kunsch. São Paulo: Summus, 2007 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os próximos itens.

A "participação", mencionada no texto, não se estende a toda a sociedade, mas somente a alguns de seus segmentos.

Alternativas

ID
222421
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Prestação de contas, transparência e informação de
qualidade são atributos cada vez mais presentes na comunicação
das instituições com os seus públicos. Por meio de projetos e de
produtos e serviços implantados, a comunicação permite
participação, desenvolvimento social, transformação de
realidades e melhores práticas de cidadania.

Regina E. César. Movimentos sociais, comunidade e cidadania, In:
Relações públicas comunitárias: a comunicação em uma perspectiva
dialógica e transformadora
. Orgs: Margarida M. Kunsch, Krohling Kunsch
e Waldermar L. Kunsch. São Paulo: Summus, 2007 (com adaptações).

Considerando o texto acima, julgue os próximos itens.

Não é possível garantir desenvolvimento social, transformação de realidade ou cidadania se não houver ética.

Alternativas
Comentários
  • https://www.youtube.com/watch?v=NKhm40SgWGw

  • GAB C

     

    A ética é premissa para qualquer ação de responsabilidade social, já que significa o compromisso da organização com a comunidade, o meio ambiente e o futuro.


ID
270163
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O conceito de responsabilidade social é recente e dinâmico e
envolve os vários setores da organização e as formas como se
relacionam com a comunidade. Acerca desse assunto, julgue os
itens que se seguem.

A obtenção, pela organização, de algum tipo de benefício ou vantagem justifica a prática de responsabilidade social.

Alternativas
Comentários
  • Não é estranho. As empresas fazem MKT social em troca de benefícios nem que seja à sua imagem.
    Marketing filantrópico seria "marketing societal". Se bem que marketing sem ganhar nada em troca não existe.
  • As empresas precisam avaliar se estão realmente praticando o marketing de maneira ética e socialmente responsável. Vários motivos as levam a praticar um nível mais alto de responsabilidade social corporativa: a ascensão das expectativas dos clientes, a mudança nas expectativas dos funcionários, legislações e pressões por parte do governo, o interesse dos investidores em critérios sociais e as práticas de aquisição de negócios.

    Paráfrafo extraído da página 712 do livro ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA 12ª EDIÇÃO - KOTLER
  • De acodo com Fernando Tenório, Responsabilidade social Empresarial: teoria e Prática, as justificativas para a responsabilidade social empresarial são:

    • Por pressão externa;
    • De forma instrumental ou
    • Por questão de princípios.

    A pressão externa se refere a das legislações, sejam elas ambientais, movimento dos consumidores, sindicatos. E também da globalização, no qual há forte pressão para a prática da responsabilidade social corporativa, em que organismos internacionais como a OMC e a própria ONU por meio do Global Compact incentivam a adoção de códigos e condutas relacionados a preservação do meio ambiente, diminuição da pobreza e etc. Desse modo, as empresas buscam por meio desses organismos uma padronização dos patamares sociais, trabalhistas e ambientais. Fazendo com que a competição entre empresas localizadas em países desenvolvidos e subdesenvolvidos tenham o mesmo ponto de partida em relação aos custos de mão de obra, matéria prima e etc. Pois, por essa ótica os países subdesenvolvidos têm um menor custo social e vantagem competitiva no mercado globalizado. Diante disso, a prática da responsabilidade social, nesse caso, é de natureza econômica.

    A forma instrumental é aquela que se justifica pela obtenção de algum tipo de benefício ou vantagem. Tal benefício não precisa ser de natureza econômica e as vantagens podem ser pelo aumento da preferência do consumidor ou fortalecimento da imagem da emrpesa. Um exemplo claro de benefícios são os incentivos concedidos pelo na forma de incentivo fiscal. Que busca equilibrar o desenvolvimento sócio-econômico das diferentes regiões do país (lei 9440/97) ou da lei Rouanet que autoriza patrocínios e doações de pessoas jurídicas em projetos culturais. Nos dois exemplos a empresa tem redução ou isenção da carga tributária por determinado período como forma de incentivo ao desenvolvimento das comunidades locais ou da cultura.

    Por fim, há a responsabilidade social corporativa por princípios que é inserido na cultura da empresa, orientando as suas ações e norteando as suas relações com clientes, fornecedores, comunidades, meio ambiente, etc. Nesse caso, mesmo havendo uma crise econômica o risco de descontinuidade dos investimentos sociais são reduzidos. Como vantagem ela tem um risco menor de greves, contigências ambientais e fiscais, vinculação da imagem a escândalos, etc, sendo fundamental para o negócio e para o sucesso da companhia no longo prazo.
  • Preciso aceitar a resposta da banca (SEMPRE LEVANDO EM CONTA QUE ELAS ERRAM E MUITO).

    Mas discordar completamente de tudo que foi dito. 

    Redução de IR, é vantagem em benefício próprio, NADA TEM A VER COM RESPONSABILIDADE SOCIAL.

    Qualquer tipo de vantagem obtida, MESMO ESTANDO "DENTRO DA LEI", também não tem nada a ver com RESPONSABILIDADE SOCIAL"

    E é essa relação que está sendo pedida na questão.

    Resp. Social: diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral.

    E isso não precisa ser justificado, ainda mais, obtendo qualquer tipo de benefício (PIOR AINDA SENDO EM BENEFÍCIO PRÓPRIO).

    Ou a Empresa pratica e TEM responsabilidade social, ou não pratica e NÃO TEM!

  • Para acertar a questão precisamos eliminar o vício de achar que as empresas fazem algo porque são "boazinhas", em negócios a grande motivação é: DINHEIRO!!

  • "Algum tipo de benfício" não caracteriza recursos financeiros (o que nos remete em uma primeira leitura).

     

    Se pensarms que esse benfício ou vantagem pode ser uma boa reputação diante de determinada comunidade, a prática de responsabilidade social é viável. Além disso, essa prática implicará indiretamente em retorno financeiro, desde que realizada em consonância com os valores, cultura e missão da empresa. 

     

  • Em outra questão a Cespe diz outra coisa.

  • Ai, sinceramente... Questões dessa banca me irritam porque o que vale é o raciocínio deles, quase nunca o conceito ao pé da letra.


ID
270166
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, acerca de imagem empresarial.

As instalações físicas, a cultura institucional, os funcionários da organização e os documentos estatutários compõem o conceito de imagem empresarial.

Alternativas
Comentários
  • Recorri ao Kotler.

    Imagem é o modo como o púlbico vê a empresa ou seus produtos.


    Adminsitração de Marketing
    12 edição
    p. 315
  • Esta questão está atrelada a diferença entre os conceitos de imagem e identidade.
    Identidade se refere ao plano dos conteúdos lógicos, concretos, apreencidos pelo nível do consciente.
    E a imagem se refere ao plano dos simbolismos, das instituições e conotações, apreendidas pelo nível do insconsciente.
    As instalações físicas são concretas, portanto fazem parte da identidade e não da imagem.
  • Obs: A questão seria mais de cultura empresarial/Organizacional do que de marketing 
  • documentos estatuários, errado

  • O assunto é Mkt. Tópico Valor entregue ao cliente. Aecio e Daiane estão certos.

  • De forma geral a língua portuguesa define a Identidade como sendo “algo idêntico, de paridade absoluta; conjunto dos caracteres próprios de uma pessoa, tais como nome, profissão, sexo, impressões digitais, defeitos físicos etc., o qual é considerado exclusivo dela e, consequentemente, considerado quando ela precisa ser reconhecida” ou ainda, “consciência que uma pessoa tem de si mesma”. E define a Imagem como um “Reflexo de um objeto na água, num espelho etc; representação de uma pessoa ou coisa obtida por meio de desenho, gravura ou escultura; estampa que representa personagem santificada para ser exposta à veneração dos fiéis; reprodução na memória; conceito ético relativo aos costumes ou a índole dos indivíduos ou conceito visual relativo à concepção mental que corresponde a um objeto visto”.


ID
270169
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, acerca de imagem empresarial.

Uma vez que as questões públicas podem levar a mudanças no relacionamento da organização com seus diversos públicos, o acompanhamento dessas questões e a gestão de seus possíveis impactos compete ao profissional de relações públicas.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Essa é uma das atribuições do RP.

ID
270172
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, acerca de imagem empresarial.

Questões públicas de natureza política, como, por exemplo, eleições, composição de ministérios e escândalos de corrupção, causam os mesmos impactos nas empresas, não importando a natureza da atividade empresarial por elas desenvolvida.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Questão simples. É claro que a depender do tamanho, da abrangência e do tipo de problema em questão, isso trará um feixe diversificado de problemas e também a variedade e intensidade com os quais esses problemas atingirão a organização.

ID
320053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A responsabilidade social empresarial consiste em

Alternativas
Comentários

  • Responsabilidade Social é a empresa correr atrás de seus objetivos, visando o lucro, mas sem afetar os outros setores e clientes de maneira errada, imoral, sem ética.

     

    A questão D está errada, porque coloca a relação ética apenas com os funcionários.
    A questão C está errada porque coloca a questão ética na frente do lucro, quando na verdade, a ideia é a empresa buscar o lucro, porém sem afetar as suas relações éticas com a sociedade.
    A questão B não tem nada a ver, e a questão E também não. Porém, infelizmente, muitas as vezes as empresas usam da responsabilidade social como apenas uma estratégia de marketing, o que, em teoria, está errado.

    Responsabilidade Social deveria ser um dever ético de todos, portanto, nosso gabarito sem dúvidas é a LETRA A. 

  • Só na teoria mesmo Thiago, porque na prática o que nós vemos é uma ótima estratégia de marketing. Indico o filme "Quanto vale ou é por quilo?" Que mostra o "trabalho" de uma ONG pra lá de irresponsável.

  • RESPOSTA CERTA: uma forma de gestão baseada na relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais se relacion. ALTERNATIVA A


ID
396967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Nas organizações, a sustentabilidade é o ponto de interseção entre estratégias de negócio e demandas políticas, sociais e econômicas aliadas à preservação do meio ambiente. A dimensão institucional, mercadológica e administrativa da comunicação, nesse contexto, adquire relevância, otimizando o relacionamento com os públicos estratégicos e, de uma maneira mais abrangente, com a opinião pública, no trabalho de construção da sustentabilidade.


Margarida Kunsch. A comunicação na gestão da sustentabilidade das organizações. p. 11 (com adaptações).


Uma empresa socialmente responsável deve cumprir uma série de obrigações e compromissos, que incluem aspectos como: relação saudável com os funcionários, obediência às leis do país, preservação do meio ambiente, comunicação ética e transparente e produtos não lesivos à sociedade.

Wilson Bueno. Empresas “meio cidadãs”, a aberração de um conceito. Internet: (com adaptações).

Tendo os fragmentos de texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes.

Doações para organizações não governamentais e patrocínios de atividades em comunidades carentes são exemplos de ações de responsabilidade social empresarial.

Alternativas
Comentários
  • Doação = filantropia
    patrocínio = investimento social privado
  • Acho que o erro da questão está em falar em doações e patrocínios de uma forma genérica, poi elas devem estar aliadas às estratégias do negócio e demandas políticas, sociais e econômicas, além da preservação do mesio ambiente. A afirmação a ser julgada está sendo feita dentro de um contexto (os dois textos auxiliares, um deles com o título 'empresas meio cidadãs, a aberração de um conceito'), servem para mostrar que as obrigações e compromissos da empresa podem não são com quaisquer doações e patrocínios de atividade e, sim, com uma relação saudável com os públicos estratégicos.

  • Como disse a colega, são exemplos de filantropia. 

  • Depende da finalidade da doação e do tipo de atividade, né?


ID
396970
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Nas organizações, a sustentabilidade é o ponto de interseção entre estratégias de negócio e demandas políticas, sociais e econômicas aliadas à preservação do meio ambiente. A dimensão institucional, mercadológica e administrativa da comunicação, nesse contexto, adquire relevância, otimizando o relacionamento com os públicos estratégicos e, de uma maneira mais abrangente, com a opinião pública, no trabalho de construção da sustentabilidade.

Margarida Kunsch. A comunicação na gestão da sustentabilidade das organizações. p. 11 (com adaptações).

Uma empresa socialmente responsável deve cumprir uma série de obrigações e compromissos, que incluem aspectos como: relação saudável com os funcionários, obediência às leis do país, preservação do meio ambiente, comunicação ética e transparente e produtos não lesivos à sociedade.

Wilson Bueno. Empresas “meio cidadãs”, a aberração de um conceito. Internet: (com adaptações).

Tendo os fragmentos de texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes.

A instituição de uma cultura de sustentabilidade nas organizações inicia-se com a determinação de normas internas compatíveis com o discurso sustentável.

Alternativas
Comentários
  • A instituição de uma cultura de sustentabilidade nas organizações inicia-se com a determinação de normas internas compatíveis com o discurso sustentável. - No lugar de normas, acho que seriam práticas internas.
     
  • A formação de uma cultura focada em valores corporativos sustentáveis inicia-se com a realização de campanhas de comunicação integrada, para conscientizar o público interno sobre a importância de tais valores e fortalecer a identidade organizacional, comprovando que as ações da empresa estão além do discurso, mas que se começam no estímulo à sustentabilidade, no dia a dia dos colaboradores.
  • A instituição de uma cultura de sustentabilidade nas organizações inicia-se com a determinação de normas internas compatíveis com o discurso sustentável.

    NÃO O DISCURSO, MAS A PRÁTICA SUSTENTÁVEL.
  • "A instituição de uma cultura de sustentabilidade nas organizações inicia-se com práticas internas compatíveis com o discurso sustentável."
  • Errado

    Como já comentado, uma cultura (não só versada na sustentabilidade, mas também em outros matizes) sofre influência dos normativos internos de uma organização, sem dúvida, mas o que realmente irá moldar e produzir uma cultura organização são as práticas, atitudes e rotinas dos servidores em ações no dia a dia e na conscientização da importância de determinado valor para a empresa, para si mesmo e para os colegas de trabalho.


ID
521218
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2005
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em toda sociedade, alguns comportamentos individuais conflitam com os interesses coletivos de longo prazo. Um exemplo disso é a não-adoção de métodos de controle da natalidade em países muito populosos. Outros comportamentos podem prejudicar os próprios indivíduos, como a recusa em fazer determinados exames médicos. Os agentes interessados em proteger os interesses dos indivíduos e da sociedade criam programas, denominados “mudança social planejada”, que têm o objetivo de mudar o comportamento desses indivíduos. Sobre as estratégias de se conduzir uma mudança social planejada, qual a afirmativa correta?

Alternativas

ID
565780
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Responsabilidade social corporativa é o comprometimento permanente dos empresários, visando a adotar um comprometimento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico e, simultaneamente, da qualidade de vida de seus empregados e de seus familiares, da comunidade local e da sociedade como um todo. Considere as ações empresariais de responsabilidade social apresentadas abaixo.
I - Estimular o foco na produção em detrimento da participação de seus empregados em programas sociais.
II - Conhecer a realidade social no seu entorno.
III - Publicar o balanço social.
IV - Dar preferência ao recrutamento de pessoas que não residam no entorno da empresa.
São corretas APENAS as ações

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D -  Segundo o instituo Ethos:  Quais as razões para a confusão? O propósito deste artigo é mostrar a origem dos conceitos de sustentabilidade e responsabilidade social empresarial (RSE) e como as retóricas e controvérsias são uma cortina de fumaça para a gestão das organizações.

    A ideia de sustentabilidade, ou desenvolvimento sustentável, começou em grande parte com a preocupação ambiental, que acabou por envolver as dimensões econômica e social e, a partir dos anos 1990, passou a incluir a responsabilidade social empresarial.

    A evolução do conceito de responsabilidade social é diferente. Sua origem está nas questões éticas que envolvem a relação entre empresas e sociedade e na filantropia empresarial.

    O conceito teórico de responsabilidade social originou-se na década de 1950, quando a literatura formal sobre responsabilidade social corporativa aparece nos Estados Unidos e na Europa. A preocupação dos pesquisadores daquela década era com a excessiva autonomia dos negócios e o poder destes na sociedade, sem a devida responsabilidade pelas consequências negativas de suas atividades, como a degradação ambiental, a exploração do trabalho, o abuso econômico e a concorrência desleal. Para compensar os impactos negativos da atuação das empresas, empresários se envolveram em atividades sociais para beneficiar a comunidade, fora do âmbito dos negócios das empresas, como uma obrigação mora


ID
568636
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A Responsabilidade Social tornou-se, na atualidade, um grande movimento no meio social e empresarial, procurando que todos – indivíduos e organizações – tenham consciência de seu papel como agentes transformadores da realidade, buscando ações que possibilitem o pleno desenvolvimento do ambiente econômico e social.

A esse respeito, considere as ações de Responsabilidade Social apresentadas a seguir.

I - Desenvolvimento local focalizando a cultura local, educação e qualificação para o trabalho.

II - Solidariedade humana focalizando a promoção da consciência cidadã e política.

III - Causa social focalizando a promoção do indivíduo, sem observar os aspectos do valor cívico, por se relacionarem aos regimes totalitários.

