SóProvas


ID
2116783
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O MERCOSUL é um processo de integração econômica, iniciado com a assinatura do Tratado de Assunção, que tem como objetivo a conformação de um mercado comum entre seus membros. Os seguintes enunciados se referem a ele. Assinale a única opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Errado. A assertiva possui três equívocos. Primeiro, o Mercado Comum do Sul (Mercosul) surge dos entendimentos entre Brasil e Argentina, tecidos após a queda de ambas as ditaduras, brasileira e argentina. Apesar de a aproximação entre os dois países ter ganhado vulto no governo Figueiredo, foi com os esforços da abertura democrática que entendimentos comerciais, técnicos e diplomáticos geraram o Mercosul.

    A grande questão à época era a pertinência de reforçar o entendimento bilateral, antes da incorporação de novos membros. Optou-se, em vez disso, pela expansão, na qual Paraguai e Uruguai somaram forças a Argentina e Brasil, criando o Mercado Comum do Sul, em 26 de março 1991, mediante o Tratado de Assunção.

    Segundo, o Chile integra o Mercosul apenas como membro associado. Na verdade, ele não tem a menor pretensão de tornar-se membro permanente, pois as tarifas externas chilenas são menores que as do bloco. Ou seja, em se tratando de um país relativamente aberto ao mercado internacional, o Chile sofreria limitações, uma vez que os países do Mercosul devem respeitar aTarifa Externa Comum(TEC).

     

    b) Errado. Muito embora a União Europeia (EU) tenha sido exemplo para a construção do Mercosul, não há esforços substanciais para criação de moeda única na iniciativa sulamericana. O Mercosul, apesar de levar o termo “mercado comum” na definição, ainda é uma união aduaneira imperfeita (ou incompleta), pois ainda não conseguiu liberar o trânsito de fatores de produção, de capital, de pessoas, tampouco uniformizar a TEC.

     

    c) Errado. À época, os quatro membros originais já eram democracias. A ditadura argentina foi extinta após a Guerra das Malvinas, em 1983; o Uruguai iniciou o processo de abertura em 1985; o Brasil optou pelas eleições indiretas no mesmo ano; o Paraguai, por sua vez, assistiu à queda de Alfredo Stroessner, em 1989. Ao tempo da assinatura do Tratado de Assunção, portanto, os quatro países eram democracias. 

     

    d) Errado. O Mercosul aceitou, de fato, a solicitação de entrada da Venezuela no bloco. O processo foi lento, graças à oposição do Parlamento paraguaio. Com a suspensão do Paraguai, devido à crise presidencial, em 2012, a entrada da Venezuela foi facilitada. De fato, desde 31 de julho de 2013, os venezuelanos foram admitidos oficialmente pelo Mercado Comum do Sul.

    >> Lembrando que atualmente a Venezuela está suspensa.

     

    Gabarito: letra E. A despeito das dificuldades de integração e de convergência das políticas nacionais, pode-se afirmar que o Mercosul é exitoso. Isso porque, do ponto de vista político-diplomático, o bloco conseguiu amenizar as rivalidades históricas entre os países do Cone Sul, particularmente entre Brasil e Argentina. Pelo viés econômico, percebe-se que houve incremento nas transações intrabloco, como afirma o enunciado, inobstante os percalços na liberação do comércio interno.

     

    https://www.tecconcursos.com.br/dicas-dos-professores/tres-questoes-comentadas-para-a-segundafeira

  • Parabéns Thiago FRB pela explanação minuciosa. Você é o cara! Por mais comentários assim no QC...

    Gabarito E.

  • GAB E

    a)ERRADO, não houve adesão do Chile, mas vale ressaltar que atualmente ele é associado.

    b)ERRADO, o Mercosul ainda está muito longe de possuir uma moeda, pois ainda é apenas uma união aduaneira, ou seja, tarifa externa comum e o livre comércio.

    c)ERRADO. A negociação começou com Sarney e terminou com a assinatura do Collor. Logo, foi após o período militar no Brasil.

    d)ERRADA. Ela entrou no bloco em 2012, mas voltou a ser suspensa em 2017, porque foi considerada antidemocrática.