SóProvas



Prova IF-SC - 2015 - IF-SC - Professor - Biologia


ID
1748068
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa em que a afirmativa sobre a Educação Profissional e Tecnológica, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, está CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • letra D

    Art. 41. O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos

  •  Letra D

    Art. 41. 9394- LDB- O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.(Redação dada pela Lei nº 11.741, de 2008).

  • d) O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.

  • d)

    O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.

  • Alternativa D

    LDB, art. 41. O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, poderá ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.


ID
1748071
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Questão 3 Leia com atenção as afirmativas sobre a História da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e, a seguir, marque com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas. 

( ) A transformação das Escolas de Aprendizes Artífices em Liceus Industriais deu-se a partir da necessidade de implantação de cursos técnicos de nível médio.

( ) O ingresso em qualquer curso superior para o aluno concluinte de um curso técnico de nível médio só foi possível a partir da aprovação da Lei nº 9.394, de 20 de fevereiro de 1996.

( ) O processo de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia deu-se por meio da Lei nº 11.892, de 29/12/2008 e o IFSC foi criado mediante transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina.

( ) A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é vinculada ao Ministério da Educação e é constituída pelos Institutos Federais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, os Centros Federais de Educação Tecnológica de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, as Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais e pelo Colégio Pedro II.

( ) Em 1978, todas as Escolas Técnicas Federais existentes foram transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica com a atribuição de formar engenheiros de operação e tecnólogos.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • A transformação das Escolas de Aprendizes Artífices em Liceus Industriais deu-se a partir da necessidade de implantação de cursos técnicos de nível médio.(FALSA) Em 13 de janeiro de 1937, foi assinada a Lei 378 que transformava as Escolas de Aprendizes e Artífices em Liceus Profissionais, destinados ao ensino profissional, de todos os ramos e graus.

     

    O ingresso em qualquer curso superior para o aluno concluinte de um curso técnico de nível médio só foi possível a partir da aprovação da Lei nº 9.394, de 20 de fevereiro de 1996. (FALSA) O Decreto nº 4.127, de 25 de fevereiro de 1942 transforma as Escolas de Aprendizes e Artífices em Escolas Industriais e Técnicas, passando a oferecer a formação profissional em nível equivalente ao do secundário. A partir desse ano, inicia-se, formalmente, o processo de vinculação do ensino industrial à estrutura do ensino do país como um todo, uma vez que os alunos formados nos cursos técnicos ficavam autorizados a ingressar no ensino superior em área equivalente à da sua formação.

     

    O processo de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia deu-se por meio da Lei nº 11.892, de 29/12/2008 e o IFSC foi criado mediante transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina. (VERDADEIRA)



    A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é vinculada ao Ministério da Educação e é constituída pelos Institutos Federais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, os Centros Federais de Educação Tecnológica de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, as Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais e pelo Colégio Pedro II. (VERDADEIRA)

     

    Em 1978, todas as Escolas Técnicas Federais existentes foram transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica com a atribuição de formar engenheiros de operação e tecnólogos. (FALSA) Em 1978, com a Lei nº 6.545, três Escolas Técnicas Federais (Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro) são transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica - CEFETs.Em 1994 a Lei nº 8.948, de 8 de dezembro dispõe sobre a instituição do Sistema Nacional de Educação Tecnológica, transformando, gradativamente, as Escolas Técnicas Federais e as Escolas Agrotécnicas Federais em Centros Federais de Educação Tecnológica – CEFETs, mediante decreto específico para cada instituição e em função de critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação, levando em conta as instalações físicas, os laboratórios e equipamentos adequados, as condições técnico-pedagógicas e administrativas, e os recursos humanos e financeiros necessários ao funcionamento de cada centro.

  • a) F, F, V, V, F

  • A questão aborda o tema história da educação profissional no Brasil. Analisando cada item:

    ( F ) A transformação das Escolas de Aprendizes Artífices em Liceus Industriais deu-se a partir da necessidade de implantação de cursos técnicos de nível médio. Essa transformação ocorreu com a finalidade de uma propagação do ensino profissional de todos os ramos e graus. Essa ideia de educação profissional foi apresentada pela lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937.

    ( F ) O ingresso em qualquer curso superior para o aluno concluinte de um curso técnico de nível médio só foi possível a partir da aprovação da Lei nº 9.394, de 20 de fevereiro de 1996. A permissão dos alunos concluintes dos cursos de educação profissional para cursar o ensino superior veio acontecer em 1961 pela primeira LDB de nº 4029/61. Essa LDB de 1961 tenta romper com o dualismo da educação, isto é, uma educação propedêutica para a classe mais favorecida e uma técnica apenas para os trabalhadores.

    ( V ) O processo de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia deu-se por meio da Lei nº 11.892, de 29/12/2008 e o IFSC foi criado mediante transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina. Correta.

    ( V ) A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é vinculada ao Ministério da Educação e é constituída pelos Institutos Federais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, os Centros Federais de Educação Tecnológica de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, as Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais e pelo Colégio Pedro II. Correta.

    ( F ) Em 1978, todas as Escolas Técnicas Federais existentes foram transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica com a atribuição de formar engenheiros de operação e tecnólogos. Apenas as Escolas Técnicas Federais do Paraná, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais foram transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), pela Lei nº 6.545, de 30 de junho.

    Espero ter contribuído.

    Fonte: http://portal.mec.gov.br/publicacoes-para-professores/30000-uncategorised/68731-historico-da-educacao-profissional-e-tecnologica-no-brasil


ID
1748074
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Todas as alternativas abaixo estão previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSC (2015-2019), EXCETO UMA, assinale-a.

Alternativas

ID
1748077
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas sobre a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, de acordo com a Resolução CNE/CEB nº 6, de 20/09/2012 e verifique sua veracidade.

I. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio.

II. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por eixos tecnológicos e têm suas cargas horárias mínimas indicadas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

III. Possibilita atividades não presenciais de até 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária diária dos cursos técnicos de nível médio, desde que haja suporte tecnológico e atendimento pedagógico especializado.

IV. Estabelece a possibilidade de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio na forma articulada com o Ensino Médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS

Alternativas
Comentários
  • I) Art. 36-B.  A educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida nas seguintes formas: (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    I - articulada com o ensino médio; (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    II - subseqüente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o ensino médio.(Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)


    II) § 3o  Os cursos de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação organizar-se-ão, no que concerne a objetivos, características e duração, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação. (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    Parecer CNE/CEB nº 39/2004 e Resolução CNE/CEB nº 1/2005, a carga horária total do curso deve ser ampliada, a fim de assegurar, simultaneamente, o cumprimento das finalidades estabelecidas para a formação geral e as condições de preparação específica para o exercício das profissões técnicas. Assim, como regra geral, tem a carga horária total de, no mínimo, 3.200, 3.400 ou 3.600 horas, conforme o número de horas para as respectivas habilitações profissionais indicadas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, além da carga horária eventualmente destinada a estágio profissional supervisionado e/ou a trabalho de conclusão de curso ou similar, e a avaliações finais

    III) ERRADO - Quanto à carga horária obrigatória para os momentos presenciais, devem ser estabelecidos parâmetros, distinguindo-se os cursos do segmento da saúde dos demais. Os da saúde requerem um mínimo de 50% (cinquenta por cento) de atividades presenciais. Nos demais cursos, admite-se uma variação entre 20% (vinte por cento) e 50% (cinquenta por cento), dependendo da natureza tecnológica do curso e do perfil profissional de conclusão desejado para cada curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

    IV) Art. 37 - § 3o  A educação de jovens e adultos deverá articular-se, preferencialmente, com a educação profissional, na forma do regulamento. (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)


  • Art. 30: a carga horária mínima, para cada etapa com terminalidade de qualificação profissional prevista em um itinerário formativo de curso técnico de nível médio, é de 20% (vinte por cento) da carga horária mínima indicada para a respectiva habilitação profissional no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos instituído e mantido pelo MEC.

  • GAB. Letra C (I, II e IV)

     

    Art. 33 Os cursos técnicos de nível médio oferecidos, na modalidade de Educação a Distância, no âmbito da área profissional da

    Saúde, devem cumprir, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de carga horária presencial, sendo que, no caso dos demais eixos

    tecnológicos, será exigido um mínimo de 20% (vinte por cento) de carga horária presencial, nos termos das normas específicas

    definidas em cada sistema de ensino.

     

     

     

  • Art. 26 A carga horária mínima de cada curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio é indicada no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, segundo cada habilitação profissional.
    Parágrafo único. Respeitados os mínimos previstos de duração e carga horária total, o plano de curso técnico de nível médio pode prever atividades não presenciais, até 20% (vinte por cento) da carga horária diária do curso, desde que haja suporte tecnológico e seja garantido o atendimento por docentes e tutores.

    O percentual é de 20% e não 25% como propoe o item III.

