SóProvas


ID
2125048
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No acompanhamento psicológico de pacientes que possuem doenças crônicas, um aspecto importante a ser considerado é o da adesão ao tratamento, que pode sofrer influência de diversos aspectos, sendo um deles a relação médico paciente. Assinale a alternativa cuja estratégia de abordagem deste paciente pela equipe de saúde não contribui para a adesão ao tratamento neste contexto.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA"D"

    Um dos fatores predominantes que afetam a qualidade da comunicação é a rapidez e urgência de tempo do profissional. E, em função da grande demanda, principalmente em instituição pública, é comum que o paciente não esclareça suas dúvidas. De acordo com Straub, geralmente os pacientes apresentam queixas após as consultas médicas, referentes à escassez de informações recebidas. 

    Outro fator que impede uma boa comunicação é o uso de jargões técnicos ou a adoção de uma linguagem infantilizada, que não permite uma compreensão plena pelo paciente e/ou familiares. 

    A qualidade da comunicação entre profissional de saúde e paciente é percebida também pela postura do profissional quando vai revelar uma má notícia. A maneira como estas informações são passadas pode influenciar na forma de enfrentamento do paciente e sua família diante do processo de adoecimento. Após o recebimento da má notícia, os pacientes tendem a buscar informações sobre sua doença e tratamento e abordar o médico para esclarecer dúvidas e expressar suas emoções. 

    http://revista.hupe.uerj.br/detalhe_artigo.asp?id=327

  • D) Dar todas as explicações a respeito da doença, empregando linguagem técnica, com jargões médicos, para que o paciente se sinta seguro da conduta da equipe - O uso de um discurso técnico e complexo não contribui para a adesão do paciente, visto que esses discursos só contribuem para a hierarquização entre usuários e profissionais de saúde. Constrói-se, assim, relações de poder pautadas naquele que detem o conhecimento sobre a saúde do usuário, e naquele que é passivo ao saber do profissional e à sua própria saúde. Sendo assim, é importante que não só xs psicólogxs, mas também outros profissionais compreendam o contexto e o saber do usuário para construir um diálogo aberto e acolhedor.