SóProvas


ID
2121397
Banca
MPE-PB
Órgão
MPE-PB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

É errado afirmar:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA "A" - CORRETO. Ocorre quando se substitui o ar ambiental por outros gases não tóxicos, mas que não servem para respirar. Pode ser dividido em duas espécies: confinamento em local aberto (é o caso de uma vítima que morre dentro de um poço profundo, o poço, apesar de ser aberto, tem pouco ou quase nenhuma circulação de ar – se o local tiver gás tóxico, p.ex. o metano, a morte se dará por envenenamento e não confinamento) ou confinamento em local fechado (é o caso da morte dentro de um submarino que, por estar nas profundezas do mar, não pode ser resgatado).

     

    ALTERNATIVA "B" - CORRETO. Será denominada de "sufocação indireta", onde os orifícios respiratórios e as vias aéreas estão abertos e livres (já na sufocação direta não estão livres), aqui se impede que a caixa torácica faça o movimento de respiração (expandindo-se e retraindo-se) pela compressão do tórax (um peso em cima do tórax, a morte ocorre porque o sangue tem dificuldade de circular, se concentrando no nível da cabeça, a pressão nos vasos sanguíneos aumenta e faz com que o sangue comece a vazar dos vasos, dando origem a milhares de petequeias aglomeradas - a máscara de Morestin), pela crucificação (o individuo morre pela exaustão da musculatura do tórax) ou pela paralisia da musculatura respiratória (eletroplessão de média amperagem no tórax, que causa o espasmo da musculatura e impede que o indivíduo possa respirar, se passar pelo coração há parada cardiorrespiratória; algum veneno; algum tóxico; fratura nas costelas, impedindo a respiração).

     

    ALTERNATIVA "C" - CORRETA. Fulminação se dá quando a energia elétrica natural causa a morte; Fulguração se dá quando da energia elétrica natural resulta qualquer lesão que não a morte.

     

    ALTERNATIVA "D" - ERRADO. Os "estigmas" são as marcas dos dedos e das unhas do agressor localizados no pescoço, boca e narinas das vítimas de esganadura.

  • A) CORRETA- Anoxemia é a falta de oxigênio no sangue. Já a hipercapnia é o aumento de gás carbônico no sangue. “O confinamento é um tipo de asfixia mecânico-pura, caracterizado pela permanência de um ou mais indivíduos em um ambiente restrito ou fechado, sem condições de renovação do ar respirável, sendo consumido o oxigênio pouco a pouco e o gás carbônico acumulado gradativamente. Não existe uma concordância entre os autores sobre a etiopatogenia do confinamento. A teoria química acentua a acumulação do gás carbônico e a redução do oxigênio, enquanto a teoria física afirma que, além das alterações químicas do ar, existem o aumento da temperatura e a saturação do ambiente por vapores de água. Na maioria das vezes, o confinamento é acidental, podendo, no entanto, ser homicida ou suicida.” FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 335.

    B) CORRETA- asfixias por obstaculização à penetração do ar nas vias respiratórias: a) sufocação direta- obstrução da boca e narinas ou obstrução da laringe e traqueia. e b) sufocação indireta- compressão do tórax;

    C)CORRETA- ELETRICIDADE NATURAL Quando atinge letalmente o ser humano- FULMINAÇÃO; Quando provoca apenas lesões corporais- FULGURAÇÃO SINAL DE LICHTEMBERG- sinal provocado pela ação de eletricidade natural. Apresenta aspecto arboriforme ou de samambaia.

    D) INCORRETO- Esganadura é um tipo de asfixia mecânica que se verifica pela constrição do pescoço pelas mãos, ao obstruir a passagem do ar atmosférico pelas vias respiratórias até os pulmões. É sempre homicida, sendo impossível a forma suicida ou acidental (...) 1. Sinais externos a distância. Congestão da face, congestão das conjuntivas, equimoses punctiformes da face e do pescoço. 2. Sinais externos locais. Os mais importantes são as escoriações produzidas pelas unhas do agressor, teoricamente de forma semilunar, apergaminhadas, de tonalidade pardo-amarelada, conhecidas como estigmas ou marcas ungueais. Podem também ter a forma de rastros escoriativos. Se o criminoso usou a mão direita, aparecem essas marcas em maior quantidade no lado esquerdo do pescoço da vítima. Além delas, podem ser encontradas pequenas equimoses arredondadas produzidas pelas polpas dos dedos. Em alguns casos, podem surgir escoriações de várias dimensões e sentidos, devido às reações da vítima ao defender-se. Finalmente, as marcas ungueais podem não existir se o agente conduziu a constrição do pescoço protegido por objetos, como, por exemplo, lenços, lençóis, toalhas ou luvas. FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 370

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D

  • GAB: LETRA D

    A esganadura é um tipo de asfixia mecânica que se verifica pela constrição do pescoço pelas mãos, ao obstruir a passagem do ar atmosférico pelas vias respiratórias até os pulmões. A esganadura é sempre homicida e há disparidade de forças entre os sujeitos. Nos sinais locais notam-se as escoriações produzidas pelas unhas do agressor, teoricamente de forma semilunar, apergaminhadas, de tonalidade pardo-amarelada, conhecidas como estigmas ou marcas ungueais.

    Sendo assim, os estigmas são lesões próprias do sulco do pescoço da vítima de ESGANADURA, distinguindo-a da vítima de ENFORCAMENTO ou de estrangulamento.

  • apenas complementando, os estigmas/marcas ungueais decorrentes da esganadura PODEM NÃO APARECER se o agente conduziu a constrição do pescoço protegido por objetos, como, por exemplo, lenços, lençóis, toalhas ou luvas.
  • Confinamento===caracterizado pela permanência de um ou mais indivíduos num ambiente restrito ou fechado, sem condições de renovação do ar respirável, sendo consumido o oxigênio pouco a pouco e o gás carbônio vai sendo acumulado gradativamente"

  • Hipercapnia é o aumento do  no  que pode ser provocada por uma   (em caso de , por exemplo

    Falta de oxigênio no sangue: as altitudes muito elevadas provocam anoxemia