SóProvas



Prova FUNIVERSA - 2010 - MPE-GO - Técnico de Informática


ID
208693
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A respeito das regras gerais de redação de correspondências oficiais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: d)

    Manual de Redação Oficial da Presidência da República

    1.2. A Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais

    As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. Para atingir esse objetivo, há que evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos. Não há dúvida que um texto marcado por expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, tem sua compreensão dificultada.
     

  • Somente para complementar o comentário da colega, segue abaixo o erro das demais alternativas


    Alternativa A - Além de atender à disposição constitucional, a forma dos atos normativos obedece a certa tradição. Há normas para sua elaboração que remontam ao período de nossa história imperial, como, por exemplo, a obrigatoriedade de que se aponha, ao final desses atos, o número de anos transcorridos desde a Independência. Essa prática foi mantida no período republicano.


    Alternativa B - Percebe-se, assim, que o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre da ausência de impressões individuais de quem comunica

    Nunca serão bem-vindas impressões individuais nas comunicações oficiais


    Alternativa C - Lembre-se que o padrão culto nada tem contra a simplicidade de expressão, desde que não seja confundida com pobreza de expressão


    Alternativa E - Pode-se concluir, então, que não existe propriamente um “padrão oficial de linguagem”; o que há é o uso do padrão culto nos atos e comunicações oficiais. É claro que haverá preferência pelo uso de determinadas expressões, ou será obedecida certa tradição no emprego das formas sintáticas, mas isso não implica, necessariamente, que se consagre a utilização de uma forma de linguagem burocrática

  • Não entendi o erro da opção A, pois apesar de não estar no texto do manual, ATË HOJE se mantém esta pratica (pelo menos em todas as leis assinadas pelo presidente).
  • Lucas,

    O errado da alternativa A está no final. 
    "Essa prática é mantida desde o início do período republicano até hoje".
    Na realidade, a prática de inserir os anos transcorridos desde a Independência precede o período republicano, tem sua origem no Império.
    • d) As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro.
    • clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Claro é aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. A clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende estritamente das demais características da redação oficial. Para ela concorrem:
      a) a impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto;
      b) o uso do padrão culto de linguagem, em princípio, de entendimento geral e por definição avesso a vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão;
      c) a formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescindível uniformidade dos textos;
      d) a concisão, que faz desaparecer do texto os excessos lingüísticos que nada lhe acrescentam.
      É pela correta observação dessas características que se redige com clareza. Contribuirá, ainda, a indispensável releitura de todo texto redigido. A ocorrência, em textos oficiais, de trechos obscuros e de erros gramaticais provém principalmente da falta da releitura que torna possível sua correção.
      A revisão atenta exige, necessariamente, tempo. A pressa com que são elaboradas certas comunicações quase sempre compromete sua clareza. Não se deve proceder à redação de um texto que não seja seguida por sua revisão. “Não há assuntos urgentes, há assuntos atrasados”, diz a máxima. Evite-se, pois, o atraso, com sua indesejável repercussão no redigir.
       
    • Alternativa B: O tratamento que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre de vários fatores, entre os quais se destacam determinadas impressões individuais de quem comunica, que só serão bem-vindas no texto se forem utilizadas sob a forma de alerta para o destinatário da mensagem, ou seja: o público, o conjunto dos cidadãos ou outro órgão público, do Executivo ou dos outros Poderes da União. (ERRADA).

      Uma das características da Redação Oficial é a impessoalidade. Essa característica decorre "da ausência de impressões individuais de quem comunica. É sempre em nome do Serviço Público que é feita a comunicação. (...) se o universo temático das comunicações oficiais se restringe a questões que dizem respeito ao interesse público, é natural que não cabe qualquer tom particular. (...) a impessoalidade aplica-se, em primeiro lugar, a quem escreve o texto, ao Signatário. Aquele que assina não é o remetente, não é o dono da correspondência - o emissor na redação oficial é sempre o Serviço Público. O redator não pode, portanto, deixar que sua visão, seus interesses ou sua vontade se reflitam no texto".


      Alternativa C: O padrão culto não combina com a simplicidade de expressão, para não ser confundido com pobreza de expressão. (ERRADA)

      O atributo do Uso do padrão culto de linguagem "é traduzido nos dois mandamentos a seguir: obediência à gramática formal e utilização de vocabulário simples".


      Alternativa D: As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro. (CORRETA).

      Utilização do vocabulário simples:

      "As palavras e expressões utilizadas devem ser entendidas por todos os usuários da língua. Para isso há duas categorias de orientação:"

      1: não utilizar (inclusão proibida): gíria, jargão técnico, regionalismo, linguagem rebuscada, construções próprias da literatura;

      2. evitar (inclusão somente quando indispensável): termo técnico, neologismo e estrangeirismo.


      Alternativa E: Existe propriamente um padrão oficial de linguagem; uma vez que haverá preferência pelo uso de determinadas expressões ou obediência a certa tradição no emprego das formas sintáticas, razão por que se consagrou a utilização de linguagem burocrática, conhecida como o jargão burocrático. (ERRADA).

      Conforme o atributo do padrão culto da linguagem, deve-se utilizar vocabulário simples. Jargões burocráticos vão de encontro com essa característica.


      Fonte: APOSTILA VESTCON


    • A) Além de atender à disposição constitucional, a forma dos atos normativos obedece a certa tradição. Há normas para sua elaboração que remontam ao período de nossa história imperial, como, por exemplo, a obrigatoriedade – estabelecida por decreto imperial de 10 de dezembro de 1822 – de que se aponha, ao final desses atos, o número de anos transcorridos desde a Independência. Essa prática foi mantida no período republicano.


    ID
    208711
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Atualidades
    Assuntos

    A grande crise da economia global começa a ser percebida como uma série de eventos encadeados, mas imprevisíveis, sem que se conheça onde será o próximo ataque. A dívida pública dos EUA, Japão, Inglaterra, dos países da Zona do Euro, sobretudo os mediterrâneos, como Portugal, Espanha, Itália e Grécia, está entre o espanto e o terror.

    Antônio Machado. Europa em Chamas. In: Correio Braziliense, 15/5/2010, p. 19 (com adaptações).

    Acerca do tema abordado pelo texto e de outros a ele relacionados, assinale a alternativa correta.

    Alternativas
    Comentários
    • Um conjunto de cinco países europeus tem tirado o sono de economistas do mundo todo. Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha, batizados de Piigs (acrônimo depreciativo criado para denominar as cinco economias, e que em inglês tem sonoridade e escrita semelhante a “porcos”), provocam temor em investidores quanto à capacidade desses governos de conter o alto deficit fiscal e honrar suas dívidas. O deficit ocorre quando um país gasta mais do que arrecada.

    • Os países participantes na União Europeia são 15, mas apenas 12 adotaram a moeda única. O grupo de países que integram a União Econômica e Monetária (UEM) é designado por Zona do Euro, Área do Euro ou Eurolândia. Os países da zona do Euro são: Portugal, Holanda (Países Baixos), Espanha, Itália, França, Áustria, Luxemburgo, Irlanda, Bélgica, Finlândia, Alemanha e Grécia.

      Os países que não pertencem à Zona Euro poderão aderir ao Euro a qualquer momento: Inglaterra, Dinamarca e Suécia.

    • Por eliminação:

      a) A inglaterra faz parte da UE, só não adota o euro como moeda oficial (Errada).

      b)O texto enfoca um aspecto negativo da globalização: a globalização das crises (Errada)

      c)Só 12  países da UE adotam o Euro (Errada)

      d)(Certa)

      e)Obama buscou a intervenção do Estado na economia. Intervenção do Estado não é dogma neoliberal, muito pelo contrário. O Estado não tem vez no neoliberalismo (Errada).

    • A União Européia é composta por 27 países, do quais 16 estão na zona do euro e 11 não estão. Dos onze, três não aceitam a unificação da moeda entre elas: Suécia, Inglaterra e Dinamarca. Dos 8 que sobram terão até 2015 para fazer parte da zona do euro.

      zona do euro:

      Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal

    • 1957 = TRATADO DE ROMA = CRIAÇÃO DO MCE (MERCADO COMUM EUROPEU)

       

      União Européia – 27 PAÍSES

       

      1957: ITÁLIA, FRANÇA, ALEMANHA, HOLANDA, BÉLGICA, LUXEMBURGO

       

      1973: REINO UNIDO, IRLANDA, DINAMARCA

       

      1981: GRÉCIA

       

      1986: ESPANHA, PORTUGAL

       

      1995: SUÉCIA, FINLÂNDIA, ÁUSTRIA

       

      2004: POLÔNIA, HUNGRIA, REP.THECA, ESLOVÁQUIA, ESLOVÊNIA, ESTÔNIA, LETÔNIA, LITUÂNIA, MALTA, CHIPRE

       

      2007: ROMÊNIA, BULGÁRIA

       

      • 16 PAÍSES UTILIZAM  O EURO
      • A PARTIR DE 01/01/2011 PASSAM A SER 17 PAÍSES (ESTÔNIA)

       

      NOTA: 

      1992= TRATADO DE MAASTRICH (HOLANDA) P/ CRIAÇÃO DE UMA NOVA MOEDA, PEDIRAM 10 ANOS, EM 01/01/2002 CRIAÇÃO DO EURO.