  • Capítulo I
    Formas de Oferta
    Art. 7º A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio:

    Capítulo II
    Organização Curricular

    Art. 12 Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por eixos tecnológicos constantes do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, instituído e organizado pelo Ministério da Educação ou em uma ou mais ocupações da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

    Art. 4º A Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, articula-se com o Ensino Médio e suas diferentes modalidades, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e com as dimensões do trabalho, da tecnologia, da ciência e da cultura.
    Parágrafo único. A Educação de Jovens e Adultos deve articular-se, preferencialmente, com a Educação Profissional e Tecnológica, propiciando, simultaneamente, a qualificação profissional e a elevação dos níveis de escolaridade dos trabalhadores.

    Questão equivocada!

  • Gab: C

    III. Possibilita atividades não presenciais de até 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária diária dos cursos técnicos de nível médio, desde que haja suporte tecnológico e atendimento pedagógico especializado.

    art 26, parágrafo único: "... até 20% da carga horária diária do curso..."


ID
1748080
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O art. 1º da Lei nº 12.711/2012 estabelece que “as instituições federais de educação superior, vinculadas ao Ministério da Educação, reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas".

Em relação ao preenchimento dessas vagas, 50% deverão ser reservadas aos estudantes oriundos de famílias com renda igual ou inferior a quanto?

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

     

     

     

     

    Comentários

     

     

    A Lei de Cotas - 12.711/2012, garante no mínimo a reserva de 50% das matrículas, por curso e turno, a alunos oriundos integralmente do ensino médio público, em cursos regulares ou da educação de jovens e adultos. Os demais 50% das vagas permanecem para ampla concorrência.

     

     

    As vagas reservadas às cotas (50% do total de vagas da instituição) serão subdivididas:

     

     

             1. Metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5

             (um salário mínimo e meioper capita; e,

     

     

             2. Metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar superior a um salário mínimo e meio.

     

     

    Em ambos os casos, também será levado em conta percentual mínimo correspondente ao da soma de pretos, pardos e indígenas no Estado, de acordo com o último censo do IBGE

  • complementando o comentário do juan aguiar, a lei 13.409/2016 alterou os artigos 3º, 5º e 7º.

    dentro dessas alterações foram incluídas as pessoas com deficiência, na proporção dessas na população, segundo o último censo do IBGE.


ID
1748083
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O direito de um aluno contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores, está garantido em que documento?

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima. 

Alternativas
Comentários
  • Na CF/88 fala apenas do direito à defesa e amplo contraditório, e no ECA traz de forma explicita:

    - Artigo 53, inciso III, da lei federal n.8069/90 (ECA)

    III – direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

    Neste caso o aluno tem direito de recorrer a instâncias superiores para compreender critérios avaliativos de suas provas ou recorrer de decisão de reprovação.

  • Se os alunos conhecessem os seus direitos, provavelmente as taxas de reprovação e evasão seriam reduziadas...

  • d) Estatuto da Criança e do Adolescente.

    Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - direito de ser respeitado por seus educadores;

    III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

    IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

    V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

    Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.


ID
1748086
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto.

Os Objetos de Aprendizagem são elementos de uma nova metodologia de ensino e aprendizagem baseada no uso do computador e da Internet. É uma tecnologia recente que abre caminhos na educação a distância, trazendo inovações e soluções que podem beneficiar todos os envolvidos no processo.

Acerca dos objetos de aprendizagem, marque as afirmações verdadeiras com (V) e as falsas com (F). 

( ) Os objetos de aprendizagem são recursos digitais que podem ser usados, reutilizados e combinados com outros objetos para formar um ambiente de aprendizado rico e flexível.

( ) Os objetos de aprendizagem podem ser produzidos em qualquer mídia ou formato, podendo ser simples como uma apresentação de slides ou complexos como uma simulação.

( ) Os repositórios dos objetos de aprendizagem possibilitam atender somente aos professores do ensino superior, com recursos de alta qualidade que podem ser identificados e reutilizados em sua prática pedagógica.

( ) A Interoperabilidade e a flexibilidade não constituem características para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem.

( ) A utilização de objetos de aprendizagem representa um novo modo de aprender mediada pelo computador, dessa forma constitui um recurso pedagógico que propicia a participação ativa do aprendiz, eliminando a mediação do professor.

( ) Os objetos de aprendizagem que se utilizam das potencialidades interativas de multimídia e hipermídia representam uma comunicação didática entre professor-estudante e estudante-estudante.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo. 

Alternativas
Comentários
  • B correta!

    ( ) Os objetos de aprendizagem são recursos digitais que podem ser usados, reutilizados e combinados com outros objetos para formar um ambiente de aprendizado rico e flexível. verdadeiro

    ( ) Os objetos de aprendizagem podem ser produzidos em qualquer mídia ou formato, podendo ser simples como uma apresentação de slides ou complexos como uma simulação. verdadeiro

    ( ) Os repositórios dos objetos de aprendizagem possibilitam atender somente aos professores do ensino superior, com recursos de alta qualidade que podem ser identificados e reutilizados em sua prática pedagógica. Falso

    ( ) A Interoperabilidade e a flexibilidade não constituem características para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem. Falso

    ( ) A utilização de objetos de aprendizagem representa um novo modo de aprender mediada pelo computador, dessa forma constitui um recurso pedagógico que propicia a participação ativa do aprendiz, eliminando a mediação do professor. Falso

    ( ) Os objetos de aprendizagem que se utilizam das potencialidades interativas de multimídia e hipermídia representam uma comunicação didática entre professor-estudante e estudante-estudante. verdadeiro

  • A utilização de objetos de aprendizagem representa um novo modo de aprender mediada pelo computador, dessa forma constitui um recurso pedagógico que propicia a participação ativa do aprendiz, eliminando a mediação do professor. Falso!


ID
1748089
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia atentamente o texto a seguir:

“Promover a inclusão e formar cidadãos, por meio de educação profissional, científica e tecnológica, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural" (PDI/IFSC – 2015/2019, p. 27)

De que se trata o texto acima?

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima. 

Alternativas
Comentários
  • Missão => Promover a inclusão e formar cidadãos, por meio da educação profissional, científica e tecnológica, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural.

    Visão => Ser instituição de excelência na educação profissional, científica e tecnológica, fundamentada na gestão participativa e na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

    Valores

    • ÉTICA, pautada por princípios de transparência, justiça social, solidariedade e responsabilidade com o bem público.

    • COMPROMISSO SOCIAL, pautado pelo reconhecimento às diferenças históricas, econômicas, culturais e sociais.

    • EQUIDADE, pautada pelos princípios de justiça e igualdade nas relações sociais e nos processos de gestão.

    • DEMOCRACIA, pautada pelos princípios de liberdade, participação, corresponsabilidade e respeito à coletividade.

    • SUSTENTABILIDADE, pautada pela responsabilidade social e ambiental.

    • QUALIDADE, pautada no princípio de dignificação humana, por meio do trabalho, do conhecimento e do aprimoramento das relações individuais e sociais. 

  • Gabarito A

    MISSÃO/VALORES/VISÃO

    ·       Missão – a razão pela qual a instituição existe.

    ·       valores – princípios (éticos, crença...) que norteiam a conduta da instituição.

    ·       Visão - o que a instituição pretende alcançar no futuro.


ID
1748092
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto.

A inclusão escolar propõe um modo de organização do sistema educacional que considera as necessidades de todos os alunos, assim a inclusão não atinge apenas alunos com deficiência e ou necessidades específicas, mas todos os demais, promovendo o acesso e a permanência, independentemente de suas necessidades e possibilidades de aprendizagem (Rodrigues, 2008).

Em relação à educação inclusiva, todas as alternativas abaixo são corretas, EXCETO UMA, assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • A lei de nº 9.394/1996, em seu art. 4º, inciso III, diz que o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de: atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino. {O erro dessa alternativa foi usar a palavra exclusivamente. A oferta é preferencial.}

    Gabarito: letra (E)
  • O erro é em dizer que a Educação Educaional e oferecida EXCLUSIVAMENTE. Onde no texto da LDB, diz que é PREFERENCIALMENTE.

  • É Preferencialmente e não exclusivamente na rede regular de ensino.

  • Na duas alternativas estão incorretas, Letra A, onde a oferta do curso de LIBRAS é parte integrante dos PCNs nos cursos de magistério (Médio) e Educação Especial e fonoaudiologia (Superior) Lei 10.436/2002 LEI DO SURDO

    e

    LDB onde fala Preferencialmente.

    Portanto: há um erro na formulação da questão, passível de ser anulada!!!

  • A letra A esta correta. O Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, determina a inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) “como disciplina obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior [...]"

    Se na prática isso não acontecesse, é outra história.


ID
1748095
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo Libâneo (2003, p. 323), “a organização e os processos de gestão escolar assumem diferentes modalidades, conforme a concepção que se tenha das finalidades sociais e políticas da educação em relação à sociedade e à formação dos alunos".

Considerando as diferentes concepções de organização escolar associe corretamente as colunas.

