-
Caso desejasse restruturar a unidade de comando o diretor deveria utilizar a estrutura linear, pois é focada na centralização ao passo que a funcional é descentralizada nas decisões e sua ênfase é na especialização a referida estrutura separa as funções de planejamento e de controle, bem como de execução, permitindo plena concentração de atividade.
-
A questão ficou muito positivista ao mencionar que deve ser a estrutura funcional. É sabido que normalmente é encontrada este tipo de estrutura próxima à cúpula da organização, mas não necessariamente deve ser esta apenas para a unidade de comando.
-
Pessoal,
Peço que me corrijam se eu estiver errado, ok?
Unidade de Comando => Diz que cada subordinado responderá a um único chefe.
Este princípio é inerente a uma estrutura LINEAR, porém também está presente nas Estruturas funcionais e divisionais. Aproveito para lembrar que a Estrutura MATRICIAL é que fere esse princípio.
Portanto, acredito que a questão esteja errada devido a ele dizer que o diretor DEVERIA utilizar a estrutura funcional, quando na verdade ele poderia utilizar qualquer uma das três estruturas baseando-se na necessidade da sua empresa.
É isso... Não sei se estou de todo certo...
-
O erro está também no fato de que a estrutura funcional é especializada e o novo diretor quer que cada departamento gerencie diversos tipos de projetos.
-
Gabarito: ERRADO.
O novo diretor de determinado órgão público pretende reestruturar as jurisdições das chefias e da unidade de comando. Após a reestruturação, pretende, ainda, tornar os diversos setores do órgão aptos a gerenciar diferentes projetos demandados pelo restante da organização.
* Aqui caberia a estrutura FUNCIONAL.
Caso desejasse reestruturar apenas a unidade de comando, o diretor deveria escolher a estrutura LINEAR.
-
Bom, quando a questão fala que o diretor quer "reestruturar apenas a unidade de comando", não fica claro que ele quer fortalecer essa UNIDADE.
Olhando o que segue na questão: "Após a reestruturação, pretende, ainda, tornar os diversos setores do órgão aptos a gerenciar diferentes projetos demandados pelo restante da organização"; me parece mais que ele vai reduzir essa unidade de comando e implantar uma ESTRUTURA MATRICIAL, que visa a gerenciar diferentes projetos.
Acho que meu raciocínio seguiu um outro rumo...
-
O novo diretor de determinado órgão público pretende
reestruturar as jurisdições das chefias e da unidade de comando.
Após a reestruturação, pretende, ainda, tornar os diversos setores do
órgão aptos a gerenciar diferentes projetos demandados pelo
restante da organização.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir: Caso desejasse reestruturar apenas a unidade de comando, o diretor deveria escolher a estrutura funcional.
Caso desejasse reestruturar apenas a unidade de comando, o diretor deveria escolher a estrutura LINEAR [que é centralizadora].
A estrutura funcional é baseada na especialidade das funções, tendo como característica ferir o princípio da unidade de comando.
-
ABSOLUTAMENTE ERRADA!
QUESTÃO INTELIGENTE!
A UNIDADE DE COMANDO NÃO PODE SER REESTRUTURADA PORQUE POR DEFINIÇÃO PRÓPRIA, É UNICA! NÃO PERMITE NENHUM OUTRO MODELO DE ESTRUTURA A NÃO SER UM ÚNICO COMANDO!
-
A estrutura a ser escolhida não deve ser a funcional, porque ela é descentralizada, enquando a unidade de comando é extremamente centralizada. Também não pode ser a matricial, porque ela exige dupla cadeia de comando.
Para se reestruturar a unidade de comando, a organização tem de ser estruturada linearmente, afinal, a unidade de comando pressupõe ênfase no cargo, na hierarquia, no controle rígido, qualidades estas atribuídas à estrutura linear.
-
Achei bem difícil essa questão, vou perguntar ao meu professor depois e se eu tiver colocado algo errado nesse comentário, reeditarei-o!
Acho que o difícil da questão é a interpretação do texto...
Pelos comentários dos nossos colegas e pelo que entendi, o texto diz que o novo diretor quer dar novas responsabilidades às chefias de maneira que elas possam gerenciar/controlar melhor os projetos (e consequentemente quem trabalha neles) da organização.
Conceitos:
Unidade de comando - que conheço é: "São linhas retas e diretas que levam: a autoridade e a responsabilidade dos níveis mais altos para os níveis mais baixos e, concomitantemente, esclarece quem manda e quem obedece na organização".
Autoridade é a capacidade de dar ordens e exigir que elas sejam cumpridas;
Responsabilidade é o dever de cumprir as ordens dadas pela autoriade.
A ESTRUTURA FUNCIONAL tem como uma das suas características negar a unidade de comando, ou seja, ela é baseada na autoridade funcional, isto é, há multipla subordinação, uma vez que se pode ir direto ao chefe de cada especialização, fazendo com que o subordinado perca a referência hierárquica, ocorrendo um impacto negativo no controle hierárquico por negação de unidade de comando.