    • Apenas agregando informações. No neoliberalismo o estado é mínimo, não inexistente. Esse estado deve garantir o bom funcionamento da economia liberal, regulando para permitir a livre concorrência e o cumprimento dos contratos. Uma nação sem estado seria anárquica.
    • A letra A está errada. De fato, a Inglaterra não utiliza o euro como moeda. No entanto, ela integra a União Europeia.
      A
      letra B está errada. Na verdade, a partir da leitura do texto, podemos verificar aspectos negativos do processo de globalização. Isso fica bem claro quando o texto se refere a “eventos encadeados, mas imprevisíveis, sem que se conheça onde será o próximo ataque.”
      A
      letra C está errada. Nem todos os países da União Europeia integram a “zona do euro”. O maior exemplo é a Inglaterra, que continua usando a libra esterlina.
      A
      letra D está correta. Os países que possuem altos déficits públicos são Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha, os quais ficaram conhecidos como PIIGS, acrônimo de “pigs”, o que ressalta a fragilidade econômica destes.
      A
      letra E está errada. Diante da crise financeira internacional, Barack Obama aprovou pacotes de estímulo à economia, os quais consistiram basicamente em injetar dinheiro público no mercado. Essas medidas anticrise são totalmente contrárias ao neoliberalismo, que prega a  não-intervenção do Estado na economia.

    ID
    208714
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Atualidades
    Assuntos

    Hidrelétrica de Salto entra em operação

    A Usina Hidrelétrica de Salto, localizada no Rio Verde, entre os municípios de Caçu e Itarumã, começou a produzir energia na noite da última quinta-feira, com metade de sua capacidade de 116 megawatts.

    In: O Popular, 15/5/2010, p. 15.

    Acerca do assunto tratado no texto, assinale alternativa incorreta.

    Alternativas
    Comentários
    • Por eliminação:

      a)Certa

      b)Errada. Nem sempre. Em muitos estados, a distribuição e produção de Energia é feita no modelo de concessão (pra dizer a verdade, acho que em todos).

      c)Certa. A usina nuclear, assim como a movida a carvão, tem o mesmo princípio: gerar energia a partir do calor, que aquece a água. O vapor d'água é que vai mover as turbinas e gerar energia.

      d)Certa. Tem se tornado, tecnicamente, mais seguras (Alguém ouviu falar de algum acidente nuclear nos últimos 10 anos?)

      e)Certa. O potencial hidroelétrico do Brasil ainda é pouco explorado. Como se sabe, a Amazônia possui a maior bacia hidrográfica do mundo. E quanto mais água, maior o potencial de gerar energia.

    • Outro erro da alternativa B encontra-se no fato de se afirmar que o incremento do consumo de energia elétrica é lento, o que não é verdade.

    • O lento incremento da produção de energia no Brasil ocorre principalmente devido ao modelo adotado ser o hidrelétrico. Para a construção de novas usinas ocorre muitos entraves ambientais, é necessário por exemplo, EIA/RIMA (estudo de impacto ambiental e seu relatório), licenças ambientais, consultas à população afetada; em fim; briga por interesses, sejam os ambientalistas ou os desenvolvimentistas. O maior exemplo disso é Belo Monte. E esses fatores independem se o governo tem o monopólio ou não sobre a questão energética, pois teriam que ser obedecidos se a construção e o gerenciamento fossem do setor privado.

    ID
    208717
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Legislação do Ministério Público
    Assuntos

    Considere que Pedro, membro do Ministério Público de Goiás há mais de 10 anos, seja condenado por homicídio culposo e esteja respondendo por improbidade administrativa. Com base nessa situação hipotética, Pedro

    Alternativas
    Comentários
    • Na verdade, Pedro contínua sendo membro do MP. Assim, continua exercendo e participando de  todas as atividades inerentes ao função. Pois só perderá o cargo se condenado em sentença definitiva por condenação em improbidade. Ademais, a condenação por Homícido Culposo não traria a perda da função pública como efeito da condenação, já que a pena máxima de homícido culposo é de 3 anos, necessitando ser superior a quatro para operar tal efeito.
    • Qual o erro da E? Que eu saiba quem responde a processo criminal não pode fazer parte do Conselho Superior... Se alguém souber me avisa ;)
    • Marcia, é que ele continua como membro do MP, e assim ele pode fazer parte do Conselho. E a questão diz que não pode, eis o erro.
    • Conforme expõe o artigo 155, § 1º, concorrerão à lista tríplice os membros do MInistério Público do Distrito Federal com mais de cinco anos de exercicío nas funções da carreira e que não tenham sofrido, nos últimos quatro anos, qualquer condenação definitiva ou NÃO ESTEJAM RESPONDENDO A PROCESSO PENAL OU ADMINISTRTATIVO.




      Questão mal elaborada!







    • Sem contar que na lesgislação, a oportunidade só é restringida caso ocorra ação por homicídio DOLOSO.
    • Pessoal, esta questão foi anulada pela banca que organizou a prova.
      Abs!
    • Candidato qualquer membro se candidata, porém não toma posse. A questão C diz respeito ao Pedro candidatar-se.
    • A alternativa E também está errada pelo seguinte:
      A questão fala de membro do MP e para fazer parte do Conselho só pode ser procurador, excluindo aqui os Promotores.
      Então, sendo membro há de ter duas alternativas, ser promotor e procurador e só pelo tempo daria pra descartar a possibilidade de ser procurador.
      Por isso, também não pode fazer parte do Conselho.
    • Questão muito, mais muito mau elaborada

    • Lei complementar n°25/98 - MP - GO

      Art. 7º - São inelegíveis para o cargo de Procurador-Geral de Justiça os membros do Ministério Público que:

      II - forem condenados por crimes dolosos ou ato de improbidade administrativa, com decisão transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;

      Ou seja, por se tratar de homicídio doloso e o processo por ato improbidade não ter seu transito em julgado Pedro poderá se candidatar ao cargo de PGJ, pois não se encontra nas hipóteses de inelegilibidade para o cargo.


    ID
    208720
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Legislação Estadual
    Assuntos

    Considere que um servidor do Ministério Público de Goiás faça parte de uma sociedade comercial, um restaurante, em que participe da administração da referida empresa apenas fora do horário de expediente. Nessa situação, é correto afirmar, com base no estatuto do funcionário público civil de Goiás, que esse tipo de participação societária do funcionário é

    Alternativas
    Comentários
    • Olá, pessoal!

      Essa questão foi anulada pela organizadora.


      Justificativa da banca:  Há duas alternativas corretas.

      Bons estudos!
    • Creio que as alternativas corretas que motivaram a anulação da questão é a Letra A e a Letra D. Fazer parte de sociedade comercial é infração disciplinar grave (art. 303, inciso VII, exceto como acionista, cotista ou comanditário), todavia não sujeita o infrator a pena de demissão, mesmo em caso de reincidência. A reincidência só sujeita a demissão caso sejam cometidas infrações tipificadas no art. 304, essa afirmação é encontrada no art. 315.


      Abraço.


    ID
    208723
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Legislação do Ministério Público
    Assuntos

    Com relação ao corregedor-geral do Ministério Público de Goiás, assinale a alternativa correta.

    Alternativas
    Comentários
    • Resposta Correta Letra E.

      a) O corregedor-geral será escolhido entre os membros do Ministério Púbico, promotores e procuradores de justiça.
      Errada: Segundo a lei complementar número 25/98, somente os PROCURADORES podem concorrer ao cargo de corregedor-geral do MP, vejamos: 

      Art. 26 - Podem concorrer ao cargo de Corregedor-Geral do Ministério Público os Procuradores de Justiça em exercício, que se inscrevam no último decênio do mês de novembro, junto à Comissão Eleitoral, escolhida pelo Colégio de Procuradores de Justiça até o último dia útil do mês de outubro.
      § 1º - Não havendo inscrição de candidatos, todos os Procuradores de Justiça que preencherem os requisitos serão considerados inscritos de ofício.


      b) A escolha do corregedor-geral será feita no Conselho Superior e entre seus integrantes.
      Errada: A escolha é feita pelo Colégio de Procuradores de Justiça

      Art. 25 - O Corregedor-Geral do Ministério Público será eleito, em votação secreta, pelo Colégio de Procuradores de Justiça, entre seus integrantes, para mandato de dois anos, em regime de dedicação exclusiva, na primeira quinzena do mês que anteceder o término do mandato, permitida a reeleição, observado o mesmo procedimento.

      c) O Conselho de Procuradores de Justiça é o órgão responsável pela eleição do corregedor-geral que, para concorrer ao cargo, deve ter no mínimo 10 anos de carreira.
      Errada: Não é necessário 10 anos de carreira!