(1) Técnico-Científica

(2) Autogestionária

(3) Interpretativa

(4) Democrática Participativa 

( ) Recusa as normas e os sistemas de controles, acentuando a responsabilidade coletiva.

( ) A organização escolar é concebida como uma realidade objetiva, neutra que funciona racionalmente, devendo ser planejada e controlada para alcançar maiores índices de eficiência e eficácia.

( ) A ação organizadora valoriza as interpretações, os valores, as percepções e os significados subjetivos, destacando o caráter humano.

( ) Fundamenta-se na responsabilidade coletiva, na ausência de direção centralizada e na ênfase da participação direta e por igual de todos os participantes da instituição.

( ) Baseia-se na relação orgânica entre a direção e a participação dos membros da equipe, defendendo uma forma coletiva de tomada de decisões.

( ) Todos dirigem e são dirigidos, todos avaliam e são avaliados.

( ) Predomina uma visão burocrática e tecnicista da escola, dando ênfase à estrutura organizacional.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo

Alternativas
Comentários
  • Revista portaleducacao:

    Gestão escolar:. De acordo com Libâneo (2012, p. 411), em relação à organização e gestão escolar:

     

    "No caso da escola, a organização e a gestão referem-se ao conjunto de normas, diretrizes, estrutura organizacional, ações e procedimentos que asseguram a racionalização do uso de recursos humanos, materiais, financeiros e intelectuais assim como a coordenação e o acompanhamento do trabalho das pessoas.

     

    Entende-se hoje a constituição de uma equipe de Gestão Escolar eficiente como sendo composta por: administrador escolar (diretor); supervisor escolar (coordenador pedagógico); orientador educacional. Cada cargo desempenha uma função específica, mas também atua de acordo com as necessidades da escola e em parceria com outros profissionais para que o trabalho pedagógico possa se desenvolver de maneira qualitativa.

    Existem, também, diferentes concepções de Gestão Escolar, sendo as três mais representativas:

    técnico-científica, autogestionária e democrático-participativa.

    Na primeira, técnico-científica, a direção é centralizada em apenas uma pessoa e as decisões são tomadas sem a participação efetiva de todos os profissionais.

    A segunda autogestionária baseia-se na responsabilidade coletiva, sem uma direção centralizada, com participação igual de todos os membros da instituição.

    Na terceira democrático-participativa concepção a tomada de decisões se dá coletivamente através da busca de objetivos comuns assumidos por todos.

     As concepções de gestão escolar refletem diferentes posições políticas e pareceres acerca do papel das pessoas na sociedade. Portanto, o modo pelo qual uma escola se organiza e se estrutura tem dimensão pedagógica, pois tem que ver com os objetivos mais amplos da instituição relacionados a seu compromisso com a conservação ou com a transformação social (LIBÂNEO, 2012, p. 447).

    Fonte : link:

    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/compreendendo-o-processo-de-gestao-escolar/67392#


ID
1748098
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto.

“O planejamento, em relação aos diversos níveis, deve ser o instrumento direcional de todo o processo educacional, pois ele tem condições de estabelecer e determinar as grandes urgências, de indicar as prioridades básicas e de ordenar e determinar todos os recursos e meios necessários para a consecução de metas da educação." (Menegolla e Sant'Anna, 2001, p.31)

Considerando as características dos diferentes níveis de planejamento, associe a coluna da direita com a da esquerda.

(1) Planejamento Educacional

(2) Planejamento da Escola

(3) Planejamento curricular

(4) Plano de curso

(5) Plano de disciplina

(6) Plano de aula 

( ) É de fundamental importância para a escola e para o aluno, pois determina os objetivos, relaciona as disciplinas, os conteúdos, as atividades e experiências que possibilitarão o alcance dos objetivos de aprendizagem.

( ) Define a organização de um conjunto de disciplinas que serão ministradas e desenvolvidas em uma escola.

( ) Torna-se necessário, tendo em vista as finalidades da educação, constituindo o instrumento básico para que todo o processo educativo se concretize.

( ) Constitui uma atividade que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição.

( ) Expressa a proposta de trabalho do professor, constituindo a previsão do desenvolvimento do conteúdo. Corresponde ao nível de maior detalhamento do processo de planejamento didático.

( ) Sistematiza a ação do professor, pois expressa a previsão de conhecimentos e conteúdos que serão ministrados, a definição dos objetivos e a seleção de procedimentos e técnicas de ensino.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo

Alternativas
Comentários
  • Planejamento Educacional = também denominado "Planejamento do Sistema de Educação", é o de maior abrangência.

     

    Planejamento Escolar ou Planejamento da Escola = atividade que envolve o processo de reflexão , de tomada de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição (escola).

     

    Planejamento Curricular = é o "[...] processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno". Nesse momento a preocupação é com a aprendizagem  através dos diversos componentes curriculares.

     

    Planejamento de Ensino = é o processo de decisão sobre a atuação concreta dos professores no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações em constante interações entre professor e alunos e entre os próprios alunos.

  • muito difícil essa questão..

  • ORDENANDO PARA FACILITAR A REVISÃO:

    (Planejamento Curricular) É de fundamental importância para a escola e para o aluno, pois determina os objetivos, relaciona as disciplinas, os conteúdos, as atividades e experiências que possibilitarão o alcance dos objetivos de aprendizagem. 

    (Plano de Curso) Define a organização de um conjunto de disciplinas que serão ministradas e desenvolvidas em uma escola. 

    (Planejamento Educacional) Torna-se necessário, tendo em vista as finalidades da educação, constituindo o instrumento básico para que todo o processo educativo se concretize.

    ( Planejamento da Escola) Constitui uma atividade que envolve o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. 

    (Plano de Aula) Expressa a proposta de trabalho do professor, constituindo a previsão do desenvolvimento do conteúdo. Corresponde ao nível de maior detalhamento do processo de planejamento didático. 

    (Plano de Disciplina) Sistematiza a ação do professor, pois expressa a previsão de conhecimentos e conteúdos que serão ministrados, a definição dos objetivos e a seleção de procedimentos e técnicas de ensino. 
     


ID
1748107
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“A História da Educação amplia a memória e a experiência, o leque de escolhas e de possibilidades pedagógicas, o que permite um alargamento do repertório dos educadores e lhes fornece uma visão da extrema diversidade das instituições escolares do passado. Para além disso, revela que a educação não é um 'destino', mas uma construção social, o que renova o sentido da ação quotidiana de cada educador" (CAMBI, 1999, p.13).

A partir da leitura do texto acima, analise as afirmações que seguem e marque com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas. 

( ) A preocupação com o ensinar é antiga e já a encontramos no século XVI, com o “pai da Didática", o autor Jan Amos Comênio que escreveu uma grande obra conhecida como a Didática Magna que marca o início da organização da didática.

( ) O conhecido movimento da Escola Nova opôs-se ao ensino tradicional e agregou muitos teóricos da educação, entre eles Paulo Freire, Pestalozzi e Foucault.

( ) John Locke foi o fundador do empirismo, representante de um pensamento crítico que pretendia submeter todo pensamento a uma prova de experiência. Além disso, contestava práticas de autoritarismo e punições corporais como métodos educativos.

( ) A Paideia relaciona-se à ideia de educação integral, desenvolvida por Henry Wallon e que tem como exemplo a educação da Grécia Antiga.

Assinale a alternativa que indica a ordem CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Os precursor da "Escola Nova"foi John Dewey e no Brasil citamos os representantes Anísio Teixeira e Godofredo Rangel do movimento "Manifesto dos pioneiros".

    Paideia: Modelo ideal de educação grega, que tem como objetivo geral construir o homem como homem e cidadão. Platão define Paidéia da seguinte maneira “(...) a essência de toda a verdadeira educação ou Paidéia é a que dá ao homem o desejo e a ânsia de se tornar um cidadão perfeito e o ensina a mandar e a obedecer, tendo a justiça como fundamento”. 

  • Paidéia: o seu nascimento

     A partir do século V a. C., exige-se algo mais da educação. Para além de formar o homem, a educação deve ainda formar o cidadão. A antiga educação, baseada na ginástica, na música e na gramática deixa de ser suficiente.

     Surge então o modelo ideal de educação grega, que aparece como Paidéia*, que tem como objetivo geral construir o homem como homem e cidadão. Platão define Paidéia da seguinte maneira “(...) a essência de toda a verdadeira educação ou Paidéia é a que dá ao homem o desejo e a ânsia de se tornar um cidadão perfeito e o ensina a mandar e a obedecer, tendo a justiça como fundamento”.

      A noção de Paidéia se afirma de modo orgânico e independente na época dos sofistas e de Sócrates e assinala a passagem explícita – da educação para a Pedagogia, de uma dimensão teórica, que se delineia segundo as características universais e necessárias da filosofia. Nasce a Pedagogia como saber autônomo, sistemático, rigoroso; nasce o pensamento da educação como episteme*, e não mais como éthos* e como práxis* apenas.

