SóProvas


ID
2120704
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em psicologia clínica e desenvolvimento, ressalta-se a visão do autor Pervin & John (2004 p. 27.) ao afirmar que “Os determinantes da personalidade são divididos em genéticos e ambientais. Porém, tanto os determinantes genéticos quanto os ambientais são importantes na formação da personalidade, variando de uma característica da personalidade para outra”. Os fatores genéticos são importantes em características de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

    b) inteligência e temperamento.

  • A teoria da personalidade representa aquelas características da pessoa que explicam padrões consistentes de sentimentos, pensamentos e comportamentos. Os fatores mencionados em questão são os fatores genéticos, os quais estão dentro do crescimento e desenvolvimento na teoria da personalidade. Estes fatores apresentam papéis importantes em relação à personalidade e são destaques nas características da inteligência e temperamento. A alternativa correta é a “B”. As demais encontram-se incorretas, respectivamente, visto que: • a estrutura não é considerada uma das características importantes da genética; • a maturidade e o desenvolvimento não equivalem ao enunciado da questão; e, • o crescimento e desenvolvimento não fazem parte das características genéticas.

  • Conforme a referência da questão:

    "Os fatores genéticos desempenham um papel importante na determinação da personalidade, particularmente em relação àquilo que é único no indivíduo (Caspi, 2000; Plomin e Caspi, 1999; Rowe, 1999). Embora muitos psicólogos, historicamente, tenham enfatizado a importância dos fatores ambientais e genéticos em moldar a personalidade como um todo, teóricos recentes reconhecem que a importância desses fatores pode variar de uma característica da personalidade para outra. Os fatores genéticos são geralmente mais importantes em características como a inteligência e o temperamento, e menos importantes com relação a valores, ideias e crenças. Um bom exemplo de diferença individual devida ao temperamento é o nível de atividade e de medo (Kagan, 1994; 1999). Certos bebês são mais ativos e menos receosos do que outros. [...]" Pervin & John (2004 p. 27).

  • A pergunta quer um caso exclusivo na formação das palavras, um caso que só ocorre em uma das alternativas.