SóProvas


ID
2124187
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sabe-se que o desenvolvimento normal de uma planta envolve a absorção de substâncias inorgânicas do ambiente. Quando um elemento é necessário para o vegetal completar o seu ciclo de vida ou faz parte de moléculas essenciais para manutenção da vida, essa substância é chamada de essencial. Sobre esses elementos, associe a coluna da direita com a da esquerda, de acordo com os nutrientes e suas respectivas funções e sintomas de deficiência no vegetal.

1. Magnésio
2. Manganês
3. Fósforo
4. Molibdênio
5. Cálcio 

( ) Substância necessária para o processo de fixação de nitrogênio. A falta desse micronutriente resulta em um processo de clorose, seguida de necrose de tecidos da planta.
( ) Trata-se de um componente da parede celular que também está relacionado à permeabilidade da membrana celular.
( ) É um micronutriente importante para manutenção da integridade da membrana dos cloroplastos e participa do processo de liberação de oxigênio durante a fotossíntese.
( ) Macronutriente que compõe moléculas essenciais como: ácidos nucleicos, ATP, ADP e fosfolipídeos.
( ) Componente da molécula de clorofila, portanto essencial para realização da fotossíntese. Sua deficiência gera sintomas como a clorose das folhas e manchas de tecido necrosado

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de acima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • b) 4, 5, 2, 3, 1

  • O Molibdênio é necessário para a síntese e ativação (funcionamento) da redutase do nitrato, uma enzima que reduz o nitrato na planta. É também exigido para a fixação simbiótica do N pelas bactérias fixadoras que vivem nos nódulos das raízes das leguminosas. Os sintomas de deficiência de Molibdênio consistem geralmente no amarelecimento das folhas e diminuição no crescimento. No caso das leguminosas, a falta de Mo provoca sintomas de deficiência de N pois diminui a fixação de N de que tais plantas necessitam para viver.

    O Manganês faz parte de diversos minerais ligado principalmente ao oxigênio e silício.