É (São) correta(s) APENAS a(s) ação(ões)

Alternativas

ID
902230
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A ideia de sustentabilidade vem ganhando espaço em nossos dias em todos os setores da vida. No espaço organizacional, fala-se de um “novo paradigma para as empresas”, que leve em conta as preocupações ambientais. Certamente, a área do Marketing está sendo afetada por essa nova visão de mundo. Apresenta um efeito da noção de sustentabilidade sobre o Marketing:

Alternativas
Comentários
  • essa da para fazer por eliminatória
  • Os gestores do País já entendem que a adoção de soluções sustentáveis e ecologicamente responsáveis são cruciais não apenas para melhorar a imagem de suas empresas, como também para aumentar a competitividade e rentabilidade dos negócios.

    O caminho para a Sustentabilidade só será trilhado se todos os processos atuais passarem por uma grande e profunda revisão, e o Marketing poderá ser pioneiro nesta revisão .

    Poderá ser iniciado pelo próprio profissional de marketing a despeito da sustentabilidade. Este profissional poderia analisar profundamente sobre sua crença. Qual a sua imagem pessoal? O que ele busca dentro de si para fazer a diferença no processo de desenvolvimento do mercado? Quais são os seus valores como ser humano? Como posso ajudar na construção da Sustentabilidade em Marketing a partir de meus princípios pessoais e profissionais? 

    O “Ego” deverá ser deixado de lado e o profissional poderá buscar o entendimento de qual é a sua real função como profissional de uma área que se propõe a entender de pessoas (consumidores, sociedade) e de mercado (invisível). Após esta revisão no seu processo interno, o “marqueteiro” poderá utilizar todas as ferramentas dentro de um processo sustentável, ou seja, incluindo e ouvindo todos os seus stakeholders na análise mercadológica, no desenvolvimento de um produto novo .

  • Consumo responsável significa adquirir produtos eticamente corretos, ou seja, cuja elaboração não envolva a exploração de seres humanos, animais e não provoque danos ao meio ambiente.

    Avante!

  • Consumir de forma responsável significa transformar o ato de consumo em uma prática permanente de cidadania. Significa também adquirir produtos eticamente corretos, ou seja, cuja elaboração não envolva a exploração de seres humanos, animais e não provoque danos ao meio ambiente.


    O sistema de produção orgânica valoriza o meio ambiente e a biodiversidade. Trabalha o solo, a água e os recursos naturais de forma responsável. Não usa substâncias tóxicas e poluentes. Desenvolve práticas éticas nas relações produtivas e sociais. Valoriza a sustentabilidade.


  • Alternativa A. Errado. O marketing verde visa ações que beneficiem o meio ambiente.

    Alternativa B. Errado. Os estudos estão sendo direcionados para embalagem recicláveis e até biodegradáveis.

    Alternativa C. Certo. O consumo responsável envolve comprar produtos eticamente corretos. Produtos que não sejam desenvolvidos, por exemplo, mediante exploração de trabalho escravo ou que causem prejuízos para o meio ambiente.

    Alternativa D. Errado. A obsolescência programada ocorre quando a empresa fabricante desenvolve produtos com vida intencionalmente curta, isto é, os produtos são construídos com uma pré-disposição a apresentarem problemas após um período específico de uso (geralmente um tempo curto). A obsolescência programada traz prejuízos ambientais, pois os produtos rapidamente tornam-se lixo e são descartados. 

    Alternativa E. Errado. Desenvolvimento de produtos ambientalmente menos seguros prejudica a sustentabilidade.

    Gabarito: C

  • As pessoas, organizações e até mesmo líderes de Estado estão cientes, em grande parte, dos efeitos prejudiciais do consumo sobre o ambiente. Muitos desses personagens têm, como consequência, apresentado mudanças significativas em seus comportamentos a fim de encontrar o equilíbrio entre a satisfação das necessidades e o aproveitamento dos recursos disponíveis.

    O marketing ecológico, também chamado de marketing verde ou ambiental, é uma vertente do marketing que visa estimular a troca entre pessoas envolta de preocupações ambientais: produção sustentável de bens e serviços, reutilização de mercadorias, aumento do ciclo de vida de produtos, incentivo ao consumo consciente, gestão ambiental empresarial e às alianças verdes.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. A consciência ambiental tem levado as organizações a adotar o chamado “marketing verde". Além de impactar a produção e a gestão organizacional, a prática desse marketing também contribui significativamente para o bom relacionamento com os consumidores e para a manutenção da imagem positiva perante seus públicos.

    B) Errado. A sustentabilidade defende que as organizações estudem e a criem embalagens recicláveis, feitas a base de plástico, papel ou alumínio, por exemplo, que podem ser reaproveitadas.

    C) Certo. O marketing, por meio da sua vertente ambiental, estimula o deslocamento do foco da promoção do consumo (geralmente considerado “egoísta", imediato e inconsequente) para a promoção do consumo responsável (intimamente relacionado às questões sociais e/ou ambientais, com vistas a beneficiar as gerações futuras).

    D) Errado. A obsolescência planejada dos produtos não faz parte das práticas ligadas à ideia de sustentabilidade; diz respeito ao desenvolvimento de mercadorias com vida útil reduzida intencionalmente, com a predisposição de se tornar obsoleto ou parar de funcionar após um período específico de tempo, geralmente curto, o que estimula o consumo.

    E) Errado. A sociedade, como um todo, está cada vez mais intolerante em relação a acidentes ambientais e a riscos à integridade e segurança dos seres vivos causados pelas organizações, o que afeta a reputação das empresas e seu relacionamento com os públicos. Por isso, o desenvolvimento de produtos ambientalmente mais seguros é uma prática essencial quando nos referimos à sustentabilidade.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa C é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra C.

    Bibliografia:

    - Andrea Chernioglo Vio, Dennis Vincent Reade, Marcos Donizete Aparecido Rocha, Sergio Luis Ignacio De Oliveira. Marketing: Novas tendências. Saraiva Educação S.A., 2017.

ID
903559
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Observa-se que, se, por um lado, o conceito de cidadania empresarial vem tendo maior receptividade pelas empresas, na medida em que está recebendo, na prática, uma conotação de gestão de relações comunitárias; por outro lado, o conceito de responsabilidade social se vem consolidando como um conceito intrinsicamente interdisciplinar, multidimensional e associado a uma abordagem sistêmica [...]. Conclui-se que o conceito de cidadania empresarial, para não ter sua prática limitada a projetos específicos, precisa ser desenvolvido num espectro mais amplo, permeando toda a organização, incorporando a performance social corporativa e tendo, como pano de fundo, o desenvolvimento sustentável.
ASHLEY, P.A.; COUTINHO, R.B.G.; TOMEI, P.A. Responsabilidade Social Corporativa e Cidadania Empresarial: uma análise conceitual comparativa. Disponível em: . Acesso em: 5 jun. 2012.

Considerando-se os aspectos expostos no texto acima, o conceito de responsabilidade social corporativa requer, para sua construção teórica e aplicação prática, a sua incorporação à orientação estratégica da empresa.

Alternativas
Comentários
  • "o conceito de responsabilidade social se vem consolidando como um conceito intrinsicamente interdisciplinar, multidimensional e associado a uma abordagem sistêmica"

    e)desafios éticos para as diferentes dimensões do negócio


  • Responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um comportamento ético e transparente que:

     

     

    Contribua para o desenvolvimento sustentável, inclusive a saúde e o bem estar da sociedade;

    leve em consideração as expectativas das partes interessadas;

    esteja em conformidade com a legislação aplicável e seja consistente com  as normas internacionais de comportamento,e

    esteja integrada em toda a organização e seja praticada em suas relações.

     

    Ou seja, para diferentes dimensões do negócio.

     

    FONTE:http://www.inmetro.gov.br/qualidade/responsabilidade_social/norma_nacional.asp

  • Gente, vc estão tão no automático que nem perceberam que a questão não tem pergunta!!


ID
1036159
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPEA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Segundo estimativa do mercado, no Brasil, os investimentos em eventos totalizaram cerca de R$ 1,3 bilhão em 2005, montante que já representa 8% de tudo que o chamado marketing promocional fatura no país. Dados da Associação de Marketing Promocional (AMPRO) sinalizam que, em 2004, a penetração da atividade eventos entre as 100 maiores empresas do Brasil chegou a 95%, tendo superando até mesmo o índice de 90% da publicidade. Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.

Nos últimos anos, o Brasil tem presenciado uma profusão dos chamados eventos proprietários, que são aqueles implementados por instituições, tanto privadas quanto públicas , com o objetivo de promover a responsabilidade social das empresas participantes.

Alternativas
Comentários
  • Nos últimos anos o Brasil tem presenciado uma profusão de eventos proprietários, que consistem em marcas emprestarem seus nomes a um festival de música, artes, tecnologia, etc. É mais ou menos como um naming right de um evento.

    O maior evento do gênero no Brasil é o Skol Beats, realizado desde 2000 pela B/Ferraz, e que devido à sua força e repercussão foi capaz de gerar a criação de uma marca de cerveja, subvertendo a lógica deste tipo de evento, no qual uma marca já estabelecida dá origem a um evento.

    O Tim Festival é outro grande evento proprietário brasileiro, que pegou carona na proibição da propaganda de cigarros em 2003, e tomou para si o nome de um dos principais festivais do Brasil, o Free Jazz Festival, realizados pela Dueto Produções desde 1985.

    Os mais atentos já deve ter notado que este último, como a maioria dos outros eventos proprietários, ocorre no segundo semestre. Isso acontece porque há dificuldade de agendar artistas internacionais de porte em outros períodos do ano, pois não dá para concorrer com os festivais de verão do hemisfério norte,  que lotam as agendas e enchem os bolsos dos artistas.

    No segundo semestre de 2007 aconteceram cinco eventos de grande porte: o Tim Festival, o Planeta Terra, o Nokia Trends, o Gas Festival e o Motomix.


    Fonte: 

  • O objetivo não é, necessariamente, promover a responsabilidade social da empresas participantes.

    O objetivo é mercadológico.

  • O erro é afirmar que despertar a responsabilidade social é o objetivo desses eventos; o correto seria dizer que trata-se de um dos objetivos...

    Item ERRADO


ID
1171441
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A responsabilidade social é uma atividade empresarial importante para a Administração. Dessa forma, quando um gerente precisa monitorar e avaliar o desempenho da responsabilidade social da empresa, ele lança mão de um(a) :

Alternativas
Comentários
  • O Balanço Social (ZARPELON, 2006) tem como foco demonstrar publicamente que a intenção da organização não é somente a geração de lucros com um fim em si mesmo, mas o desempenho social. Este é obtido através do compromisso e da responsabilidade para com a sociedade, por meio da prestação de contas do seu desempenho sobre o uso e a apropriação de recursos que originalmente não lhe pertenciam. Também do ponto de vista da melhoria da imagem da organização, o Balanço Social é um mecanismo bastante utilizado.

  • Prestem atenção aos verbos "monitorar" e "avaliar". A auditoria social faz justamente a avaliação das ações sociais das organizações.

  • Completando...

    Balanço Social: é um conjunto de informações demonstrando atividades de uma entidade privada com a sociedade que a ela está diretamente relacionada, com objetivo de divulgar sua gestão econômico-social, e sobre o seu relacionamento com a comunidade, apresentando o resultado de sua responsabilidade social.

    Gestão Social: é uma gestão na qual o lucro não é o único objetivo, leva em consideração as três dimensões da sustentabilidade, Ambiental, Social e Econômica. Essa gestão respeita os colaboradores e todos os públicos de interesse, busca sinergia entre suas atividades e as necessidades da sociedade, cobra preços justos, busca utilizar o mínimo de recursos não renováveis, incentiva o empreendedorismo interno, enfim, busca outros objetivos sociais. A Gestão Social, não é uma ferramenta, e sim um fim.

    Contabilidade Social ou Nacional: é uma técnica de registro e de mensuração de um conjunto interligado de grandezas e de variáveis definidas pela Ciência Econômica. E, com efeito, uma forma especial de estatística econômica, de natureza contábil, que se propõe a apresentar valores que expressam os montantes das transações econômicas verificadas em determinada economia nacional.2

  • Auditoria Social é o emprego das técnicas de auditoria para fins de controle, apuração e certificação acerca da fidelidade das informações relativas aos gastos, investimentos e aplicações de cunho ambiental e social. Um dos ramos de destaque da auditoria social é a auditoria ambiental, tendo em vista o aumento da demanda de questões ambientais por parte das companhias com o intuito de melhor preservar o meio ambiente e de divulgar as ações concretas para se alcançar esses objetivos.

    Fonte: wikipedia
  • lança mão - errei aqui, achei que isso significa abrir mão de algo.

  • Lançar mão é um termo ambíguo, pode significar tanto "não medir esforços para alcançar " quanto "abrir mão de".
  • Para Kroetz (1999, p.22), “a auditoria do balanço social é uma função organizacional de estudo, revisão, avaliação e emissão de opinião quanto ao ciclo da gestão administrativa de caráter social e ecológico”. Kroetz (1999) ainda afirma que os principais objetivos da auditoria do balanço consistem em certificar o grau de observância das disposições legais de âmbito social e ecológico, avaliar a eficiência da entidade na condução de suas atividades, identificar o nível de comprometimento do quadro funcional com a missão e propósitos organizacionais e formular recomendações de melhorias para sanear as fragilidades observadas no curso da auditoria.

  • Palavras-chave

    Auditoria social ~> verificar, monitorar e controlar.

     

  • Só completando:

    Gabarito C


ID
1171444
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O gerente de uma empresa está preocupado com o início da operação de uma nova planta produtiva na região Centro-Oeste. Mesmo gerando muitos empregos, o ambiente natural em volta da fábrica poderá ser afetado se houver falhas nos sistemas de controle de emissão de gases. Além disso, o aumento da atividade econômica na região poderá gerar problemas para a população, tais como: aumento da densidade populacional, piora do trânsito e elevação do custo de vida.

Para cumprir as responsabilidades sociais da empresa, o gerente deverá optar pela abordagem classificada como a da(o):

Alternativas
Comentários
  • a) Obrigação social significa que o negócio é socialmente responsável quando satisfaz a sua obrigação primária: obter legalmente os lucros para os proprietários. Inversamente, um negócio é socialmente irresponsável quando desenvolve atividades não relacionadas com a melhoria do bem-estar econômico dos proprietários.

    b) Resposta!

    c) Não encontrei!

    d) Responsabilidade social é quando as empresas decidem, voluntariamente, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo.

    e) O Contrato Social é um documento que estabelece normas de relacionamento entre os sócios e a sociedade.

  • Na Obrigação social a empresa deve cumprir as suas obrigações sociais ao criar bens e serviços em troca de lucro e dentro dos limites legais, é uma abordagem prescritiva.

    Na Resposta Social problemas futuros são previstose ações são tomadas para evitá-los ou minimizar seus reflexos, é uma abordagem preventiva.

    Quanto a Responsabilidade social as empresas assumem uma posição reativa quando pressionadas por certos grupos sociais

    como sindicatos, ativistas sociais, consumidores, dentre outros. Essa posição demonstra o reconhecimento, por parte do empresariado de que as organizações dependem da aceitação da sociedade para existirem e que ignorar os problemas sociais pode ser prejudicial à imagem da organização (DONNELLY et al., 2000 apud LOURENÇO; SCHRÖDER, 2003).




  • O que é a Ponderação Social?

  • Eu acho estranho esta questão  no tema Abordagem clássica da Administração. pois nesta abordagem a Administração tem uma visão sistêmica FECHADA. A Administração visa somente a eficiência. Não envolve o meio externo.

  • Complementado o comentário de Catariana,

    De acordo com Sethi (1975 apud DIAS; DUARTE, 1985), há três estágios do comportamento empresarial: 

     o estágio da obrigação social (prescritiva), 

     o estágio da responsabilidade social (normativa) 

     o estágio da responsividade ou resposta social (antecipatória e preventiva). 




    A perspectiva da obrigação social: de acordo com a qual, a empresa cumpri suas obrigações sociais ao criar bens e serviços em troca de lucro e dentro dos limites legais;

    A abordagem da reação social. Segundo essa abordagem as empresas assumem uma posição reativa quando pressionadas por certos grupos sociais como sindicatos, ativistas sociais, consumidores, dentre outros. Essa posição demonstra o reconhecimento, por parte do empresariado de que as organizações dependem da aceitação da sociedade para existirem e que ignorar os problemas sociais pode ser prejudicial à imagem da organização;

    A abordagem da sensibilidade social, ou seja, um comportamento antecipador e preventivo. Nessa abordagem, problemas futuros são previstos e ações são tomadas para evitá-los ou minimizar seus reflexos (DONNELLY et al., 2000 apud LOURENÇO; SCHRÖDER, 2003).

    Hoje, Segundo Kassai (2002, p. 6) “para perpetuar-se, além de cumprir sua missão e

    buscar o lucro, ou atender a seus objetivos econômicos, a empresa precisa responder aos anseios do ambiente no qual está inserida, ou aos objetivos sociais”.

    Para Ferrell et al. (2001) a responsabilidade social seria uma espécie de obrigação que a empresa assume junto à sociedade, com a finalidade de maximizar os efeitos positivos e minimizar os impactos negativos gerados por ela.


    Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/1770481/responsabilidade-social-empresarial-


  • Ao Paulo Paiva,

     

    cuidado na leitura do enunciado, uma leitura rápida nos trás em verdade na lembrança da aboradegem classica, porem na questão diz ``abordagem classificada`` que muda todo o sentido, portanto atenção no enunciado.