      Art. 26 - Podem concorrer ao cargo de Corregedor-Geral do Ministério Público os Procuradores de Justiça em exercício, que se inscrevam no último decênio do mês de novembro, junto à Comissão Eleitoral, escolhida pelo Colégio de Procuradores de Justiça até o último dia útil do mês de outubro.

      d) O corregedor-geral não poderá ser reeleito.
      Errada: É permitida sim, a reeleição.

      Art. 25 - O Corregedor-Geral do Ministério Público será eleito, em votação secreta, pelo Colégio de Procuradores de Justiça, entre seus integrantes, para mandato de dois anos, em regime de dedicação exclusiva, na primeira quinzena do mês que anteceder o término do mandato, permitida a reeleição, observado o mesmo procedimento.

      e) É atribuição do corregedor-geral fiscalizar o cumprimento das metas institucionais estabelecidas pela Procuradoria-Geral de Justiça, pelas Procuradorias de Justiça, pelas Promotorias de Justiça e pelos Centros de Apoio Operacional, decorrentes do Plano Estratégico.
      Correta: É o que diz o artigo 28 alínea D da lei complentar 25/98.

      Art. 28 - São atribuições do Corregedor-Geral do Ministério Público:
      d) fiscalizar o cumprimento das metas institucionais estabelecidas pela Procuradoria Geral de Justiça, Procuradorias de Justiça, Promotorias de Justiça e Centros de Apoio Operacional, decorrentes do Plano Estratégico e seus desdobramentos;
    • é vedada a reeleição dos integrantes do Conselho Superior do MP.

      Art. 17 - O Colégio de Procuradores de Justiça, órgão de administração superior do Ministério Público, é presidido pelo Procurador-Geral de Justiça e integrado por todos os Procuradores de Justiça.

      Art. 19 - O Conselho Superior do Ministério Público é órgão da administração superior do Ministério Público, incumbindo-lhe velar pela observância de seus princípios institucionais.

      § 1º - O Conselho Superior do Ministério Público será composto pelo Procurador-Geral de Justiça, que o presidirá, pelo Corregedor-Geral do Ministério Público, e por 5 (cinco) Procuradores de Justiça eleitos, três pelos Promotores de Justiça em exercício e dois pelo Colégio de Procuradores de Justiça, para mandato de 1 (um) ano, vedada a reeleição, observado o procedimento desta Lei.

      Art. 24. A Corregedoria Geral do Ministério Público é o órgão da administração superior encarregado de orientar e fiscalizar as atividades funcionais e a conduta dos membros do Ministério Público, bem como de fiscalizar e avaliar os resultados das metas institucionais e atividades dos demais órgãos da administração e dos órgãos auxiliares da atividade funcional. - 

      Art. 25 - O Corregedor-Geral do Ministério Público será eleito, em votação secreta, pelo Colégio de Procuradores de Justiça, entre seus integrantes, para mandato de dois anos, em regime de dedicação exclusiva, na primeira quinzena do mês que anteceder o término do mandato, permitida a reeleição, observado o mesmo procedimento.


    ID
    208726
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Legislação do Ministério Público
    Assuntos

    Em relação ao Conselho Superior do Ministério Público de Goiás, é correto afirmar que

    Alternativas
    Comentários
    • Letra A  - Correta


      LEI COMPLEMENTAR Nº 25, DE 06 DE JULHO DE 1998.
      Art. 23 - Ao Conselho Superior do Ministério Publico compete:

      XIV - autorizar, atendida a necessidade do serviço e evidenciado o interesse da instituição, o afastamento de membro do Ministério Público vitaliciado, para, sem prejuízo de vencimentos e vantagens, freqüentar curso ou seminário, de aperfeiçoamento ou estudos, no País ou no exterior, de duração máxima de 2 (dois) anos;


    • Letra A

      O Conselho Superior do MPT é um órgão colegiado, com função NORMATIVA, dentre outras funções, e atua como uma espécie de “Parlamento” do MPT.
    •  a) tem a atribuição de autorizar, atendida a necessidade do serviço e evidenciado o interesse da instituição, o afastamento de membro do Ministério Público vitaliciado, para, sem prejuízo de vencimentos e vantagens, frequentar curso ou seminário, de aperfeiçoamento ou estudos, no país ou no exterior, de duração máxima de 2 anos.
    • Art. 19 - O Conselho Superior do Ministério Público é órgão da administração superior do Ministério Público, incumbindo-lhe velar pela observância de seus princípios institucionais.

      § 1º - O Conselho Superior do Ministério Público será composto pelo Procurador-Geral de Justiça, que o presidirá, pelo Corregedor-Geral do Ministério Público, e por 5 (cinco) Procuradores de Justiça eleitos, três pelos Promotores de Justiça em exercício e dois pelo Colégio de Procuradores de Justiça, para mandato de 1 (um) ano, vedada a reeleição, observado o procedimento desta Lei.


    ID
    208729
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Legislação do Ministério Público
    Assuntos

    A respeito da Escola Superior do Ministério Público de Goiás (ESMP), é correto afirmar que

    Alternativas
    Comentários
    • Art. 64 - A ESMP é órgão auxiliar do Ministério Público, dirigida por Procurador de Justiça ou Promotor de Justiça da mais elevada entrância, de livre escolha do Procurador-Geral de Justiça.
    • SEÇÃO III
      DA ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO

      Art. 64 - A Escola Superior do Ministério Público é órgão auxiliar do Ministério Público, dirigida por Procurador de Justiça ou Promotor de Justiça da mais elevada entrância, de livre escolha do Procurador-Geral de Justiça.
      § 1º - A Escola Superior do Ministério Público poderá, ainda, ser integrada por membros e estagiários do Ministério Público designados pelo Procurador-Geral de Justiça.
      § 2º - O Diretor da Escola Superior do Ministério Público poderá ficar afastado de suas funções de execução e fará jus a gratificação por desempenho da função fixada por ato do Procurador-Geral de Justiça.
      Art. 65 - Incumbe a Escola Superior do Ministério Público, entre outras atribuições previstas no regulamento:
      - Vide Lei Complementar nº 81, de 26-01-2011.
      I - promover, em conjunto com a Corregedoria Geral do Ministério Público, Curso de Preparação e Aperfeiçoamento, como etapa obrigatória para o processo de vitaliciamento de Promotores de Justiça em estágio probatório, conforme regulamentação do Conselho Superior do Ministério Público;
      - Redação dada pela Lei Complementar nº 89, de 12-12-2011.
    • ATUALIZAÇÃO!!! GALERA.
      Art. 64. A Escola Superior do Ministério Público é órgão auxiliar do Ministério Público, com a finalidade precípua de aprimoramento profissional e cultural dos membros da Instituição e dos serviços auxiliares.
      - Redação dada pela Lei Complementar nº 103, de 1º-10-2013, art. 3º.

      § 1º A Escola Superior do Ministério Público será dirigida por membro do Ministério Público
      titular e vitalício, de livre escolha do Procurador-Geral de Justiça.
      - Redação dada pela Lei Complementar nº 103, de 1º-10-2013, art. 3º.


    ID
    208732
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Legislação do Ministério Público
    Assuntos

    O coordenador do Centro de Apoio Operacional tem como atribuição

    Alternativas
    Comentários
    • LETRA b)

      ATO PGJ n. 052/2010
      Art 4º, IV - IV – prestar apoio aos órgãos de execução do Ministério Público, especialmente nas orientações sobre a implementação das políticas públicas respectivas, bem como na instrução de procedimentos preparatórios, inquéritos civis, procedimentos investigatórios ou na preparação e propositura de medidas judiciais; 
    • LC 25/1998, Art. 60 - Compete aos Centros de Apoio Operacional:

      V - prestar auxílio aos órgãos de execução do Ministério Público na instrução de inquéritos civis ou na preparação e proposição de medidas processuais;


    ID
    211132
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Noções de Informática
    Assuntos

    Os computadores são compostos por componentes de hardware e software. Assinale a alternativa que define a diferença entre esses dois tipos de componentes.

    Alternativas
    Comentários
    •  Letra A.

       

      O hardware, circuitaria, material ou ferramental. É a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos.Em complemento ao hardware, o software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados processado pelos circuitos eletrônicos do hardware. Toda interação dos usuários de computadores modernos é realizada através do software, que é a camada, colocada sobre o hardware, que transforma o computador em algo útil para o ser humano. Além de todos os componentes de hardware, o computador também precisa de um software chamado Sistema Operacional. O Sistema Operacional torna o computador utilizável. Ele é o responsável por gerenciar os dispositivos de hardware do computador (como memória, unidade de disco rígido, unidade de CD) e oferecer o suporte para os outros programas funcionarem (como Word, Excel etc).
       

    • Pra não esquecer:

      Hardware é o que a gente chuta

      Software é o que a gente xinga.

    • Resposta: a) O hardware é a parte física (eletrônica); e o software, a lógica (sistema) do computador.

      O hardware de um computador é o conjunto de elementos físicos ou componentes que o integram, entre eles a CPU (unidade de processamento de dados), as placas (de memória, de som, de rede e outras), os dispositivos de entrada e saída (o monitor, o teclado, o mouse, a impressora, o leitor de CD-ROM, ZIP etc.) e as conexões.