    *Paidéia: nas suas origens e na sua acepção comum, indica o tipo de formação da criança (pais), mais idôneo a fazê-lo crescer e tornar-se homem, assume pouco a pouco nos filósofos o significado de formação, de perfeição espiritual, ou seja, de formação do homem no seu mais alto valor. Portanto, podemos dizer que a Paidéia, entendida ao modo grego, é a formação da perfeição humana.
    * Episteme: conhecimento verdadeiro, de natureza científica, em oposição à opinião infundada ou irrefletida.
    * Éthos: conjunto dos costumes e hábitos fundamentais, no âmbito do comportamento e da cultura, característicos de uma determinada época ou região.
    * Práxis: prática.

     
    http://www.pedagogia.com.br/historia/grego3.php

  • Paideia (em grego antigo: παιδεία) é a denominação do sistema de educação e formação ética da Grécia Antiga, que incluía temas como ginástica, gramática, retórica, música, matemática, geografia, história natural e filosofia, objetivando a formação de um cidadão perfeito e completo, capaz de liderar e ser liderado e desempenhar um papel positivo na sociedade. O conceito surgiu nos tempos homéricos e permaneceu em sua essência inalterado ao longo dos séculos, embora variando suas formas de aplicação e as disciplinas envolvidas, e continua a interessar muitos educadores e pensadores contemporâneos.

  • Questão anulada pela banca! 


ID
1830727
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia o texto.

“Isto é um currículo: um ser falante, como nós, efeito e derivado da linguagem […] Um ser sem coerência e sem profundidade. Que experimenta razões fracionadas, construídas ao redor de pedaços de falas de cada um. Que pode (pode?) ser qualquer coisa, em qualquer momento. Que não sabe mais para onde vai, mas que mesmo assim, continua em frente, querendo saber das condições históricas e políticas, que produzem as verdades linguajeiras de um currículo” (CORAZZA, 2002, p.14).

Assinale a alternativa que indica a concepção de currículo destacada pelo texto acima.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B

    Pós-estruturalista = pluralidade de sentidos, construção social e subjetiva e diversidade de idéias.

  • O currículo pós-estruturalista faz parte da teoria pós-crítica do currículo e se baseia na busca das diferenças, onde não devemos buscar a igualdade e sim as diferenças humanas, educacionais dentre outras. Portanto esse modelo de currículo questiona significados ligados à religião, política, pátria, ciência etc.


ID
2124109
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, em seu art. 8º, determina que “A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino”.
A partir dessa premissa, associe as colunas abaixo, analisando as responsabilidades da União, Estados, Distrito Federal e Municípios em relação aos sistemas da educação brasileira.

(1) União                                    
(2) Estados                                
(3) Distrito Federal 
(4) Municípios                           

( ) Exercer ação redistributiva em relação às suas escolas.
( ) Coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação.
( ) Aplicam-se as competências referentes aos Estados e aos Municípios.
( ) Assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio.

Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    (4) Exercer ação redistributiva em relação às suas escolas. → Art. 11. Os Municípios incumbir-se-ão de: II - exercer ação redistributiva em relação às suas escolas.

    (1) Coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação. → Art. 9º A União incumbir-se-á de:  V - coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação.

    (3) Aplicam-se as competências referentes aos Estados e aos Municípios. → Art. 10. Parágrafo único. Ao Distrito Federal aplicar-se-ão as competências referentes aos Estados e aos Municípios.

    (2) Assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio. → Art. 10. Os Estados incumbir-se-ão de: VI - assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem, respeitado o disposto no art. 38 desta Lei; (Redação dada pela Lei nº 12.061, de 2009).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺


ID
2124115
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Essa organela participa dos processos de desintoxicação do organismo. Abundante nas células do fígado, absorve substâncias tóxicas, por exemplo, o álcool, modificando-as ou destruindo-as, de modo a não causarem danos ao organismo.
Das alternativas abaixo, assinale qual organela celular desempenha a função citada.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito sugere letra: A

  • Letra A.

    O Retículo Endoplasmático Liso participa dos processos de desintoxicação  de drogas e venenos.

  • Reticulo endoplamático liso-funçaõ de degradar substâncias como sedativos e álcool

  • Nas células do fígado, enzimas do retículo endoplasmático liso destroem substâncias nocivas, como álcool, os barbitúricos e outras drogas,


ID
2124118
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Existem anomalias relacionadas aos cromossomos sexuais na espécie humana; em uma delas, observada apenas em mulheres, a pessoa apresenta baixa estatura, esterilidade e, em alguns casos, pescoço muito curto e largo.
Assinale a alternativa que apresenta a denominação dessa síndrome.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito sugere letra E

  • Gab. E

    Na Síndrome de Turner, a mulher terá apenas um único cromossomo X nesse par, ou seja, 45 cromossomos (22 pares) ao invés de 46, apresentando um cariótipo = 45, X. Os portadores da Síndrome de Turner são todos do sexo feminino.

    Sobre as demais Síndromes:

    síndrome de Cogan (Morgan) é uma afecção multissistêmica rara que se caracteriza por ceratite intersticial não-sifilítica associada à alteração áudio-vestibular de surgimento abrupto e, geralmente, bilateral.

    A Síndrome de Klinefelter apresenta-se em indivíduos do sexo masculino que apresentam cromatina sexual e cariótipo geralmente 47 XXY.

    A Síndrome de Patau é uma anomalia cromossômica rara, causada pela trissomia do cromossomo 13.

    A Síndrome de Down é uma alteração genética causada pela presença de um cromossomo extra no par 21, daí ser também conhecida como Trissomia do 21.

  • Síndrome de Turner (XO) - Monossomia


    Sempre às MULHERES.


ID
2124121
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante a vida intrauterina, nos testículos humanos, as células diploides, denominadas células germinativas primordiais, passam a sofrer sucessivas divisões mitóticas, dando origem a várias espermatogônias. As espermatogônias permanecem em repouso nos túbulos seminíferos dos testículos e, na puberdade, aumentam de número e sofrem maturação que continua até a velhice. As espermatogônias por mitose dão origem a espermatócitos primários. O espermatócito primário sofre uma divisão meiótica (meiose I) em dois espermatócitos secundários; cada um desses espermatócitos secundários divide-se em duas espermátides na meiose II. Essas diferenciam-se, através de um processo chamado espermiogênese, em espermatozoides. Esse processo relacionado à reprodução humana denomina-se _________________.
Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna do texto acima.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito sugere letra C

  • c) Espermatogênese

  • Excelente resumo de espermatogênese


ID
2124124
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os frutos são estruturas auxiliares no ciclo reprodutivo das angiospermas, protegendo as sementes e auxiliando na sua disseminação. A parte desenvolvida do ovário denomina-se pericarpo.
Assinale a alternativa que mostra como pode ser classificado o pericarpo, quando ele é suculento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito sugere letra B

  • Gab. B

    O pericarpo compõe-se de três camadas: epicarpo (camada mais externa), mesocarpo(camada intermediária) e endocarpo (camada mais interna).

    Baga: Exemplo - laranja, que tem várias sementes  (lembra do bagaço desse fruto).

    Drupa: Exemplo - Abacate, que apresenta só uma semente.


ID
2124130
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O mosquito Aedes aegypti, originário da África, é um importante agente transmissor de doenças em diversos países. No Brasil, o mosquito foi considerado erradicado em 1955, no entanto a espécie foi reintroduzida e atualmente possui populações em grande parte dos estados brasileiros.
Assinale a alternativa que apresenta somente doenças que podem ser transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito sugere letra C

  • Resposta letra: C
    Malária: fêmea do mosquito Anopheles
    Filariose: fêmea do mosquito Culex quinquefasciatus
    zika,Febre amarela, dengue e febre chikungunia: mosquito Aedes aegypti.

  • VALE LEMBRAR QUE A MALÁRIA É TRANSMITIDA PELO CONHECIDO MOSQUITO PREGO.

  • c) Febre amarela, dengue e febre chikungunia.

     

     

    O Aedes aegypti é originário do Egito (aegypti = Egito), de onde se espalhou para as Américas, Ásia e Oceania. Apenas a fêmea pica, pois necessita do sangue para produzir os ovos. O mosquito é transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e da Febre Amarela.


ID
2124133
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em 2014, a vacina contra o papilomavírus humano (HPV) foi introduzida no calendário nacional de vacinação do SUS. A vacinação será feita em três doses; a segunda dose deve ser aplicada seis meses após a primeira e a terceira dose após 60 meses depois da primeira dose. Essa ação é importante para prevenção do câncer de colo do útero.
Sobre o HPV, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito sugere letra A

  • Gab: A

    A - O papilomavírus humano pode provocar uma doença conhecida como condiloma acuminado. O contágio ocorre pela via sexual, incluindo o contato genita-genital, oral genital e também manual genital.