Isso não ocorre quando utilizada a ESTRUTURA LINEAR, a qual é baseada na autoridade hierárquica rígida, onde cada subordinado se subordina a apenas um chefe. Essa estrutura tem como características positivas a padronização, a estabilidade e constância nas relações e a principal - focando/pensando na nossa questão do CESPE - que é a do respeito à unidade de comando, com a qual se obtem maior controle.
Pensando nisso, não cabe afirmar que o diretor deveria escolher a estrutura funcional, não é mesmo!?
-
Estrutura Matricial= Mistura da Estrutura Funcional +Departamentalização por projetos!
-
Se há unidade de comando a estrutura é Linear. E quando diz que: "pretende tornar os diversos setores aptos", quer dizer que vai promover uma especialização, portanto, uma estrutura Funcional.
-
A estrutura funcional não possui unidade de comando (um chefe para cada
subordinado). Estrutura com unidade de comando é organização linear.
Questão ERRADA.
-
Errada.
Uma característica da Estrutura Funcional é a autoridade funcional ou dividida. Trata-se da "autoridade do conhecimento". Cada subordinado pode se reportar a vários superiores, desde que esteja dentro da especialização dele. Com isso, nenhum superior tem autoridade única e absoluta sobre o subordinado, mas apenas uma autoridade parcial no tocante à sua especialidade.
Segundo Chiavenato, isso representa a negação do princípio da unidade de comando, característica da estrutura linear.
-
fico impressionado, todo mundo dando a mesma resposta de uma forma correta, e uma pessoa lá no meio se acha a bam bam bam dando uma resposta nada a ver e ainda dizendo que questão é super inteligente tipo menosprezando a todos, e ainda por cima responde totalmente errada.
-
A estrutura funcional é o tipo de organização que aplica o princípio funcional ou o princípio da especialização das funções. Aqui, cada funcionário deve se reportar ao supervisor especialista da área de interesse. Já a organização linear tem como principal característica a autoridade linear ou única, baseada no princípio da unidade de comando, sendo que cada subordinado reporta-se e recebe ordens única e exclusivamente de um único superior. Então, para reestruturar apenas a unidade de comando, o diretor deve escolher a estrutura linear. Gabarito: errado.
Prof. Herbert Almeida. Estratégia Concursos - Noções de Administração
-
Errado, pois umas das vantagens da estrutura funcional é justamente a variedade de comando, a autoridade será relativa e dividida de acordo com a especialização.
Mais vantagens da estrutura funcional: Especialização; Supervisão funcional; Comunicações diretas sem intermediações; Separa as funções de planejamento, execução e controle.
Obs: Não confundir com departamentalização funcional que não possui variedade de comando.
Gabarito: errado.:)
-
A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL FUNCIONAL, CRIADA POR TAYLOR, SE BASEIA NO PRINCÍPIO DA ESPECIALIZAÇÃO E NA VARIEDADE DE COMANDOS, PORÉM CENTRALIZADA. PORTANTO, HÁ UMA AUTORIDADE FUNCIONAL MÁXIMA E VÁRIAS OUTRAS AUTORIDADES FUNCIONAIS OU STAFF (ESPECIALISTAS) QUE TOMAM DECISÕES DE ACORDO COM O SEU TIPO DE ESPECIALIZAÇÃO.
VALE LEMBRAR QUE A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL FUNCIONAL DE TAYLOR SURGIU PARA TENTAR CORRIGIR OS DEFEITOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ANTERIOR (ESTRUTURA ORGANIZACIONAL LINEAR), DE FAYOL, QUE POSSUÍA, DENTRE OUTRAS COISAS, CHEFES ALTAMENTE GENERALISTAS (NÃO ESPECIALISTAS) E BASEADA NO PRINCÍPIO DA UNIDADE DE COMANDO (PARA CADA SUBORDINADO, UM ÚNICO CHEFE).
O CERTO É ELE ADOTAR A ESTRUTURA LINEAR.
GABARITO ERRADO
-
Unidade de comando = linear.
-
Umas das principais desvantagem da ESTRUTURA FUNCIONA é justamente a falta da unidade de comando, póis esta é organizada apartir da especialização, o qual os especialista comando as demais unidades.
-
Gab. E
O novo diretor não deveria adotar a estrutura MATRICIAL e, consequentemente, reestruturar criar dupla subordinação da cadeia de comando?
Da interpretação percebe-se que o gestor quer reestruturar a organização de modo a favorecer o gerenciamento de diferentes projetos demandados pela organização.
Sabemos que a estrutura matricial atende a esse propósito e, assim, caso o diretor reestruture apenas a unidade de comando para atingir o objetivo, ele deverá pautar-se na dupla cadeia de comanda - própria da estrutura Matricial.
O enunciado não solicitou o reforço da cadeia de comando, mas a sua reestruturação que favorece "o gerenciamento de diferentes projetos demandados pela organização". A estrutura linear linear vai justamente contra o propósito do diretor...
-
linear