      O software é o conjunto de programas que permite coordenar o funcionamento do hardware. Inclui os sistemas operacionais, cuja função é coordenar o trabalho dos componentes; os aplicativos, que servem para colocar em pratica as diferentes tarefas que requer o operador, como redigir textos ou efetuar cálculos; e finalmente as linguagens, que permitem programa tanto os aplicativos como os sistemas operacionais.

       

    • E) comentário!

      Você sabe a diferença entre drive e driver? Driver (com “r” no final) são programas que são instalados para permitir o correto funcionamento de determinados dispositivos. Quando instalamos uma placa de rede, por exemplo, para que ela funcione corretamente precisamos instalar o driver fornecido juntamente com a placa. Drive (sem “r” no final): inicialmente a palavra drive designava apenas dispositivos pelos quais se podia inserir discos magnéticos (disquetes). Atualmente, o significado está relacionado também a dispositivos como o CD-ROM, Zip drive, Ls 120, etc.

       

      Sempre que pintar uma dúvida, basta se lembrar de “Mega Drive” (veja, sem o “r”, pois designa o console – hardware – do vídeo game), o famoso console da SErvice GAmes of Japan (SEGA).

    • Letra A.

      Não pode ser a alternativa B porque a definição está invertida. Não pode ser a alternativa C, mesmo que faça sentido em uma última análise (aquisição de hardware, download de softwares freeware), entretanto não é uma definição que caracteriza a diferença entre eles. Na alternativa D, assim como na letra B, está invertida a definição. Na letra E, o termo DRIVERS é incorreto para a definição apresentada, sendo DRIVE o correto para hardware.

    • Letra A - Correta

      O hardware é a parte física (eletrônica); e o software, a lógica (sistema) do computador. O hardware são os periféricos e dispositivos e o software os programas e sistemas.

      Uma bem humorada que resume isso: hardware é o que você chuta, software é o que você xinga. Mas não vai sair batendo no computador XD

      Letra B - Errada

      Os programas constituem o software; e os periférios o hardware. É o oposto da afirmação.

      Letra C - Errada

      Sem nexo essa separação entre ser pago e gratuito. Um hardware pode ser gratuito, se a empresa te doar, por exemplo, embora isso seja difícil de imaginar. O hardware é a parte física, então normalmente será paga mesmo. Há softwares gratuitos (Mozilla Firefox, Windows Live Mensager, BrOffice.org, etc.) e há software pagos (Windows XP, Norton Antivírus, Nero).

      É importante que fique claro que a diferença entre hardware e software é que o primeiro é a parte física e o segundo é a parte lógica do computador e nada tem a ver com ser pago ou não.

      Letra D - Errada

      É impossível uma atualização de hardware pela Internet, já que é a parte física. Você pode até encomendar uma peça via Internet, mas tem de instalar fisicamente quando chegar.

      A atualização de um software poderia ser (e normalmente é) feita pela Internet. Pode ser exigida ou não a compra, isso dependerá de cada programa e de sua licença.

      Letra E - Errada

      Pegadinha. Aplicativos são componentes de software, certo.

      O problema são os drivers, que podem ser confundidos com drives. Driver (com "r") é o programa instalado para o funcionamento de determinado hardware na máquina, quando você instala uma impressora e vem junto o driver dela. Já o drive (sem "r") é o hardware para leitura de certos discos móveis (disquetes, cd's, dvd's, blu-rays e etc.).
    • Gabarito. A.

      uma afirmação pouco genérica mais valida.


    ID
    211135
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Noções de Informática
    Assuntos

    O sistema operacional é o componente que gerencia os recursos de um computador e possibilita a comunicação (interface) com seu usuário. Dependendo do tipo de computador, é possível escolher o sistema operacional que se deseja utilizar. Assinale a alternativa que contém apenas nomes de sistemas operacionais que podem ser utilizados em um computador Macintosh com processador PowerPC.

    Alternativas
    Comentários
    • Macintosh, ou Mac, é o nome dos computadores pessoais fabricados e comercializados pela Apple Inc.  Ele é muito utilizado para o tratamento de vídeo, imagem e som.

      Os Macintosh funcionam normalmente com o sistema operacional Mac OS, mas outros sistemas também são disponíveis, como o Linux ou FreeBSD.

    • Ao contrario do que muitas pessoas pensão ao responder essa questão os computador Macintosh não trabalhão com softwares fabricados pela Microsoft como as variações do Windows (XP, Vista, 7). Eles trabalhão apenas com seus própios softwares que são os mac’s e softwares livres. Por isso a resposta correta é a (A).

    • O item A esta correto pois a questão fala dos modelos antigos do Mac(com PowerPC), se a questão não falasse nada o item C também estaria correto. Os novos modelos(com intel) aceitam sistema operacional Windows.

      http://www.apple.com/macosx/compatibility/

       


    ID
    211138
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Arquitetura de Computadores
    Assuntos

    Na área de computação, é comum o uso de outros sistemas de numeração, diferentes do conhecido sistema decimal. O sistema octal utiliza oito algarismos (de 0 a 7) para contagem de cada dígito de um número. Assinale a alternativa que identifica o número decimal que representa o octal 32750.

    Alternativas
    Comentários
    • 32750(8)=0*8^0 + 5*8^1 + 7*8^2 + 2*8^3 + 3*8^4=13800


    • OCTAL: 32750
      (84 x 3)+(83 x 2)+(82 x 7)+(81 x 5)+(80 x 0)

      (4096 x 3)+(512 x 2)+(64 x 7)+(8 x 5)+(1 x 0)
      12288 + 1024 + 448 + 40 + 0 = 13800
      DECIMAL: 13800

    • Nesta questão não era necessário fazer cálculo. Quando passamos um número de octal para decimal, consequentemente, este número será menor em decimal(em valor absoluto) do que ele era em octal.Portanto, o único caso em que isso acontece é a letra C (13800).

    • Obrigada, pela dica Rodrigo. Muito boa.
    • Com o Hexadecimal e decimal é o inverso...

    ID
    211141
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Arquitetura de Computadores
    Assuntos

    Considere os dois números abaixo:

    X = 2577377 (octal)
    Y = AFEFF (hexadecimal)

    Assinale a alternativa que apresenta o resultado da subtração (X - Y), expresso no sistema de numeração decimal.

    Alternativas
    Comentários
    • 2577377(8) = 010.101.111.111.011.111.111(2) --> pode ignorar 0 a esquerda!

      AFEFF(16)=1010.1111.1110.1111.1111(2)

      -----------------

      10101111111011111111(2) --> sem o zero à esquerda

      -

      10101111111011111111(2)

      = 0 (os números são iguais)

       

    • X=2577377 (8)

      (2x8^6)+(5x8^5)+(7x8^4)+(7x8^3)+(3x8^2)+(7x8^1)+(7x8^0) = 524.288 + 163.840 + 28.672 + 3.584 + 192 + 63 = 720.639

      Y=AFEFF (16)

      A=10, E=14 e F=15

      (10x16^4)+(15x16^3)+(14x16^2)+(15x16^1)+(15x16^0) = 655.360 + 61.440 + 3.584 + 240 + 15 = 720.639

      X-Y = 720.639 - 720.639 = 0

    • Acho mais fácil passra de hexa para octal e depois subtrair.
      Lembrando que cada dígito hexadecimal corresponde a 4 dígitos binários e cada dígito octal corresponde a 3 dígitos binários.
      Converter AFEFF para base 2 e agrupar em conjuntos de 3 dígitos, adicionando um zero à esquerda:
      010 101 111 111 011 111 111

      Agora basta converter para octal
      010 101 111 111 011 111 111
        2     5      7     7     3     7     7

      São iguais, a subtração será igual a zero.
    • Típica questão onde a dificuldade/trabalho está em fazer as contas e não em avaliar o conhecimento!
    • Converta os dois em binário e compare os resultados. Surprise!



    ID
    211144
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Arquitetura de Computadores
    Assuntos

    Alguns microprocessadores possuem capacidade de processamento com palavras de 64 bits, em evolução se comparados aos históricos computadores de 8, 16 e 32 bits. Assinale a alternativa que apresenta quatro modelos de microprocessadores, um de 8 bits, um de 16 bits, um de 32 bits e um de 64 bits, nessa ordem.

    Alternativas
    Comentários
    •  Questão VERY HARD DO MORTAL COMBAT..

       

      digo isso pq pra qm não tem tanta prática se enrola nesses nomes malucos!!

      ILUSTRATIVAMENTE falo abaixo que:

       

      Pentium IV - 32bits

      AMD Athlon - 32bits

      Zilog z-80 - é um CMOS

      Motorola 6800 -  nunca vi na minha vida um processador fabricado pela motorola, muito menos de 64bits

       

       

      Com essas observações já se elimina as erradas!!

    •  Que questão ridícula!

      Qual a avaliação que a banca quer fazer do candidato com uma questão dessas???

      Lixo demais!!!