ID
1184458
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Segundo Kotler (1998), a tarefa da organização é determinar as necessidades, os desejos e os interesses dos mercados alvos e atender às satisfações desejadas mais eficaz e eficientemente do que os concorrentes, de maneira a preservar ou ampliar o bem-estar dos consumido- res/clientes e da sociedade.
A afirmação acima refere-se ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • Gab B

    Para Kotler, “a orientação de Marketing Societal exige que as empresas incluam considerações sociais e éticas em suas práticas de Marketing”. Ou seja, as organizações devem manter um equilíbrio entre lucro, satisfação dos desejos dos consumidores e interesse público.

  • Achei a questão bem mal formulada

  • de maneira a preservar ou ampliar o bem-estar dos consumido- res/clientes e da sociedade.

    MATA A CHARADA

  • REDE DE MARKETING – é a famosa pirâmide como Hinode, Polishop, entre tantas outras, que você entra, indica um, indica outro e assim vai, conhecido também como marketing multinível.  

    MARKETING SOCIETAL – organizações precisam se conscientizar do impacto que a empresa e seus produtos causam na sociedade e no meio ambiente.

    COMPOSTO DE MARKETING – é o famoso 4Ps (produto, preço, praça e promoção).  

    PESQUISA DE MERCADO – ferramenta usada para conhecer melhor o consumidor, entendendo quais são suas necessidades, expectativas em relação ao produto ou a empresa, podendo definir o público alvo da empresa.  

    VARIÁVEIS COMPORTAMENTAIS –  faz parte das variáveis de segmentação do mercado que observa também o comportamento, demografia, psicográfica e geográfica.

  • questão mal elaborada e distorcida com a resposta...


ID
1307491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O marketing organizacional, ou marketing institucional,
consiste em atividades empreendidas para criar, manter ou
modificar as atitudes e comportamentos do público-alvo com
relação a uma organização.
Philip Kotler; Gary Armstrong. Princípios de marketing . Rio de Janeiro:
LTC – Livros Técnicos e Científicos, 1999, p. 461 (com adaptações).

Com relação ao tema tratado no texto acima, julgue o próximo item.

O marketing institucional não tem caráter estratégico para empresas sem fins lucrativos e cujo compromisso principal seja a responsabilidade social, pois elas não dependem da venda de produtos e devem priorizar suas atividades sociais e comunitárias.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, o marketing institucional tem um papel fundamental para empresas sem fins lucrativos, como as OSCIPs, já que elas se utilizam das técnicas tradicionais de marketing com o objetivo de ressaltar, valorizar, divulgar e multiplicar suas atividades junto aos públicos e assim obter maior apoio do Estado e da sociedade.

  • O marketing institucional é voltado para a obtenção, preservação e melhoria de imagem da empresa. Não está voltado para a venda de produtos. 

  • O Marketing Institucional não pode ser considerado como uma técnica adicional de vendas ou como forma de economizar anúncios na mídia. Seu objetivo é trabalhar a identidade, a formação e a consolidação da imagem de uma organização (ou projeto). Para isso, presta-se às atividades de “polimento de imagem”, na busca de sólida reputação e reconhecimento público para a empresa. Utilizado para formar, manter, consolidar ou mudar o conceito público de uma organização, é o sentido mais usual em que se emprega a expressão marketing institucional, voltado para a obtenção, preservação e melhoria de imagem da empresa no mercado.


    Como ferramenta do marketing, a propaganda institucional no passado era definida como uma comunicação que se restringia em apresentar a marca e as qualidades de uma organização, sem mostrar os produtos e serviços ofertados ao mercado. Atualmente a propaganda institucional é definida como uma comunicação com ênfase na preocupação ambiental ou social, e, em alguns casos, cultural .

  • Vide o Greenpeace.

  • Segundo Margarida Kunsch, entre as correntes de pensamento dedicadas ao marketing institucional "aquele que os benefícios e práticas podem ser aplicados NÃO SOMENTE a produtos e serviços, mas também na promoção de ideias, causas e programas sociais"


    Fonte: Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada - Margarida Maria Kunsch


ID
1449664
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A política da responsabilidade social de uma organização deve ser definida pela(o)

Alternativas
Comentários
  • A)  Política da RS

    A alta direção da organização deve definir a sua política da RS que deve ser documentada, implementada e mantida, bem como comunicada para todas as pessoas que trabalham para, ou em nome da organização; e deve estar acessível às partes interessadas.
    A política deve estar apropriada aos objetivos estratégicos à natureza, escala e impactos da organização. Deve assegurar seu compromisso com a promoção do desenvolvimento sustentável e incluir seus comprometimentos com os seguintes princípios da responsabilidade social:
      Responsabilização (accoutability) :  condição de responsabilizar-se por decisões e atividades e de prestar contas destas decisões e atividades aos órgãos de governança, autoridades legais e às  partes interessadas da organização;
      Transparência: fraqueza sobre decisões e atividades que afetam a sociedade, a economia e ao meio ambiente e a disposição de comunicá-las de forma clara, precisa, tempestiva, honesta e completa;
      Comportamento ético: comportamento que esteja de acordo com os princípios aceitos de uma conduta moral e correta no contexto de uma situação específica e que seja consistente com as normas internacionais de comportamento.
      Respeito pelos interesses das partes interessadas (Stakeholders): Ouvir, considerar e responder aos interesses das pessoas ou grupos que tenham interesse  em qualquer decisão ou  atividade da organização ou por ela possam ser afetados.
      Atendimento aos  requisitos legais e outros requisitos subscritos pela organização (cumprimento da lei e outros requisitos) ;
      Respeito pelas Normas Internacionais de Comportamento: comportamento organizacional socialmente responsável, oriundos do direito internacional consuetudinário, dos princípios geralmente aceitos de leis internacionais e ou de acordos intergovernamentais que sejam universalmente ou praticamente universalmente reconhecidos.
      Direito aos humanos: Reconhecer a importância e a universalidade dos direitos humanos, cuidando para que as atividades da organização não os agridam direta ou indiretamente, zelando pelo ambiente econômico, social e natural que necessitam.


    A política da responsabilidade social deve ainda incluir o comprometimento da alta direção com a melhoria contínua e com a prevenção de impactos adversos. Deve fornecer a estrutura para o estabelecimento e a revisão dos objetivos e metas da responsabilidade social.


    A política deve ser:  documentada, implementada e mantida;  comunicada para todas as pessoas que trabalham para, ou em nome da organização; e estar acessível às partes interessadas.

    http://www.inmetro.gov.br/qualidade/responsabilidade_social/norma_nacional.asp

  • Política de A,B,C,D... é definida pela direção.


ID
1519978
Banca
CS-UFG
Órgão
CELG/GT-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Segundo o modelo do grupo de interesse, a responsabilidade social de uma organização deve estar voltada tanto para os acionistas como para os diversos grupos relacionados à organização. Os grupos são classifica­dos em duas categorias: grupos de interesses primári­ os e grupos de interesses secundários. Um elemento pertencente ao grupo de interesses secundários é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Os primários envolvem os funcionários, consumidores, fornecedores, acionistas e investidores, além do governo e da comunidade como um todo, que provê infraestrutura e mercado para as empresas. O grupo dos secundários são aqueles afetados pelas empresas, mas que não estão diretamente conectados com suas transações. Ademais o autor ressalta que esse não são essenciais para a sobrevivência das empresas.


ID
1529335
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A responsabilidade social das organizações é um dos grandes temas da administração na atualidade, o que implica mudanças nas práticas gerenciais. Essas novas práticas podem ser

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B)  O Instituto Ethos, respeitada associação de empresas, responde: “Responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.”

  • (...) Quando falamos de responsabilidade social, já associamos às empresas que ajudam instituições carentes com doações, desenvolvem projetos que ajudem as pessoas necessitadas. Mas o conceito é muito mais amplo do que isso. Não é somente doar materiais e recursos financeiros que uma pessoa estará exercendo a sua responsabilidade social. A empresa, antes de mais nada, deve de maneira ética e transparente, defender acima de tudo os valores e princípios da sociedade, além de criar estratégias e projetos responsáveis que atenda a todos os setores que está relacionada (público interno e externo). (...)

    Veja algumas práticas de responsabilidade socioambiental:

    1. Cuidar e respeitar o meio ambiente;

    2. Planejar ações que incentive o desenvolvimento sustentável;

    3. Exercer os princípios de governança corporativa, tanto dentro, quanto fora da empresa;

    4. Fazer parcerias com entidades não governamentais (terceiro setor), ou seja, criar redes responsáveis;

    5. Realização de projetos voluntários ou doações de recursos para a comunidade. Essa ação é chamada de Investimento Social Privado.

     

    http://terceiro-setor.info/responsabilidade-social.html

     

  • A responsabilidade social das organizações é um dos grandes temas da administração na atualidade, o que implica mudanças nas práticas gerenciais. Essas novas práticas podem ser

    A

    negociações exclusivas com pequenas empresas para ajudá-las a crescer.

    B

    parcerias com organizações do terceiro setor.

    C

    uso indiscriminado de recursos naturais.

    D

    investimento em ações que garantam exclusivamente o futuro das novas gerações.


ID
1535959
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a verdadeira aplicação do conceito de marketing dos serviços de saúde que pode benefciar a organização, o bem-estar das pessoas e o da sociedade em geral.

Alternativas
Comentários
  • A letra E e B são muito parecidas. 


  • GM Roberto, oferecer produtos em larga escala não é função do departamento de Marketing e sim do de produção. 

  • Interpretação B: Oferecer produtos em grande quantidades,com preços menores e facilidade de acesso aos clientes. Errado, pois o marketing tem o objetivo de trazer valor ao produto, ou seja, é através da soma Custo+Beneficio, não significa que o produto ou serviço será com preço menor,tudo depende da necessidade do cliente e o limite de compra do mesmo. A alternativa E : Entrega de valor aos consumidores gerenciamento dos relacionamentos com eles e a promoção dos objetivos organizações. Aqui basicamente disse o objetivo do marketing, ou seja, a entrega de valor que está associada ao custo e benefício, satisfazendo as necessidades do cliente e os objetivos da organização(Eficácia).

ID
1599397
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Entre as preocupações e iniciativas que o produtor cultural deve ter ao praticar o marketing cultural junto à empresa, está

Alternativas

ID
1710634
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No Brasil, o reconhecimento da função social das empresas culminou com a criação da Associação Brasileira dos Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE) na década de 1970. Entretanto, tal prática consolidou-se nos últimos anos, sobretudo a partir da década de 1990. Sobre responsabilidade social corporativa, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A responsabilidade social é quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo. É uma prática voluntária pois não deve ser confundida exclusivamente por ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos (como fiscais, por exemplo). O conceito, nessa visão, envolve o beneficio da coletividade, seja ela relativa ao público interno (funcionários, acionistas, etc) ou atores externos (comunidade, parceiros, meio ambiente, etc.).

    Fonte: http://www.responsabilidadesocial.com/o-que-e-responsabilidade-social/

  • Gab. E

    “Responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.”

    Ps.: Endomarketingmarketing institucional interno; conjunto de estratégias e ações de marketing institucional voltadas para o público interno (empregados, revendedores, acionistas etc.).

     

  • http://www.responsabilidadesocial.com/o-que-e-responsabilidade-social/

  • Responsabilidade Social Empresarial são ações das empresas que beneficiam a sociedade. São causas sociais relevantes para as comunidades, contribuindo com a política social. É uma forma de gestão que pretende diminuir os impactos negativos no meio ambiente e comunidades, preservando recursos ambientais e culturais, respeitando a diversidade e reduzindo a desigualdade social. São as corporações se conscientizando do seu papel no desenvolvimento na comunidade que está inserida, criando programas que levam em consideração a natureza, economia, educação, saúde, atividades locais, transportes.

     

    http://www.cfa.org.br/acoes-cfa/artigos/usuarios/responsabilidade-social-empresarial


ID
1772758
Banca
BIO-RIO
Órgão
IF-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Avalie se as seguintes recomendações a respeito de princípios norteadores de responsabilidade social, seja em nível individual, seja em nível corporativo, estão corretas:
I. Responsabilidade: Responsabilizar-se pelas consequências de suas ações e decisões, respondendo pelos seus impactos na sociedade, na economia e no meio ambiente, prestando contas aos órgãos de governança e demais partes interessadas declarando os seus erros e as medidas cabíveis para remediá-los.
II. Comportamento ético: Agir de modo aceito como correto pela sociedade - com base nos valores da honestidade, equidade e integridade, perante as pessoas e a natureza – e de forma consistente com as normas internacionais de comportamento.
III. Respeito pelos interesses das partes interessadas: Ouvir, considerar e responder aos interesses das pessoas ou grupos que tenham interesse nas atividades da organização ou por ela possam ser afetados.
IV. Respeito pelo Estado de Direito: O ponto de partida mínimo da responsabilidade social é cumprir integralmente as leis do local onde está operando.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)


    Princípios – São 7 os princípios da Responsabilidade Social. Abaixo uma síntese deles:


    Item I - Accountability: Ato de responsabilizar-se pelas conseqüências de suas ações e decisões, respondendo pelos seus impactos na sociedade, na economia e no meio ambiente, prestando contas aos órgãos de governança e demais partes interessadas declarando os seus erros e as medidas cabíveis para remediá-los.


    Obs.: Optou-se por não traduzir este termo, porém uma aproximação razoável seria responsabilização.


    Transparência: Fornecer às partes interessadas de forma acessível, clara, compreensível e em prazos adequados todas as informações sobre os fatos que possam afetá-las.


    Item II - Comportamento ético: Agir de modo aceito como correto pela sociedade - com base nos valores da honestidade, equidade e integridade,  perante as pessoas e a  natureza - e de forma consistente com as normas internacionais de comportamento.


    Item III - Respeito pelos interesses das partes interessadas (Stakeholders): Ouvir, considerar e responder aos interesses das pessoas ou grupos que tenham um interesses nas atividades da organização ou por ela possam ser afetados.


    Item IV - Respeito pelo Estado de Direito: O ponto de partida mínimo da responsabilidade social é cumprir integralmente as leis do local onde está operando.


    Respeito pelas Normas Internacionais de Comportamento: Adotar prescrições de tratados e acordos internacionais favoráveis à responsabilidade social, mesmo que não que não haja obrigação legal.


    Direito aos humanos: Reconhecer a importância e a universalidade dos direitos humanos, cuidando para que as atividades da organização não os agridam direta ou indiretamente, zelando pelo ambiente econômico, social e natural que requerem.


    Fonte: http://www.inmetro.gov.br/qualidade/responsabilidade_social/pontos-iso.asp


ID
1833901
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BR Distribuidora
Ano
2013
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A Responsabilidade Social, segundo a definição da ISO 16001:2012, pode ser caracterizada como a responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um comportamento ético e transparente que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B — 

    ABNT NBR 16001:2012
     
    Definição de Responsabilidade Social
     
    Responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente, por meio de um comportamento ético e transparente que:
     
    Contribua para o desenvolvimento sustentável, inclusive a saúde e o bem estar da sociedade;
    leve em consideração as expectativas das partes interessadas;
    esteja em conformidade com a legislação aplicável e seja consistente com  as normas internacionais de comportamento,e
    esteja integrada em toda a organização e seja praticada em suas relações.
     
    NOTA 1: Atividades incluem produtos, serviços e processos.

    NOTA 2: Relações referem-se às atividades da organização dentro do escopo do sistema de gestão da responsabilidade social e da cadeia de valor.

    NOTA 3: Adaptada da ANBT NBR ISO 26000:2010.
    Fonte: http://www.inmetro.gov.br/qualidade/responsabilidade_social/norma_nacional.asp


ID
1837657
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito do planejamento de comunicação organizacional, julgue o item que se segue.

A análise SWOT pode ser utilizada para avaliar os ambientes externo e interno da organização.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO 

     

    Através da Matriz SWOT, você pode analisar  os pontos positivos e negativos de sua empresa, e assim definir os objetivos futuros.

    Força e Fraqueza = Ambiente interno

    Oportunidade e Ameaça = Ambiente externo

  • Para as organizações subsistirem e se sobressaírem no cenário em que atuam, é necessário realizar constantes análises. A análise SWOT, acrônimo dos termos em inglês Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças), consiste em verificar a situação de aspectos internos e de aspectos externos para tomada de decisões, formulação de estratégias e priorização das ações.

    No âmbito interno, encontramos os pontos fortes e fracos, ambos sob controle direto da organização e, portanto, podem ser configurados e aprimorados. Os pontos fortes referem-se às habilidades, competências, recursos e fatores situacionais positivos. Os pontos fracos dizem respeito às limitações internas, carências e dificuldades que podem impactar negativamente o desempenho organizacional.

    No âmbito externo, temos as oportunidades e as ameaças, ambas sob controle do mercado e de questões mais abrangentes, como a política e economia do país. As oportunidades são fatores ou tendências favoráveis que podem ser aproveitados pela organização (como o aquecimento da economia para aumentar as vendas). Já as ameaças são aspectos ou tendências externas desvantajosas, que podem prejudicar a subsistência, frear o crescimento ou levar a organização a adotar novos caminhos de atuação (como a entrada de um concorrente de peso no mercado).

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está certa.

