-
Letra A.
O hardware, circuitaria, material ou ferramental. É a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos.Em complemento ao hardware, o software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados processado pelos circuitos eletrônicos do hardware. Toda interação dos usuários de computadores modernos é realizada através do software, que é a camada, colocada sobre o hardware, que transforma o computador em algo útil para o ser humano. Além de todos os componentes de hardware, o computador também precisa de um software chamado Sistema Operacional. O Sistema Operacional torna o computador utilizável. Ele é o responsável por gerenciar os dispositivos de hardware do computador (como memória, unidade de disco rígido, unidade de CD) e oferecer o suporte para os outros programas funcionarem (como Word, Excel etc).
-
Pra não esquecer:
Hardware é o que a gente chuta
Software é o que a gente xinga.
-
Resposta: a) O hardware é a parte física (eletrônica); e o software, a lógica (sistema) do computador.
O hardware de um computador é o conjunto de elementos físicos ou componentes que o integram, entre eles a CPU (unidade de processamento de dados), as placas (de memória, de som, de rede e outras), os dispositivos de entrada e saída (o monitor, o teclado, o mouse, a impressora, o leitor de CD-ROM, ZIP etc.) e as conexões.
O software é o conjunto de programas que permite coordenar o funcionamento do hardware. Inclui os sistemas operacionais, cuja função é coordenar o trabalho dos componentes; os aplicativos, que servem para colocar em pratica as diferentes tarefas que requer o operador, como redigir textos ou efetuar cálculos; e finalmente as linguagens, que permitem programa tanto os aplicativos como os sistemas operacionais.
-
E) comentário!
Você sabe a diferença entre drive e driver? Driver (com “r” no final) são programas que são instalados para permitir o correto funcionamento de determinados dispositivos. Quando instalamos uma placa de rede, por exemplo, para que ela funcione corretamente precisamos instalar o driver fornecido juntamente com a placa. Drive (sem “r” no final): inicialmente a palavra drive designava apenas dispositivos pelos quais se podia inserir discos magnéticos (disquetes). Atualmente, o significado está relacionado também a dispositivos como o CD-ROM, Zip drive, Ls 120, etc.
Sempre que pintar uma dúvida, basta se lembrar de “Mega Drive” (veja, sem o “r”, pois designa o console – hardware – do vídeo game), o famoso console da SErvice GAmes of Japan (SEGA).
-
Letra A.
Não pode ser a alternativa B porque a definição está invertida. Não pode ser a alternativa C, mesmo que faça sentido em uma última análise (aquisição de hardware, download de softwares freeware), entretanto não é uma definição que caracteriza a diferença entre eles. Na alternativa D, assim como na letra B, está invertida a definição. Na letra E, o termo DRIVERS é incorreto para a definição apresentada, sendo DRIVE o correto para hardware.
-
Letra A - Correta
O hardware é a parte física (eletrônica); e o software, a lógica (sistema) do computador. O hardware são os periféricos e dispositivos e o software os programas e sistemas.
Uma bem humorada que resume isso: hardware é o que você chuta, software é o que você xinga. Mas não vai sair batendo no computador XD
Letra B - Errada
Os programas constituem o software; e os periférios o hardware. É o oposto da afirmação.
Letra C - Errada
Sem nexo essa separação entre ser pago e gratuito. Um hardware pode ser gratuito, se a empresa te doar, por exemplo, embora isso seja difícil de imaginar. O hardware é a parte física, então normalmente será paga mesmo. Há softwares gratuitos (Mozilla Firefox, Windows Live Mensager, BrOffice.org, etc.) e há software pagos (Windows XP, Norton Antivírus, Nero).
É importante que fique claro que a diferença entre hardware e software é que o primeiro é a parte física e o segundo é a parte lógica do computador e nada tem a ver com ser pago ou não.
Letra D - Errada
É impossível uma atualização de hardware pela Internet, já que é a parte física. Você pode até encomendar uma peça via Internet, mas tem de instalar fisicamente quando chegar.
A atualização de um software poderia ser (e normalmente é) feita pela Internet. Pode ser exigida ou não a compra, isso dependerá de cada programa e de sua licença.
Letra E - Errada
Pegadinha. Aplicativos são componentes de software, certo.
O problema são os drivers, que podem ser confundidos com drives. Driver (com "r") é o programa instalado para o funcionamento de determinado hardware na máquina, quando você instala uma impressora e vem junto o driver dela. Já o drive (sem "r") é o hardware para leitura de certos discos móveis (disquetes, cd's, dvd's, blu-rays e etc.).
-
Gabarito. A.
uma afirmação pouco genérica mais valida.