    • Apenas complementando os comentários:

      A Motorola fabricou (e ainda fabrica) muitos processadores até para ônibus espaciais e para os antigos Macintosh e outros baseados RISC.
      O texto abaixo retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Motorola_680x0 contém algumas informações, mas pode-se ler mais no próprio site do Wikipedia.

      Eu mesmo já usei máquina que tinha processador Motorola.

      Motorola 680x0/0x0/m68k/68k/68K é uma família de microprocessadores CISC 32-bit utilizados em uma ampla gama de dispositivos, concorrendo principalmente com a família x86 da Intel.


      Abraço e bons estudos.
    •  c)Intel 8080, Zilog Z8000, Intel 80486, AMD Phenom.

      Zilog Z8000 é um processador de 1979 com arquitetura de 16-bit com um registradores de 7 bits que podia estender o espaço de endereço para até 8 MB.

      AMD Phenon é uma tecnologia de 6 cores (AMD Turbo core) com adaptador dinâmico que se ativa quando necessario. # cores podem mudar de 3.2 para 3.6 Ghz. Possui tambem direct connect architecture & hyper transport. L3 possui 512 KB por core com clock de 2.7 Ghz a 3.3 Ghz.


    ID
    211147
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Programação
    Assuntos

    A programação de computadores, desde a sua criação, evoluiu das linguagens em código binário até as atuais linguagens de alto nível, orientadas a objetos. Assinale a alternativa que possui, nessa ordem, uma linguagem binária, uma linguagem estruturada e uma linguagem orientada a objetos.

    Alternativas
    Comentários
    • Assembly ou linguagem de montagem é uma notação legível por humanos para o
      código de máquina que uma arquitetura de computador específica usa.
      A linguagem de máquina, que é um mero padrão de bits,
      torna-se legível pela substituição dos valores em bruto por símbolos chamados mnemónicos

      Pascal  é uma linguagem de programação estruturada, que recebeu este nome em homenagem ao matemático
      Blaise Pascal. Foi criada em 1970 pelo suíço Niklaus Wirth,[2]
      tendo em mente encorajar o uso de código estruturado

      Java é uma linguagem de programação orientada a objeto desenvolvida na década
      de 90 por uma equipe de programadores chefiada por James Gosling, na empresa Sun Microsystems.
      Diferentemente das linguagens convencionais, que são compiladas para código nativo, a linguagem
      Java é compilada para um bytecode que é executado por uma máquina virtual. A linguagem de
      programação Java é a linguagem convencional da Plataforma Java, mas não sua única linguagem.
    • A única linguagem binária desta lista é o Assembly


    ID
    211150
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Engenharia de Software
    Assuntos

    Dentro do paradigma de programação orientada a objetos (POO), há um mecanismo pelo qual uma classe pode estender outra classe, aproveitando seus métodos e atributos. Assinale a alternativa que apresenta o nome desse mecanismo.

    Alternativas
    Comentários
    • É um princípio de orientação a objetos, que permite que classes compartilhem atributos e métodos, através de "heranças". Ela é usada na intenção de reaproveitar código ou comportamento generalizado ou especializar operações ou atributos.
    •  a)herança.

      quando uma classe herda de outra, herda implementação, atributos e comportamento. Log, todos metodos & atributos na interface externa do superclass tambem estarao em subclass. 


    ID
    211153
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Redes de Computadores
    Assuntos

    As redes de computadores permitem a troca de informações entre diversos sistemas distribuídos. Para tanto, é necessário que esses sistemas, compostos por hardware e software, estejam interconectados, direta ou indiretamente. Uma forma moderna de interconexão de computadores não utiliza nenhum tipo de cabo metálico ou óptico. Assinale a alternativa que apresenta esse tipo de ligação.

    Alternativas
    Comentários
    •  se tem que ser sem cabos...

       

      nao pode ser CABEAMENTO ESTRUTURADO

      rede mesh - é rede em malha ..

       

      CTMA e GPRS são formas de acesso à canais!!

       

      só sobra a letra E !!!

    • Concordo com o Henrique Freire, mas as rede mesh também são uma forma moderna de interconexão de computadores que não utiliza nenhum tipo de cabo optico ou metálico. Eu também coloquei a Letra E.  Mas acho que essa questão cabe recurso, visto que também pode ser a letra B.

    • conexão wireless. (ou comunicação sem fio) refere-se a uma passagem aérea sem a necessidade do uso de cabos – sejam eles telefônicos, coaxiais ou ópticos – por meio de equipamentos que usam radiofrequência (comunicação via ondas de rádio) ou comunicação via infravermelho, como em dispositivos compatíveis com IrDA. É conhecido também pelo anglicismo wireless.

      O uso da tecnologia vai desde transceptores de rádio como walkie-talkies até satélites artificais no espaço. Seu uso mais comum é em redes de computadores, servindo como meio de acesso à Internet através de locais remotos como um escritório, um bar, um aeroporto, um parque, ou até mesmo em casa, etc.

      Sua classificação é baseada na área de abrangência: redes pessoais ou curta distância (WPAN), redes locais (WLAN), redes metropolitanas (WMAN ou WiMAX) e redes geograficamente distribuídas ou de longa distância (WWAN).

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_sem_fio


    • Rede mesh, ou rede de malha, é uma alternativa de protocolo ao padrão 802.11 para diretrizes de tráfego de dados e voz além das redes a cabo ou infraestrutura wireless.


    ID
    211156
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Redes de Computadores
    Assuntos

    O Modelo Open Systems Interconection (OSI) foi uma das primeiras arquiteturas conceituais definidas para a conexão de computadores em rede. Nesse modelo, são descritas sete camadas abstratas, cada uma com funções próprias e hierárquicas. A camada do Modelo OSI na qual é identificado o endereço físico das interfaces de rede dos computadores é a camada

    Alternativas
    Comentários
    • Resposta letra "b"
      É a camada de enlace que identifica o endereço físico das interfaces, também conhecido como endereço MAC (Media Access Control ou Controle de acesso a mídia). Na próxima parte do processo, quando o dado é enviado à camada de rede esse endereço vira endereço lógico (o endereço IP).
      (Plínio Ventura, 2002, Imasters)

    ID
    211159
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Redes de Computadores
    Assuntos

    A tecnologia de rede 10-Gigabit Ethernet foi padronizada no ano de 2002 e, somente há poucos anos, tornou-se comercial. A grande vantagem desse tipo de rede é que ela atinge velocidades de 10.000 Mbps. Porém, há uma limitação nesse tipo de rede que inviabiliza a sua utilização em todos os computadores de uma grande rede. Assinale a alternativa que indica esta limitação.

    Alternativas
    Comentários
    • Uma desvantagem da rede 10GigabitEthernet é que ela pode sers omente ponto-a-ponto, o que significa que ela não possui tecnologia cliente/servidor, então ela tem usos bastante específicos, como em backbones.

    • Algumas características do 10Gigabit ethernet:

      - A tecnologia 10 Gigabit Ethernet foi padronizada em 2002 com o IEEE 802.3ae.

      - Dentre suas características básicas, exclui-se o algoritmo CSMA/CD do sub nível MAC, uma vez que ela opera apenas ponto a ponto.

      - O seu modo de transmissão é somente FullDuplex. Uma desvantagem da rede 10 Gigabit Ethernet é que ela não possui tecnologia cliente/servidor, então ela tem usos bastante específicos, como em backbones.

      - O 10 Gigabit Ethernet também representa o fim dos hubs. O padrão permite apenas o modo de operação full-duplex, o que só é possível através do uso de switches.

      - Isso encarece mais ainda o novo padrão, mas traz ganhos de desempenho consideráveis, já que além de permitir o uso do modo full-duplex, o uso de um switch praticamente acaba com as colisões de pacotes

      fonte: http://www.posselt.com.br/graduacao/redes/10Gigabit.pdf
    • Trabalha com distâncias máximas de 10 metros entre computadores.-> ta errado e 10 metros não é limitação.

      Permite, no máximo, 10 computadores por segmento de rede. -> ta errado, pode mais.

      Com cabeamento UTP, sua velocidade máxima não passa de 100 Mbps.-> tá errado, são 100METROS.

      Não permite conexões de backbones baseados em fibra óptica. -> ta errado, Permite.

      Usa conexão ponto a ponto, interligando apenas dois equipamentos. -> Sim, usa, mas isso não é limitação.

      Letra E (Gabarito)

      Porém eu discordo, isso não é limitação, é apenas uma condição que pode muito bem ser otimizada com um Switch. As limitações do Ethernet sempre foram sobre velocidade e distância da rede, essa parada de ponto-a-ponto não tem nada a ver. As outras letras não fazem nem sentido.


    ID
    211162
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Redes de Computadores
    Assuntos

    A família de protocolos TCP/IP foi criada com base no Modelo OSI e popularizou-se por ser a base de comunicação da Internet. Cada camada do modelo TCP/IP possui um grupo de protocolos. Assinale a alternativa que possui apenas protocolos da camada de transporte, no modelo TCP/IP.