    B - O vírus HPV é capaz de provocar uma doença sexualmente transmissível conhecida como linfogranuloma venéreo. A infecção gera uma infecção crônica que atinge os genitais e os linfonodos da virilha. Linfogranuloma venéreo é causado por uma bactéria, Chlamydia tracomantis . É conhecida como clamidíase.

    C - O cancro mole, doença transmitida sexualmente pelo vírus HPV, apresenta diversas formas e algumas dessas variedades têm sido relacionadas ao desenvolvimento de grande parte dos casos de câncer de colo de útero, no Brasil e no mundo. Cancro mole é causada por uma bactéria, a Haemophilus ducrey

    D - A blenorragia é uma doença sexualmente transmitida pelo vírus HPV. Trata-se de uma infecção da uretra que pode comprometer outras vias genitais como o útero. Entre os sintomas está a produção de secreção purulenta conhecida popularmente como crista-degalo. Blenorragia é a gonorréia, causada por uma bactéria.

    E - Entre os principais sintomas da infecção por HPV, está a presença de corrimento amarelo e purulento que sai pelo canal urinário. A doença também é distinta pelo aparecimento de uma lesão, conhecida como cancro duro, caracterizada pela forma de úlcera na parte externa da genitália. Cancro duro é a sífilis, causada por uma bactéria.

  • Ministério da Saúde 2021 amplia público para vacinação contra HPV

    para indivíduos imunodeprimidos de ambos os sexos na faixa entre 9 e 26 anos, que deverão receber a vacina, sendo o esquema de 3 doses (0, 2 e 6 meses).

    e também mulheres na faixa etária de até 45 anos, 11 meses e 29 dias.


ID
2124136
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com relação à AIDS, os dados mostram que o Brasil tem 656.701 casos registrados e a taxa de incidência é de 20,2 casos por 100 mil habitantes. O maior número de casos acumulados está concentrado na região Sudeste (56%). Ainda há mais casos da doença entre os homens do que entre as mulheres, mas essa diferença vem diminuindo. Em 1989, a razão de sexos era de cerca de 6 casos de AIDS no sexo masculino para cada 1 caso no sexo feminino. Em 2011, último dado disponível, chegou a 1,7 caso em homens para cada 1 em mulheres.
Com relação a essa doença, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito sugere letra D

  • Gab: D

    A - A baixa imunidade provocada pelos vírus permite o aparecimento de doenças cardiovasculares, comportamentais e congênitas, as quais se aproveitam da fraqueza do organismo.

    B - Existe um período assintomático, quando os vírus permanecem inativos, sem qualquer atividade metabólica, não há nenhuma alteração fisiológica ou na composição sanguínea.

    C - Na fase inicial da doença, os sintomas específicos são associados ao trato digestivo, com vômitos, ulcerações e possíveis hemorragias.

    D - A fase sintomática inicial é caracterizada pela alta redução dos linfócitos T CD4 - glóbulos brancos do sistema imunológico.

    E - Adultos infectados podem ficar com os linfócitos abaixo de 2.500 unidades por mm³ de sangue, exigindo tratamento urgente.


ID
2124139
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Existem fatores evolutivos que atuam na variabilidade genética. Um desses fatores ocorre em populações pequenas, quando qualquer alteração ao acaso pode produzir alterações na frequência genotípica, diferentemente de populações grandes. Um caso particular desse fator é o princípio fundador que se refere ao estabelecimento de uma população a partir de poucos indivíduos que emigram de uma população original. Assinale a alternativa que apresenta esse fator.

Alternativas
Comentários
  • Um caso extremo de deriva gênica é o chamado princípio do fundador: uma nova população é “fundada” por um ou poucos indivíduos, seja porque a população ancestral sofreu uma diminuição drástica, seja porque um pequeno número de indivíduos de uma população migrou para outra região, onde deu origem a uma nova população.

    http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Evolucao/evolucao22.php

  • Opção certa: letra E.

    Gelera nunca mais errem uma questão assim :

    LEMBREM-SE: Falou em POPULAÇÃO PEQUENA  e ACASO = DERIVA GENÉTICA. O enunciado entregou a questão de mão beijada. 

    "Um desses fatores ocorre em populações pequenas, quando qualquer alteração ao acaso pode produzir alterações..."

  • e) Deriva genética

     

    A deriva genética corresponde a um processo de mudança ao acaso das frequências alélicas de uma população. É um processo estocástico, sendo impossível prever a direção da mudança. Isso quer dizer que as mudanças ocorrem ao acaso e não por adaptação ao ambiente.

  • DERIVA GÊNICA: Eventos aleatórios que causam flutuações imprevistas nas frequências alelicas

    • Efeito fundador - quando um pequeno grupo se isola de uma grande população e estabelece uma nova população

    • Efeito gargalo - mudanças repentinas no ambiente (fogo, enchente) pode reduzir o tamanho de uma população e alguns alelos podem ser apresentados em alta frequência 


ID
2124142
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O termo vitamina é empregado para substâncias orgânicas necessárias em pequenas quantidades para as atividades metabólicas de um organismo. Conseguimos suprir nossas necessidades de vitaminas diárias com uma alimentação variada. Os sintomas de uma pessoa com deficiência de uma dessas vitaminas hidrossolúveis são lesões na mucosa intestinal, com hemorragias, sangramento das gengivas e fraqueza.
Assinale a alternativa que apresenta essa vitamina.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito sugere letra C

  • A doeça citada refere-se ao escorbuto, que é resultado da carência da vitamina C (ácido ascórbico), que é uma vitamina hidrossolúvel (solúvel em água)

  • Gab. C

    Vitaminas hidrossolúveis: B e C


ID
2124145
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre os organismos agrupados como fungos, seres eucariontes e heterotróficos, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito sugere letra B

  • a) fungos parasitas, e nao saprofitos. Os saprofitos se alimentam de matéria orgânica originária de processos de decomposição

    b) Correta

    c)  tricomoníase é causada por protozoário (Trichomonas vaginalis). 

    d) gênero Amanita é do grupo dos basidiomicetos

    e) não formam corpos de frutificação mesmo, mas formam esporos sexuados, e Candida albicans é do grupo dos Ascomicetos.


ID
2124148
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O cérebro e o cerebelo, à observação macroscópica, possuem substância cinzenta por fora e substância branca por dentro, isso se deve à presença dos corpos celulares dos neurônios, com coloração acinzentada, situarem-se na periferia; enquanto os axônios de cor esbranquiçada, na parte interna. A cor esbranquiçada interna desses órgãos se deve à presença de ____________________________.
Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna do texto acima.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito sugere letra A

  • Gab. A

    Mielina: bainha que envolve os tratos nervosos no Sistema Nervoso Central e Periférico, constituida de camadas bimoleculares de lípides intercaladas com proteínas.

    Lembrando!

    Hialina: é uma cartelagem que possui uma concentração moderada de fibras colágenas, sendo a mais comum estrutura cartilaginosa encontrada no corpo. Constitui vários arcabouços do organismo, entre eles: a parede do septo nasal, revestimento da traqueia e regiões articulares dos ossos, facilitando o movimento e absorvendo/dissipando impactos resultantes aos choques mecânicos, bem como nas regiões epifisárias dos ossos longos, permitindo o crescimento longitudinal.

     

     


ID
2124151
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na composição de todos os seres vivos encontram-se as proteínas. As proteínas originam-se dos seres vivos e sua presença em qualquer tipo de matéria indica que essa é ou já foi um ser vivo, ou uma substância produzida por um ser vivo. Com relação às proteínas analise as afirmações abaixo.
I. A acumulação de proteínas mal enoveladas pode causar doenças amiloides, entre as quais a doença de Alzheimer.
II. Existem nas proteínas 20 aminoácidos principais.
III. A hemoglobina é uma proteína de transporte de oxigênio e monóxido de carbono.
IV. Os anticorpos são proteínas presentes no sangue, as principais são as chamadas imunoglobulinas.
V. As purinas e as pirimidinas formam polímeros chamados glicoproteínas.
Assinale a alternativa que contém as afirmações CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito sugere letra C

  • c) I, II, III, IV

    Importante!

    Amiloidose é o acúmulo proteico anormal em diversos órgãos e tecidos celulares. Pode ser de origem genética (primária) ou consequência de doenças inflamatórias (secundária). Frequentemente afeta o coração, rins, fígado, baço, sistema nervoso e do trato gastrointestinal prejudicando sua função.

    https://www.infoescola.com/doencas/amiloidose/

    Purinas são bases nitrogenadas que compõem o nucleotídeo. Adenina (A) e Guanina (G) são purinas que, por ponte de hidrogênio, se ligam às pirimidinas Timina (T) e Citosina (C), respectivamente. Geralmente são pouco solúveis em água de pH neutro e bastante abundantes na natureza, uma vez que metade das bases do DNA são purinas.

    https://www.infoescola.com/bioquimica/purinas/


ID
2124154
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um casal em que ambos os pais são do grupo sanguíneo “O” tiveram um filho que pertence ao grupo sanguíneo “A”. Nesse caso, um dos pais é um indivíduo falso “O” devido a um fenômeno conhecido também como efeito Bombaim. Sobre esse fenômeno de origem genética assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito sugere letra E

  • Bombaim / Falso "O"

    Muito raramente, indivíduos carregando mutações homozigóticas (hh) no gene FUT1 (lócus H) produzem eritrócitos deficientes de antígeno O, nos quais não ocorre expressão dos antígenos A nem B, independentemente do genótipo ABO. As pessoas de fenótipo hh não produzem a enzima necessária para se colocar o antígeno O/H na superfície das hemácias.

