SóProvas


ID
2123206
Banca
IBFC
Órgão
TCM-RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Meu engraxate
        É por causa do meu engraxate que ando agora em plena desolação. Meu engraxate me deixou.
      Passei duas vezes pela porta onde ele trabalhava e nada. Então me (1) inquietei, não sei que (2) doenças mortíferas, que (3) mudança pra outras portas se passaram em mim, resolvi perguntar ao menino que (4) trabalhava na outra cadeira. O menino é um retalho de hungarês, cara de infeliz, não dá simpatia alguma. E tímido, o que torna instintivamente a gente muito combinado com o universo no propósito de desgraçar esses desgraçados de nascença. “Está vendendo bilhete de loteria”, respondeu antipático, me (5) deixando numa perplexidade penosíssima: pronto! Estava sem engraxate! Os olhos do menino chispeavam ávidos, porque sou um dos que ficam fregueses e dão gorjeta. Levei seguramente um minuto pra definir que tinha de continuar engraxando sapatos toda a vida minha e ali estava um menino que, a gente ensinando, podia ficar engraxate bom.
(ANDRADE, Mário de. Os Filhos da Candinha. São Paulo, Martins, 1963. P. 167)

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Esse trecho do texto responde a questão: 

    "“Está vendendo bilhete de loteria”, respondeu antipático, me (5) deixando numa perplexidade penosíssima: pronto! Estava sem engraxate!"

  • Olá pessoal (GABARITO LETRA  B)

    Vejam os comentários do professor Felipe Luccas do Estratégia Concursos !!

     

    Letra A- ERRADA - Na primeira linha do texto, até temos a impressão de que o narrador se liga ao engraxate por fortes laços afetivos, mas ao decorrer da leitura percebemos que a prioridade é “ter um engraxate” e, para isso, “qualquer engraxate” serviria, não só aquele primeiro menino. Essas “pistas” estão no texto: “MEU engraxate me deixou”; “tinha que continuar engraxando sapatos toda a minha vida” e “ali estava um (outro) menino que podia ficar engraxate bom”. 

     

    LETRA B- CORRETA - Confirmando nosso raciocício anterior, a perplexidade vinha mesmo do fato de ter perdido o engraxate habitual (sou um dos que ficam fregueses e dão gorjeta), não era uma fidelidade pessoal ao menino que virou vendedor de bilhetes de loteria.


    LETRA C - ERRADA - Não há no texto qualquer referência nesse sentido. ]

     

    LETRA D- ERRADA - Nem gratidão, nem inveja. O autor apenas que ter um engraxate regular. 

     

    Fonte: https://felipeluccas.files.wordpress.com/2016/10/prova-tcm-rj-comentada.pdf

     

  • kkk música para ajudar no uso da crase,  vale a pena !!

    https://www.youtube.com/watch?v=vsOX1P1pZ6Q

  • ok

     

  • Gabarito: Letra B
     

    No trecho: “Está vendendo bilhete de loteria”, respondeu antipático, me (5) deixando numa perplexidade penosíssima: pronto! Estava sem engraxate!
     

    - É nítido no texto sublinhado acima o espanto, o desapontamento do narrador ao saber que havia que havia perdido os serviços do engraxate, haja vista ele não estar mais na profissão, conforme o entendimento do texto.



    FORÇA E HONRA.

  • O site da muito lento

  • Pra vc que ainda não é assinante e pensa em assinar este serviço, fica aqui o meu alerta: Este site constantemente fica extremamente lento, inviabilizando nossos estudos. Há uma tremenda demora em apresentar a resposta correta, bem como em abrir os comentários feitos pelos usuários. Isso ocorre há meses. E o que o Qconcursos tem feito até então? Nada! Sempre reclamo, sempre relato esse problema, e nada é feito.

  • “Está vendendo bilhete de loteria”, respondeu antipático, me (5) deixando numa perplexidade penosíssima: pronto! Estava sem engraxate!

     

    Letra B.

  • Ainda que haja argumentos acima, o texto abre na primeira linha um discurso dizendo que

    "Estou desolado, perdi meu engraxate". - a semântica da palavra desolação significa um sentimento de abandono, de desamparo.

    Sim, ele perdeu os serviços do engraxate, entretanto o autor faz a adjetivação do menino a que se dirige para perguntar sobre o paradeiro do outro, como se estivesse estabelecendo uma relação de comparação com aquele que realizava os serviços.

    Mas enfim! Não estou aqui para discurtir com a banca, apenas para questionar tal alternativa!

  • Caro Felipe Silva!

    Estou entendendo o seu questionamento sobre a questão, também marquei errado.

    Mas analisando melhor, a letra B, persebi que a afirmativa afirma que o narrador estava perplexo por não ter mais o engraxate que estava acostumado, para lhe prestar os serviços de engraxar os sapatos ou seja: PERDEU OS SERVIÇOS DO ENGRAXATE QUE LHE ERA DE COSTUME.

    PORTANTO GABARITO "B"

  • A resposta ao questionamento do Felipe Silva está explícita na questão seguinte (Q707734)

    Nao podemos analisar um texto a partir de frases isoladas. O discorrer do texto deixa claro que a única coisa que o narrador sentia era a falta de um bom serviço de engraxate, e que poderia muito bem encontrar um substituto.

  • "Levei seguramente um minuto pra definir que tinha de continuar engraxando sapatos toda a vida minha e ali estava um menino que, a gente ensinando, podia ficar engraxate bom."                                                                

     

    Ao meu ver, essa é a parte que demonstra que o narrador estava interessado nos serviços do engraxate e não no profissional, haja vista o fato dele poder simplesmente encontrar um substituto para resolver seu problema.

     

     

  • GABARITO: B

  • e (5) deixando numa perplexidade penosíssima: pronto! Estava sem engraxate!

    LETRA B

  • GABARITO BBBBBBBBBBBBBBBBBB