    Alternativas
    Comentários
    • Só para complementar, existe divergencias na classificação do RTP até mesmo no Tanenbaum, mas ele acaba dizendo assim:

      "Talvez a melhor descrição do RTP seja como um protocolo de transporte implementado na camada de aplicação." Logo, consideramos como da camada de transporte.

    • Camada de Aplicação: SMTP, TELNET, FTP, HTTP, DNS, POP, IMAP, NNTP

      Camada de transporte: TCP, UDP, RTP (este último fiquei sabendo agora)

      Camada de Inter-rede: IP, ICM, ARP, RARP

      Camada de Interface de Rede: PPP, ETHERNET, TOKEN-RING, FDDI, HDLC, SLIP, ATM.

      Fonte: Apostila de Informática Prof. BRUNO GUILHEN

    • o RTP tem caracteristicas de protocolo de aplicação e trasporte, entretanto não tem nenhum campo que defina endereçamento e é considerado independente da camada de rede e transporte.

      www.protocols.com
    • Camada de TRANSPORTE (TCP/IP): TCP, UDP, SCTP, RTP


    ID
    211165
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Redes de Computadores
    Assuntos

    As redes Ethernet possuem tecnologia para redes locais de computadores (LAN). Elas são baseadas em conexões físicas definidas e em protocolos de comunicação das duas primeiras camadas do Modelo OSI (física e enlace). A sigla do protocolo que define a regra de compartilhamento do canal de comunicação, em uma rede Ethernet, é

    Alternativas
    Comentários
    • CSMA/CD para Ethernet;
      CSMA/CA  para redes sem fio.

    • Em CSMA/CD, do  Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection, é um  de  que organiza a forma como os dispositivos de rede compartilham o canal utilizando a tecnologia . Originalmente desenvolvido nos  para ALOHAnet - Hawaii usando , o esquema é relativamente simples comparado ao  ou rede de controle central (master controlled networks).

      Fonte:

      CSMA/CA - Carrier sense multiple access with collision avoidance (Acesso múltiplo com verificação de portadora com anulação/prevenção de colisão) é um método de transmissão que possui um grau de ordenação maior que o seu antecessor () e possui também mais parâmetros restritivos, o que contribui para a redução da ocorrência de colisões numa rede.

      Fonte:

    • Protocolo ALOHA - desenvolvido por Norman Abramson na Universidade do Havaí na década de 70.

      O Protocolo que deu origem ao 802.3 é conhecido como ALOHA (palavra havaiana que significa “hello”). O ALOHA permite que qualquer computador transmita em um dado momento, mas estabelece que cada computador deve adicionar um checksum no fim de sua transmissão para permitir que o(s) receptores(s) identifiquem se o frame foi corretamente recebido.


    ID
    211168
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Redes de Computadores
    Assuntos

    As redes locais de computadores que utilizam tecnologia Ethernet podem trabalhar em diversas velocidades: de 10 Mbps, 100 Mbps e 1.000 Mbps (megabits por segundo). Cada uma delas possui um conjunto de tecnologias e padrões para cabeamento. A tecnologia de cabeamento para redes Gigabit Ethetnet (1.000 Mbps) que utiliza cabos de par trançado (UTP) em distâncias de até 100 metros denomina-se

    Alternativas
    Comentários
    • 1000BASE-T

      É a tecnologia mais viável, caso a rede possua menos de 100 metros, pois ela utiliza os mesmos cabos par-trançado categoria 6 que as redes de 100 Mbps atuais. Além de não necessitar a compra de cabos, não são necessários ajustes maiores para suportar esta tecnologia, e com a utilização de switches compatíveis a essa tecnologia, podem ser combinados nós de 10, 100 e 1000 megabits, sem que os mais lentos atrapalhem no desempenho dos mais rápidos.

      Mas também há o problema da resistência dos cabos de par-trançado. Eles são muito frágeis, tendo por vários motivos a perda de desempenho; e como a taxa de transmissão é maior, o índice de pacotes perdidos acaba sendo muito maior que nas redes de 100 megabits.

      No Padrão 1000baseT o número de pares de cabos usados difere dos demais utilizados em padrões anteriores, ele utiliza os quatro pares disponíveis no par trançado, por este motivo que ele consegue transmitir a 1000 mbps diferente das demais que utilizam somente dois pares desse cabo.

    • a) 1000BASE-T.Correta. Padrão que permite que os mesmos pares de cabos sejam usados para enviar e receber dados simultaneamente.
      b) IEEE 802.3aeNomenclatura que se refere ao padrão 10Gb ethernet utilizando fibra<
      c) ISO 9002Padrão ISO de qualidade
      d) 100BASE-SXNomenclatura que se refere ao fast ethernet com fibra monomodo
      e) IEEE 802.3gNão existe essa nomenclatura.
    • Deus, faça cair esse tipo de questão na minha prova !


    ID
    211171
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Redes de Computadores
    Assuntos

    O cabeamento estruturado surgiu com o objetivo de reunir os vários sistemas de comunicação, como voz, dados e imagens, em um só sistema de cabeamento para suportar aplicações multimídia. Assinale a alternativa que apresenta apenas tipos de sinais que podem trafegar em uma rede com cabeamento estruturado.

    Alternativas
    Comentários
    •  Letra "C"

      PoE = Power Over Ethernet, ou PoE, é um padrão que permite transmitir energia elétrica usando o próprio cabo de rede, juntamente com os dado.

       

    • as outras alternativas não fazem sentido.

      A única alternativa em que todos os tipos são de dados.

      Alternatica C)

    • c-

      itens do cabeamento estruturado: Sala de equipamentos, Área de trabalho, Entrada de serviço & Cabeamento horizontal.


    ID
    211174
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Redes de Computadores
    Assuntos

    O conjunto de padrões EIA/TIA-568-B de cabeamento estruturado define, entre outros, os padrões T568A e T568B. Esses padrões tratam de

    Alternativas
    Comentários
    • Para mim essa queatão ficou muito mal formulada, em especial a alternativa correta:

      d) codificação de cores para confecção de conectores RJ-45.

      A confecção de conectores se dá lá na fábrica. Acho que eles quiseram relacionar ao processo de crimpagem de cabos/conectores que obedecem a um padrão de cores.

      Alguma coisa desse tipo seria mais correto.
    • Concordo.
      Realmente a questão está muito mal formulada. Dá a enteder que é um padrão de cores dos conectores quando são fabricados (verde, azul, amarelo), sendo que na verdade é um dos padrões para a ordem em que se devem ser colocados os fios no processo de cripagem do RJ-45 no cado UTP.
    • T568A e T568B. Esses padrões tratam de cores


    ID
    211177
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Redes de Computadores
    Assuntos

    As fibras ópticas são um meio físico de transmissão de sinais que utiliza a propagação da luz. Um feixe de luz lançado em uma das suas extremidades reflete-se por suas paredes até alcançar a outra extremidade. Com isso, as fibras ópticas podem atingir velocidade de transmissão de sinais maior que a de um cabo metálico. Assinale a alternativa que apresenta os dois tipos de fibras ópticas mais comuns, utilizadas para transmissão de sinais digitais.

    Alternativas
    Comentários
    • Existem dois tipos de fibras opticas a monomodo e a multimodo, onde a primeira utiliza laser e a segunda utiliza LED.

    • Gabarito: C.

       

      Fibra ótica

       

      Monomodo/SMF (Single Mode Fiber) - núcleo mais fino. Mais cara. Fonte: laser ou LED. Laser é sensível a temperatura. Grandes distâncias.

       

      Multimodo/MMF (Multi Mode Fiber) - núcleo mais grosso. Mais barata. Fonte: LED. LED tem maior durabilidade e resistência a temperatura. Distâncias menores. Maior facilidade para a realização de emendas e colocação de conectores.


    ID
    211180
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Redes de Computadores
    Assuntos

    A troca de informações entre duas redes de computadores distintas só é possível com o uso de equipamentos com função gateway. Para isso, é necessário que esse gateway esteja conectado, direta ou indiretamente, com ambas as redes. Assinale a alternativa que apresenta o nome de um equipamento gateway de uso comum em redes interconectadas via Internet.

    Alternativas
    Comentários
    • Apesar da questão estar correta, é bom atentar para o fato de que:


      1) Gateway pode interligar redes com protocolos diferentes

      2) Router ou roteador roteia dados em rede com protocolos semelhantes

    • Roteador: PERMITE A LIGAÇÃO ENTRE REDES DIFERENTES


    ID
    211183
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Redes de Computadores
    Assuntos

    O termo Qualidade de Serviço, ou QoS, diz respeito à garantia de banda (velocidade) e à regularidade no atraso (jitter) exigidos por determinadas aplicações. Na Internet, no entanto, ainda não se pode garantir QoS, uma vez que se trata de uma rede heterogênea baseada no princípio do TCP/IP do melhor esforço. Outras redes privadas, no entanto, dão garantias de serviço de acordo com o que for contratado e descrito no contrato de nível de serviços (SLA). Assinale a alternativa que apresenta o nome de uma rede existente atualmente, baseada no TCP/IP, que garante níveis de QoS contratados.