    Gabarito do professor: CERTO.


    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Armstrong, Gary. Princípios de marketing. Tradução: Sabrina Cairo. Revisão técnica: Dilson Gabriel dos Santos e Francisco Alvarez. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

ID
1881460
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A responsabilidade social se expressa pelo desejo e pelo propósito das organizações incorporarem considerações socioambientais em seus processos decisórios e, como também, responsabilizarem-se pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente. Indique qual a alternativa CORRETA que representa a nova Norma de Responsabilidade Social.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado, pessoal. 

    ISO 14000: o que é, para que serve e requisitos
    / Sustentabilidade / 223
    iso-14000-mundo-verde-plantaA ISO 14000 tem como principal foco a gestão ambiental e fornece uma estrutura organizada para que as empresas consigam promover ações internas para obter a certificação.

    A ISO 14000 é auditada pelo ISO (International Organization for Standardization), que é a autoridade em certificações em todo mundo.

    No Brasil, a primeira empresa certificada foi a Bahia Sul Celulose S.A. em 1996. Aqui,a certificação é mantida pela ABNT e, portanto, foi denominada ABNT NBR ISO 14001

    O que é avaliado pela ISSO 14000
    Auditorias ambientais
    Avaliação de desempenho ambiental
    Rotulagem ambiental
    Análise o ciclo de vida dos produtos
    Vale ressaltar que a empresa precisa seguir a legislação ambiental do pais em que está inserida, afinal a certificação é realizada com base naquilo que o pais considera como correto.

  • http://www.inmetro.gov.br/qualidade/responsabilidade_social/iso26000.asp

  • Segundo a ISO 26000, a responsabilidade social se expressa pelo desejo e pelo propósito das organizações em incorporarem considerações socioambientais em seus processos decisórios e a responsabilizar-se pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente. Isso implica um comportamento ético e transparente que contribua para o desenvolvimento sustentável, que esteja em conformidade com as leis aplicáveis e seja consistente com as normas internacionais de comportamento. Também implica que a responsabilidade social esteja integrada em toda a organização, seja praticada em suas relações e leve em conta os interesses das partes interessadas.
     
    http://www.inmetro.gov.br/qualidade/responsabilidade_social/iso26000.asp


ID
1897891
Banca
FCC
Órgão
Copergás - PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O desenvolvimento sustentável é fator de equilíbrio das dimensões ambiental, social e econômica porque


I. a responsabilidade ambiental reflete a consciência de que a empresa é parte de um ecossistema, sendo fundamental o compromisso com o desenvolvimento de uma cultura voltada à minimização dos impactos ambientais e preservação do meio ambiente.

II. a responsabilidade social reconhece a inserção na empresa no contexto da comunidade e sociedade e que seu sucesso é possível em um ambiente socialmente saudável.

III. o desempenho econômico incorpora os compromissos e práticas voltadas à remuneração justa e atendimento de forma equilibrada às necessidades de todas as partes interessadas.

IV. busca a qualidade competitiva, visando a melhoria sustentada dos seus resultados, aperfeiçoando continuamente os processos, produtos e serviços para atender às expectativas de clientes, colaboradores, acionistas, comunidade e fornecedores.


Está correto o que consta em 

Alternativas
Comentários
  • A) A responsabilidade social é quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo. É uma prática voluntária pois não deve ser confundida exclusivamente por ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos (como fiscais, por exemplo). O conceito, nessa visão, envolve o beneficio da coletividade, seja ela relativa ao público interno (funcionários, acionistas, etc) ou atores externos (comunidade, parceiros, meio ambiente, etc.).

    http://www.responsabilidadesocial.com/o-que-e-responsabilidade-social/

  • Há 3 pilares do desenvolvimento sustentável: 

    Social: Deve-se proporcionar um ambiente que estimule a criação de relações de trabalho legítimas e saudáveis, além de favorecer o desenvolvimento pessoal e coletivo dos direta ou indiretamente envolvidos. II 

    Econômico: Para que uma empresa seja economicamente sustentável, ela deve ser capaz de produzir, distribuir e oferecer seus produtos ou serviços de forma que estabeleça uma relação de competitividade justa em relação aos demais concorrentes do mercado. III e IV 

    Ambiental: O desenvolvimento sustentável ambientalmente correto se refere a todas as condutas que possuam, direta ou indiretamente, algum impacto no meio ambiente, seja a curto, médio ou longo prazos. I

     


ID
1899235
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A responsabilidade social baseia-se no princípio de que as organizações são instituições sociais que existem com autorização da sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Certo segundo UFBA. Com autorização da sociedade? oi? 

  • 7.1 DOUTRINA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

    A primeira corrente é a que reconhece a responsabilidade social das organizações de forma geral e das empresas em particular.

    O princípio da responsabilidade social baseia-se na premissa de que as organizações são instituições sociais, que existem com autorização da sociedade, utilizam os recursos da sociedade e afetam a qualidade de vida da sociedade.

  • Existem duas posições antagônicas quanto à responsabilidade social nas organizações:

     

    1) Modelo shareholder: posição contrária à responsabilidade social das organizações.Cada organização deve se preocupar em maximizar lucros, ou seja, satisfazer os proprietários ou acionistas.A organização não deve assumir responsabilidade social direta, mas apenas buscar a otimização do lucro dentro das regras da sociedade.

    2) Modelo stakeholder: posição favorável à responsabilidade social das organizações. A organização é a maior potência no mundo contemporâneo e tem a obrigação de assumir uma responsabilidade social correspondente. A sociedade deu esse poder às organizações e deve convocar a organização para prestar contas pelo uso desse poder.

     

    Portanto, gabarito está correto!

     

    Fonte: CHIAVENATO, Idalberto - Introdução à teoria geral da Administração - 4ª ed. compacta - ed. Manoel, 2014 (pg. 507)


ID
2049958
Banca
CS-UFG
Órgão
CELG/D-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Atualmente, a responsabilidade social corporativa tem ocupado a agenda das organizações não só brasileiras como mundiais. Essa responsabilidade pode ser entendida como:

Alternativas
Comentários
  • • Responsabilidade social. Atuação que se define pela relação ética e transparente da organização com todos os públicos com os quais se relaciona, estando voltada para o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras; respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais como parte integrante da estratégia da organização.

     

    (PALUDO, 2014) - Gabarito E.

  • Opção E

     

    Responsabilidade Social Empresarial são ações das empresas que beneficiam a sociedade. São causas sociais relevantes para as comunidades, contribuindo com a política social. É uma forma de gestão que pretende diminuir os impactos negativos no meio ambiente e comunidades, preservando recursos ambientais e culturais, respeitando a diversidade e reduzindo a desigualdade social. São as corporações se conscientizando do seu papel no desenvolvimento na comunidade que está inserida, criando programas que levam em consideração a natureza, economia, educação, saúde, atividades locais, transportes.

    As áreas que recebem essas ações vão desde o meio ambiente – onde empresas reflorestam árvores no lugar das que foram derrubadas, por exemplo - passando por áreas de saúde, projetos culturais, conservação do patrimônio público, proteção aos animais e filantropia.

     

    http://www.cfa.org.br/acoes-cfa/artigos/usuarios/responsabilidade-social-empresarial


ID
2107813
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir sobre responsabilidade social das organizações.
I. O balanço social busca recapitular em um documento único os principais dados que permitam apreciar a situação da organização no domínio social, registrar as realizações efetuadas e medir as mudanças ocorridas no curso do ano em referência e dos anos anteriores.
II. O balanço social deve retratar não somente as relações entre a organização e seus colaboradores, mas também as relações entre a organização e a sociedade em seu conjunto.
III. Uma mesma atividade organizacional pode ser socialmente responsável num dado momento dentro de um conjunto de circunstâncias culturais, sociais, etc. e socialmente irresponsável em outro momento, lugar e circunstâncias.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Eu acho um absurdo uma banca achar uma monografia na internet e usá-la como referencia para questão

    http://sinescontabil.com.br/monografias/trab_profissionais/alexandra.pdf - As questões foram tiradas dessa monografia e utilizou como referencia o livro de Gestão estratégica de Rui Andrade. 

     

    Todas estão corretas segundo a referida monografia.

     

    Gabarito D

  • Dilmas, geralmente as IFs fazem esse tipo de questão sim, mas elas sempre colocam no edital as referências das monografias com o repectivo hyperlink para acessar. Eles não seriam tão idiotas em dar tanta margem para recurso não é mesmo? hehe. Estou estudando para a IF-Farroupilha aqui do RS e aconteceu a mesma coisa, colocaram duas monografias no conteúdo programático..vamos nós estudar monografia hehe.

  • ALEGAR QUE PODE SER REPRESENTADA EM UM ÚNICO DOCUMENTO PODE SER CERTO OU ERRADO, DEPENDE DA EMPRESA, CONTEXTO , TIPO DE ATIVIDADE ETC.

  • .............e dos anos anteriores? Não seria apenas do referido ano?

    http://www.fundacaofiat.com.br/files/file/balanco2016.pdf

     


ID
2110741
Banca
UFBA
Órgão
UFOB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A responsabilidade social baseia-se no princípio de que as organizações são instituições sociais que existem com autorização da sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

  • Doutrina da Responsabilidade Social

     

     

    Essa corrente é a que reconhece a responsabilidade social das organizações de forma geral e das empresas em particular. Baseia-se na premissa de que as organizações são instituições sociais, que existem com autorização da sociedade, utilizam os recursos da sociedade e afetam a qualidade de vida da mesma. Segundo Maximiano (2004), um dos principais representantes dessa corrente é Andrew Carnegie, que publicou um livro no qual estabeleceu os dois princípios da responsabilidade social corporativa: caridade e zelo. Esses princípios baseavam-se numa visão paternalista do papel do empresário em relação aos empregados e aos clientes

     

    fonte: MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da Administração - Da Revolução Urbana à Revolução Digital. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2004. 

  • A primeira corrente é a que reconhece a responsabilidade social das organizações de forma geral e das empresas em particular.

    O princípio da responsabilidade social baseia-se na premissa de que as organizações são instituições sociais, que existem com autorização da sociedade, utilizam os recursos da sociedade e afetam a qualidade de vida da sociedade.

     

    1) Modelo shareholder: posição contrária à responsabilidade social das organizações.Cada organização deve se preocupar em maximizar lucros, ou seja, satisfazer os proprietários ou acionistas.A organização não deve assumir responsabilidade social direta, mas apenas buscar a otimização do lucro dentro das regras da sociedade.

     

    2) Modelo stakeholder: posição favorável à responsabilidade social das organizações. A organização é a maior potência no mundo contemporâneo e tem a obrigação de assumir uma responsabilidade social correspondente. A sociedade deu esse poder às organizações e deve convocar a organização para prestar contas pelo uso desse poder.


ID
2157961
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No que se refere ao endomarketing©, julgue o item subsequente.


Por meio de ações de comunicação institucional, o endomarketing© procura fixar a imagem da instituição de forma positiva junto aos seus funcionários.

Alternativas
Comentários
  • Alguém que acertou poderia, por favor, comentar? Qual a 'chave' da questão - comunicação institucional? Porque a segunda parte está correta - é vender positivamente a empresa para o funcionário. Alguém? Obrigado desde já.

  • De acordo com a professora Paolla Marletti (Estratégia):

    "Uma bela “casca de banana” ... O endomarketing procura fixar a imagem das instituições de forma positiva junto ao público interno (não só os funcionários, daí já tiramos um erro), mas não necessariamente por meio da comunicação institucional… Na verdade, ele aplica conceitos de marketing para a promoção desses conceitos."

  • Valeu, Kemylla.

  • Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover.

    Fonte: https://marketingdeconteudo.com/endomarketing/

  • Errei novamente. Tá difícil.

  • Endomarketing - 1- Trabalho interno da empresa que consiste em aplicar uma visão de marketing a todas as rotinas da organização e a todos os aspectos do ambiente humano da empresa. O endomarketing considera que todos os funcionários da empresa são clientes e fornecedores internos e que a empresa em si se constitui em um microssistema de marketing. 2- Modalidade de marketing voltado para todos os segmentos de público diretamente envolvidos com a empresa e que pode funcionar como mensageiros da imagem institucional. Por meio de ações de comunicação interna, o endomarketing procura fixar positivamente a imagem corporativa junto a seus funcionários, fornecedores, prestadores de serviço, acionistas, revendedores, franqueados etc., gerando um clima propício ao melhor desempenho, qualidade e produtividade. 

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça e Barbosa, p. 92

  • Por meioda comunicação interna.

  • O conjunto de ações de marketing voltado para colaboradores de uma organização, que trata o público interno como cliente, que contribui para a diminuição da rotatividade, que colabora para a atração de profissionais capacitados e que melhora o desempenho das atividades, é chamado de endomarketing.

    O endomarketing está intimamente envolvido com ações das áreas de Recursos Humanos (ao lidar com a motivação, o treinamento e a valorização dos funcionários) e de Comunicação (ao possibilitar e/ou incentivar o diálogo para melhoria de processos).

    Apesar de lidar com aspectos institucionais, o endomarketing procura fixar a imagem organizacional positiva junto aos colaboradores por meio da comunicação interna, não da institucional.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está errada.

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • O Endomarketing também é chamado de Marketing interno, que é uma estratégia de marketing focada no capital humano de uma empresa. A base do "Endomarketing" é o relacionamento.

  • Por meio de ações de comunicação institucional, o endomarketing© procura fixar a imagem da instituição de forma positiva junto aos seus funcionários.

    Por meio de ações de comunicação interna, o endomarketing© procura fixar a imagem da instituição de forma positiva junto aos seus funcionários.

    Comunicação Institucional = pra fora

    Comunicação Interna = pra dentro

  • Por meio de ações de comunicação institucional, o endomarketing© procura fixar a imagem da instituição de forma positiva junto aos seus funcionários.

    Por meio de ações de comunicação interna, o endomarketing© procura fixar a imagem da instituição de forma positiva junto aos seus funcionários.

    Comunicação Institucional = pra fora

    Comunicação Interna = pra dentro


ID
2157964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No que se refere ao endomarketing©, julgue o item subsequente.


Para o endomarketing©, os funcionários da empresa são clientes e fornecedores internos, e a organização constitui, em si, um microssistema de marketing.

Alternativas
Comentários
  • Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover.

    Fonte: https://marketingdeconteudo.com/endomarketing/

  • GAB C

    Endomarketing

    Técnicas de comunicação de marketing, utilizadas dentro de uma organização, que têm como público, seus colaboradores. É uma área diretamente ligada à de comunicação interna, que alia técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos, no âmbito das áreas da administração.

    O endomarketing é uma ferramenta utilizada pelas empresas para convencer seus funcionários a comprar uma ideia, e vender o produto para os funcionários é tão importante quanto para os clientes, portanto, o endomarketing é o elemento de ligação entre o cliente, o produto e o funcionário.

    O termo endomarketing foi criado pelo professor Saul Bekin, em 1995, em seu livro Conversando sobre endomarketing. 

    (Luiz Cézar Silva dos Santos)

  • Definição extraída de: Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça e Barbosa, p. 92

    Endomarketing - 1- Trabalho interno da empresa que consiste em aplicar uma visão de marketing a todas as rotinas da organização e a todos os aspectos do ambiente humano da empresa. O endomarketing considera que todos os funcionários da empresa são clientes e fornecedores internos e que a empresa em si se constitui em um microssistema de marketing. 2- Modalidade de marketing voltado para todos os segmentos de público diretamente envolvidos com a empresa e que pode funcionar como mensageiros da imagem institucional. Por meio de ações de comunicação interna, o endomarketing procura fixar positivamente a imagem corporativa junto a seus funcionários, fornecedores, prestadores de serviço, acionistas, revendedores, franqueados etc., gerando um clima propício ao melhor desempenho, qualidade e produtividade. 


ID
2157991
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito do marketing institucional, julgue o item subsecutivo.


O marketing institucional desenvolve atividades para criar, manter ou modificar atitudes e comportamentos relacionados a uma organização, sendo necessário, para tanto, o conhecimento da imagem da organização e um plano de marketing para aprimorá-la.

Alternativas
Comentários
  • Marketing institucional – Modalidade de marketing que cuida de todos os aspectos relacionados à imagem da instituição. Mais voltado para o share of mind (fixação da marca na memória) do que para o market share (participação da marca no mercado), seu objetivo imediato não é a venda, e sim a criação de uma atitude favorável, nos diversos segmentos do público, em relação à empresa ou qualquer outro tipo de organização. Engloba uma série de outras modalidades, como o marketing cultural, o esportivo, o ecológico, o comunitário.  (...) São questões afetas ao marketing institucional, entre outras: cuidar do correto posicionamento da empresa no mercado e na sociedade, da imagem corporativa e da identidade visual (quanto à correta aplicação e preservação da logomarca da empresa), além de zelar pelo cumprimento dos princípios contidos no código de ética aceito por seus executivos. 

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça & Barbosa, p. 172


ID
2157994
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito do marketing institucional, julgue o item subsecutivo.


A identidade de uma instituição é formada a partir do saldo entre as percepções positivas e negativas de seu público, as quais, consistem no reflexo do que é transmitido pela própria organização.

Alternativas
Comentários
  • A identidade não, a percepção, a imagem.

  • Na verdade, é o inverso.

