SóProvas


ID
211231
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O novo diretor de determinado órgão público pretende
reestruturar as jurisdições das chefias e da unidade de comando.
Após a reestruturação, pretende, ainda, tornar os diversos setores do
órgão aptos a gerenciar diferentes projetos demandados pelo
restante da organização.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A adoção, pelo diretor, da estrutura linha-staff aceleraria o processo decisório.

Alternativas
Comentários
  • Um breve apanhado;

    A organização linha-staff é o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, na busca de se extrair vantagens de tais organizações e reduzir demais desvantagens. Alguns autores a classifica por organização tipo hieráquico-consultivo. A linha-staff é muito utilizada, curiosamente sua origem remota à Antiguidade encontrando referência ao exército do faraó egípcio Tutmés, por volta de 1500 a.C.. Na organização linha-staff coexistem orgãos de linha (execução) e de assessoria (apoio e consultoria), com predomínio da primeira e características funcionais simultaneamente. Cada orgão se reporta a apenas um orgão superior: é o princípio da autoridade única ou unidade de comando típica da organização linear, cada orgão recebe assessoria e serviços especializados de diversos orgãos de staff. No caso sitado constitui uma desvantagem, pois a organização linha-staff sofre limitações: a existência de conflitos entre os orgãos de linha e staff, este não possui autoridade linear sobre os subordinados e por sua vez aquele não possui preparo funcional para se especializar. Quem pratica as recomendações do orgão staff é a linha graças ao conhecimento e experiência adquirida no trabalho, um lida com conhecimento (staff) outro com experiência imediata (linha). O assessor se exime de responsabilidades pelos resultados dos próprios planos que ele apresenta, clima fértil para ocasionar conflitos. A dificuldade na obtenção e manutenção do equilíbrio entre linha e staff, o assessor tende a forçar suas idéias em detrimento do ponto de vista dos orgão assessorados, podendo provocar o enfraquecimento de ambos orgãos, situação que pode ser evitada. Todavia, se essa delimitação for rígida e exagerada a oragnização pode apresentar baixo rendimento em situações de emergência, enfraquecendo e restringindo a ação da staff, por fim é difícil de se manter uma harmonia e cooperação entre eles. 

     

    NOTAS DE IDALBETO CHIAVENATO-INTRODUÇÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO.
     

  • A estrutura linha-staff divide a responsabilidade supervisora e técnica. Apesar da chefia única, esta estrutura sempre carrega certa quantidade de conflito, tratando-se das orientações que podem se diferenciar. Com isso, perde agilidade e eficiência.

  • são desvantagens da Org. Linha Staff:

    * As decições mais lentas
    * Responsábilidades fracionadas
    * Retira do comando a iniciativa de decisão.


     
  • A principal desvantagem desse estilo é a possibilidade de conflitos entre os órgãos de linha e de staff porque os especialistas de staff tendem a forçar suas sugestões e tentar impor suas ideias. E em função disto, o processo decisório iria desacelerar.
    Chiavenato afirma ainda que na organização linha-staff coexistem órgãos de linha (execução) e de assessoria (consultoria) mantendo relações simultâneas entre si. Os órgãos de linha caracterizam-se pela autoridade linear e pelo princípio escalar, enquanto os órgãos de staff prestam assessoria e serviços especializados.
    Fonte: 
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_linha-staff
  • O ideal seria a estrutura linear que, por centralizar as decisões, acelera o processo decisório.
  • A organização do tipo linha-staff, apesar de preservar a unidade de comando, possui atividades  conjuntas entre linha  e staff.  Assim,  as decisões dependem dos órgãos de linha e de assessoria.  Em virtude disso,  o  processo  decisório  pode  incorrer  em indesejáveis desequilíbrios, pois  os  especialistas  de staff tendem a forçar suas sugestões e a impor  suas  ideias aos demais  órgãos  assessorados.  Isso  torna  o  processo decisório mais lento. Errado.
    Bons estudos!
  • Errada.

    Conceito:

    Organização linha-
    staff 
    é, segundo Chiavenato (2004), o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, isto é, constituída pela combinação de características dos tipos de organização linear e funcional, criada como intuito de unir as vantagens de dados estilos organizacionais. A busca por um novo estilo organizacional para atender as crescentes necessidades de eficiência das empresas, impulsionou a criação desse estilo que busca especializar as áreas da organização para que os esforços dos colaboradores tenham foco em tarefas específicas.

    Chiavenato afirma ainda que na organização linha-staff coexistem órgãos de linha (execução) e de assessoria (consultoria) mantendo relações simultâneas entre si. Os órgãos de linha caracterizam-se pela autoridade linear e pelo princípio escalar, enquanto os órgãos de staff prestam assessoria e serviços especializados.

    Para Miranda (1981), este modelo de organização tem como elemento identificador a existência de funções exclusivas para execução de pesquisa e planejamento. A linha-staff é voltada para o pensamento e constitui o guia orientador dos executores, de modo a facilitar a cooperação, a coordenação e o controle.

    Atualmente, esse estilo organizacional é o mais adotado pelas empresas, devido à alta competitividade do mercado e aumento de complexidade das tarefas, as organizações buscam na especialização das atividades internas unir as vantagens dos estilos organizacionais linear e funcional.

  • DESVANTAGENS DA LINHA STAFF

    ?Tendência burocratizante.
    ?Diminui o poder de controle técnico.
    ?Comando único e direto, com menor cooperação das pessoas.
    ?Comunicação demorada e com distorções.
    ?Sobrecarrega a direção e as chefias.
    ?Não favorece o espírito de cooperação e equipe
  • Complementando os colegas...

    A estrutura linha-staff é uma evolução da estrutura linear. A inovação dessa

    estrutura deve-se à presença de um órgão staff (assessoramento, consultoria).

    Esse órgão novo não tem poder de decisão. Entretanto, por ser um órgão

    consultivo, antes de tomar as decisões, os responsáveis consultam o staff, o

    que atrasa o processo decisório. Portanto, a estrutura linha-staff não acelera o

    processo decisório.  Questão ERRADA.

    Fonte: Ponto dos Concursos, Prof.: Vinícius Ribeiro.

  • O STAF, DA ESTRUTURA LINHA-STAFF, NÃO EXERCE COMANDO. ELE EXERCE APENAS ACESSORAMENTO E CONSULTORIAS. LOGO, SEMPRE QUE ALGO FOR LHE DIRIGIDO, ELE TERÁ QUE FAZER UMA CONSULTORIA POR PARTE DE QUEM POSSUI O PODER DE DECISÃO. OU SEJA, O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO É MAIS DEMORADO. AGORA SE ELE EXERCE AUTORIDADE DE COMANDO, COMO NA ESTRUTURA FUNCIOANL, O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO SERIA MAIS RÁPIDO.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Estrutura linha-staff = atrasa o processo decisório.

  • Se tem staff, aff... a decisão vai demorar. :)

  • Na estrutura Linha-Staff :                                                                                 

    A tomada de decisão não é tão rápida quando na estrutura em Linha, nem o conhecimento é tão especializado como na estrutura Staff.

  • A estrutura linha-staff é uma evolução da estrutura linear. A inovação dessa

    estrutura deve-se à presença de um órgão staff (assessoramento, consultoria).

    Esse órgão novo não tem poder de decisão.