SóProvas


ID
2111062
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Curuçá - PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“BERRO AMAZÔNICO”


Falar, já falamos. E não nos ouviram...! Gritar, já gritamos. E não nos ouviram...! Já falamos. Não ouviram...! Já gritamos. Não ouviram...! Então, berramos! Que o nosso berro amazônico possa ser ouvido em todo o Brasil e tenha ressonância pelo mundo para que venhamos a ter o respeito que merecemos e exigimos. Berramos para que a Amazônia conheça, se reconheça e se ame! Berramos para afirmar a nossa luta em defesa dos direitos dos povos e das culturas amazônidas. Berramos para afirmar os valores e as tradições de nossas manifestações artísticas e culturais, que fundam o processo de construção de nossas diversidades e identidades e que constituem o nosso espírito amazônico. Berramos porque somos nós, os amazônidas, os maiores guardiões das nossas riquezas naturais que, historicamente, vem sendo usurpadas por um sistema que tem como meta a destruição do homem e da floresta. Berramos contra a discriminação que nos marginaliza das grandes prioridades nacionais, condenando-nos a receber migalhas orçamentárias ou favores institucionais, notadamente no que se refere às artes e culturas nativas e à preservação de nosso patrimônio histórico e cultural. Berramos contra os meios de comunicação social vinculados às grandes redes que abrem espaço e repercutem informações negativas sobre a Amazônia, ignorando as nossas criação e produção artística e cultural e a nossa capacidade de refletir e propor alternativas eficazes para a Região. Berramos contra todas as formas de discriminação que sofrem as culturas indígenas e negras, bases fundamentais de nossa civilização amazônica, exigindo para elas o mesmo tratamento que queremos para as manifestações de outras etnias. Berramos porque nossa alma transborda a arte, a ciência e a cultura desta região que anseia ser conhecida mundo afora com a expressividade de nossos talentos. Berramos, finalmente, para que o Brasil tome a consciência de que a Amazônia, mais do que sua extensão territorial, possui privilegiada situação na balança comercial brasileira; se não nos querem irmanados, com o devido respeito e igualdade de tratamento, haveremos de construir a nossa própria história.

in O Liberal 16/3/2004 

De qual das figuras de linguagem a seguir se valeu o autor desse texto em: “Falar, já falamos. E não nos ouviram...! Gritar, já gritamos. E não nos ouviram...! Já falamos. Não ouviram...! Já gritamos. Não ouviram...! Então, berramos!”?

Alternativas
Comentários
  • Gradação ou Clímax

    Consiste na figura que utiliza uma sequência de palavras de maneira gradativa, dentro de uma mesma ideia. Para entender o que é gradativo, pense numa escala de vários tons de cinza. Em um extremo, teremos um tom mais claro de cinza, próximo do branco. No extremo oposto, encontramos um tom mais escuro de cinza, próximo do preto.

    Agora podemos mentalmente substituir o branco e o preto da escala de cinzas pelas figuras eufemismo e hipérbole. Na gradação, a sequência de palavras podem ir se amenizando (se tornando uma a uma mais eufêmica) ou ir se exagerando (se tornando uma a uma mais hiperbólica). Vejamos exemplos para tornar mais claro:

    "De repente o problema se tornou menos alarmante, ficou menor, um grão, um cisco, um quase nada."

     https://www.infoenem.com.br/figuras-de-linguagem-eufemismo-hiperbole-e-gradacao/

  • Gabarito: Alternativa C

    Gradação. falaram ... gritaram ... berraram...

  • Falamos, gritamos, berramos.

  • Parece ironia também.

  • Eu marquei a letra D (paradoxo). :(

  • Gabarito: c)

    GRADAÇÃO: Consiste em dispor as ideias por meio de palavras, sinônimas ou não, em ordem crescente ou decrescente.

    Ex.: “Falar, já falamos. E não nos ouviram...! Gritar, já gritamos. E não nos ouviram...! Já falamos. Não ouviram...! Já gritamos. Não ouviram...! Então, berramos!”?

  • Gabarito: C

    Gradação: Falamos, gritamos, berramos.

  • GABARITO: LETRA C

    Gradação:
    Enumeração que denota crescimento ou diminuição (clímax ou anticlímax).
    - É um pássaro, é um avião, não… é o super-homem.
    - O primeiro milhão possuído excita, acirra, assanha a gula do milionário.
    - O amor é esfuziante, grande, perturbador, uma tragédia.
    FONTE: A gramática para concursos públicos / Fernando Pestana. – 2. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015.

  • GRADAÇÃO: Pressupõe uma arrumação de enumeração numa ordem crescente e decrescente e que tem uma relação.

    EX: "QUERIAM-ME, SOLTEIRO, NAMORADO, CASADO, DIVORCIADO?"

    GABARITO LETRA C