     

    Imagem é o que passa na mente dos públicos, no seu imaginário, enquanto identidade é o que, de fato, a organização é, faz e diz. (Margarida Kunsch)

     

    GABARITO: E

     

  • errada

    Identidade Visual ou Sistema Visual representa o universo imagético da marca. É a maneira como o público, literalmente, vê a sua marca.


    imagem institucional é o conjunto de ações que fazem com que o cliente perceba a marca de uma forma positiva.

  • Identidade Corporativa - diferentemente da imagem ou da reputação, representa o conjunto de produtos, significados, valores, marcas e princípios de uma organização. É quem de fato ela é, ou seja, crenças, valores,

    cultura.


ID
2199493
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Na criação de valor para os clientes e na criação de vantagem competitiva,

Alternativas
Comentários
  • A vantagem competitiva deriva da capacidade que uma empresa tem de ... suas competências centrais e suas capacidades distintivas a ... estreitamente interligados". ... segundo Las Casas (2012 p.10)

  • Criar valor para os clientes é um dos principais objetivos do marketing. Para atingir esse alvo, a organização precisa mostrar para o indivíduo os benefícios obtidos (status, satisfação e segurança, por exemplo) ao realizar esforços (como financeiros, físicos, de tempo e energia) para adquirir um produto ou contratar um serviço.

    Vantagem competitiva diz respeito a alguma característica, como habilidade ou desempenho, de uma organização que a diferencia dos concorrentes e a posiciona como referência em determinada área.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. Nem todos os recursos e competências são essenciais para a criação de vantagem competitiva, mas somente aqueles que criam um diferencial significativo em relação à concorrência.

    B) Errado. Cadeia de valor não é uma ferramenta para identificar pontos fortes e fracos de uma organização; o nome desse instrumento é análise SWOT.

    C) Errado. O marketing holístico é um tipo de marketing que maximiza a criação do valor para o cliente, integrando diferentes partes de uma equipe ou organização a fim de atingir um alvo.

    D) Certo. A vantagem competitiva deriva da capacidade de uma organização de incorporar suas competências centrais e suas capacidades distintivas a sistemas de atividades interligados, e usar isso para beneficiar seus clientes e lidar com a concorrência.

    E) Errado. A vantagem competitiva sustentável é a que proporciona à organização retorno acima da média do mercado pelo seu desempenho superior em relação aos concorrentes e pelo aproveitamento adequado dos recursos e das oportunidades identificados no mercado.

    Gabarito do professor: Letra D.


    Bibliografia:

    - LEASK, G. Strategic Groups and The Resource Based View: Natural Complements Enhancing Our Understanding of Competitive Process. Birmingham: Aston Business School, 2004.

ID
2199499
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em um cenário global, em rápida transformação, os profissionais de marketing precisam compreender o ambiente interno e externo e monitorar informações a fim de planejar e de implementar planos e programas.

Analise as afirmações e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

I- As empresas devem monitorar seis importantes forças macroambientais: demográfica, econômica, sociocultural, natural, tecnológica e político-legal.

II- A análise dos elementos macroambientais, em geral, é realizada em separado, entretanto suas interações levarão ao levantamento de novas oportunidades, ameaças, forças e fraquezas.

III- O modelo das cinco forças na concorrência, sugeridas por Porter (1980), faz parte do microambiente, ou seja, do ambiente mais próximo à empresa e é uma análise útil em que a empresa pode avaliar como melhorar sua posição competitiva.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • I - VERDADEIRO

    As principais forças do macroambiente de uma empresa são:

    Ambiente Demográfico: É o estudo da população humana em termos de tamanho, localização, densidade, idade, sexo, raça, ocupação e outros dados estatísticos. Este ambiente é de grande interesse para os profissionais de marketing porque envolve pessoas, e são as pessoas que constituem os mercados.

    Ambiente Econômico: Os mercados dependem tanto do poder de compra como dos consumidores. Este ambiente consiste em fatores que afetam o poder de compra e os hábitos de gasto do consumidor.

    Ambiente Natural: Inclui os recursos naturais que os profissionais de marketing usam como subsídios ou que são afetados pelas atividades de marketing.

    Ambiente Tecnológico: É talvez a força mais significativa que atualmente molda nosso destino. A pesquisa e o desenvolvimento são super necessários em uma empresa.

    Ambiente Político/Legal: As decisões de marketing são seriamente afetadas pelo desenvolvimento do ambiente político. Este ambiente é constituído de leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em uma dada sociedade.

    Ambiente Cultural: É constituído de instituições e outras forças que afetam os valores básicos, as percepções, as preferências e os comportamentos da sociedade.

     

     

    II - FALSO

    análise dos elementos macroambientais, em geral, é realizada em separado

    Macroambiente: A empresa e todos os outros atores operam em um macroambiente maior de forças, que oferecem oportunidades e ameaças para a empresa

     

    III -  VERDADEIRO

    O modelo das Cinco Forças de Porter, concebido por Michael Porter, foi publicado na forma do artigo "As cinco forças competitivas que moldam a estratégia", em 1979, na Harvard Business Review e destina-se à análise da competição entre empresas. Considera cinco fatores, as "forças" competitivas, que devem ser estudados para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente. Porter refere-se a essas forças como microambiente, em contraste com o termo mais geral macroambiente. Utilizam dessas forças em uma empresa que afeta a sua capacidade para servir os seus clientes e obter lucros. Uma mudança em qualquer uma das forças normalmente requer uma nova pesquisa (análise) para reavaliar o mercado.


ID
2199502
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em relação à responsabilidade social e à ética do marketing,

Alternativas
Comentários
  • Responsabilidade Social Empresarial é a forma de gestão ética e transparente que tem a organização com suas partes interessadas, de modo a minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade. Ser ético e transparente quer dizer conhecer e considerar suas partes interessadas objetivando um canal de diálogo.

     

     

    De acordo com Melo Neto e Froes (2001), a melhor maneira de analisar o conceito de responsabilidade social empresarial é identificando as diversas visões existentes, apresentadas a seguir:

    A responsabilidade social como atitude e comportamento empresarial ético e responsável: É dever e compromisso da organização assumir uma postura transparente, responsável e ética em suas relações com os seus diversos públicos (governo, clientes, fornecedores, comunidade, etc.)

    A responsabilidade social como um conjunto de valores: Não incorpora apenas conceitos éticos, mas uma série de outros conceitos que lhe proporciona sustentabilidade, como por exemplo, autoestima dos funcionários, desenvolvimento social e outros.

    A responsabilidade social como postura estratégica empresarial: A busca da responsabilidade social é vista como uma ação social estratégica que gera retorno positivo aos negócios, ou seja, os resultados são medidos através do faturamento, vendas e market share.

    A responsabilidade social como estratégia de relacionamento: Voltado na melhoria de qualidade do relacionamento com seus diversos públicos-alvo, a responsabilidade social é usada como estratégia de marketing de relacionamento, especialmente com clientes, fornecedores e distribuidores.

    A responsabilidade social como estratégia de marketing institucional: O foco está na melhoria da imagem institucional da empresa. São os ganhos institucionais da condição de empresa-cidadã que justificam os investimentos em ações sociais encetadas pela empresa.

  • As incoerências da teoria. Se já está no âmbito Jurídico, não deveria ser estratégia de Marketing. Isso não tem a ver com 'ambientalmente' responsável, muito menos social. Isso é mais estratégia para não tomar multa ou não ser preso por crime ambiental. Dizer que isso é Marketing é extrapolação, inclusive de quem escreveu livro sobre isso.


ID
2209537
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O endomarketing é uma ferramenta do marketing utilizada para a “[...] construção do valor da organização a ser percebido pelos colaboradores, o que inclui objetivos de desenvolvimento organizacional e comunicação para atração, retenção e o engajamento de colaboradores às estratégias e oportunidades geradas internamente” (MARRAS, 2010, p. 211). Com base nisso, analise as proposições abaixo:
I. O composto do endomarketing é formado pelos “4 Cs”: companhia, custos, coordenadores e comunicação;
II. O endomarketing aproveita as ações do marketing externo, que tem como principal objetivo direcionar todos os processos da organização para o cliente;
III. O resultado esperado do endomarketing é que os clientes internos se sintam satisfeitos e repliquem no mercado externo, tornando-se, assim, representantes e vendedores da organização;
IV. A principal função da comunicação no endomarketing é alimentar o RH da empresa com informações sobre as necessidades dos colaboradores;
V. É função dos coordenadores do endomarketing assegurarem que as necessidades dos colaboradores sejam satisfeitas de forma ágil e eficaz.
Marque a opção que apresenta a quantidade de itens com afirmações FALSAS sobre o endomarketing:

Alternativas
Comentários
  • I. O composto do endomarketing é formado pelos “4 Cs”: companhia, custos, coordenadores e comunicação;

    ERRADO

    O correto é: Cliente, Custo, Conveniência e Comunicação.


     II. O endomarketing aproveita as ações do marketing externo, que tem como principal objetivo direcionar todos os processos da organização para o cliente; 

    ERRADO

    O endomarketing é voltado para ações internas.


    GABARITO -----------> D

  • O composto do endomarketing é formado pelos “4 Cs”: Cliente, Custo, Conveniência e Comunicação.


ID
2259607
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Nos últimos anos, tem-se constatado um considerável aumento na taxa de desemprego no Brasil, e muitos destes ex-funcionários de empresas têm apostado, sem o mínimo preparo, na constituição de novos negócios. Este novo negócio surge do sonho de independência financeira, de liberdade de horários e de ficar rico. Mas, a realidade aponta para um triste cenário. Apenas um pequeno número destes “empreendedores”, têm conseguido prosperar, gerando grande frustração e desespero nos demais, e indicando que é necessário um planejamento mais efetivo, pautado em fundamentos éticos, com uma boa preparação teórica. Assim, realizar ações empreendedoras sem macular princípios éticos, sem deixar de assumir as responsabilidades sociais do empreendedor, requer:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Alternativa A

     

    A) Correto. --> Listou ações positivas para os funcionários; para o meio ambiente e para os clientes que comprarão os serviços ou produtos da empresa. Portanto foi ético e responsável com todo o conjunto.

     

    B) Errado. Não considerou a qualidade de vida dos próprios funcionários, destruindo assim o "endomarketing"

     

    C) Errado. O empreendedor não assume riscos deliberadamente, ele ANALISA os riscos e assume os que tem a melhor relação "risco-lucro", não falanado apenas do lucro financeiro, mas todos os lucros consideráveis.

     

    D) Errado. O Empreendedor busca os padrões de qualidade mundial, tendo a qualidade como obrigação e não agragação de serviço;

     

    E) Errado. O empreendedor pode ser ético e responsável sem precisar buscar a diminuição de custos. De repente ele é uma empresa que trabalha com o mais alto nível de excelência e tem custos altos naturalmente.

     

     


ID
2284645
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito de imagem institucional, responsabilidade social, consumo sustentável e relações com a comunidade, julgue o item.
É por meio da comunicação organizacional que a identidade institucional se traduz em imagem institucional.

Alternativas
Comentários
  • Marquei errado porque pra mim deveria ser COMUNICAÇÃO INTEGRADA e não comunicação organizacional.

    Vai entender...


ID
2284651
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No que se refere às relações com o consumidor e ao consumo sustentável, julgue o item que se segue.

Uma abordagem societária do marketing caracteriza-se por privilegiar uma agenda social e sustentável da sociedade.

Alternativas
Comentários
  • Marketing Societal segundo Kotler: … a tarefa da organização é determinar as necessidades, os interesses e os desejos dos mercados-alvo, e oferecer as satisfações desejadas mais eficaz e eficientemente do que a concorrência, de uma maneira que preserve ou melhore o bem-estar do consumidor e da sociedade.


ID
2284714
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Marketing é um processo social e gerencial por meio do qual pessoas e grupos obtêm aquilo que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor. A partir desse conceito, julgue o item seguinte a respeito de marketing nas relações públicas.

As ações de marketing institucional podem ser aplicadas em atividades culturais, esportivas e de promoção social.

Alternativas
Comentários
  • Como ferramenta do marketing, a propaganda institucional no passado era definida como uma comunicação que se restringia em apresentar a marca e as qualidades de uma organização, sem mostrar os produtos e serviços ofertados ao mercado. Atualmente a propaganda institucional é definida como uma comunicação com ênfase na preocupação ambiental ou social, e, em alguns casos, cultural.

  • MATERIA CHATA, MUITO CHATA, CHATA MESMO..... JESUS !!!!

  • Marketing institucional Modalidade de marketing que cuida de todos os aspectos relacionados à imagem da instituição. Mais voltado para o share of mind (fixação da marca na memória) do que para o market share (participação da marca no mercado), seu objetivo imediato não é a venda, e sim a criação de uma atitude favorável, nos diversos segmentos do público, em relação à empresa ou qualquer outro tipo de organização. Engloba uma série de outras modalidades, como o marketing cultural, o esportivo, o ecológico, o comunitário.  (...) São questões afetas ao marketing institucional, entre outras: cuidar do correto posicionamento da empresa no mercado e na sociedade, da imagem corporativa e da identidade visual (quanto à correta aplicação e preservação da logomarca da empresa), além de zelar pelo cumprimento dos princípios contidos no código de ética aceito por seus executivos. 

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça & Barbosa, p. 172


ID
2342005
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Processo sistemático e permanente de identificar a melhor prática em relação a produtos, operações e processos, comparando resultados tanto dentro da organização como fora dela, com o objetivo de usar isto como orientação e ponto de referência para melhorar as práticas da própria organização. Esse processo denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • benchmarking é uma ferramenta que possibilita a comparação da empresa com os seus concorrentes ou outras empresas modelo. A ideia é a de comparar a organização com as melhores em cada setor. 

     

    Gab. C

  • O que é o Benchmarking?

     

    O Benchmarking nada mais é do que um processo de investigação em que uma empresa determina, de forma sistemática, quão competitivos são seus processos frente aos dos concorrentes, através da comparação com outras empresas, integrantes do mesmo ambiente em que ela está incluída.

     

    Este processo deve ser contínuo, visando sempre a comparação entre produtos/serviços e práticas empresarias, preferencialmente de empresas líderes do seu mercado. É utilizado para identificar as melhores práticas e, posteriormente, adequá-las à realidade da empresa.

     

    http://www.sobreadministracao.com/o-que-e-o-benchmarking/

  • gab. B

     

  • BENCHMARKING

     ( MELHORES PRÁTICAS )

    MELHOR PRÁTICA EM RELAÇÃO A PRODUTOS/ OPERAÇÕES / PROCESSOS

    ORIENTAÇÃO E PONTO DE REFERÊNCIA PARA MELHORAR AS PRÁTICAS DA PRÓPRIA ORGANIZAÇÃO

    RESULTADOS TANTO DENTRO DA ORGANIZAÇÃO COMO FORA DELA

  • Gabarito do professor

    Processo pode ser definido como um conjunto de ações executadas para alcançar um objetivo. Em uma organização, existem inúmeros processos ligados a diversas áreas de atuação como, por exemplo, produção, qualidade, marketing, vendas e assistência técnica.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. Qualidade Total é um sistema de administração que tem como objetivo principal garantir a satisfação do cliente por meio da oferta de produtos com qualidade, a custos compatíveis. Abrange todos os departamentos da organização, desde a produção e comercialização até a assistência técnica. Nesse método, não há comparação dos resultados obtidos com outras empresas ou tampouco buscam-se referências externas para melhoria.

    B) CERTO. Benchmarking está associado a aprimoramento e melhoria contínua; para tanto, busca-se em organizações bem-sucedidas, de vários setores e mercados de atuação, maneiras mais eficientes de realizar determinada atividade, processo ou operação, a fim de obter mais lucro, reduzir despesas, melhorar relacionamentos e/ou aumentar a produtividade.

    C) ERRADO. Responsabilidade Social é uma filosofia de gestão empresarial que busca resultados além do lucro. Está intimamente relacionada à preocupação da organização nos impactos que sua atuação no mercado causa sobre a sociedade, o ambiente, os colaboradores, os clientes, os fornecedores, a mídia e o governo. O enfoque desse processo não é se comparar com outras organizações, mas analisar a si mesmo e seus públicos.

    D) ERRADO. PDCA é uma metodologia de gerenciamento de processos baseada em quatro etapas: Plan (Planejar), Do (Implementar), Check (Avaliar) e Act (Agir). Resumidamente, trata-se de planejar atividades e definir alvos e estratégias, executar tais ações conforme o planejamento, verificar os resultados e com base nestes agir para estabelecer referência ou para corrigir. Nesse método, não há comparação dos resultados obtidos com outras empresas ou tampouco buscam-se referências externas para melhoria.

    Concluímos que a alternativa correta, que denomina o processo apresentado no enunciado, é a B.

    RESPOSTA: B

    Fontes de pesquisa:

    - Lacombe, Francisco Jose Masset. Teoria Geral da Administração. Saraiva Educação S.A. 2017.

    - Site do Sebrae

ID
2492695
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Assinale a opção que apresenta um conceito de marketing e sua correta definição.

Alternativas
Comentários
  • Marketing é um conjunto de atividades, ferramentas, estratégias, conhecimentos e processos que visa ajudar as organizações no alcance dos seus objetivos mercadológicos por meio da criação, comunicação, entrega e troca de produtos e serviços que satisfaçam necessidades e desejos de seus consumidores, parceiros e sociedade em geral. Podemos resumir marketing como a gestão de relacionamentos lucrativos com o cliente.


