SóProvas


ID
2121394
Banca
MPE-PB
Órgão
MPE-PB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Quanto aos ferimentos produzidos por projétil expelido por arma de fogo, é errado afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Pede-se a incorreta. A incorreta trata-se da alternativa de letra "A", pois o sinal de Werkgaertner é característico do tiro encostado.

  • LETRA A) INCORRETA- Puppe-Werkgaertner Werkgaertner- ocorre nos tiros encostados/apoiados- desenho da boca e da massa da mira do cano.

    LETRA B) CORRETA- "As armas que apresentam compensadores de recuo alteram profundamente o formato do residuograma e deixam de apresentar os formatos habituais nos tiros encostados ou bem próximos ao alvo. Assim, por exemplo, os ferimentos em “boca de mina” nos tiros encostados não são encontrados quando as armas que os deflagram apresentam os compensadores de recuo, isso em virtude da dispersão dos gases pelos furos da extremidade distal do cano da arma". FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 285.

    LETRA C) CORRETA- "A orla de escoriação, ou anel de Fisch, também é conhecida como zona de contusão de Thoinot, zona inflamatória de Hoffmann, halo marginal equimótico-escoriativo de Leoncini, orla erosiva de Piedelièvre e Desoille ou orla desepitelizada de França. Essa orla tem aspecto concêntrico nos orifícios arredondados, e em crescente ou meia-lua, nos ferimentos ovalares. Seu exame detalhado é muito importante, pois pode esclarecer a direção do tiro. Nos tiros perpendiculares ao corpo, a orla de escoriação é concêntrica, e, quando inclinados, tem a forma oblíqua. É um sinal comprovador de entrada de bala a qualquer distância. Nas vísceras, principalmente no pulmão, o ferimento de entrada apresenta o halo hemorrágico visceral de Bonnet. Não se observa no de saída." FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 271.

    LETRA D) CORRETA- lesão produzida por um projétil é um caso de lesão perfurocontundente.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A

  • GABARITO A

     

    É o contrário, esse sinal aparece nos tiros encostados pois é o desenho da boca do cano da arma impressa na pele, e para isso a arma precisa estar encostada na pele, claro.

     

    Sinal de Werkgaertner: Somente em tiros encostados. Basicamente é o desenho da boca do cano da arma sobre a superfície (por fuligem) quando o tiro é encostado.

     

     

    bons estudos

  • Genival França tem umas afirmativas polêmicas. Essa letra B aí tb não poderia ser considerada, com absoluta certeza, como correta. Há inúmeras outras variáveis. Enfim.

  • GABARITO LETRA "A".

    O sinal de Werkgaertner é o desenho da boca e da massa de mira do cano, produzido pela ação contundente ou pelo seu aquecimento. Típico de TIROS ENCOSTADOS.

    Quanto a letra B:

    Nos tiros encostados em regiões ósseas, a forte expansão dos gases oriundos da queima da pólvora, causam a ruptura do tecido epitelial causando um ferimento de forma estrelado - Sinal de Hoffmann ou Boca de mina ou câmara de mina.

    O compensador de recuo é um dispositivo colocado na boca do cano de qualquer arma de fogo para direcionar o fluxo de gases para reduzir ou compensar o recuo provocado pelo tiro, é utilizado para aumentar a precisão dos tiros de armas de alto calibre.

    Logo, como o compensador de recuo direciona o fluxo dos gases expelidos pela arma de fogo, eles não atingem a superfície óssea e retornam, causando a boca de mina.

    Quanto a letra C:

    O anel de Fisch, nada mais é que a orla de escoriação ou contusão, que a lesão de escoriação causada pela passagem do projétil que deve-se ao arrancamento da epiderme motivado pelo movimento rotatório do projétil antes de penetrar no corpo.

    A orla de escoriação tem valor na determinação da direção do tiro, de acordo com a sua aparência, mais redonda ou ovalada.

    Quanto a letra D:

    Os ferimentos causados pelo PAF são perfurocontundentes.

    FONTE: Wilson Palermo - Sinopses de concursos da juspodivm e meus resumos.