Gabarito Letra C
Princípio da Oportunidade
Pelo Art. 6º da Resolução CFC nº. 1282/10, o Princípio da Oportunidade refere- se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas. O princípio da oportunidade exige o registro de todas as variações sofridas pelo patrimônio da entidade no momento em que elas ocorrerem, ainda que sejam considerados valores estimados.
Um exemplo é o registro da deprecia- ção. O tempo de vida útil de um bem é baseado numa hipótese mais ou menos fundamentada tecnicamente e dependente de diversos fatores aleatórios. Apesar disso, a depreciação deve ser registrada no momento em que há a perda de valor do bem. Como é difícil determinar o valor exato dessa perda, os cálculos são feitos por estimativas. A integridade diz respeito à necessidade de os registros serem confiáveis, isto é, sem faltas ou excessos. A tempestividade determina que as variações sejam registradas no momento oportuno, mesmo na hipótese de alguma incerteza de valor.
A informação divulgada fora do momento adequado e/ou que não seja confiável nor- malmente deixa de ser importante para o público nela interessado. Por exemplo, no mercado de ações o investidor não pode esperar um relatório contábil por muito tempo antes de tomar decisões. Portanto, é preciso haver agilidade na divulgação da informa- ção, sem se perder de vista a segurança quanto a sua veracidade.
https://www.passeidireto.com/arquivo/24271033/contabilidade-basica--livro/4
bons estudos