    Todas as alternativas abaixo estão relacionadas com o tema “marketing". Vamos encontrar a opção que apresenta um termo e sua definição certa:


    A) Errado. Market share, ou quota de mercado, é uma métrica de marketing que apresenta a participação de uma organização em determinado mercado. É uma maneira de analisar o desempenho dos seus produtos ou serviços junto ao público-alvo.


    B) Errado.  Marketing social é uma vertente do marketing que usa os mesmos princípios, técnicas, ferramentas e estratégias da sua área de origem para buscar algo diferente: incentivar o público-alvo a adotar comportamentos e compartilhar hábitos que beneficiam tanto o indivíduo como a coletividade. Baseia-se na autenticidade e no comprometimento da organização com causas sociais. Temos, como exemplos, campanhas de vacinação, de prevenção a acidentes de trânsito e de proteção ao meio ambiente.


    C) Errado. Marketing de revitalização é a somatória de esforços e técnicas de marketing para tentar reavivar o interesse por um produto ou serviço cujo ciclo de vida se encontra em declínio.


    D) Errado.  A análise SWOT, acrônimo dos termos em inglês Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças), consiste em verificar a situação de aspectos internos e de aspectos externos para tomada de decisões, formulação de estratégias e priorização das ações.


    E) Certo. Promoção é a maneira como a organização se comunica com seus públicos (propaganda, publicidade, promoções de vendas, merchandising e relações públicas) para alcançar seus objetivos de marketing.


    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa E é a certa.


    Gabarito do professor: Alternativa E.


    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Armstrong, Gary. Princípios de marketing. Tradução: Sabrina Cairo. Revisão técnica: Dilson Gabriel dos Santos e Francisco Alvarez. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

ID
2564395
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Que definição é válida para a noção de marketing cultural?

Alternativas

ID
2564398
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com o marketing cultural, as empresas se tornam:

Alternativas
Comentários
  •  

    RESPOSTA: a) patrocinadoras de projetos culturais.

  • Vamos entender o conceito de marketing cultural para chegarmos a compreensão da questão. De acordo com o site especializado em Marketing e Comunicação, Rock Content define " Entende-se como Marketing Cultural todas as ações que fazem uso da cultura para fazer a divulgação de um produto, serviço ou marca de uma empresa. Para isso, é preciso analisar os comportamentos, conhecimentos e costumes do seu ."

    Portanto, podemos destacar os benefícios do marketing cultural para as empresas nestes seguintes pontos :

    • destacar entre as empresas que utilizam o marketing cultural como estratégia.
    • uma vez que ele expande o relacionamento com o consumidor ao mesmo tempo que traz de volta os que se distanciaram.
    • Quando uma marca se sobressai, ela se torna mais lembrada nos momentos necessários, como de compra e indicação.
    • Investindo em responsabilidade social traz uma boa reputação


ID
2564401
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Para o Instituto Ethos (2003, p. 222), “o marketing e a comunicação da empresa não podem se dissociar da preocupação com a responsabilidade social. Buscar a coerência dessas ações é sinal de que a empresa quer criar valores para a sociedade e comunicá-los”. Essa postura destoa da:

Alternativas
Comentários
  • Responsabilidade social é a adoção de posturas e a realização de ações, geralmente por parte das organizações, para a promoção do bem-estar da sociedade.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção errada, que não tem relação com o tema:

    A) Certo. Adotar uma postura socialmente responsável implica compreender e assumir, por parte da organização, um papel relevante na vida das pessoas em vários aspectos, como o social, ambiental e cultural.

    B) Certo. A responsabilidade social torna a organização um agente comprometido com o bem-estar coletivo e a torna uma participante desse processo. 

    C) Errado. A preocupação exclusiva com o lucro, que muitas vezes prejudica a coletividade, é o oposto da atitude socialmente responsável.

    D) Certo. A melhoria da imagem da empresa patrocinadora é uma das consequências da adoção de ações sérias de responsabilidade social por parte das organizações.

    E) Certo. A abertura de canais de comunicação estimula o diálogo entre a organização e seus públicos e contribui para maior participação dos indivíduos em seu cotidiano.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa C é a errada.

    Gabarito do professor: Letra C.

ID
2574232
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Leia o trecho a seguir.


“O marketing usado no esporte é uma ferramenta poderosa utilizada por diversas organizações para alavancar suas marcas e criar oportunidades em novos mercados, além de consolidar a fidelidade dos clientes existentes”.

(MORGAN e SUMMER, 2008: 288)


Nesse contexto do marketing esportivo, as opções a seguir apresentam afirmativas corretas, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Marketing do Esporte
    De maneira simplificada, o Marketing do Esporte é qualquer ação voltada para a promoção das atividades/modalidades esportivas, ou seja, são ações de Marketing voltadas para o Esporte. O Marketing do Esporte está aliado ao marketing de uma instituição esportiva, uma federação, um clube, uma modalidade de esporte.
    Por exemplo: quando se está promovendo um campeonato, seja através da mídia televisiva, banners, cartazes, enfim, existem várias estratégias para isso, nesse caso estamos utilizando do Marketing do Esporte, pois o que se pretende promover é o campeonato e a modalidade esportiva. Ou seja, a pretenção é promover o esporte.

    Marketing no Esporte
    Nesse segundo caso, o Marketing é utilizado através do esporte no sentido de promover uma marca, um patrocinador, empresas organizadoras do evento, entre outras, e não a modalidade esportiva em si. Ou seja, empresas, marcas, utilizam do esporte para se promoverem.
    De forma exemplificada, tomamos o Banco do Brasil que investe na seleção de Vôlei Brasileiro. Ele utiliza de estratégias para se promover através da modalidade esportiva, através do patrocínio. Dessa forma a sua marca vai estampada em vários produtos da seleção, por exemplo.

    fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/marketing-do-esporte-x-marketing-no-esporte/55148

  • O marketing pode ser utilizado como ferramenta para qualquer atividade humana, inclusive para o esporte, e por meio do planejamento, das técnicas e atividades, contribui para alavancar marcas, criar oportunidades em novos mercados e consolidar a fidelidade dos clientes.

    O marketing do esporte é uma especialização do marketing e tem como objeto central o esporte, encarado como produto, marca ou experiência. Nessa abordagem, os enfoques são incentivar a aquisição de acessórios esportivos (como chuteiras, raquetes, pranchas, etc.), estimular a participação em eventos esportivos (presencialmente em estádios ou por meio de transmissões televisionadas e pela internet) e garantir que o torcedor continue fiel ao seu time (por meio de clubes e programas de fidelidade), entre outras.

    Com base nessa explicação, vamos identificar qual alternativa está ERRADA.

    A) ERRADO.  O marketing do esporte e o marketing usado no esporte NÃO podem ser considerados conceitualmente como sinônimos.

    B) CERTO

    C) CERTO

    D) CERTO

    E) CERTO

    Gabarito do professor : Letra A.

     

    Fonte:

    - Melo Neto, Francisco Paulo de. Marketing esportivo: O esporte como ferramenta do marketing moderno. Editora Best Seller. 2020.

ID
2676718
Banca
FGV
Órgão
Banestes
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A agência de um banco está situada em uma comunidade carente. A área de comunicação mantém um contato regular com a comunidade, realizando diversas ações institucionais, com viés social.


O objetivo principal dessa atividade junto a esse público é obter:

Alternativas
Comentários
  • Então tá...

    Gab. A

  • Quando eu respondi pensei: "Lá vai o inocente perder a questão..." Então, tá... [2]
  • Tá? Então tá... [3]

  • Tudo bem, então. Fazer o que, né.

  • Eu respondi consciência social, mas quando vi que o gabarito era o A - Prestigío e Reputação, raciocinei da seguinte forma:

    Se uma empresa exploradora de atividade econômica está inserida em uma comunidade carente, que tipo de consciência social ela buscaria?? Não jogar lixo nas ruas? preservar o meio ambiente?? Até poderia ser, caso ela quisesse trilhar no ramo da sustentabilidade como um diferencial, mas, na verdade, como qualquer outra empresa, ela visa o lucro e, de uma forma ou de outra, preza pela sua reputação e quer o prestígio da comunidade em que esteja inserida, assim, será um sonho de consumo para os moradores, adiquirir o produto ou serviço daquela empresa, por mais simples que seja.

  • Segundo Margarida Kunsch, em Planejamento de RP na Comunicação Integrada, p. 175:


    O termo marketing social vincula-se às questões sociais. Vale-se dos conceitos de marketing propriamente dito para trabalhar com o produto social. (...) Visa a mudanças de uma prática social.

     

    Por outro lado, segundo Torquato Rego (2010):

     

    O gerenciamento de imagem e reputação envolve a estratégia, as operações e os resultados das empresas, mas também as emoções, as impressões boas ou más que podem proporcionar a gestão dos sentimentos de credibilidade entre o público e as organizações.

     

    Em síntese, atrelar a organização ao marketing social é uma forma de carrear reputação positiva, boas impressões e credibilidade, em outras palavras, prestígio e reputação, conforme a assertiva A.

  • Usei o seguinte raciocínio para responder: Me apeguei à palavra "institucionais", relacionei com imagem (ações institucionais trabalham a imagem da empresa) e das alternativas busquei a que trabalhava com a imagem.

  • MKT SOCIAL

    OBJETIVO : PRESTÍGIO / REPUTAÇÃO

  • Ações institucionais são atividades relacionadas à transmissão de informações sobre uma organização – objetivos, práticas, valores, etc. Visa construir, manter ou melhorar a imagem da empresa perante alguns públicos estratégicos.

    A) CERTO. Prestígio e reputação são consequências de ações institucionais bem sucedidas.

    B) ERRADO. Mídia espontânea é a veiculação gratuita de informações sobre uma organização em veículos ou canais de comunicação de terceiros. Apesar de ser algo positivo, não é o objetivo de uma ação institucional junto à comunidade carente.

    C) ERRADO. A consciência social é consequência de ações sociais, e não institucionais, realizadas por uma organização junto à comunidade carente.

    D) ERRADO. Ações institucionais não visam ao lucro ou às vendas, mas à boa imagem perante alguns públicos estratégicos.

    E) ERRADO. Ao praticar ações institucionais, a organização pode despertar interesse em membros da comunidade carente para se tornarem colaboradores, ou apoio operacional, mas esse não é o objetivo principal.

    Gabarito do professor: Letra A.

     
    Fonte:

    - Tavares, Maurício. Comunicação Empresarial e Planos de Comunicação: Integrando Teoria e Prática. 3 ed. Atlas. 2010.
  • Prestigio e reputação não tem nada a ver com Ações Sociais

    A pratica de Ações Sociais visa a garantir a Conscientização organizacional

    GABARITO CORRETO C

  • responsabilidade social vai MUITO além do que "não jogar lixo no chão" ou "consciência ambiental". Eu entendi o argumento da colega mas acho mto simplista pensar assim, como a banca tbm pensou. Enfim,.. o que vai ser fazer, né?


ID
2821981
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Trata-se de uma definição de responsabilidade social corporativa:

Alternativas
Comentários
  • Para as empresas, a responsabilidade social pode ser vista como uma estratégia a mais para manter ou aumentar sua rentabilidade e potencializar o seu desenvolvimento. Isto é explicado ao se constatar maior conscientização do consumidor o qual procura por produtos e práticas que gerem melhoria para o meio ambiente e a comunidade.


    Assim, a Gestão Ambiental e a Responsabilidade Social são atualmente condicionadas pela pressão de regulamentações e pela busca de melhor reputação perante a sociedade.


    A empresa é sócio-ambientalmente responsável quando vai além da obrigação de respeitar as leis, pagar impostos e observar as condições adequadas de segurança e saúde para os trabalhadores.

     

    Isso acontece por acreditar que assim será uma empresa melhor e estará contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, agregando valor à imagem.


    http://www.arcos.org.br/artigos/a-importancia-da-responsabilidade-social-corporativa/

  • Responsabilidade Social Corporativa

    Existe também a responsabilidade social corporativa, que é o conjunto de ações que beneficiam a sociedade e as corporações que são tomadas pelas empresas, levando em consideração a economia, educação, meio-ambiente, saúde, transporte, moradia, atividade locais e governo.

    Geralmente, as organizações criam programas sociais, o que acaba gerando benefícios mútuos entre a empresa e a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, e da própria população.

    Responsabilidade Social Empresarial

    Responsabilidade Social Empresarial está intimamente ligada a uma gestão ética e transparente que a organização deve ter com suas partes interessadas, para minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade. As empresas de hoje em dia têm cada vez mais uma consciência social, o que é traduzido pela responsabilidade social demonstrada.

    Responsabilidade Social e Ambiental

    A responsabilidade social está intimamente relacionada com práticas de preservação do meio ambiente. Assim, uma empresa responsável no âmbito social deve ser conhecida pela criação de políticas responsáveis na área ambiental, tendo como um dos seus principais objetivos a sua sustentabilidade.




    FONTE : https://www.significados.com.br/responsabilidade-social/




  • GAB C


    Essa questão é matéria de publicidade e não de Administração Geral. Assunto especificado no edital: Responsabilidade social corporativa.


    Ações articuladas é uma expressão mais abrangente, que pode incluir as demais alternativas como trabalho voluntário, financiamentos, doações etc.



    Bons estudos!


  • GAB C


    Essa questão é matéria de publicidade e não de Administração Geral. Assunto especificado no edital: Responsabilidade social corporativa.


    Ações articuladas é uma expressão mais abrangente, que pode incluir as demais alternativas como trabalho voluntário, financiamentos, doações etc.



    Bons estudos!


  • Responsabilidade social é quando as empresas decidem, voluntariamente, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo.


    Responsabilidade Social Corporativa RSC - é o conjunto de ações que beneficiam a sociedade e as corporações que são tomadas pelas empresas, levando em consideração a economia, educação, meio-ambiente, saúde, transporte, moradia, atividade locais e governo.

    Geralmente, as organizações criam programas sociais, o que acaba gerando benefícios mútuos entre a empresa e a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, e da própria população.


    Responsabilidade Social Empresarial

    Responsabilidade Social Empresarial está intimamente ligada a uma gestão ética e transparente que a organização deve ter com suas partes interessadas, para minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade. As empresas de hoje em dia têm cada vez mais uma consciência social, o que é traduzido pela responsabilidade social demonstrada.


    Responsabilidade Social e Ambiental

    A responsabilidade social está intimamente relacionada com práticas de preservação do meio ambiente. Assim, uma empresa responsável no âmbito social deve ser conhecida pela criação de políticas responsáveis na área ambiental, tendo como um dos seus principais objetivos a sua sustentabilidade.

  • muito boa questão.

  • Estranho seria se o trabalho voluntário fosse remunerado

  • essa matéria também é de Administração Geral!!

  • As abordagens administrativas definem duas perspectivas diferentes sobre a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) ou Empresarial (RSE), a primeira foca no ambiente interno a empresa, mostrando o funcionário vestindo a camisa desta, e a segunda, a Empresa se preocupando com o ambiente externo, com a sociedade e ambiente!

    Muito embora, tenha acertado a questão,sob as perspectivas das abordagens administrativas, esta questão pode ser anulada, considerando as opções B e C. Então, é passível de recurso.

    Antes de criticar, por favor, leiam sobre este ponto de vista. Não tenho aqui a vontade de defender uma tese, somente explanar acerca do assunto. Abraços


ID
2822014
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Sobre Merchandising, considere:


I. É o planejamento promocional do produto antes de ser lançado no mercado. Sua função é orientar a indústria para que ela possa produzir mercadorias para as quais exista uma demanda real ou potencial.

II. No Brasil, popularizou-se o termo merchandising para designar o espaço vendido em novelas, filmes e outros programas para empresas que queiram veicular seus produtos.

III. O merchandising social acontece quando um produto da indústria cultural, como a novela, promove uma atividade social, como adoção, vacinação ou doações.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • TODAS ESTÃO CORRETAS. (LETRA D)

    I. É o planejamento promocional do produto antes de ser lançado no mercado. Sua função é orientar a indústria para que ela possa produzir mercadorias para as quais exista uma demanda real ou potencial.

    II. No Brasil, popularizou-se o termo merchandising para designar o espaço vendido em novelas, filmes e outros programas para empresas que queiram veicular seus produtos.

    III. O merchandising social acontece quando um produto da indústria cultural, como a novela, promove uma atividade social, como adoção, vacinação ou doações.

  • antes de lancar?

  • O termo merchandising é um componente básico do composto promocional, ao lado propaganda, publicidade, relações públicas e promoção de vendas. É definido por muitos autores como um conjunto de ações realizadas no ponto de venda, onde é apresentado o produto certo, na quantidade adequada, por um preço justo, no momento ideal, com o impacto visual e exposição coerentes com a realidade. Envolve arrumação, embalagem, destaque, boa exposição, design e material promocional.

    Vamos analisar os itens da questão para chegarmos à alternativa correta:

    I. CERTO. Essa é a definição utilizada por Armando Sant´Anna. Envolve participação nos campos do planejamento conceitual e de desenvolvimento do produto, e não somente na exposição.

