SóProvas


ID
212350
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos ambientes e às ferramentas Windows e Linux,
julgue os itens a seguir.

Os vírus de macro que danificam documentos do Word podem ser eliminados com a instalação do aplicativo Visual Basic for Applications, do Windows.

Alternativas
Comentários
  • Vírus são eliminados com anti-virus ex.: avg, norton etc...

  • Visual Basic for Applications trata-se de uma implementação do Visual Basic da Microssoft e não de um anti-virus.

  • Vírus de Macro

    Os vírus de macro (ou macro vírus) vinculam suas macros a modelos de documentos gabaritos e a outros arquivos de modo que, quando um aplicativo carrega o arquivo e executa as instruções nele contidas, as primeiras instruções executadas serão as do vírus.

    Vírus de macro são parecidos com outros vírus em vários aspectos: são códigos escritos para que, sob certas condições, este código se "reproduz", fazendo uma cópia dele mesmo. Como outros vírus, eles podem ser escritos para causar danos, apresentar uma mensagem ou fazer qualquer coisa que um programa possa fazer.

    Resumindo, um vírus de macro infecta os arquivos do Microsoft Office (.doc - word, .xls - excel, .ppt - power point, .mdb - access.) ......

    Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADrus_de_computador#V.C3.ADrus_de_Macro

     

    São os vírus mais comuns, cerca de 85% dos vírus são de macro.  Eles se aproveitam das macros do Word ou do Excel para executarem funções danosas ao seu computador, apagando os arquivos comuns ou deletando arquivos de configuração do sistema.

    Fonte: Prof. Bruno Guilhen, Curso LFG 

  • O VBA (Visual Basic for Applications) é a linguagem de programação interna utilizada pelos principais programas de escritório (Word, Excel, ect).

    O vírus de macro nada mais é que um código escrito nessa linguagem.

    Se o Word ou Excel não tivessem suporte ao VBA, o vírus não seria interpretado pelo computador e consequentemente não teria eficácia alguma.
    Tanto que nas versões do Word e Excel mais novas, você precisa habilitar a edição de arquivos baixados da internet.

    Essa proteção permite que você leia o conteúdo do arquivo sem nenhum recurso especial ativado (como o VBA, por exemplo), e caso o arquivo esteja contaminado, mesmo assim seu computador não será infectado.

    Em suma, apesar de ser muito útil, o VBA PERMITE que o código do vírus de macro seja interpretado pelo computador, infectando-o e não elimina os mesmos, conforme a questão dispõe.
  • Nada a acrescentar, pertinente a colocação do Caio, é por aí mesmo que funciona o VBA.
  • O Visual Basic for Applications (VBA) é uma implementação do Visual Basic da Microsoft incorporada em todos os programas do Microsoft Office, bem como em outras aplicações da Microsoft, como o Visio, e que foi também incorporada pelo menos parcialmente em outros programas de terceiros como o AutoCAD, Mathcad e WordPerfect. Ele substitui e estende as capacidades de anteriormente existentes linguagens de programação de macros específicas para as aplicações e pode ser usado para controlar a quase totalidade dos aspectos da aplicação anfitriã, incluindo a manipulação de aspectos do interface do usuário tais como menus e barra das ferramentas e o trabalho com formulários desenhados pelo usuário ou com caixas de diálogo.


    Vírus

    Um problema do VBA é a susceptibilidade ante vírus informáticos. Os chamados macro-vírus fazem uso do VBA ou VBS.


    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Visual_Basic_for_Applications

  • "Os vírus de macro que danificam documentos do Word podem ser eliminados com a instalação do aplicativo Visual Basic for Applications, do Windows". ERRADO
    Quando a macro é criada, automaticamente, é gerado um código de programação: VB.  É através do
    programa Visual basic for aplication que o virus é desenvolvido embutido aos arquivos do Office (Word e excel). 
    O virus se desenvolve com o programa VB e a questão diz que eles são eliminados pela VB.
  • Assertiva ERRADA. 


    O VBA é justamente o que permite a execução do vírus de macro, sendo indiferente quanto a intenção deste. 
  • Errada, pois é através justamente na Visual Basic for Applications(vba-complemento) que eles se desenvolvem.

  • GABARITO: ERRADO

    Os vírus de macro são vírus que atacam procedimentos que ocorrem de forma automática em programas como editores de texto, planilhas eletrônicas, apresentações etc.

    VBA (mencionado na questão) trata-se de uma linguagem de programação desenvolvida pela Microsoft, ou seja, NADA A VER uma coisa com a outra.

    Obs: o que pode solucionar o problema é a instalação de antivírus atualizado. :)

    Abraços.

  • Essa el nishimura não levou ...VBA é justamente o local aonde estes vírus se desenvolvem, e ninguém mais que o antivírus e suas ferramentas auxiliares podem deter/combater malwares.

  • Minha contribuição.

    Antivírus: ferramenta utilizada para remoção de vírus existentes no computador e para combater a infecção por novos vírus.

    Ex.: Avast, McAffe, AVG etc.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • ANTIVIRUS

    ANTIVIRUS

    ANTIVIRUS

    ANTIVIRUS

    ANTIVIRUS

    ANTIVIRUS

    ANTIVIRUS

  • Errado.

    • Gênero -> Malware.

    • Espécie -> 1. Vírus:

    • 1.1.Vírus de Macro: tipo específico de vírus de script, escrito em linguagem de macro, que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam esta linguagem como, por exemplo, os que compõe o Microsoft Office (Excel, Word e PowerPoint, entre outros).

    * Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, é recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML.

    A luta continua !

  • a maioria dos erros é por causa do método nishimura. gente o método é só pra QUESTÕES q você fica na dúvida de qual responder. não vá ficar respondendo qualquer pergunta sem estudar não, q a coisa pega!!!

  • O vírus de macro utiliza a linguagem VBA

    GAB: E