SóProvas


ID
2111083
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Curuçá - PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Doce da Amazônia: Coca-Cola usa açúcar da floresta e dá novo sabor à vida de 22 mil pessoas.
“A Coca-Cola que dois milhões de pessoas vão beber durante as Olimpíadas, no outro lado do mundo, tem o gostinho da Amazônia”. Uma usina encravada na floresta, numa paisagem rodeada de igarapés, produz o açúcar que adoça o refrigerante mais vendido em todo o País e que sai daqui para a Austrália. No caminho do território da onça-pintada à terra dos cangurus, o produto da Usina Jayoro ajuda a dar um sabor diferente à vida dos moradores da pequena Presidente Figueiredo, a 107 quilômetros de Manaus. No município, de 22 mil habitantes, dos quais apenas sete mil vivem na área urbana, a produção de 16 mil toneladas de açúcar por um ano, num canavial de 590 quilômetros quadrados, é sinônimo de mais de dois mil empregos diretos e indiretos. Em consequência, o distrito-sede tem todas as ruas asfaltadas e sobram vagas nas escolas. 'A usina funciona como um programa social para o município. Os empregos gerados por ela ajudaram até a diminuir os índices de alcoolismo e de divórcios entre a população', afirma o prefeito de Presidente Figueiredo, Fernando Vieira. 'Além disso, o empreendimento abre portas para que outras agroindústrias se instalem por aqui´” IstoÉ, 30 ago. 2000. 

No excerto: “No município, de 22 mil habitantes, dos quais apenas sete mil vivem na área urbana, a produção de 16 mil toneladas de açúcar por um ano, num canavial de 590 quilômetros quadrados, é sinônimo de mais de dois mil empregos diretos e indiretos”, ao usar o termo, a expressão sinônimo, o autor fez uso de qual função de linguagem?

Alternativas
Comentários
  • ele usa uma palavra para explicar outra palavra...

  • O Prof. de Português do QConcursos, Arenildo Santos, explica:

    6) Função metalinguística: evidência ao código.  Se um texto fala do próprio texto, já temos metalinguagem.  O melhor exemplo é o dicionário, pois ali encontramos palavras reunidas para explicar o significado das próprias palavras.

  • ...

    LETRA E -  CORRETASegundo o professor Martino Agnaldo ( in Português esquematizado: gramática, interpretação de texto, redação oficial, redação discursiva. 3 Ed. São Paulo: Saraiva, 2014. p. 323):

     

     

    Função metalinguística

     

     

    Essa função refere­-se à metalinguagem, que ocorre quando o emissor explica um código usando o próprio código. Quando um poema fala da própria ação de se fazer um poema, por exemplo.

     

     

    Para fazer um poema dadaísta

     

     

    Tristan Tzara

    Pegue um jornal

    Pegue a tesoura.

    Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema.

    Recorte o artigo.

    Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta­-as num saco.

    Agite suavemente.

    Tire em seguida cada pedaço um após o outro.

    Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco.

    O poema se parecerá com você.

    E ei­-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público.” (Grifamos)

     

     

    No mesmo sentido, o professor Fernando Pestana ( in A gramática para concursos públicos. – 2. ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015. P. 1131 ):

     

    Função Metalinguística

     

    o código usado para estabelecer comunicação é o centro da mensagem, no sentido de que ele é instrumento de explicação de si mesmo; usa-se um signo para explicar a si próprio;

     

    essa função busca esclarecer, refletir, discutir o processo discursivo, em um ato de comunicação em que se usa a linguagem para falar sobre ela própria;

     

    encontramos em poemas que falam sobre o fazer poético (metapoema), sambas que abordam esse gênero musical, filmes que discutem o cinema, palavras usadas para explicar outras em dicionários, narradores que refletem sobre a arte de narrar (metanarração) etc.” (Grifamos)

  • Função fática  Palavra-chave: canal

    Tem por finalidade estabelecer, prolongar ou interromper a comunicação. ex: Como vai, tudo certo?; Alô?

    Função emotiva ou expressiva: OU EUMOTIVA o objetivo do emissor é transmitir suas emoções e anseios. A realidade é transmitida sob o ponto de vista do emissor, a mensagem é subjetiva e centrada no emitente e, portanto, apresenta-se na primeira pessoa. Por exemplo: “Porém meus olhos não perguntam nada.

    Função conativa ou apelativa: O objetivo é de influenciar, convencer o receptor de alguma coisa por meio de uma ordem (uso de vocativos), sugestão, convite ou apelo (daí o nome da função). Os verbos costumam estar no imperativo (Compre! Faça!)