    II. CERTO. Alguns autores associam o termo à aparição de um determinado produto nos espaços televisivos, mesmo que sutilmente, para fixar a marca ou transmitir alguma mensagem publicitária. Nesse caso, ele recebe o nome de merchandising editorial ou tie-in.

    III. CERTO. Esse tipo de merchandising utiliza os personagens das produções culturais para transmitir informações úteis sobre determinada causa social visando educar os telespectadores e formar opinião.

    A alternativa D apresenta como corretos os itens I, II e III.

     
    Gabarito do professor: Letra D.

    Fonte:

    - Sant'Anna, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 5ª ed. rev. atual. Pioneira. 1995.

    - Cobra, Marcos Henrique Nogueira. Marketing, básico; uma perspectiva brasileira. Atlas. 1985.

    - Schiavo, Marcio Ruiz. As Telenovelas e a Construção da Cidadania. Intercom. 2002.

ID
2823577
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No sítio eletrônico denominado Marketing Cultural, à pergunta “Por que as empresas fazem marketing cultural?” é dada a seguinte resposta:


“Porque apresenta soluções relativamente baratas a três exigências do mercado: 1) necessidade de diferenciação das marcas; 2) diversificação do mix de comunicação das empresas para melhor atingir seu público; e 3) necessidade de as empresas se posicionarem como socialmente responsáveis. Ao patrocinar um projeto cultural, a empresa se diferencia das demais a partir do momento em que toma para si determinados valores relativos àquele projeto (por exemplo tradição, modernidade, competência, criatividade, popularidade etc.). Também amplia a forma como se comunica com seu público alvo e indica para a sociedade que não está centrada apenas na lucratividade de seus negócios”.

Fonte: Marketing Cultural. Disponível em http://marketingcultural.com.br/o-que-e-marketingcultural/#2. Acessado em 03.09.2018.


A partir da resposta acima, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Marketing Cultural é uma vertente do marketing que faz uso de ações culturais para promover e agregar valor a um produto, serviço, marca ou organização. Tem como objetivos a diferenciação perante seus concorrentes, a conquista e manutenção da simpatia do público, o fortalecimento institucional e associação com causas que vão além do lucro. Pode ser praticado de quatro formas: marketing cultural de fim, de agente, de meio e misto.

    Vamos analisas alternativas:

    A) Errado. A empresa patrocina um projeto cultural quando ele apresenta potencial de alcance do público-alvo. Eventos voltados para grupos específicos, por exemplo, podem ter alcance limitado e baixo número de participantes, mas ter retornos significativos.

    B) Certo. Um projeto cultural tem mais chance de ser patrocinado por uma empresa quando seu público alvo é o mesmo daquele visado pelo patrocinador. É necessário ter convergência de públicos, ou seja, compartilhamento de objetivos e/ou interesses entre a organização que investe em um evento e aqueles que participam do mesmo.

    C) Errado. O marketing cultural está intimamente relacionado à imagem social da empresa pois lida com o aspecto institucional e influencia significativamente a maneira como os públicos enxergam a organização.

    D) Errado. Ao patrocinar eventos por meio do marketing cultural, as organizações desejam, além de obter lucro, criar ou manter uma imagem positiva juntos aos seus públicos-alvo.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a B.

    Gabarito do Professor: Alternativa B.

    Bibliografia:

    - Avelar, Rômulo. O avesso da cena:   notas sobre  produção e gestão cultural. 3.ed. Belo Horizonte: Ed. Do Autor, 2013.

ID
2892964
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Acerca do marketing institucional, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • letra d

    Marketing Institucional é a estratégia responsável pelo conjunto de ações de comunicação de uma empresa para com seu público. Tem com objetivo construir e fortalecer a imagem de uma marca no mercado no que diz respeito não só as diretrizes de qualidade e oferta dos seus produtos e/ou serviços. Mas também aos seus valores sociais e culturais.

    Marketing institucional que, conforme Boone e Kurtz “[...] envolve tentativas de influenciar outros a aceitar as metas de uma organização, a receber seus serviços ou contribuir de alguma forma com ela [...]”.

    Endomarketing pode ser entendido como o Marketing voltado para as ações dentro da empresa, também conhecido como Marketing Interno.

    Marketing cultural é usar a cultura para aumentar a visibilidade de uma empresa.

    Marketing cultural é toda ação de marketing que usa a cultura como meio de comunicação para difundir o nome, produto ou fixar a imagem de uma empresa patrocinadora.

    Marketing pessoal é composto por um conjunto de estratégias que visam aprimorar suas características profissionais e pessoais.

    Personal Branding nada mais é que a gestão da sua marca pessoal. Envolve você descobrir o que o torna único, a determinar o seu posicionamento e a comunicar melhor a sua promessa única de valor, para então alcançar relevância e influência para determinado público alvo. Seja esse público mais específico como os seus colegas de trabalho ou amplo como o mercado global.

  • "envolve tentativas de influenciar outros a aceitar as metas de uma organização"...essa parte me pegou!

  • Gabarito do Professor:
    Marketing é o conjunto de processos, técnicas, ferramentas e estratégias que possibilita a troca entre pessoas (físicas ou jurídicas), visando à satisfação de uma necessidade ou de um desejo de clientes por meio da oferta de produtos ou serviços.

    Marketing institucional é uma vertente do marketing que lida com ideias e trocas simbólicas, e está intimamente relacionado à imagem organizacional. Seu principal objetivo é criar uma percepção positiva nos públicos; em última instância, no entanto, visa ao lucro por meio da comercialização de produtos e serviços, à manutenção da base de clientes e à conquista crescente do mercado.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. A vinculação da imagem do patrocinador aos valores positivos identificados em produções culturais é o fundamento do chamado marketing cultural, mas isso NÃO está restrito às iniciativas do setor privado.

    B) Errado. Personal marketing é um termo em inglês que traduzido significa marketing pessoal. É uma estratégia de marketing usada para promover uma pessoa, destacar seus atributos positivos e atrair a atenção de outras pessoas, especialmente com objetivos profissionais.

    C) Errado. O objetivo principal do marketing institucional é fortalecer a imagem de uma organização perante o público-alvo. Aumentar as vendas é um alvo, mas de importância menor.

    D) Certo. De acordo com Boone e Kurtz (2009), o marketing institucional é definido como um conjunto de estratégias e ações que visam a influenciar outros a aceitar as metas de uma organização, a consumir os respectivos produtos, a receber os respectivos serviços ou a contribuir de alguma forma com ela. Para esses autores, o marketing institucional busca influenciar o público a “vestir a camisa".

    E) Errado. O endomarketing trata o público interno como cliente, o que contribui para a diminuição da rotatividade, a atração de profissionais capacitados e melhor desempenho de suas atividades. Não tem relação ou é conhecido como marketing institucional.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa D é a correta.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia:

    - Boone, Louis E. & Kurtz, David L. Contemporary Marketing. Cengage Learning. 2009.

    - Souza, Flávia Clemente de. Os usos do marketing institucional na era digital. Intercom. XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Rio de Janeiro – 7 a 9 de maio de 2009.

ID
2892979
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a definição de Comunicação Integrada de Marketing.

Alternativas
Comentários
  • É a definição de Comunicação Integrada do jornalista e professor Wilson da Costa Bueno:

    Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.

    Fonte: http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/conceitos/comunicacaointegrada.php

  • letra a

    A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo (Bueno, 2010).

  • A comunicação integrada de marketing é o meio pelo qual a organização se comunica com seus públicos consumidores com o intuito de informá-los, relembrá-los, convencê-los ou manter o relacionamento. Atua também na fidelização do cliente, na experimentação de produtos ou serviços, no posicionamento da marca, na consolidação da imagem positiva, no aumento das vendas e no valor gerado para os acionistas.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que define o termo Comunicação Integrada de Marketing:

    A) Certo. Consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à própria marca ou de consolidar a respectiva imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo.

    B) Errado. A comunicação integrada de marketing não apresenta diversos setores de uma organização (empresa ou órgão público) em prol de um objetivo comum. A comunicação institucional é a responsável pelo fornecimento de informações sobre setores de uma organização para criar uma imagem positiva perante os públicos.

    C) Errado. A comunicação integrada de marketing não é conhecida como Marketing 3.0. Este termo é uma evolução do marketing; nessa fase as organizações focam no ser humano, e buscam a lucratividade com responsabilidade corporativa.

    D) Errado. A comunicação integrada de marketing não é o nome dado ao ato de se enviar uma mala direta, estimulando o cliente a acessar o site de uma empresa ou órgão público. Essa ação é realizada pelo marketing direto.

    E) Errado. A comunicação integrada de marketing não consiste na utilização dos diversos canais de rede social para a promoção de uma marca ou produto. O nome dado para essa ação é Omnichannel marketing. Observação: esse tipo de marketing também utiliza outros canais online (como blogs) e offline, que se complementam e se convergem para aumentar a interação com o público-alvo e criar experiências únicas.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a A. 
    Gabarito do professor: Alternativa A.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Keller, Kevin Lane. Administração de marketing. Tradução Sônia Midori Yamamoto. Revisão técnica Edson Crescitelli. 14. ed. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

ID
2989057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No que se refere à comunicação com o mercado, julgue o item que se segue.


O atendimento aos direitos do consumidor e o cuidado com o cliente são questões de sobrevivência da empresa no mercado, as quais impactam diretamente na imagem e dão visibilidade à empresa que assume essa atitude perante o consumidor.

Alternativas
Comentários
  • GAB. CERTO

  • A razão de existência de qualquer organização que visa ao lucro é satisfazer as necessidades e desejos dos clientes. Por meio do adequado atendimento aos direitos do consumidor e do devido cuidado com as demandas deste, a empresa contribui para que sua imagem permaneça positiva perante esse público e favorece sua sobrevivência no mercado.

    De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, são dez os direitos do consumidor: proteção da vida e da saúde, educação para o consumo, liberdade de escolha de produtos e serviços, informação, proteção contra publicidade enganosa e abusiva, proteção contratual, indenização, acesso à Justiça, facilitação da defesa dos seus direitos e qualidade dos serviços públicos.

    De acordo com essa explicação, o enunciado da questão está correto.

    Gabarito do professor: CERTO.
  • Não me diga, Erick.


ID
2989174
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito das relações públicas nas organizações modernas, dos mecanismos motivacionais, das estratégias de marketing e das relações humanas, julgue o item seguinte.


Os profissionais de comunicação detêm a liberdade de utilizar método, meio ou técnica que desperte motivações inconscientes e que possam influenciar seu público de interesse e estimular os objetivos de comunicação da empresa; todas as ações de endomarketing são válidas quando se trata de criar um ambiente favorável no interior das organizações.

Alternativas
Comentários
  • qual seria o erro dessa questão?

    o "todas"?

  • GABARITO: ERRADO

    "todas as ações de endomarketing são válidas quando se trata de criar um ambiente favorável no interior das organizações."

    Não são as ações de endomarketing, mas sim as ações da comunicação interna.

    Comunicação interna: informa ao público interno da organização sobre os mais diversos assuntos que contribua com os processos da empresa.

    Endomarketing: vende a imagem da empresa fazendo com que os colaboradores se sintam engajados e motivados com o seu trabalho.

    Jesus: meu único Senhor e Salvador!

  • Essa questão englobou vários conceitos em um único enunciado e procurou confundir o candidato. Vamos dividir os pontos para melhor entendimento:

    - Os profissionais de comunicação NÃO detêm a liberdade de utilizar método, meio ou técnica para despertar motivações inconscientes em seu público de interesse. O Código de Ética dos Profissionais de Relações Pública veda essa prática no artigo 2.

    - Os profissionais de comunicação podem, e tem como objetivo, influenciar seu público de interesse e estimular os objetivos de comunicação da empresa, desde que usem os métodos, meios e técnicas corretas, legais e éticas

    - O endomarketing é o conjunto de ações de marketing voltadas para o público interno de uma organização. Seu objetivo é transformar colaboradores em clientes internos, visando sua atração e permanência. Por isso, quem planeja e executa o endomarketing são os profissionais de marketing, não os profissionais de comunicação.  

    Diante dessa explicação, concluímos que a questão está errada.

    Gabarito do professor: ERRADO.
  • errada

    JUSTIFICATIVA - ERRADO. O Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, ao dispor sobre as responsabilidades gerais, estabelece que é vedado ao profissional de relações públicas se utilizar de qualquer método, meio ou técnica para criar motivação inconsciente que prive a pessoa de seu livre-arbítrio e lhe tire a responsabilidade por seus atos.

  • nishimura mito

  • Fiquei com uma dúvida cruel, pois a CESPE não é muito confiável. Ao ler o enunciado, deu para perceber que estava faltando o fator da ética, porque "os fins não justificam os meios".

  • "...todas as ações de endomarketing são válidas quando se trata de criar um ambiente favorável no interior das organizações."

    Esse ambiente é favorável a quem? E se for aos interesses dos próprios empresários em detrimento dos colaboradores? Vai desprezar o elemento ético da conduta? Nem tudo o que é legal é moral. Portanto, gabarito ERRADO.

    Confesso que errei, e continuei em dúvida após ler os comentários, porque o mais curtido não traz o problema principal da questão. Mas ao ler o comentário do Lucky Shin, eu finalmente entendi o ponto principal. =)


ID
2989177
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito das relações públicas nas organizações modernas, dos mecanismos motivacionais, das estratégias de marketing e das relações humanas, julgue o item seguinte.


O conceito de endomarketing inclui ações de marketing dirigidas ao público interno, tanto nas empresas voltadas para o lucro quanto nas organizações governamentais e do terceiro setor, observando-se as condutas de responsabilidade social.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Já o endomarketing tem o papel de vender a imagem da empresa, seus produtos e/ou serviços internamente. Dessa forma, faz com que os colaboradores se tornem propagadores da marca. Para colocar isso em prática, são usadas estratégias e ferramentas do marketing.

    Diferente do marketing interno, o endomarketing tem um caráter comercial, tratando o público como clientes. O objetivo é fazê-los acreditar na marca, vestirem a camisa da empresa, defenderem um propósito e o que a organização oferece.

    Provocando esse sentimento de pertencimento a algo maior, os profissionais tendem a ficar mais engajados com a empresa, melhorarem o desempenho e ainda promovem a marca da organização, melhorando a visibilidade dela no mercado e, consequentemente, os resultados.

    Fonte: https://blog.solides.com.br/marketing-interno-e-endomarketing/

    Jesus: meu único Senhor e Salvador!

  • A palavra endomarketing é a união de duas palavras: endo (de dentro, para dentro) e marketing (comercialização). Podemos concluir, portanto, que endomarketing são ações voltadas para dentro da organização, ou seja, para seu público interno, com o objetivo de trata-lo como cliente. O criador desse conceito, Bekin, defende que os colaboradores, quando encarados dessa forma, têm maior apreço pela organização e por isso, permanecem mais tempo nela e servem como atração para novos funcionários. 

    O endomarketing pode ser praticado em organizações de todos os tipos: as que visam ao lucro, governamentais e do terceiro setor.

    Portanto, a afirmação da questão está correta.

    Fonte:
    - Bekin, Saul Faingaus. Conversando sobre endomarketing. São Paulo: Makron Books, 1995.

    Gabarito do professor: CERTO.
  •  

    GABARITO CERTO

     

    De fato, o endomarketing é um tipo de “marketing” dirigido ao público interno (aos funcionários da organização) e está presente tanto nas empresas privadas quanto nas organizações públicas.

    Para Bekin (2004), a comunicação interna é a espinha dorsal do Endomarketing. A comunicação interna é o principal meio utilizado para fortalecer o relacionamento entre a organização e os colaboradores. É através da comunicação que cada pessoa tem acesso às informações sobre: objetivos; estratégias; valores; novos produtos; campanhas de Marketing; feedback sobre seu desempenho; a forma de expor suas necessidades, ideias, expectativas e críticas.

    Fonte: Material Estratégia Concursos - prof. Stefan Fantini

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Stefan Fantini 

    De fato, o endomarketing é  um tipo de “marketing” dirigido ao público INTERNO (aos funcionário da organização) e está presente tanto nas empresas privadas quanto nas organizações públicas.


ID
3179854
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Quanto às Indicações Geográficas é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • 1. No âmbito do direito da proteção de bens de propriedade industrial, abrangem os seguintes ramos:

    - Marca;

    - Patente;

    - Desenho Industrial;

    - Indicação Geográfica;

    - Segredo Industrial & Repressão à Concorrência Desleal;

    2. Tipos de Indicação Geográfica: denominação de origem; Indicação de Procedência;

    3. INDICAÇÃO DE PROCEDÊNCIA (IP): são considerados com nome geográfico de país, cidade, região ou localidade de seu território que se tenha tornado conhecido como centro de extração, produção ou fabricação de determinado produto ou prestação de serviço >> não há características específicas naturais (clima, geografia etc) ou humanas envolvidas na produção do produto;

    Fonte: A Caminho da Inovação.


ID
3194566
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

No marketing social, o gerente de marketing deve conhecer o consumidor, mas também os impactos do consumo dos produtos e serviços para a sociedade em geral e para o meio ambiente. Esse gerente deve levar em conta

Alternativas
Comentários
  • O marketing social é uma vertente do marketing que usa os mesmos princípios, técnicas, ferramentas e estratégias da sua área de origem para buscar algo diferente: incentivar o público-alvo a adotar comportamentos e compartilhar hábitos que beneficiam tanto o indivíduo como a coletividade. Baseia-se na autenticidade e no comprometimento da organização com causas sociais. Temos como exemplos campanhas de vacinação, de prevenção a acidentes de trânsito e de proteção ao meio ambiente.