    Alternativas
    Comentários
    • Letra D 

      Das redes citadas, as únicas que garantem níveis de QoS são as redes ATM, e MPLS.

      O MPLS é um protocolo de "etiquetas", que resumidamente, podem ser vistas como abreviações dos cabeçalhos dos datagramas IP. As etiquetas permitemque os datagramas sejam encaminhados de forma mais rápida, podendo garantir o QoS. A etiqueta é adicionada a um datagrama IP e encapsulada em um quadro.

      A rede ATM garante o QoS por meio da diferenciação dos tráfegos. Por exemplo, existem classes de serviço para tráfego em tempo real (rtVBR) e tráfegos de taxa de bits constante (CBR), dentre outros, que permitem que eles sejam tratados com maior, ou menor prioridade. Contudo, a rede ATM não é baseada no TCP / IP.

       

       

    • O detalhe da questão é observar a frase: "baseada no TCP/IP". sendo assim ATM tá descartado!

    • É realmente tinha ficado em dúvida também entre ATM e MPLS.
      Só lembrando que o recurso que permite a implementação do QoS em MPLS é o uso de etiquetas. Sendo que essas etiquetas podem ser classificadas através do seu FEC (foward equivalence class), provendo tratamento diferenciado para os pacotes que mais precisam de QoS.
    • Esta questão não tem fundamento nenhum o MPLS não garante QoS como o Intser e o Difserv apenas melhora o trafego dos pacotes onde consequentemente melhora o QoS mais não garante nada pois o MPLS só atua na camada de redes sendo que para Termos garantia de QoS tem que ter outros mecanismo na camada de aplicação...


    ID
    211186
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Redes de Computadores
    Assuntos

    As redes de computadores, com sua evolução em termos de velocidade e qualidade, têm proporcionado o uso de novas aplicações, tais como voz e imagem. A aplicação de telefonia que utiliza a Internet como meio de transmissão é denominada

    Alternativas
    Comentários
    •     a) MPLS. (Protocolo que permitir um serviço unificado de transporte de dados para aplicações baseadas em comutação de pacotes ou comutação circuitos. Permite a implementação da engenharia de tráfego e QoS )

          b) VoIP. (Voice Over IP, Protocolos de voz sobre IP)

          c) Telecom. (abreviação de telecommunication)

          d) QoS. (Quality of Service - parametro de medida de qualidade de serviço)

          e) CDMA. (Protocolo utilizado para transporte de dados em redes de comutação de circuitos, mais especificamente a PSTN)

    • Gabarito B

      A plataforma VoIP transforma os sinais de voz (analógicos) em pacotes digitais para transmissão tanto na Internet quanto na Intranet. Estes pacotes são compactados para transmissão a um segundo portal, no qual eles serão novamente compactados, dessa vez em sinais de som analógicos, e enviados ao receptor.

       

      "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
      Força e Fé !
      Fortuna Audaces Sequitur !

    • VoIP é a tecnologia que possibilita chamadas telefônicas pela Internet.

      Resposta certa, alternativa b).


    ID
    211189
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Redes de Computadores
    Assuntos

    Segurança da informação e segurança de redes de computadores são temas relativamente recentes da área da Ciência da Computação e têm como principal motivação os crescentes ataques às redes, em especial aquelas conectadas à Internet. O nome do equipamento de rede utilizado para restringir o acesso a uma rede de computadores, evitando assim um ataque indesejado, é

    Alternativas
    Comentários
    • Firewall (em português: muro corta-fogo) é o nome dado ao dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto de controle da rede. Sua função consiste em regular o tráfego de dados entre redes distintas e impedir a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados de uma rede para outra. Este conceito inclui os equipamentos de filtros de pacotes e de proxy de aplicações, comumente associados a redes TCP/IP.

      O termo inglês firewall faz alusão comparativa da função que este desempenha para evitar o alastramento de acessos nocivos dentro de uma rede de computadores a uma parede corta-fogo (firewall), que evita o alastramento de incêndios pelos cômodos de uma edificação

    • NÃO CONFUNDA!!

       

      O FireWire (também conhecido como i.Link, IEEE 1394 ou High Performance Serial Bus/HPSB) é uma interface serial para computadores pessoais e aparelhos digitais de áudio e vídeo que oferece comunicações de alta velocidade e serviços de dados em tempo real. O FireWire pode ser considerado uma tecnologia sucessora da quase obsoleta interface paralela SCSI.

       

    • TIRANDO DÚVIDA

      Gateway, ou porta de ligação, é uma máquina intermediária geralmente destinada a interligar redes, separar domínios de colisão, ou mesmo traduzir protocolos. Exemplos de gateway podem ser os routers (ou roteadores) e firewalls, já que ambos servem de intermediários entre o utilizador e a rede. Um proxy também pode ser interpretado como um gateway (embora em outro nível, aquele da camada em que opera), já que serve de intermediário também.

      Roteador (estrangeirismo do inglês router, ou encaminhador) é um equipamento usado para fazer a comutação de protocolos, a comunicação entre diferentes redes de computadores provendo a comunicação entre computadores distantes entre si.

      Um switch é um dispositivo utilizado em redes de computadores para reencaminhar módulos (frames) entre os diversos nós.

      Chaveador é um aparelho que serve para conectar mais de um dispositivo a um outro utensílio. A compatibilidade e as funções destinadas a um chaveador variam de acordo com a finalidade.

      Existem chaveadores que são para aparelhagem de som profissional, como caixas de música e mesa de som de um DJ. Estes são maiores e podem conectar muitos dispositivos diferentes
       


    ID
    211192
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Segurança da Informação
    Assuntos

    Em um sistema criptográfico, são utilizados diversos mecanismos para garantir a autenticidade e a confidencialidade da informação. O sistema em que são utilizadas duas chaves criptográficas, uma pública e outra privada, denomina-se criptografia

    Alternativas
    Comentários
    • A criptografia de chave pública ou criptografia assimétrica é um método de criptografia que utiliza um par de chaves: uma chave pública e uma chave privada. A chave pública é distribuída livremente para todos os correspondentes via e-mail ou outras formas, enquanto a chave privada deve ser conhecida apenas pelo seu dono.

      Num algoritmo de criptografia assimétrica, uma mensagem cifrada com a chave pública pode somente ser decifrada pela sua chave privada correspondente.

      Os algoritmos de chave pública podem ser utilizados para autenticidade e confidencialidade. Para confidencialidade, a chave pública é usada para cifrar mensagens, com isso apenas o dono da chave privada pode decifrá-la. Para autenticidade, a chave privada é usada para cifrar mensagens, com isso garante-se que apenas o dono da chave privada poderia ter cifrado a mensagem que foi decifrada com a 'chave pública'.

       

    • LEMBRANDO QUE...

      Os algoritmos de chave simétrica (também chamados de Sistemas de Chave Simétrica, criptografia de chave única, ou criptografia de chave secreta) são uma classe de algoritmos para a criptografia, que usam chaves criptográficas relacionadas para a operações de cifragem ou decifragem (ou cifra/decifra, ou cifração/decifração). A chave de cifragem pode ser idêntica à de decifragem ou poderá existir uma transformação simples entre as duas chaves. As chaves, na prática, representam um segredo, partilhado entre duas ou mais partes, que podem ser usadas para manter um canal confidencial de informação. Usa-se uma única chave, partilhada por ambos os interlocutores, na premissa de que esta é conhecida apenas por eles.

      Outros termos para criptografia de chave simétrica são: criptografia de chave secreta, de chave única, de chave compartilhada, de uma chave e de chave privada. O uso do último termo pode às vezes se confundir com o componente chave privada da criptografia de chave pública
       

    •  

      Apenas uma dica para lembrar a quantidade de chaves criptográficas, é só associar à quantidade de "s" nas palavras simétrica/assimétrica:
      - Se for Simetrica utiliza 1 só chave;
      - Se for aSSimétrica utiliza 2 chaves;

    ID
    211195
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Redes de Computadores
    Assuntos

    A tecnologia redundant array of independent disks (RAID) é a mais utilizada em sistemas de armazenamento que exigem garantia de disponibilidade à informação. Entre os diversos modelos, destaca-se o RAID-5, em que os dados são gravados em discos independentes, de tal forma que a perda de um deles não causa indisponibilidade ao acesso à informação. Em uma configuração RAID-5, com uso de 5 discos de igual tamanho, o percentual de perda de capacidade de armazenamento em relação ao uso de todos os discos sem a tecnologia RAID é de

    Alternativas
    Comentários
    •  O RAID 5 usa um sistema de paridade para manter a integridade dos dados. Os arquivos são divididos em fragmentos de tamanho configurável e, para cada grupo de fragmentos, é gerado um fragmento adicional, contendo códigos de paridade. Note que, ao invés de reservar um HD inteiro para a tarefa, os códigos de correção são espalhados entre os discos. Desta forma, é possível gravar dados simultaneamente em todos os HDs, melhorando o desempenho. O RAID 5 pode ser implementado com a partir de 3 discos. Independentemente da quantidade de discos usados, sempre temos sacrificado o espaço equivalente a um deles. Ou seja, quanto maior é a quantidade de discos usados no array, menor é a proporção de espaço desperdiçado.