    Desse modo, a sua ausência faz com que essas pessoas não apresentem quer o antígeno A, quer o B, nos seus glóbulos vermelhos, mesmo que possuam alelos referentes à síntese dessas substâncias.

    Os indivíduos com o fenótipo de Bombaim podem doar sangue para qualquer membro do sistema ABO (a não ser que outro fator sanguíneo, como o Rh, seja incompatível), mas não podem receber de nenhum membro do sistema ABO (cujo sangue contém sempre um ou mais antígenos A, B e H); somente recebem sangue de indivíduos com o fenótipo de Bombaim.

    Os testes costumeiros para o sistema ABO os apontam como integrantes do grupo O, porém incompatibilidades relacionadas a cruzamentos podem evidenciar o falso "O".

    O teste para detectar se uma pessoa é realmente “O” ou falso “O” é feito  aplicando-se  o  anticorpo  anti-H  em  uma  gota  de  sangue. Se houver aglutinação, o indivíduo é um “O” verdadeiro, ou seja, “ii”. è Se não ocorrer aglutinação, ele é falso “O”, podendo ser IAIA, IAi, IBIB, IBi ou IAIB.

     

    a) Indivíduos falsos “O” são normalmente identificados quando ocorrem fenômenos de incompatibilidade sanguínea inesperados. Nesses casos, indivíduos afetados pelo efeito Bombaim, que teoricamente poderiam doar sangue para indivíduos “A, B, AB ou O”, acabam provocando reações de aglutinição nos receptores, pois não pertencem realmente ao grupo “O”. ERRADA. Podem doar.

     b) Os indivíduos falsos “O” não podem ser identificados em processos usuais de tipagem sanguínea, pois seus sistemas imunológicos não são capazes de sintetizar as aglutininas anti-A ou anti-B. ERRADO. Sintetizam os anticorpos, mas não sintetizam os antígenos.

     c) A capacidade de produzir aglutinina “A” e “B” é afetada em indivíduos falsos “O”. Isso ocorre por influência de um alelo dominante em outro loco gênico. Assim, indivíduos homozigotos dominantes ou heterozigotos, para esse gene, serão indivíduos falsos “O”. ERRADA. Indivíduos homozigotos recessivos para o gene H (hh) serão falsos O.

     d) Um indivíduo falso “O” que tiver um genótipo Iª Iª poderá receber sangue de indivíduos com fenótipo A, pois não será capaz de produzir aglutininas anti-A. ERRADA. Não poderá receber pois produz anticorpos anti-A, anti-B e anti-H.

     

  • e) Um indivíduo falso “O” é afetado por um gene localizado em outro par de cromossomos homólogos. Nesse caso, os indivíduos homozigotos recessivos para este loco gênico não são capazes de sintetizar antígenos “A” ou “B”.

  • A resposta da questão é a própria definição de falso O em que os indivíduos falso O podem doar sangue para qualquer um mas só podem receber de outro falso O.

  • Questao para selecionar candidato

  • greys anatomy salvando kkkkkkkkkk


ID
2124157
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O complexo golgiense é uma organela membranosa presente em praticamente todas as células eucariontes. Sobre sua estrutura, função e relação com outras organelas celulares, marque as afirmações verdadeiras com (V) e as falsas com (F).
( ) O complexo golgiense apresenta uma face cis ou formativa que recebe proteínas e lipídios provenientes do retículo endoplasmático granuloso. Após modificações as substâncias são liberadas em vesículas que se desprendem da face trans do complexo golgiense.
( ) Nas espermátides, células da linhagem germinativa masculina, o complexo golgiense origina a porção intermediária do espermatozoide. Essa região é rica em mitocôndrias e produz energia para o batimento da cauda do espermatozoide.
( ) A face trans do complexo golgiense corresponde ao sítio de saída de substâncias para o interior do retículo endoplasmático liso. Esse retículo transportará os produtos do complexo golgiense para outras regiões celulares.
( ) Um exemplo de substância processada no complexo golgiense é a insulina produzida em células beta do pâncreas. A insulina é acumulada em vesículas no interior da célula e liberada mediante estímulo.
( ) O complexo golgiense é responsável pela formação dos lisossomos. Essas estruturas apresentam, em seu interior, enzimas que desempenham a função principal de digestão intracelular.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito sugere letra B

  • Lipídios são provenientes do Retículo endoplasmático rugoso/granuloso? pode isso Arnaldo?

  • É preciso lembrar que o REL nada mais é que o REG sem ribossomos.Portando, pode exporta lipídeos também.

    Não confundir função principal com função exclusiva...

  • Cada pilha de Golgi possui uma face cis e uma face trans. A face cis corresponde à face de entrada das vesículas provenientes do retículo com proteínas e lipídeos a serem processados, enquanto a face trans corresponde à face de saída das vesículas, com destino à superfície celular ou a outros compartimentos. Ambas as faces estão associadas a compartimentos compostos de uma rede de estruturas tubulares e de cisternas: a rede cis de Golgi (CGN, Cis Golgi Network) e a rede trans de Golgi (TGN, Trans Golgi Network). Entre essas redes há uma série de cisternas que compõem a pilha, sendo que cada uma tem uma composição enzimática diferente e, portanto, funções diferentes.


ID
2124160
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As tentativas para explicar a origem da vida são provavelmente tão antigas quanto à própria humanidade. É uma história rica em personagens e contextos e permeia a própria história da ciência. Sobre esses personagens, seus experimentos e hipóteses, analise as afirmações que seguem e assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • a) Robertson propõe que, por evolução biológica, alguns organismos devem ter adquirido a capacidade genética de dobrar sua membrana para fora (evaginação). Já Lynn Margulis acredita que foi por associação endossibiótica.

    b) Spallanzani realizou experimentos e percebeu que não surgiu nada nos fracos nutritivos, mesmo assim não conseguiu constestar a Teoria da Abiogênese.

    c) Não eram proteínas e sim aminoácidos e compostos orgânicos simples.

    e)Sugiu primeiro os seres autotrófico fotossintetizante e depois a respiração.

  • Gente, cuidado com os comentários. Quando não souberem a resposta, antes de lerem ou acreditarem nos comentários, procurem no Google, pois uma informação errada que a gente lê, pode ser a diferença entre estar aprovado e não.

    Eu errei a questão, mas uma coisa eu tenho certeza (pq errei algumas questões sobre o assunto e procurei me informar):

    Para Oparin e Holdane, os primeiros seres eram HETERÓTROFOS, ANAERÓBIOS e portanto faziam FERMENTAÇÃO, uma vez que na atmosfera primitiva não havia oxigênio e o CO2 produzido inicialmente por esses seres primitivos.

    Segundo, essa Lynn ai era fera, ganhou vários prêmios e revolucionou na ciência da Origem da Vida. Leiam sobre as ideias delas, hoje elas são amplamente aceitas na comunidade cientifica.

    OBS.: quanto mais eu estudo, mais tenho certeza que Deus existe e somente um criador poderia orquestrar a natureza tal qual ela é. Tem-se na cabeça que Deus e ciência são excludentes, muito pelo contrário. Já dizia alguns filósofo do passado: "Pouca ciência te afasta de Deus, muita ciência te aproxima."

    Deus abençoe a todos!

  • Oparin e Haldane não elaboraram o experimento, eles elaboraram separados a teoria o que resultou em uma convergência científica, a experiência de Miller e Urey foi uma experiência concebida para testar a hipótese de Oparin e Haldane sobre a origem da vida. Segundo o experimento, as condições na Terra primitiva favoreciam a ocorrência de reações químicas que transformavam compostos inorgânicos em compostos orgânicos precursores da vida.

    Com seu  experimentoSpallanzani conseguiu contestar a abiogênese, mostrando que surgiram micróbios apenas nos frascos fechados com rolhas, concluindo que o tempo de fervura ou a vedação usados no experimento de Needham foram insuficientes para impedir a contaminação.


