CERTO -
4.9. Departamentalização Funcional
É o critério mais usual na administração. Os departamentos são agrupados de acordo com a função organizacional, ou seja, são formados departamentos de Marketing, de Finanças, de Recursos Humanos etc.
Nesse tipo de departamentalização, o agrupamento é feito tendo em vista a semelhança das tarefas, habilidades e recursos para a execução de cada função específica.
Figura 4.11 – Departamentalização funcional
Suas principais vantagens são: junta todas as pessoas que executam as mesmas tarefas em um só departamento, facilitando a utilização das capacidades técnicas das mesmas; facilita o treinamento e é indicada para organizações em setores mais estáveis e que não mudem muito seus produtos e serviços.
Já as desvantagens se relacionam com uma falta de coordenação entre os departamentos, a dificuldade de se adaptar às mudanças externas e uma visão mais “estreita” dos membros dos departamentos, pois só analisam seus próprios problemas.
GABARITO: CERTO
As estruturas organizacionais formais podem ser dos seguintes tipos:
Funcional - é estruturada por função da empresa. Ex.: Departamento de Produção, Departamento Financeiro, Departamento de Marketing etc.
Territorial - é usada quando a empresa é dispersa. Ex.: região norte, região sul etc.
Produtos/Serviços – quando a empresa tem várias linhas de produtos. Ex.: têxtil, farmacêutico, químico etc.
Clientes - por tipo de cliente. Ex.: feminino, infantil etc.
Processos - etapas de um processo. Ex.: em uma indústria, tem os setores de corte, montagem, estamparia etc.
Projetos - a alocação de pessoas e recursos é temporária. Quando acaba um projeto, a equipe muda para outro. Ex.: uma construtora tem várias obras. Quando acaba uma construção, o pessoal e os equipamentos vão para outra obra.
Matricial (organização em grade) - a equipe trabalha para dois comandos simultaneamente. Ex.: em uma fábrica, a equipe de manutenção recebe ordens da gerência de manutenção e também da gerência de produção.
Mista - mistura os vários tipos de estruturas para se adaptar à realidade.
Fonte: Minhas anotações dos comentários dos colegas do QC.
BONS ESTUDOS.