SóProvas


ID
2116675
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Avalie os itens a seguir e assinale a opção correta.
I. A relação jurídico-tributária é, por excelência, uma relação obrigacional, correspondendo a um vínculo entre o Estado (sujeito ativo), e as pessoas físicas ou jurídicas (sujeitos passivos) obrigadas ao pagamento de tributo ou penalidade.
II. As multas e os juros, bem como o respectivo crédito são considerados como obrigação tributária acessória.
III. As obrigações principais existem no interesse da fiscalização ou arrecadação de tributos e decorrem da legislação tributária.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    I - CERTO: É isso mesmo, A relação jurídico-tributária é, uma relação obrigacional, correspondente a um vínculo entre o Estado (sujeito ativo), e as pessoas físicas ou jurídicas (sujeitos passivos) obrigadas ao pagamento de tributo ou penalidade.

    II - Obrigação princcipal é toda obrigação cujo adimplemento ocorra por meio de pagamento de $$$, seja do tributo, juros, multa, correção etc..
    Art. 113 § 1º A obrigação principal surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente

    III - Art. 113 § 2º A obrigação acessória decorre da legislação tributária e tem por objeto as prestações, positivas ou negativas, nela previstas no interesse da arrecadação ou da fiscalização dos tributos.

    bons estudos

  • LETRA E 

     

    I. CORRETO!

     

    II. As multas e os juros, bem como o respectivo crédito NÃO são considerados como obrigação tributária acessória e sim obrigação tributária principal.    >>ERRADO

     

    III. As obrigações principais existem no interesse da fiscalização ou arrecadação de tributos e decorrem da legislação tributária. >>ERRADO 

    Esta é a definição de Obrigação Acessória. A Obrigação principal, na verdade, surge com a ocorrência do fato gerador e tem como objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária sendo o fato gerador definido em Lei. 

     

    Espero ter ajudado!