SóProvas


ID
2122441
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os ruídos são considerados agentes em potencial de doenças ocupacionais, ocasionando comprometimento auditivo a trabalhadores expostos a níveis elevados de pressão sonora. Dentre as doenças ocupacionais relacionadas aos ruídos, o trauma acústico, pode ser definido como:

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

    Essa eu fiquei na dúvida entre C ou D, errei bonito!

     

    O que é trauma acústico? Trauma acústico é um dano causado no ouvido provocado por ruído repentino e potente como por exemplo o de uma explosão que pode provocar danos no tímpano e consequentemente perda de audição do tipo condutiva.

  • Perda auditiva = trabalhador fica exposto por um período longo, alguns considerados até curto se pegar uma média geral da população, pois alguns tem sensibilidade auditiva, por isso do exame ser feito após o sexto mês da admissão, para detectar essas pessoas com sensibilidade. Por regra geral perda auditiva é a longo prazo por exposição em alta intensidade (intensidade seria o volume do som), normalmente nas frequências 1000, 3000, 4000 hz, pois ele fica localizado na parte do meio do ouvido (esqueci o nome agora) e lá é a parte mais sensível do nosso ouvido, no médio. Quando for fazer o exame na sala enclausurada e o trabalhador não ouvir até 25 dB, pode considerar como perda auditiva. Como funciona esse teste? O trabalhador fica de repouso por 14 horas sem exposição e vai contente e feliz fazer o exame, ele entra numa salinha enclausurada e coloca um headset, a fonoaudióloga ou médico do trabalho (os dois permitidos pela NR 07) irá colocar uma barulhinho em uma intensidade e em várias frequências. Ex: 5 db, ai o trabalhador escuta nada, ela coloca 10 db, o trabalhador escuta nada, 15 db, nada, 20 db, nada, 25 db. Pronto a partir dai ele já tem perda auditiva e após isso ela vai caracterizar essa perda em alguns níveis. Esse exame é feito primeiramente pela via aérea, ou seja, pelo canalzinho do ouvido msm, mas alguma das vezes ele ta entupido ou inflamado, impedido que chegue até o ponto desejado, então faz pela via óssea ( um ossinho que fica atrás da orelha), só depois dos dois testes, poderá caracterizar a perda auditiva.

    Beleza, agora vamos para o trauma! O trauma é fácil de decorar, fica do lado de uma bomba e ela explode, seus tímpanos estouram e você fica surdo, isso seria por trauma, é algo que não precisa ser exposto ao longo prazo, você pode estar bem hoje e amanhã por algum motivo, acidente, você sofrer um trauma auditivo e perder a audição.

    Quando vamos para uma festa e ficamos do lado da caixa de som, no outro dia fica um zumbido chatinho "Piiiiiiiiiii" ai tu pensa, Não acredito que ficarei com esse barulho por toda eternidade, nem encontrei meu boy/girl magia na festa! Mas você percebe que depois de algumas horas ele desaparece, a gente pode até considerar como um trauma, seria um tipo de trauma elástico. Mas a palavra trauma mesmo seria um tipo de trauma plástico, um trauma irreversível.