ID
2124166
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Após a criação do Programa Mundial de Educação Ambiental, foi organizado, na cidade de Tbilisi, antiga União Soviética, em 1978, o primeiro encontro intergovernamental sobre Educação Ambiental. O relatório final da conferência, publicado um ano depois em Paris, faz recomendações que norteiam a Educação Ambiental até a atualidade.
Sobre as diretrizes propostas para a Educação Ambiental nesse encontro, analise as proposições que seguem.
I. A educação ambiental deve aplicar um enfoque interdisciplinar, aproveitando o conteúdo específico de cada disciplina, de modo que se adquira uma perspectiva global e equilibrada.
II. O relatório destaca a necessidade de reduzir o crescimento da população humana e do capital industrial. Para atingir tais objetivos, propõe ações de controle demográfico através de planejamento familiar.
III. A Conferência recomenda que os programas de formação técnica compreendam informações sobre as mudanças ambientais resultantes de cada atividade profissional.
IV. Recomenda-se o desenvolvimento de um enfoque reducionista, ao analisar e ordenar os ecossistemas naturais e os humanos.
Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Declaração da Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental A Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental, organizada pela UNESCO em colaboração com o PNUMA e realizada na cidade de Tbilisi, considerando a harmonia e o consenso que nela prevaleceram, aprovam solenemente a seguinte Declaração: Nas últimas décadas, o homem, utilizando o poder de transformar o ambiente, modificou de maneira acelerada o equilíbrio da natureza. A conseqüência disso é que as espécies vivas ficam freqüentemente expostas a perigos às vezes irreversíveis. 

    O documento gerado, a Recomendação n° 2 diz:

    Considerando que todas as pessoas deveriam gozar do direito à educação ambiental, a Conferência de Tbilisi decidiu serem as seguintes as finalidades, os objetivos e os princípios básicos da educação ambiental: 

    I. A educação ambiental deve aplicar um enfoque interdisciplinar, aproveitando o conteúdo específico de cada disciplina, de modo que se adquira uma perspectiva global e equilibrada.

    CORRETA - a declaração de Tbilisi fala: princípio básico 3) da Recomendação 2) aplicar em enfoque interdisciplinar, aproveitando o conteúdo específico de cada disciplina, de modo que se adquira uma perspectiva global e equilibrada;

    II. O relatório destaca a necessidade de reduzir o crescimento da população humana e do capital industrial. Para atingir tais objetivos, propõe ações de controle demográfico através de planejamento familiar.

    ERRADA - quem cita sobre a redução do crescimento populacional foi o relatório encomendado pelo Clube de Roma ao MIT em 1968 e finalizado e publicado em 1972 na conferência de Estocolmo "Os limites dos crescimento". O documento traz relevantes dados produzidos por modelagem computacional sobre a capacidade de suporte do planeta ao estilo de vida consumista, e sugere fortemente a redução da taxa de natalidade, redução dos níveis de poluentes e a disseminação de soluções técnicas para resolução dos problemas ambientais.

    III. A Conferência recomenda que os programas de formação técnica compreendam informações sobre as mudanças ambientais resultantes de cada atividade profissional. CORRETA - Recomendação nº 14) A Conferência recomenda que os programas de formação técnica compreendam informações sobre as mudanças ambientais resultantes de cada atividade profissional. Desta maneira, a formação técnica manifestará mais claramente as relações que existem entre as pessoas e seu meio social, físico e cultural, e despertará o desejo de melhorar o meio ambiente, influindo nos processos de tomada de decisão.

    IV. Recomenda-se o desenvolvimento de um enfoque reducionista, ao analisar e ordenar os ecossistemas naturais e os humanos. ERRADA - A declaração não cita enfoque reducionista.

    Alternativa A


ID
2124169
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Animais de maior porte não são capazes de transportar nutrientes e oxigênio apenas por difusão. Portanto, a maioria desses animais desenvolveu sistemas de transporte internos com alta complexidade.
Sobre os sistemas cardiovasculares dos vertebrados, assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre os organismos e seu sistema circulatório.

Alternativas
Comentários

  • Sistema circulatório:

    Platelmintos –por difusão simples - Órgão propulsor: não há

    Anelídeos – Fechado com sangue - Órgão propulsor: Arcos aórticos

    Insetos – Fechado com hemolinfa - Órgão propulsor: Vaso dorsal contráctil com ostíolos

    Peixes cartilagíneos - Fechado com sangue - Órgão propulsor: Coração com 2 cavidades

    Peixes ósseos - Fechado com sangue - Órgão propulsor: Coração com 2 cavidades

    Anfíbios - Fechado com sangue - Órgão propulsor: Coração com 3 cavidades

    Répteis - Fechado com sangue - Órgão propulsor: Coração com 3 cavidades

    Aves - Fechado com sangue - Órgão propulsor: Coração com 4 cavidades

    Mamíferos - Fechado com sangue - Órgão propulsor: Coração com 4 cavidades

  • Só um adendo Pedro! A maioria dos insetos tem sistema circulatório aberto.

    Na maioria dos insetos, o "sangue" é incolor e chamado de hemolinfa. A circulação é do tipo lacunar ou aberta. O coração é dorsal e bombeia a hemolinfa para a extremidade anterior, fazendo-a atingir lacunas corporais ou hemocelas onde, lentamente, ocorrem as trocas (nutrientes por excretas) nos tecidos. Nos insetos as trocas de gases na respiração não é feito pelo sistema circulatório. O retorno da hemolinfa ao coração se dá por pequenos orifícios laterais (óstios) existentes nas paredes do órgão."


ID
2124172
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Peixes e outros seres aquáticos são uma importante fonte proteica. No Brasil, as tilápias são os peixes mais produzidos comercialmente, estima-se que se produzam mais de 200 mil toneladas por ano. As tilápias, são tradicionalmente classificadas em peixes ósseos (Osteichthyes). Com relação às características dos peixes ósseos leia as afirmações abaixo.
I. A excreção é realizada por rins mesonéfricos; o principal produto da excreção nitrogenada das larvas é a ureia; nos adultos a ureia, a amônia e o magnésio.
II. A respiração é feita por um par de brânquias em arcos branquiais ósseos dentro de uma câmara comum em cada lado da faringe, cobertas por um opérculo.
III. O encéfalo possui lobos ópticos e cerebelo bem desenvolvido; possui 6 pares de nervos cranianos; olhos, narinas e ouvidos desenvolvidos, sem a presença da linha lateral.
IV. O coração tem 2 câmaras (1 aurículo, 1 ventrículo) com seio venoso e cone arterial, contendo apenas sangue arterial; 2 pares de arcos aórticos e os glóbulos vermelhos são anucleados e ovais.
V. A pele tem muitas glândulas mucosas, geralmente com escamas de origem mesodérmica, alguns sem escamas; nadadeiras medianas e pares presentes (com algumas exceções), sustentadas por raios cartilaginosos.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmações CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Sistema excretor

    É formado por rins mesonéfricos.

  • Os peixes ósseos tem como produto de excreção a amônia, enquanto os peixes cartilaginosos tem a ureia.


ID
2124175
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O meio ambiente pode variar muito e isso afeta as populações, as quais ficam sujeitas a diferentes pressões. Quando isso ocorre, em algumas espécies, a população não se separa em grupos distintos, mas mostra uma modificação gradual de características ao longo de um determinado gradiente.
Assinale a alternativa que apresenta o nome pelo qual esses casos são conhecidos.

Alternativas
Comentários
  • Variação clinal é uma mudança gradual em um fenótipo (traço, caráter, feição) ao longo da distribuição de uma espécie ou população, normalmente relacionada com uma transição geográfica ou ambiental.

  • Anagênese?


ID
2124178
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Resolução nº 2, do MEC/CNE, de 15 de Junho de 2012, estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, fundamentada em diversas outras diretrizes políticas de educação ambiental do país. Analise as afirmações abaixo relacionadas a essa resolução e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Os Conselhos de Educação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios devem estabelecer as normas complementares que tornem efetiva a Educação Ambiental em todas as fases, etapas, modalidades e níveis de ensino sob sua jurisdição.
( ) Os cursos de licenciatura, que qualificam para a docência na Educação Básica, e os cursos e programas de pós-graduação, qualificadores para a docência na Educação Superior, devem incluir formação com essa dimensão, com foco na metodologia integrada e interdisciplinar.
( ) Os sistemas de ensino, em regime de colaboração, devem criar políticas de produção e de aquisição de materiais didáticos e paradidáticos, com engajamento da comunidade educativa, orientados pela dimensão socioambiental.
( ) A inserção dos conhecimentos concernentes à Educação Ambiental nos currículos da Educação Superior deve obrigatoriamente ocorrer pela transversalidade, mediante temas relacionados com o meio ambiente, mediados por professores advindos das áreas das ciências naturais.
( ) Os sistemas de ensino devem promover as condições para que as instituições educacionais constituam-se em espaços educadores sustentáveis, com a intencionalidade de educar para a sustentabilidade socioambiental de suas comunidades, integrando currículos, gestão e edificações em relação equilibrada com o meio ambiente, tornando-se referência para seu território.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Art. 16. A inserção dos conhecimentos concernentes à Educação Ambiental nos currículos da Educação Básica e da Educação Superior pode ocorrer: I - pela transversalidade, mediante temas relacionados com o meio ambiente e a sustentabilidade socioambiental; II - como conteúdo dos componentes já constantes do currículo; III - pela combinação de transversalidade e de tratamento nos componentes curriculares. Parágrafo único. Outras formas de inserção podem ser admitidas na organização curricular da Educação Superior e na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, considerando a natureza dos cursos.

