SóProvas


ID
2124178
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Resolução nº 2, do MEC/CNE, de 15 de Junho de 2012, estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, fundamentada em diversas outras diretrizes políticas de educação ambiental do país. Analise as afirmações abaixo relacionadas a essa resolução e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Os Conselhos de Educação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios devem estabelecer as normas complementares que tornem efetiva a Educação Ambiental em todas as fases, etapas, modalidades e níveis de ensino sob sua jurisdição.
( ) Os cursos de licenciatura, que qualificam para a docência na Educação Básica, e os cursos e programas de pós-graduação, qualificadores para a docência na Educação Superior, devem incluir formação com essa dimensão, com foco na metodologia integrada e interdisciplinar.
( ) Os sistemas de ensino, em regime de colaboração, devem criar políticas de produção e de aquisição de materiais didáticos e paradidáticos, com engajamento da comunidade educativa, orientados pela dimensão socioambiental.
( ) A inserção dos conhecimentos concernentes à Educação Ambiental nos currículos da Educação Superior deve obrigatoriamente ocorrer pela transversalidade, mediante temas relacionados com o meio ambiente, mediados por professores advindos das áreas das ciências naturais.
( ) Os sistemas de ensino devem promover as condições para que as instituições educacionais constituam-se em espaços educadores sustentáveis, com a intencionalidade de educar para a sustentabilidade socioambiental de suas comunidades, integrando currículos, gestão e edificações em relação equilibrada com o meio ambiente, tornando-se referência para seu território.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Art. 16. A inserção dos conhecimentos concernentes à Educação Ambiental nos currículos da Educação Básica e da Educação Superior pode ocorrer: I - pela transversalidade, mediante temas relacionados com o meio ambiente e a sustentabilidade socioambiental; II - como conteúdo dos componentes já constantes do currículo; III - pela combinação de transversalidade e de tratamento nos componentes curriculares. Parágrafo único. Outras formas de inserção podem ser admitidas na organização curricular da Educação Superior e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, considerando a natureza dos cursos.

  • GABARITO: LETRA C

    O erro da quarta assertiva está em "obrigatoriamente". O certo seria "facultativamente".

    Art. 10. § 2 Nos cursos de pós-graduação, extensão e nas áreas voltadas ao aspecto metodológico da educação ambiental, quando se fizer necessário, é facultada a criação de disciplina específica.