-
alguém comenta ai, por favor !
-
O processo de descolonização da Ásia e da África ganhou um grande impulso após a Segunda Guerra Mundial, em parte devido ao declínio internacional de potências coloniais como a França e a Grã-Bretanha, em parte devido ao crescimento de movimentos de libertação nacional dentro das próprias colônias.
O primeiro grande movimento de descolonização, ocorrido durante a década de 1940, atingiu principalmente os países asiáticos - Índia, Paquistão, Birmânia, Ceilão, Indonésia. Já nos anos 50, tal movimento deslocou-se para a África, onde se assistiu à independência de países como Gana, Quênia, Senegal e Congo Belga, além do início do movimento de libertação nacional na Argélia. Cientes de que possuíam um perfil histórico e econômico-social próprio, esses Estados nascentes procuraram articular suas similaridades e demandas internacionais nas chamadas Conferências de Solidariedade Afro-Asiáticas, realizadas em Bandung (1955) e no Cairo (1957).
O Brasil, uma ex-colônia que compartilhava muitas das características daqueles países, sobretudo em termos de luta contra o subdesenvolvimento, enviou observadores diplomáticos a ambas as conferências. Contudo, amarras tradicionais na diplomacia brasileira ainda a impediam de assumir uma posição de apoio mais agressivo à emergência do Terceiro Mundo no sistema internacional. A persistência de uma aliança quase que automática com o "mundo ocidental" (do qual as potências coloniais eram parte) e, principalmente, os supostos "laços especiais de amizade" que uniriam Brasil e Portugal (outra potência colonial) ainda se apresentavam como grande obstáculo a essa tomada de posição.
-
1- se falou em Segunda Guerra esquece Liga das Nações. Agora é ONU
2- correta vide comentário de Yago. obs conceito de emergir: trazer ou vir à tona, tornar-se claro ou compreensível; aparecer, expressar-se, manifestar-se.
3- é exatamente o contrário. as grandes crises ocorreram justamente após a Guerra
4-nada disso. após a criação do Estado de Israel, o Oriente Médio experimentou (e continua experimentando) diversos conflitos. é importante trazer que também os EUA ajudaram nessa militarização.
5- só no futuro.
-
África, devido à sua proximidade da Europa e à pouca resistência bélica que podia oferecer aos exércitos imperialistas, foi o primeiro e o mais explorado dos continentes que eram alvo da cobiça dos países industrializados. A Ásia também viveu a interferência das potências europeias no decorrer dos séculos XIX e XX. Algumas regiões, como a Índia, passaram a sofrer a exploração europeia desde o século XVI com a descoberta do périplo africano. A exploração da Ásia, entretanto, não foi facilitada pela proximidade, como ocorreu entre Europa e África. Além da distância, a Ásia tinha impérios estabelecidos, com exércitos organizados, características que, de certa forma, dificultaram as ações imperialistas. Também nesse continente, o fim da Segunda Guerra Mundial e o início das disputas entre Estados Unidos e União Soviética pela supremacia mundial geraram condições para a expulsão dos imperialistas.
APMBB
.