-
a) Os planos estratégicos se referem à organização como um todo, cobrem decisões sobre objetivos e estratégias de longo prazo e tem forte orientação, exclusivamente, para o ambiente organizacional interno.
b)Os planos táticos têm foco em unidades ou departamentos da organização, geralmente têm um horizonte temporal de um ano, são ambíguos e dão oportunidades de maior flexibilidade para a escolha de diversas alternativas de ação.
c)Os planos operacionais têm foco em tarefas rotineiras, definem procedimentos e processos pré- definidos, não havendo necessidade de adaptação diante das variáveis não controláveis e extinguem-se quando os objetivos que os sustentam são realizados.
d)Os planos estratégicos cobrem decisões sobre objetivos e estratégias de longo prazo, têm forte orientação de fatores externos e fatores organizacionais internos e são pouco específicos no que diz respeito às atividades e aos recursos necessários. Gabarito
-
d) Os planos estratégicos cobrem decisões sobre objetivos e estratégias de longo prazo, têm forte orientação de fatores externos e fatores organizacionais internos e são pouco específicos no que diz respeito às atividades e aos recursos necessários.
Não compreendo essa parte: ...... são pouco específicos no que diz respeito às atividades e aos recursos necessários.
Sei que a Letra A, generaliza mas pra mim, seria a mais ideal. :/
-
GABARITO: letra D – o Planejamento Estratégico abrange toda a organização, analisa fatores internos e externos, visa o longo prazo e é pouco detalhado (exatamente por ser muito abrangente).
“Os planos estratégicos se referem à organização como um todo, cobrem decisões sobre objetivos e estratégias de longo prazo e servem de base aos planos táticos e operacionais. Esse tipo de plano tem forte orientação externa e serve para posicionar a organização perante seu ambiente externo (concorrentes, clientes, etc.). De modo geral, os objetivos são gerais e os planos são pouco específicos no que diz respeito a atividades e recursos necessários.”
(Fonte: Administração – Teoria e Prática No Contexto Brasileiro ⇨ Filipe Sobral e Alketa Peci, 2008)