SóProvas


ID
2125081
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O funcionamento normal e patológico do psiquismo humano é uma questão constantemente debatida por profissionais da área da saúde mental, sendo que a posição mais aceita atualmente na literatura específica da área a respeito do conceito de normalidade é que:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: LETRA "C"

    "O conceito de saúde e de normalidade em psicopatologia é questão de grande controvérsia (Almeida Filho,2000). Obviamente, quando se trata de casos extremos, cujas alterações comportamentais e mentais são de intensidade acentuada e de longa duração, o delineamento das fronteiras entre o normal e o patológico não é tão problemático. Entretanto , hã muitos casos limítrofes, nos quais a delimitação entre comportamentos e formas de sentir normais e patológicas é bastante difícil". 

    Dalgalarrondo, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2008

     a) Este é um conceito de DIFÍCIL definição e  DE GRANDE CONTROVÉRSIA  na área da saúde mental independente do contexto cultural ou social. 

     b) O conceito de normalidade que identifica norma e frequência, sendo considerado normal o que pode ser observado com maior frequência, também pode ser definido como normalidade ESTATÍSTICA.

     c) Este conceito é passível de dúvidas, principalmente nos casos limítrofes, já que nesses casos, a delimitação entre comportamentos e formas de sentir, normais e patológicas, é de difícil percepção.

     d) Um fenômeno considerado “normal”,  VARIA em função da abordagem teórica do profissional, suas opções filosóficas ou ideológicas. ( pág.. 32 do livro psicopatologia e semiologia dos transtornos de Dalgalarrondo) 

  • C) Este conceito é passível de dúvidas, principalmente nos casos limítrofes, já que nesses casos, a delimitação entre comportamentos e formas de sentir, normais e patológicas, é de difícil percepção - O campo do normal e do patológico pode ser considerado um lugar complexo e de difícil compreensão. O próprio termo "normal" já é algo duvidoso, visto que nos faz questionar a respeito do que é normal em nossa sociedade. Algo é normal porque é comum e aceito em nossa sociedade? Creio que não! Georges Canguilhem em seu livro "O normal e o patológico" irá discutir esses conceitos no âmbito da saúde mental partindo do princípio que o homem cria normas ao longo de sua vida em socidade. Enfim, vale a pena dá uma lida nesse livro, principalmente no capítulo "Saúde e Doença".

  • A normalidade, para Canguilhem, é um julgamento a respeito da adequação a uma norma de funcionamento eleita como melhor. E que está diretamente ligada a moral. Acaba que quem elege é uma maioria de indivíduos presentes na sociedade, acredito que isso é independente da aceitação. Somos bombardeados de várias regras e leis desde muito cedo, e isso não depende da nossa escolha, muitas vezes apenas aceitamos aquilo que alguém julga/julgou como melhor.