SóProvas


ID
211246
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com relação ao processo organizacional, julgue os seguintes itens.

A ordem é um exemplo típico de comunicação colateral no processo organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Ordem não é comunicação colateral.

    Ordem é comunicação descendente.

  • A ordem é um exemplo típico de comunicação UNILATERAL no processo organizacional.

    Unilateralidade é sinônimo de parcialidade. A ordem do chefe ao seu subordinado é parcial, unilateral, de modo que se pressupõe a imposição da vontade da parte da chefia sobre a vontade da parte dos chefiados.

  • Comunicação descendente: ocorre do nível hierárquico superior para o inferior prestando-se às informações que não apresentem controvérsias e quando o propósito é mais informativo que persuasivo.Por exemplo: políticas, procedimentos, regras,regulamentos,manuais e ordens.

  • Comunicação:   processo de transmissão de informações e mensagens.                          

     Internas:  podem ser:   

                     verticais   -  descendentes: comunicaçao do superior para o subordinado
                                           ascendentes :  comunicação do subordinado para o superior

                    colateriais - comunicação entre os diversos departamentos da empresa, num mesmo nível
     

     Externas : comunicação para diversos grupos externos. Repartições publicas, clientes, fornecedores, etc.

                                                                 

  • A "ordem"  é um tipo de comunicação descendente, e  é feita a partir dos níveis hierárquicos, ou seja, dos superiores às posições inferiores. De acordo com Medeiros e Hernandes (1995, p.225), as comunicações descendentes “transitam do mais alto ponto da organização até a base”. Têm como objetivo assegurar o desempenho positivo da empresa, passando o maior número de informações possíveis aos subordinados para que consigam desenvolver suas atividades; pode ser feita de maneira oral como: reuniões em grupo e individuais ou utilizando a forma escrita como: memorandos, comunicados internos ou outros tipos de informes (MEDEIROS e HERNANDES, 1995).
  • GABARITO: Errado.
    A ordem é uma comunicação vertical, porque passa de um nível hierárquico para outro. Além disso, por vir de cima para baixo, pode-se dizer que é uma
    comunicação vertical descendente.
  • Comunicação colateral - aquela feita a margem, em paralelo a comunicação direta.
  • A ordem é um tipo de comunicação descendente. 

  • As comunicações formais costumam seguir três direções: o fluxo descendente, o fluxo ascendente e o fluxo horizontal.

    O fluxo é considerado descendente quando a informação sai da cúpula para o nível operacional, ou seja, é um fluxo de “cima para baixo”.
    Normalmente, englobam as ordens, as definições de objetivos e metas a serem atingidas, noticias etc.

    Fonte: (Professor Rodrigo Rennó, Estratégia Concursos, Noções de Administração Geral e Pública)

    Gaba: "errado"

     

     

  • Uma ordem é um exemplo de comunicação descendente, pois se origina em algum nível hierárquico mais alto para um mais baixo (você não verá um soldado dando uma ordem a um general, não é verdade?). Portanto, essa afirmativa está incorreta. O gabarito é questão errada. 

     

    Comentário retirado do livro Administração Geral para Concursos - Rodrigo Rennó.

  • Basta lembrar que colateral significa lado a lado, sem se tratar de hierarquia, caso em que se aplica a ordem (comunicação descendente).

  • 9interpretaçao me lascou 

    A ORDEM  pensei em questao de sequencia(ex. objeto organizado), nao de hierarquia

  • ✿ Fluxos de Comunicação ✿

    A transmissão de uma mensagem é executada através de processos, assim esta é composta por vários tipos de como deve e pode ser transmitida, são os chamados fluxos de comunicação, estes fluxos são a classificação de como a informação está sendo passada, e como o receptor recebe a mensagem. Deste modo, segundo Matos (2014), temos cinco fluxos que constituem as maneiras e formas que a comunicação pode ser transmitida dentro das organizações:

    ▪ Descendente: São as mensagens e informações que saem do topo decisório e descem até as bases. É o tipo de comunicação vertical, isto é, de cima para baixo em direção descendente. É a comunicação oficial (falada, impressa ou eletrônica) que transmite normas, procedimentos, atribuições, politicas instruções, estratégias e planos, objetivo e metas, praticas organizacionais, notícias institucionais, enfim, é a comunicação que emana dos cargos diretivos e gerenciais, voltada para o corpo funcional da organização.

    ▪ Ascendente: É a comunicação que se processa das bases de direção aos níveis mais elevados da hierarquia organizacional. Podem ser opiniões, criticas, elogios ou reclamações dos colaboradores, expressadas por meio de reuniões e conversações formais e informais das lideranças com suas equipes, por meio de caixas de sugestões ou pesquisa de clima organizacional.

    ▪ Horizontal (Lateral): É a comunicação realizada entre colegas de trabalho de um mesmo nível hierárquico. Quando a comunicação se dá entre os membros de um mesmo grupo ou de grupos do mesmo nível, entre executivos do mesmo nível ou entre quaisquer pessoas que estão em um nível horizontal equivalente dentro da organização. A comunicação é intra ou enter (departamental).

    ▪ Transversal (Diagonal): Nas organizações mais modernas (descentralizadas e flexíveis), nas quais a gestão é mais participativa e integrada, as pessoas interagem mais, o que permite o fluxo de comunicações entre diferentes níveis hierárquicos e também perpassando fronteiras setoriais (entre diferentes seções ou departamentos). Percebe-se uma mistura dos efeitos citados para a comunicação vertical e horizontal.

    ▪ Circular: Esse fluxo de comunicação é mais presente na organização de pequeno porte é extremamente informal, onde as informações circulam indistintamente entre todos os níveis de sua estrutura funcional.

    ➥ Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração