-
gab: B
Ponto de Fulgor: é a temperatura (uma para cada combustível), na qual um combustível desprende vapores suficientes para serem inflamados por uma fonte externa de calor, mas não em quantidade suficiente para manter a combustão. (Retirou a fonte externa de calor, acabou o fogo).
Ponto de Combustão: é a temperatura do combustível acima da qual ele desprende vapores em quantidade suficiente para serem inflamados por uma fonte externa de calor e continuarem queimando, mesmo quando retirada esta fonte de calor.
Ponto de Ignição: é a temperatura necessária para inflamar os vapores que estejam se desprendendo de um combustível. Após ter visto tudo isto, podemos concluir que se abaixarmos a temperatura de um combustível, ou da região onde seus vapores flutuam, abaixo da sua temperatura de ignição, cessará a combustão. Este é o segundo método básico de extinção de incêndios, e é conhecido como resfriamento.
-
B
Ponto de Ignição: é a temperatura necessária para inflamar os vapores que estejam se desprendendo de um combustível. Após ter visto tudo isto, podemos concluir que se abaixarmos a temperatura de um combustível, ou da região onde seus vapores flutuam, abaixo da sua temperatura de ignição, cessará a combustão. Este é o segundo método básico de extinção de incêndios, também conhecido como resfriamento.
-
Porém, não tem capacidade de permanecer em chamas.
-
Ponto de fulgor: temperatura minima sob a qual os combustíveis começam a desprender vapores e se incendeiam em contato com o calor . Chama NÃO se mantém.
Ponto de combustão: igual ao de fulgor, porém a chama SE mantém.
Ponto de ignição: temperatura minima na qual os gases desprendidos entram em combustão apenas em contato com o oxigênio do ar, independente de ter outra fonte de calor,
-
A questão exige conhecimento sobre o glossário de termos relacionados a segurança contra incêndio, de acordo com a NBR 13860.
Existem pelo menos três pontos ou temperaturas importantes para conhecermos sobre o tema muito cobrados em provas:
- Ponto de Fulgor: "Menor temperatura na qual um combustível emite vapores em quantidade suficiente para formar uma mistura com o ar na região imediatamente acima da sua superfície, capaz de entrar em ignição quando em contato com uma chama, e não mantê-la após a retirada da chama."
- Ponto de Combustão: "Menor temperatura na qual um combustível emite vapores em quantidade suficiente para formar uma mistura com o ar na região imediatamente acima da sua superfície, capaz de entrar em ignição quando em contato com uma chama, e manter a combustão após a retirada da chama."
- Temperatura de Ignição: "É aquela em que os gases desprendidos dos combustíveis entram em combustão apenas pelo contato com o oxigênio do ar, independente de qualquer fonte de calor". (CPN, 2005) ou de acordo com a NBR 13860: "Menor temperatura na qual um combustível emite vapores em quantidade suficiente para formar uma mistura com o ar na região imediatamente acima da sua superfície, capaz de entrar em ignição quando em contato com o ar."
-
Em resumo, o ponto de ignição ou temperatura de ignição é aquela capaz de permitir a combustão de forma independente de fonte de calor. Como a questão cobrou esse conceito, o gabarito correto encontra-se na letra "B".
Bibliografia:
ABNT NBR 13860/1997 - Glossário de Termos Relacionados com Segurança contra incêndio.
CPN- Comissão Tripartite Permanente de Negociação do Setor Elétrico no Estado de São Paulo. Manual de treinamento curso básico segurança em instalações e serviços com eletricidade - NR 10. São Paulo. 2004/2005. pág. 234.
GABARITO: LETRA B