a) a demanda por moeda é igual à demanda pelo motivo de transação. (há também demanda por moeda por motivo precaução)
b) no mercado de bens são evidenciados os pontos de equilíbrio entre o mercado de bens e a taxa de inflação. (são evidenciados os pontos de equilibrio entre Investimento e Poupança, curva IS)
c) um aumento da oferta monetária leva a curva LM a se deslocar para a esquerda, em face do aumento da renda. (a curva LM nessa caso de desloca para a direita)
d) na curva IS a oferta de bens e serviços é igual à sua demanda. (CERTA! A curva IS tem inclinação negativa e é igual a curva de demanda de bens e serviços)
e) se a sensibilidade da IS aos juros é muito baixa, a política monetária torna-se muito potente para elevar a renda. (se a sensibilidade da curva IS é baixa, a política FISCAL é potente pra elevar a renda)
Resposta: Letra D.
a) Errado! A demanda por motivo transação é apenas uma parte da demanda por moeda. Precisamos acrescentar as demanda pelos motivos precaução e especulação também.
b) Esqueça inflação. No modelo IS-LM (síntese neoclássica), nem falamos nisso.
c) É o contrário! Aumento na oferta monetária é política monetária expansionista e a expansão monetária desloca a curva LM para a direita.
d) Perfeito! É exatamente por isso que a IS representa os pares de renda e taxa de juros que equilibram o mercado de bens e serviços (o lado real).
e) É o contrário: como a política monetária age por meio da taxa de juros, se a sensibilidade da IS aos juros é baixo (se a IS é muito inclinada), a política monetária é pouco potente.
Resposta: D