SóProvas


ID
211444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando a importância da educação a distância (EAD) e da
educação corporativa, julgue os itens a seguir.

A educação corporativa pode ser entendida como uma entidade educacional que funciona como ferramenta estratégica para ajudar a organização a cumprir sua missão.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    A questão confunde os conceitos de Educaçao corporativa com o de Universidade Corporativa.

    Educação corporativa pode ser definida como uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização.

  • O que invalida a questão é o termo entidade educacional. Dessa forma, refere-se a Universidades Corporativas.

    Mas, é válido destacar que a educação corporativa tb é uma ferramenta estratégica para ajudar a organização a cumprir a sua missão.

  • A UNIVERSIDADE CORPORATIVA: é uma entidade ou órgão educacional que funciona como ferramenta estratégica para ajudar a organização a cumprir sua missão.
     
  • Educação Corporativa
    A educação corporativa é um conjunto de programas de formação
    para o desenvolvimento dos colaboradores de uma organização, no
    tocante aos seus conhecimentos, habilidades e competências, desde
    que alinhados com a estratégia da organização.
  • A adoção do conceito de Educação Corporativa (EC) no Brasil teve inicio na década de 90. Até então a área de “Treinamento e Desenvolvimento”das empresas preocupava-se com o desenvolvimento das habilidades, do trabalhador.

    A adoção do conceito de Educação Corporativa (EC) no Brasil teve inicio na década de 90. Até então a área de “Treinamento e Desenvolvimento”das empresas preocupava-se com o desenvolvimento das habilidades, do trabalhador para a realização de suas atividade. O centro de treinamento tinha como foco o aprendizado individual e os resultados esperados eram o aumento das habilidade do profissional

    A visão taylorista foi revertida; os processos da área de treinamento redimensionados; o profissional deve estar em processo contínuo auto 
    desenvolvimento
     e ocorreu a mudança da formação profissional do trabalhador para a educação profissional das empresas.


  • A educação corporativa compreende um processo educativo e um sistema de desenvolvimentode pessoas que:

    a) objetiva desenvolver as 
    competências, o aprendizado organizacional e atingir o público interno e externo, com aumento de competitividade;

    b) vai além do treinamento, proporciona o 
    desenvolvimento e a constante qualificação dos profissionais;

    c) visa desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes nos colaboradores da organização e não apenas conhecimento técnico e instrumental;

    d) desenvolve 
    competências e forma cidadãos para gerar o sucesso da empresa e dos clientes;

    e) proporciona aprendizagem baseada na prática dos negócios

    f) difunde crenças e valores da empresa, do ambiente de negócios e a cultura empresarial;

    g) deve possibilitar parceria com universidades e instituições de educação geral e profissional e desta forma agregar valor a seus programas;

    h) deve proporcionar aos seus colaboradores uma visão global de negócio, com um enfoque no capital intelectual;

    i) promover a 
    gestão de conhecimento da organização.

    A Educação corporativas e as quatro aprendizagens essenciais para os profissionais do seculo XXI

    A Educação Corporativa deve estar ligada a um plano de ascensão e ou de carreira e o profissional envolvido em processo educativo almejará melhores colocações e ou desafios que lhe possibilitem a utilização do conhecimento construído. Ela deve desenvolver as quatro aprendizagens essenciais para os profissionais do século XXI, segundo a UNESCO:

    a) Aprender a Conhecer - conciliar uma cultura geral, ampla o suficiente, com a necessidade de aprofundamento em uma área específica de atuação, construindo as bases para se aprender ao longo de toda a vida;

    b) Aprender a Fazer - desenvolver a capacidade de enfrentar situações inusitadas que requerem, na maioria das vezes, o trabalho coletivo em pequenas equipes ou em unidades organizacionais maiores; assumir iniciativa e responsabilidade em face das situações profissionais;

    c) Aprender a Conviver - perceber a crescente interdependência dos seres humanos, buscando conhecer o outro, sua história, tradição e cultura e aceitando a diversidade humana. A realização de projetos comuns, a 
    gestão inteligente e pacífica dos conflitos envolvem a análise compartilhada de riscos e a ação conjunta em face dos desafios do futuro;

    d) Aprender a Ser - desenvolver a autonomia e a capacidade de julgar, bem como fortalecer a responsabilidade pelo auto-
    desenvolvimento pessoal, profissional e social.


    http://www.rhportal.com.br/artigos/wmview.php?idc_cad=6gu8xln6g
  • O erro da questão esta  em utilizar o sentido de espaço fisico para entidade organizacional:Segundo MEISTER (1999), uma mudança bastante significativa é que a responsabilidade pelo processo de aprendizagem sai do departamento de treinamento para chegar aos gerentes.

    Princípios e Objetivos da Educação Corporativa
    1. Oferecer oportunidades de aprendizagem que dêem sustentação às questões empresariais mais importantes da organização.
    2. Considerar o modelo da universidade corporativa um processo e não um espaço físico destinado à aprendizagem.

    att.
    Adm. Julio
    Preciso de companheiros para as próximas batalhas!




  • resumindo
    Universidade corporativa: instituição, organização, ente concreto
    educação: sistema , instituto, ente abstrato que abrange a universidade.

  • Universidade corporativa, ou universidade empresarial, é uma instituição de ensino técnico e superior, em nível de graduação e pós-graduação, vinculada a empresas privadas e públicas. O objetivo da universidade corporativa (UC) é oferecer cursos técnicos específicos para os colaboradores da corporação. Assim, ela customiza os cursos exatamente de acordo com as políticas e estratégias das empresas, reduz custos do treinamento convencional e obtém rapidez na formação da mão de obra.


    A universidade corporativa difere das universidades acadêmicas tradicionais porque possui características próprias: seus objetivos de aprendizagem estão sintonizados aos interesses, objetivos e estratégias das empresas que promovem a formação dos seus funcionários. Grande parte das suas estruturas geralmente são virtuais, ou seja, são oferecidos cursos on-line, "via WEB".


    A universidade corporativa difere de um departamento de treinamento e desenvolvimento porque está direcionada a programas específicos para atender a estratégia da empresa, enquanto que o treinamento e desenvolvimento está direcionado para desenvolver competências, habilidades e atitudes relacionadas a problemas presentes da organização.


    É um recurso muito utilizado por organizações de grande porte, pelo que raramente é aplicável a pequenas e médias empresas.


    A universidade corporativa é o campo de atuação da pedagogia empresarial.


    No Brasil as mais conhecidas são as do Banco do Brasil, da Petrobras (Universidade Petrobras), da Caixa Econômica Federal, da Datasul e do Serpro. No exterior, as referências se voltam para as universidades corporativas da Shell Oil Corporation e hotéis Accor.


    Atualmente no Brasil existem mais de 2.360 universidades reconhecidas pelo MEC

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_corporativa

  • Comentário de Andréia Ribas: A educação corporativa não é uma entidade educacional. O referido conceito refere-se às universidades corporativas.