      Na questão temos 5 discos iguais, cada um representando 20% da capacidade total de armazenagem. Como o equivalente a um dos discos será utilizado com informação de paridade, a resposta da questão é a letra "d". 

       

    • Existe uma fórmula para determinar o espaço realmente disponível para uso no RAID. Temos:

      Para o RAID 0: 1 = 100%

      Para o RAID 1: 1/n

      Para o RAID 5: 1 - 1/n

      Sendo assim, para 5 discos teremos:

      1-1/5 = 0.8 = 80% de espaço disponível para uso.

      Logo, o espaço perdido é de 20%.

       


       

    • d-

      RAID 5: a cada 5 hds, 1 é para paridade


    ID
    211198
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Sistemas Operacionais
    Assuntos

    A virtualização de computadores é um mecanismo útil para a gerência de ambientes computacionais em que se precisa garantir a alta disponibilidade. Existem vários tipos de sistemas que permitem a virtualização de computadores. Assinale a alternativa que apresenta o nome de um sistema de virtualização de código aberto (open source) presente nas distribuições do sistema operacional Linux Ubuntu.

    Alternativas
    Comentários
    • MS Virtual Server é uma ferramenta Microsoft e não é open source, muito menos acompanha Ubuntu.

      A ferramenta que acompanha o Ubuntu é o Virtual Box, da Oracle (antiga Sun Microsystems, comprada pela Oracle). O pacote não é instalado por padrão, mas acompanha o Ubuntu.

      Resposta Correta: A e não E.

    • Olá, pessoal!

      Essa questão foi anulada pela organizadora.


      Justificativa da banca:  Tanto o Virtual Box quanto o XenServer são sistemas de virtualização presentes nas distribuições do Linux Ubuntu; portanto, há  duas alternativas corretas.

      Bons estudos!

    ID
    211201
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Sistemas Operacionais
    Assuntos

    Entre os sistemas operacionais open source para rede, destaca-se o Linux. Entre suas diversas distribuições, há opção desde o uso em notebooks até computadores servidores de rede. Assinale a alternativa que apresenta uma distribuição recomendada para um usuário doméstico que pretende instalá-lo em um computador desktop com processador Intel de 32 bits.

    Alternativas
    Comentários
    • Ubuntu é um sistema operacional baseado em Linux desenvolvido pela comunidade e é perfeito para notebooks, desktops e servidores. O Ubuntu possui a melhor infraestrutura de tradução e acessibilidade que a comunidade do Software Livre tem a oferecer, tornando o Ubuntu usável por tantas pessoas quanto for possível. O CD do Ubuntu possui apenas Software Livre

    • x86 é a tecnológia dos processadores de 32bits.

      x86-64 é a tecnológia dos de 64bits compatível com 32bits.

    • Não entendi pq não pode ser o Conectiva Linux.... Alguém sabe? manda uma msg no perfil aqui do qc, por favor. 

    ID
    211204
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Banco de Dados
    Assuntos

    Dá-se o nome de modelo de dados à estrutura interna utilizada em um banco de dados. Podem-se citar, como exemplo, os modelos: hierárquico, em rede, relacional e orientado a objetos. É correto afirmar, a respeito do modelo de dados em rede, que

    Alternativas
    Comentários
    • Modelo de dados em rede

      Sua organização é semelhante à dos BDs hierárquicos, com diferença de que cada registro filho pode ser ligado a mais de um registro pai, criando conexões bastante complexas e são bastante utilizados em sistemas para computadores de grande porte. Sendo que esse modelo é composto de uma estrutura mais completa, possui as propriedades básicas de registros, conjuntos e ocorrências, e utiliza a linguagem de definição de BD (DDL) e a linguagem de manipulação de dados (DML), além de permitir evolução mais eficiente do modelo. A estrutura é formada de entidade (registros), atributos (itens de dados), tipo de registro e ocorrência do registro. Tanto o modelo hierárquico quanto o de rede são chamados de sistemas de navegação, pois as aplicações devem ser construídas para atravessar um conjunto de registros interligados previamente

      Um banco de dados de rede é uma coleção de registros conectados uns aos outros por meio de links.
      REGISTRO - é uma coleção de campos contendo somente um valor.
      LINK - é uma associação entre exatamente dois registros, onde ele pode ser entendido como uma forma restrita (binária) de relacionamento entre os dados a serem armazenados.
       


    ID
    211207
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Banco de Dados
    Assuntos

    Um banco de dados relacional é baseado em tabelas nas quais é possível armazenar, manipular e recuperar dados. Para se recuperarem informações de uma linha de uma tabela, bem como para inter-relacionar informações entre tabelas diferentes em um banco de dados relacional, utilizam-se as chaves. Assinale a alternativa que apresenta o nome de três tipos de chaves utilizadas em um banco de dados relacional.

    Alternativas
    Comentários
    • Primária: Chave escolhida dentre as chaves candidatas para definir de forma única uma tupla

      Alternativa: É a chave candidata. Pode ser promovida a chave primária

       Estrangeira.: atributo que contém valor da  chave primária de uma outra tabela

    • gabarito D:

      chave primaria e estrangeira são muito conhecidas, ja essa alternativa ai não e muito popular se ver! rsrsrs

    ID
    211210
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Banco de Dados
    Assuntos

    A modelagem de dados é a atividade de especificação das estruturas de dados e das regras de negócio necessárias à aplicação. De acordo com a abordagem, os modelos podem ser classificados como conceitual, lógico ou físico. Assinale a alternativa que apresenta características do modelo de dados conceitual.

    Alternativas
    Comentários
    • MODELO DE DADOS CONCEITUAL:

      MODELO DE DADOS ABSTRATO, QUE DESCREVE A ESTRUTURA DE UM BANCO DE DADOS DE FORMA INDEPENDENTE DE UM SGBD PARTICULAR.
    • Infelizmente,

      Referência principal: http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelagem_de_dados 

      af.
    •  b)Representação dos conceitos e características do ambiente, ignorando particularidades de implementação.

      O modelo conceitual é de alto-nível, servindo como ponte entre o analista e os atekeholders que vao usar o db; não tem preocupação com tecnologia nem estrutura do sgdb, incluindo constraints.

    • Modelo Lógico:

      Regras de Derivação:

      - Normalização das estruturas de dados

      - Derivação de estruturas de agregação e generalização-especialização

      - Derivação de relacionamentos

      Regras de Restrição:

      - Restrição de domínio

      - Restrição de Integridade

      - Restrição de Implementação

       

      Modelo Físico:

      Inclui a análise das características e recursos necessários para armazenamento e manipulação das estruturas de dados (estrutura de armazenamento, endereçamento, acesso e alocação física).


    ID
    211213
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Banco de Dados
    Assuntos

    Quando se constrói um banco de dados, define-se o modelo de entidade e relacionamento (MER), que é a representação abstrata das estruturas de dados do banco e seus relacionamentos. Cada entidade pode se relacionar com uma ou mais entidades diferentes, resultando em mapeamentos, por exemplo: 1:1, 1:N, N:1 ou N:M. Esses mapeamentos, com base no número de entidades às quais outra entidade pode ser associada, denominam-se

    Alternativas
    Comentários
    • Cardinalidade é um tipo de restrição de integridade que representa (modela) regras de negócio que quantificam a quantidade mínima e quantidade máxima de relacionamentos entre uma determinada entidade e outras entidades distintas, através de um determinado relacionamento-tipo. A cardinalidade expressa essas quantidades.
    •  a)cardinalidade.

      cardinalidade é o limite de ocorrencias entre entidades, podendo ser 1..1, 1..m && m..n


    ID
    211216
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Gerência de Projetos
    Assuntos

    O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos e técnicas na elaboração de atividades a serem desenvolvidas para se atingirem objetivos predeterminados, dentro de um prazo estipulado e com recursos definidos. Assinale a alternativa que apresenta o nome de uma instituição dedicada ao estudo de gerenciamento de projetos.

    Alternativas
    Comentários
    • O Project Management Institute (PMI®) é uma entidade mundial sem fins lucrativos voltada ao gerenciamento de projetos.

      Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Project_Management_Institute 

      Logo questão correta é "B".
    • Essa foi difícil... Hehe!

    ID
    211219
    Banca
    FUNIVERSA
    Órgão
    MPE-GO
    Ano
    2010
    Provas
    Disciplina
    Governança de TI
    Assuntos

    O ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é definido como

    Alternativas
    Comentários
    • ITIL é um framework  público que descreve melhores práticas no gerenciamento de serviços de TI de maneira independente da estrutura da organização. Ele fornece um framework para segurança de TI e concentra-se na medição contínua e melhoramento da qualidade da entrega de serviços de TI.

      Fundamenta-se na qualidade do serviço e no desenvolvimento de processos eficazes e eficientes. Além disso, trabalha de forma segmentada,  separando o serviço em segmentos.
    • Estou começando hoje no site...e essa é a primeira questão que respondo!!!