-
A análise SWOT é uma ferramenta de planejamento que permite que sejam identificadas dentro de uma empresa as forças e fraquezas da organização, bem como as ameaças e oportunidades:
S - Strenght (força em inglês)
W - Weakness (fraqueza em inglês)
O - Opportunities (oportunidades em inglês)
T - Threat (ameaça em inglês)
A determinação desses fatores é fundamental para que sejam definidas as estratégias, os fatores de sucesso, e as correções necessárias para que se possa cumprir os objetivos do planejamento e os objetivos da empresa em questão.
A frase VII trata-se de uma estratégia, pois é uma forma que a administração tem para agir e conquistar o seus objetivos. Está correta.
-
Agradeço `a Dani os esclarecimentos. Quem quiser aprofundar um pouco mais, fica a dica:
http://aurosgestao.blogspot.com/2010/05/analise-swot-uma-ferramenta-da-gestao.html
-
Pessoal,
Segundo Augustinho Vicente Paludo em Administração Pública: Teoria e Questões - Elsevier Editora - 2010 - ISBN: 978-85-352-3875-4, pág 228:
Estratégia: É o caminho escolhido pela organização para alcançar os objetivos ou superar algum desafio.
Abraço a todos
-
Complementando a informação, PALUDO diz que esse caminho deve ser condizente com as competências próprias de cada organização e deve balizar um comportamento global, compreensivo e sinérgico de todos os seus componentes. A estratégia deve estar alinhada com a missão e a visão, e corresponde a um conjunto de decisões definidas para orientar a execução de ações que possibilitarão o alcance dos objetivos definidos pelo plano.
De acordo com Claudiano Albuquerque, Márcio Medeiros e Paulo Feijó (2008),
"a estratégia é a principal referência da instituição em ações cotidianas. As ações nos níveis técnicos e operacional deverão ser procedidas de modo a garantir que a instituição evolua dentro da estratégia traçada. Assim, o planejamento estratégico tem a função de, por meio da estratégia, orientar a gestão das organizações e influenciar o processo decisório de seus dirigentes".
-
A satisfação da necessidade é um exemplo de eficácia do planejamento, e não do planejamento...
Enfim, as bancas têm que escolher se adotam uma conceituação mais genérica, voltada mais para os aspectos teóricos, ou se ficam presas a peguinhas oriundos da letra fria da lei e de caixinhas conceituais. O problema do CESPE é que não se decide entre um e outro; fica oscilando entre os dois, o que não dá qualquer margem de previsibilidade ao candidato.
-
Acho que o colega tem toda razão. Se formos entender ao pé da letra, a resposta é errada. Porém, mais uma vez é necessário decidir pelo "menos pior".
-
Errei a questão pois pensei exatamente como o Pedro descreveu. Concordo com ele e para mim a questão está errada.
-
Também não entendi. Pra mim satisfação está relacionada a eficácia da estratégia e não a estratégia em si, sendo a estratégia um meio para se chegar a um determinada fim. Marquei como Errada.
-
Concordo com os colegas acima, a satisfação da necessidade descrita seria um exemplo de resultado da estratégia implementada...
Estratégias são adotadas para alcançar determinados objetivos e podem ou não ser atingidas...
-
Galera,
A questão afirma: "A satisfação da necessidade descrita no aspecto VII é exemplo de estratégia."
Você poderia pensar: "Não. Porque o item VII fala de uma necessidade e isso seria um diagnóstico estratégico. A partir dele é que eu elaboraria uma estratégia (uma ação)!"
Porém, leia com cuidado o comando: "A satisfação da necessidade descrita no aspecto VII é exemplo de estratégia.". Perceba que a satisfação da necessidade é a própria estratégia a que ele se refere.
Espero ter ajudado.
-
Acredito que algumas pessoas tem cometido confusão, vejam bem:
Qual é a satisfação da necessidade VII? É a fusão dos três setores!
Fundir os 3 setores é um exemplo de estratégia. Não há nenhuma confusão, de que é eficácia do planejamento, é o fim, nada disso, a satisfação da necessidade citada pela questão é fundir os 3 setores, e essa fusão é um exemplo de estratégia e essa estratégia servirá pra que? Para alocar mais servidores na atividade-fim.
Certinha a questão!
-
Interno -> S (Forças) / W (Fraquezas)
Externo -> O (oportunidade) / T (Ameaças)
A análise SWOT possibilita conhecer o ambiente interno e
o ambiente externo. Com isso, é possível avaliar, entre outras coisas,
ineficiências existentes no processo
-
ESTRATÉGIA É UMA MOBILIZAÇÃO DE TODOS OS RECURSOS DA EMPRESA NO ÂMBITO GLOBAL VISANDO ATINGIR OS OBJETIVOS NO LONGO PRAZO.
QUANDO SE CONSTRÓI UMA ESTRATÉGIA, NÃO SE PRETENDE TOMAR DECISÕES SOBRE O FUTURO, MAS TOMAR HOJE DECISÕES TENDO EM MENTE O FUTURO.
A ESTRATÉGIA NÃO DEVE SER CONFUNDIDA COM SEUS PLANOS TÁTICOS: ESTRATÉGIA NÃO É SÓ INOVAÇÃO, DIVERSIFICAÇÃO OU PLANEJAMENTO FINANCEIRO, MAS O CONJUNTO DISSO DIRIGIDO A OBJETIVOS A LONGO PRAZO QUE SE PRETENDE ATINGIR.
A ESTRATÉGIA NÃO É UM FIM EM SI MESMA, MAS APENAS UM MEIO. DEVE SER REAVALIADA E REAJUSTADA CONSTANTEMENTE EM FUNÇÃO DAS MUDANÇAS.
A ESTRATÉGIA NÃO DÁ CERTEZA, MAS APENAS A PROBABILIDADE COM RELAÇÃO AO FUTURO.
GABARITO CERTO