RESPOSTA "D"
ENTREVISTA MOTIVACIONAL (EM): A EM é uma abordagem que visa motivar o paciente a desenvolver um comprometimento e a tomar a decisão de mudar seu comportamento. Tem como objetivo ajudar as pessoas a reconhecer e fazer algo a respeito de seus problemas, portanto, pode ser utilizada em qualquer fase do tratamento (com pacientes que buscaram e com os que não buscaram ajuda). É particularmente útil com pessoas que apresentam mais resistência em mudar ou estão ambivalentes quanto à mudança.
Cinco princípios da EM:
• Expressar empatia; • Desenvolver a discrepância; • Evitar a argumentação; • Acompanhar a resistência; • Promover a autoeficácia.
1-Pré-contemplação ou pré-ponderação: Consiste na entrada da pessoa para o processo de mudança, a pessoa ainda não está considerando a mudança, a pessoa não encara seu comportamento como um problema, estágio pode ser entendido como 'resistente' ou 'em negação'
2-Contemplação ou ponderação: Surge a consciência sobre o problema,O contemplador considera a mudança mas ao mesmo tempo a rejeita, nesta fase a ambivalência (dúvida) está no seu ápice, Estágio onde é feito o trabalho rumo à decisão de mudar.
3-Preparação: A pessoa está pronta para mudar, Ela está compromissada com a mudança, Aumenta na pessoa a responsabilidade pela mudança, Elaboração de um plano específico de ação.
4-Ação: A pessoa muda e usa a terapia como meio de assegurar-se do seu plano, e para ganhar auto-eficácia*,
-Ela cria condições externas para a mudança,
-O processo todo pode durar de 3 a 6 meses, já que o novo comportamento (o de abstinência geralmente) demora um tempo para se estabelecer.
*Auto-eficácia é a crença na habilidade pessoal de desempenhar com sucesso determinadas tarefas ou de apresentar determinados comportamentos para produzir um resultado desejável
5-Manutenção: Momento para comprovar-se a efetividade da mudança, Verificar a estabilidade da mudança.
A Recaída: A recaída consiste na recorrência dos sintomas da dependência, após um período de melhora.
A recaída seria então um retorno a níveis anteriores de uso, seguido de uma tentativa de parar ou diminuir este uso, ou apenas o fracasso de atingir objetivos estabelecidos por um indivíduo após um período definido de tempo.
http://sobredrogadicao.blogspot.com.br/2009/06/entrevista-motivacional.html
Modalidades de tratamento e encaminhamento: módulo 6. – 9. ed. – Brasília : Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, 2016. 98 p. – (SUPERA: Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento / coordenação [da] 9. ed. Maria Lucia Oliveira de Souza Formigoni)
Capítulo 5 | Tratamentos psicoterápicos utilizados no tratamento de pessoas dependentes de substâncias psicotrópicas