    Vamos analisar as alternativas e identificar a opção que apresenta o que deve ser levado em conta pelo gerente ao trabalhar com marketing social:

    A) Errado. A reversão de parte da renda da empresa para setores menos privilegiados da sociedade pode ser considerada uma ação de marketing social. Organizações podem direcionar valores arrecadados em eventos, por exemplo, para uma determinada instituição. Tal ação, no entanto, não é a única disponível no marketing social e tampouco é uma obrigação na prática dessa atividade.

    B) Errado. A implantação de ações para combater o consumerismo (ou consumismo) pode ser considerado marketing social. Uma das maneiras de as organizações fazerem isso é por meio de campanhas para incentivar o consumo consciente. Tais ações, no entanto, não são as únicas disponíveis no marketing social e tampouco são obrigações na prática dessa atividade.

    C) Certo. O gerente deve levar em conta três vetores ao lidar com o marketing social: lucros da empresa, satisfação do consumidor e interesse público. Deve haver equilíbrio entre esses aspectos para que todos os envolvidos sejam beneficiados.

    D) Errado. A satisfação total do consumidor direto, oferecendo o que ele deseja, pode ser considerado um objetivo do marketing social desde que esteja intimamente atrelado a benefícios para a coletividade e que traga vantagens ao interesse público. Caso o social não esteja presente, passa a ser um objetivo de marketing comercial convencional. Para que possa ser considerada uma ação de marketing social, é necessário que haja três beneficiados: organização, cliente e sociedade.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a C.

    Gabarito do Professor: Letra C.

    Bibliografia:

    - Nancy, R. Lee & Kotler, Philip. Marketing social. Saraiva Educação S.A. 2019.


ID
3209887
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Para o gerenciamento de uma força de vendas bem sucedida, o administrador necessita adotar vários procedimentos e políticas para orientar essas decisões.

Assinale a opção que apresenta os principais procedimentos relativos ao gerenciamento da força de vendas.

Alternativas

ID
3232660
Banca
IBFC
Órgão
Câmara Municipal de Araraquara - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O Marketing Institucional é definido por aquele que não tem como objetivo imediato à venda dos produtos da organização. Seu escopo é reforçar a imagem destas, auxiliando o posicionamento institucional. A partir dessas afirmativas se utilize dos conceitos abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Marketing institucional é uma vertente do marketing que lida com ideias e trocas simbólicas, e está intimamente relacionado à imagem organizacional. Seu principal objetivo é criar uma percepção positiva nos públicos; em última instância, no entanto, visa ao lucro por meio da comercialização de produtos e serviços, à manutenção da base de clientes e à conquista crescente do mercado.

    De acordo com Froemming (2008), autora da definição no enunciado, o marketing institucional é formado por conceitos essenciais: imagem e posicionamento, atitudes e comportamentos favoráveis, ações de marketing social, apoio e parceria, e monitoramento contínuo.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar opção errada, que não é um dos conceitos do marketing institucional:

    A) Certo. Posicionamento está ligado à imagem e à posição que uma marca tem na mente dos públicos. Por meio de ações de marketing institucional, a marca consegue se diferenciar da concorrência e tem mais chances de conquistar a preferência do consumidor.

    B) Errado. Por meio de ações de marketing institucional, a organização se posiciona perante seus públicos e pode leva-los a desenvolver atitudes e comportamentos favoráveis.

    C) Certo. Por meio de ações de marketing institucional e de relacionamento, a organização cria incentivos e condições para transformar um consumidor eventual em um cliente recorrente e defensor da marca busca, conquistando apoio e parceria deste.

    D) Certo. Por meio das ações de marketing social , é possível apresentar a organização como um ente socialmente responsável e inserido na comunidade, o que abrirá oportunidades para maior interação com seus públicos.

    E) Certo. O monitoramento contínuo possibilita a análise e, quando necessária, a adequação das ações da organização ao seu apelo ideológico, minimizando, ou até mesmo evitando, problemas de imagem e resultados negativos nos âmbitos operacionais e financeiros.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa que apresenta a opção errada é a B.

    Gabarito do professor: Letra B.

    Bibliografia:

    - Boone, Louis E. & Kurtz, David L. Contemporary Marketing. Cengage Learning. 2009.

    - Froemming, Lurdes Marlene Seide. Marketing institucional. Ijuí: Ed. Unijuí, 2008.

ID
3350119
Banca
FADESP
Órgão
UEPA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em sentido estrito, marketing significa o mercado atuando. Por isso mesmo, a principal dificuldade que as empresas e instituições públicas enfrentam na atualidade é acompanhar as mudanças do mercado, especialmente com a entrada das novas tecnologias digitais. Deste modo, o marketing digital, quando se trata do relacionamento com o público, deve se preocupar em

I
.atualizar os sistemas de relacionamento com o consumidor ou usuário,usando as redes sociais e os ambientes digitais.
II.
desenvolver campanhas com base na responsabilidade social para as plataformas de propaganda e publicidade nos ambientes digitais, com o objetivo de posicionar a marca com relação às questões socioeconômicas.
III.
transformar o consumidor em um aliado,considerando o processo de engajamento social dos clientes, que caracteriza, em boa medida, as ações de participação e colaboração que caracterizam a cultura do consumo.
IV.
ignorar a concorrência, uma vez que a competição nos mercados globais deixou de ser vertical para ser horizontal; em outras palavras, empresas pequenas não devem ser consideradas como peças importantes no posicionamento mercadológico.

Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)

Alternativas
Comentários
  • O marketing digital é uma vertente do marketing e pode ser definido como um conjunto de táticas desenvolvidas em meios digitais com vistas para atingir os objetivos de marketing de um indivíduo, grupo de pessoas ou uma organização. SEO, marketing de conteúdo, e-mail marketing e redes sociais são algumas das estratégias utilizadas por profissionais dessa área.

    Vamos analisar as assertivas:

    I. CERTO. É de vital importância que as organizações estejam presentes no ambiente digital e mantenham relacionamentos achegados com seus públicos por meio de canais de comunicação (redes sociais, e-mail, telefone, etc).

    II. ERRADO. Não é uma obrigação do marketing digital desenvolver campanhas com base na responsabilidade social e não é uma regra posicionar a marca com questões socioeconômicas. Tais estratégias podem estar presentes no planejamento estratégico de marketing visando alcançar um diferencial competitivo em relação aos concorrentes e agregar valor ao produto, serviço ou marca, mas não é uma exigência como afirma a questão. Outro aspecto importante: as plataformas analógicas e digitais devem manter uma mesma identidade, com as devidas adequações aos meios, para não gerar confusão e dissonância na mente do público.

    III. ERRADO. Transformar o consumidor em um aliado é um dos objetivos mais desejados pelas organizações, visto que como parceiro da marca, o cliente se mantém fiel e atua como propagador. Isso pode ser potencializado por estratégias de marketing digital. As demais ideias expressas na assertiva, no entanto, parecem perdidas na frase e se relacionam de maneira confusa: engajamento social, participação, colaboração, cultura do consumo. Será que diz respeito à preocupação que os consumidores têm com questões sociais e o desejo de contribuir de alguma forma? Se sim, isso realmente ocorre na cultura do consumo, tão individualista? Se não, será que se refere ao engajamento comumente observado nas redes sociais, em que há participação e colaboração dos usuários em questões cotidianas?

    IV. ERRADO. Analisar a concorrência é uma etapa fundamental do marketing que não pode ser ignorada. É verdade que é difícil, ou praticamente impossível, verificar todas as organizações que atuam como concorrentes no ambiente digital, mas mesmo aquelas de pequeno porte podem oferecer perigos ao negócio.

    O gabarito da questão aponta as assertivas I, II e III como corretas. O professor considera que somente a assertiva I está correta. Diante da explicação, no entanto, podemos concluir que a questão é passível de anulação.

    Gabarito da Banca: Letra D

    Gabarito do professor: QUESTÃO ANULADA.

    Fonte:

    - Barros, Maria Rosa Da Silva. O Consumo Desmedido Em Redes Sociais: uma revisão sistemática de seus antecedentes e consequentes no comportamento humano.  Trabalho de conclusão de curso. ECA – USP. 2019.

    - Cruz, Lucia Santa e Martineli, Fernanda. O engajamento social como estratégia de comunicação: consumo e responsabilidade no discurso empresarial. II Encontro ESPM de Comunicação e Marketing. 2007.
  • Gabarito D)

  • empresas pequenas NÃO devem ser consideradas como peças importantes...erro encontra-se no "não"


ID
3576877
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Presidente Prudente - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos tem por objetivo:

Alternativas

ID
3576880
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Presidente Prudente - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A devolução de embalagens vazias de agrotóxicos ao fabricante ou ao fornecedor do produto é uma prática que deve ser acompanhada pelo gestor ambiental, uma vez que que essas embalagens

Alternativas

ID
3768166
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Lagoa Santa - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Segundo Marcos Rocha (2015), assinale a alternativa que melhor define “marketing verde”.

Alternativas
Comentários
  • Marketing verde, também conhecido como marketing ecológico ou marketing ambiental, consiste na troca entre pessoas, com o objetivo de satisfazer necessidades e desejos, geralmente com contrapartida financeira e entrega de produtos e serviços, envolta de preocupações com o ambiente e com os recursos naturais. Está relacionado à produção sustentável de bens e serviços, à reutilização de mercadorias, ao aumento do ciclo de vida de produtos, ao incentivo ao consumo consciente, à gestão ambiental empresarial e às alianças verdes.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. A prática do marketing verde está intimamente ligada à mudança de mentalidade da organização e das pessoas que a compõe (diretores, colaboradores e acionistas) e à adoção de uma consciência ambiental. No entanto, envolve muito mais que a aquisição de produtos ou contratação de serviços ambientalmente responsáveis. Engloba a produção de mercadorias ou prestação dos serviços, o relacionamento com os consumidores e a maneira de se posicionar perante seus públicos.

    B) Errado. O marketing verde não tem como foco privilegiar as ações dos colaboradores. A organização pode, no entanto, usar a economia e preservação de recursos naturais por parte de seus funcionários como uma bandeira e com isso retratar, de certa forma, a consciência ambiental praticada internamente perante seus públicos.

    C) Errado. O marketing verde pode ser usado por líderes de organizações e governos para beneficiar projetos, mas não se limita a uma política. A prática desse tipo de marketing não pode ser usada apenas como argumento para criar uma boa imagem, melhorar as vendas ou sustentar negócios; envolve uma gestão preocupada com o ambiente, que afeta diretamente todos os processos.

    D) Certo. O marketing verde refere-se à inclusão da organização e de seus colaboradores em ações relacionadas à preservação do ambiente, seus organismos vivos e recursos naturais. É uma filosofia organizacional, que direciona o posicionamento perante seus públicos.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a D.

    Gabarito do professor: Alternativa D.
  • Marketing Verde:

    DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: atende as necessidades da geração atual sem comprometer o direito das futuras gerações atender a suas próprias necessidades. PRODUTO VERDE: produto que visa reduzir problemas ambientais globais. Por exemplo, ser eficiente no consumo de energia, não gerar poluição, utilizar fontes renováveis, reciclado ou reutilizado e ter descarte seguro.


ID
3859207
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As campanhas de Marketing Social têm sido desenvolvidas e implementadas através de uma ampla variedade de áreas, embora a maioria e mais visível seja às relacionadas à saúde pública. Então, o Marketing Social parece ser apropriado à campanha referente aos cuidados de saúde. Assinale a alternativa que apresenta o objetivo e meta do marketing social.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor

    O marketing social é uma vertente do marketing que usa os mesmos princípios, técnicas, ferramentas e estratégias da sua área de origem para buscar algo diferente: incentivar o público-alvo a adotar comportamentos e compartilhar hábitos que beneficiam tanto o indivíduo como a coletividade. Baseia-se na autenticidade e no comprometimento da organização com causas sociais. Temos como exemplos campanhas de vacinação, de prevenção a acidentes de trânsito e de proteção ao meio ambiente.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. O objetivo do marketing social não é maximizar lucros e/ou vendas. Esse é o objetivo do marketing comercial.

    B) CERTO. O objetivo do marketing social é a mudança de comportamento que irá beneficiar a sociedade como um todo. O marketing social busca apresentar os benefícios que resultam dessa alteração na conduta.

    C) ERRADO. O objetivo do marketing social não é aumentar a visibilidade de marcas e produtos. Apesar de isso acontecer em consequência de ações sociais bem-sucedidas, ter destaque e ganhar visibilidade são objetivos do marketing comercial.

    D) ERRADO. Gerenciar uma marca está intimamente relacionado ao branding e ao marketing comercial, não sendo, portanto, um objetivo do marketing social.

    E) ERRADO. Construir boas relações com consumidores e parceiros é um objetivo do marketing comercial. As ações de marketing social podem gerar admiração nos consumidores, e como efeito colateral, contribuir para melhorar as relações da organização com seus clientes e parceiros.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a B.

    Gabarito do Professor: Letra B.

    Fonte de pesquisa:

    - Nancy, R. Lee & Kotler, Philip. Marketing social. Saraiva Educação S.A. 2019.

  • Marketing social:

    Compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que afetem positivamente a comunidade ou parte dela.

    Marketing social é igual ao conceito de responsabilidade social. A visão do marketing social como diferencial competitivo sem que as ações tenham o objetivo de influenciar um comportamento coletivo é errônea. Visa apenas a incrementação da imagem institucional.


ID
4029226
Banca
IBADE
Órgão
CBM-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O que caracteriza o marketing societal?

Alternativas
Comentários
  • Marketing societal é uma vertente do marketing que busca atender às necessidades dos clientes, às exigências da organização e aos interesses de longo prazo tanto dos consumidores como da sociedade. Tem como princípios norteadores o bem-estar da humanidade, a satisfação dos desejos e o lucro.

    De acordo com Kotler & Armstrong (2015), a prática do marketing societal é expressa pela maior oferta de produtos desejáveis, que proporcionam apelo imediato e benefícios no longo prazo, em detrimento de produtos inadequados, agradáveis e/ou benéficos.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que caracteriza o marketing societal:

    A) Certo. É a prática do marketing baseada em considerações sociais e éticas, equilibrando os lucros, a satisfação dos consumidores e o interesse público.

    B) Errado. A afirmação “A transferência de uma mensagem do emissor para o receptor, por meio da escrita impressa ou processada eletronicamente" não caracteriza o marketing societal. Está mais relacionada a uma definição bem limitada do termo divulgação.

    C) Errado. A afirmação “O foco em vendas em massa, direcionado a grupos que compartilham as mesmas categorias demográficas e perfil psicológico" não caracteriza o marketing societal. Está mais relacionado à prática do marketing segmentado.

    D) Errado. A afirmação “O foco em ações de filantropia, caridade e trabalho voluntário realizado por uma empresa" não caracteriza o marketing societal. Está mais relacionada a ações de responsabilidade social que não visam ao lucro, mas buscam contribuir para melhorias em questões sociais ou ambientais ligadas, diretamente ou não, à organização.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a A.

     Gabarito do professor: Alternativa A.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip & Armstrong, Gary. Princípios de marketing. Tradução: Sabrina Cairo. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

ID
4985653
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A pesquisa de mercado é uma ferramenta de grande importância para que os profissionais de marketing possam avaliar seus produtos ou clientes e definir estratégias de ação junto aos stakeholders. Sobre esse instrumento NÃO é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Erro da C: não há uma grande taxa de respostas, mas somente retorno rápido, dos poucos que respondem.

  • Quem responde email de pesquisa de satisfação???

  • A pesquisa quantitativa é apropriada para medir opiniões, atitudes e preferências, além de estimar o potencial ou volume de vendas de um negócio.

    JUREI QUE APENAS A QUALITATIVA TERIA ESSA APROPRIAÇÃO.


ID
4985665
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A atenção ao público interno de uma organização é uma preocupação de marketing que resultou no estabelecimento do Endomarketing, uma recente segmentação dos estudos de mercado, da qual pode-se afirmar que, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Passível de anulação. A única exceção entre as alternativas quanto ao papel do Endomarketing é a letra D. O Endomarketing não se limita em enxergar o colaborador como um mero cliente interno - vai muito além disso.

  • Até a alternativa (E) seria mais plausível de estar em desacordo do que a (B).

    Já que o Endomarketing não se limita a fazer que o funcionário compre a imagem organizacional ou faça divulgação para familiares tão somente. Isso se estenderia a relacionamentos secundários também como amigos, grupos religiosos, etc.

  • Justamente. Inclusive, só errei por ter marcado a D, mais ideal ao que se pede como "exceção";

  • Está errado o gabarito, a questão pede a assertiva errada(exceto), a resposta mais acertada seria a letra D. Acho que a banca é tão ruim que perdeu o gabarito e o examinador não lembrava mais da resposta.

  • Com todo respeito a alternativa do gabarito não faz nenhum sentido, visto que, o ENDOMARKETIG é algo visto e feito para d entro, o funcionário é visto como cliente SIM, e isto surge em virtude da concorrência, o intuito e ver o funcionário como colaborador. Então a questão ai deveria esta como ANULADA .