SóProvas


ID
2113384
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A respeito das funções da retórica e da teoria da argumentação, julgue o item a seguir.

O discurso deliberativo, de que é exemplo o discurso político, visa aconselhar ou dissuadir, mostrando que uma possível ação futura é conveniente ou prejudicial.

Alternativas
Comentários
  • Os três tipos de discursos. Definição dos meios disponíveis de persuasão. A ressalva de Aristóteles para que a Retórica não seja tratada como uma ciência mas como uma técnica, uma arte, uma faculdade humana, um modo de agir e produzir humanos. O discurso deliberativo (persuadir ou dissuadir) se atendo ao futuro, o discurso judiciário (acusação e defesa) ao passado e o discurso epidítico (louvor ou censura) ao presente. A importância da forma "geral" dos argumentos. Lugares comuns, exemplos, fórmulas, como materiais para se construir argumentos. A significação da expressão. Intensidade, oposições: como montar argumentos a fim de esclarecer uma questão e antecipar oposições.

    Conf professor Eduardo Dipp, em:

     http://centrolandmark.com/Historia-da-Filosofia-IV-Organon-de-Aristoteles/08-A-Retorica-Distincao-entre-os-discursos-deliberativo-judiciario-e-epiditico.html

  • O discurso deliberativo é usado com propósito político, refere-se ao futuro, pois inspira decisões e projetos, o discurso judicial em tribunais com desígnios judiciais e o discurso epidítico com o objetivo de elogiar ou censurar em funerais, em início e fim de batalhas e guerras, entre outros eventos.