  • GABARITO: LETRA C

    O erro da quarta assertiva está em "obrigatoriamente". O certo seria "facultativamente".

    Art. 10. § 2 Nos cursos de pós-graduação, extensão e nas áreas voltadas ao aspecto metodológico da educação ambiental, quando se fizer necessário, é facultada a criação de disciplina específica.


ID
2124181
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em 2012, os cientistas John B. Gurdon, da Inglaterra, e Shinya Yamanaka, do Japão, foram contemplados com o Prêmio Nobel de Medicina. Em 1962, Gurdon iniciou um trabalho que futuramente originaria a clonagem de mamíferos, ao demonstrar que o DNA nuclear de uma célula madura não perde a capacidade de dar origem a um organismo viável. Mais recentemente, Yamanaka desenvolveu uma técnica de reprogramação celular, tornando possível a regressão de uma célula madura para o estado de célula-tronco embrionária, mais precisamente, células-tronco pluripotentes induzidas (iPSCs). Esses e outros trabalhos demonstram que as células-tronco podem ser uma importante fonte de tecidos para transplantes.
De acordo com seus conhecimentos sobre células-tronco e histologia assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    As células-tronco  têm a capacidade de formar células dos tecidos primordiais: ectoderma, endoderma e mesoderma, mas não podem formar células de anexos embrionários.

  •  células-tronco totipotentes: podem formar qualquer célula imaginável, incluindo tecidos extraembrionários, como é o caso da placenta.

    pluripotentes: não pode originar tecidos extraembrionários e possui a capacidade apenas de gerar as células dos folhetos embrionários, ou seja, do ectoderma, mesoderma e endoderma.

    multipotentes: podem diferenciar-se em apenas alguns tipos celulares. Esse tipo de célula é encontrado mais facilmente no nosso corpo e é responsável pela renovação de certos órgãos.

  • AlunosUol:

    Todas as células possuem material genético e, nesse material, estão as caraterísticas completas de todo um indivíduo. Denominamos de células-tronco aquelas com capacidade de dividir-se e diferenciar-se em distintos tipos celulares. São, portanto, células indiferenciadas.

    Algumas células podem diferenciar-se em qualquer uns dos tipos celulares existentes no organismo. Essas células são chamadas de células-tronco totipotentes e podem formar qualquer célula imaginável, incluindo tecidos extraembrionários, como é o caso da placenta. Entretanto, nem todas as células são totipotentes, sendo essa característica exclusiva do zigoto (leia mais sobre ) e das células formadas até a fase de .

    Existem ainda células-tronco chamadas de pluripotentes. Esse grupo, diferentemente das células totipotentes, não pode originar tecidos extraembrionários e possui a capacidade apenas de gerar as células dos folhetos embrionários, ou seja, do ectoderma, mesoderma e endoderma. Vale lembrar que esses folhetos são os primórdios de todos os tecidos e órgãos do nosso corpo.


ID
2124187
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sabe-se que o desenvolvimento normal de uma planta envolve a absorção de substâncias inorgânicas do ambiente. Quando um elemento é necessário para o vegetal completar o seu ciclo de vida ou faz parte de moléculas essenciais para manutenção da vida, essa substância é chamada de essencial. Sobre esses elementos, associe a coluna da direita com a da esquerda, de acordo com os nutrientes e suas respectivas funções e sintomas de deficiência no vegetal.

1. Magnésio
2. Manganês
3. Fósforo
4. Molibdênio
5. Cálcio 

( ) Substância necessária para o processo de fixação de nitrogênio. A falta desse micronutriente resulta em um processo de clorose, seguida de necrose de tecidos da planta.
( ) Trata-se de um componente da parede celular que também está relacionado à permeabilidade da membrana celular.
( ) É um micronutriente importante para manutenção da integridade da membrana dos cloroplastos e participa do processo de liberação de oxigênio durante a fotossíntese.
( ) Macronutriente que compõe moléculas essenciais como: ácidos nucleicos, ATP, ADP e fosfolipídeos.
( ) Componente da molécula de clorofila, portanto essencial para realização da fotossíntese. Sua deficiência gera sintomas como a clorose das folhas e manchas de tecido necrosado

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de acima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • b) 4, 5, 2, 3, 1

  • O Molibdênio é necessário para a síntese e ativação (funcionamento) da redutase do nitrato, uma enzima que reduz o nitrato na planta. É também exigido para a fixação simbiótica do N pelas bactérias fixadoras que vivem nos nódulos das raízes das leguminosas. Os sintomas de deficiência de Molibdênio consistem geralmente no amarelecimento das folhas e diminuição no crescimento. No caso das leguminosas, a falta de Mo provoca sintomas de deficiência de N pois diminui a fixação de N de que tais plantas necessitam para viver.

    O Manganês faz parte de diversos minerais ligado principalmente ao oxigênio e silício.


ID
3041665
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme o estabelecido pela Lei nº 8112/90, associe as colunas.


I. Reversão

II. Readaptação

III. Reintegração

IV. Recondução

V. Remoção

VI. Redistribuição


( ) É o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

( ) É o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder.

( ) É o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado.

( ) É a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial.

( ) É o retorno à atividade de servidor aposentado.

( ) É a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, verificada em inspeção médica.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    L8112


    V - Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.


    VI - Art. 37. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC,  observados os seguintes preceitos


    IV - Art. 29. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de


    III - Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.


    I - Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado


    II - Art. 24. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  • Sabendo somente a alternativa I-Reversão  é possível acertar a questão.

  • Acerte a última opção e vá sem medo hehehe.

  • Só acerte a última :-)
  • Banca pequena já dá mole pra candidato.

  • Só lembrei do meu professor falando da reVersao (do V de Viagra) para fazer associação com aposentado. Hahahaha

    Dai foi fácil ver que a opção era a letra C. 

  • Gabarito: C

    Questão massa para relembrar TODAS!

  • ASSERTIVA C

    MACETES:

    I, II, III e IV - São PROVIMENTOS:

    I - reVersão - VELHO - reingresso;

    II - reaDaptação - DEFICIENTE - horizontal; (PS: ESPÉCIE DE VACÂNCIA, também);

    III - reinTegração - TUDO DE VOLTA (sentença judicial);reingresso;

    IV - reCondução - COITADO - reingresso.

    V e VI - São VACÂNCIAS:

    V - reMoção - DESLOCAMENTO DO SERVIDOR - MESMO QUADRO ;

    VI - redistribuiÇÃO - DESLOCAMENTO DE CARGO EFETIVO - mesmo QUADRO GERAL - OUTRO ÓRGÃO ou ENTIDADE - MESMO PODER.

     

  • Que maravila de questão..

    Matou as questões na primeira assertiva

  • c) V, VI, IV, III, I, II

     

     

    Bizu

     

    Eu APROVEITO o disponível

     

     

    Eu REINTEGRO o demitido

     

     

    Eu READAPTO o incapacitado

     

     

    Eu REVERTO o aposentado

     

     

    Eu RECONDUZO o inabilitado e o ocupante do cargo do reintegrado

     

     

    Eu REDISTRIBUIU o cargo de provimento efetivo

  • Quanto ao deslocamento do servidor essas aulas irão ajudar muito:
    Aula 1 Remoção:
    https://youtu.be/Fy02KH8_UEE
    Aula 2 Redistribuição
    https://youtu.be/VAG1Z_eUh-E
    Aula 3 Substituição
    https://youtu.be/L4stCF4duX0

  • V, VI, IV, III, I, II

  • Não precisa perder muito tempo

    ReMOÇÃo: deslocamento da moça, da servidora.

    Mate a questão com isso... Próxima!?

  • GABARITO: C

    Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Art. 37. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC,   observados os seguintes preceitos:

    Art. 29. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de: I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo; II - reintegração do anterior ocupante.

    Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

     Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou II - no interesse da administração, desde que: a) tenha solicitado a reversão; b) a aposentadoria tenha sido voluntária; c) estável quando na atividade; d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação; e) haja cargo vago.  

    Art. 24. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção que relaciona adequadamente as colunas. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos. Vejamos:

    I. Reversão

    II. Readaptação

    III. Reintegração

    IV. Recondução

    V. Remoção

    VI. Redistribuição

    (V)- Art. 36, Lei 8.112/90. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    (VI)- Art. 37, Lei 8.112/90. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, observados os seguintes preceitos:

    (IV)- Art. 29, Lei 8.112/90. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante.

    Parágrafo único. Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30.

    (III)- Art. 28, Lei 8.112/90. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    § 1º Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.

    § 2º Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.

    (I)- Art. 25, Lei 8.112/90. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    § 2º O tempo em que o servidor estiver em exercício será considerado para concessão da aposentadoria.     

    (II)- Art. 24, Lei 8.112/90. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    Assim:

    C. V, VI, IV, III, I, II.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.