SóProvas


ID
2125639
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Banco do Brasil implementou, em 2006, um sistema de gestão por competência que usa a ferramenta conhecida por “Balanced Scorecard”. Nesse sistema, a avaliação funcional é feita pelo próprio funcionário, pela chefia imediata, pelo superior e pelo cliente. Após as pontuações, as informações são planilhadas numa base de dados e, a cada seis meses, obtém-se uma pontuação final. A partir daí, é possível definir a colocação do funcionário para certas áreas e cargos ou grupos de projetos e, ainda, estabelecer sistemas de compensação e tabelas salariais. Sobre o tema, aponte a afirmativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • (GABARITO B)

    De acordo com os mentores do BSC, Robert Kaplan e David Norton (2000), as medidas financeiras tradicionais são mantidas, mas outros fatores que contribuem para o desempenho financeiro e a medição de resultados são incluídos, dentre eles “clientes, produtos e serviços inovadores, tecnologia da informação e banco de dados, além de capacidades, habilidades e motivação dos empregados”.

    O Balanced Scorecard pode ser entendido como um modelo de gestão estratégica, voltado para o futuro das organizações, que alinha missão, visão e estratégias a um conjunto equilibrado de indicadores – financeiros e não financeiros. As decisões cotidianas devem ser tomadas nesse contexto maior, que integra todas as áreas da organização, criando meios para catalisar esforços, motivar pessoas, e promover o consenso e o espírito de equipe.
    A atuação das organizações é medida pelos indicadores, e os indicadores do BSC analisam as variáveis críticas do desempenho organizacional. Para Idalberto Chiavenato (2004)
    a ideia predominante é: o que se faz é o que se pode medir. O que uma organização define como indicador é o que ela vai obter como resultado. O BSC busca ações equilibradas em todas as áreas que afetam o negócio da organização como um todo, permitindo que os esforços sejam dirigidos para as áreas de maior competência, e detectando e indicando as áreas de incompetências. É um sistema focado no comportamento e não no controle.
    Segundo Kaplan e Norton, o Balanced Scorecard é um mecanismo para a implementação da estratégia, não para sua formulação. Alinhamento e foco são as palavras de ordem. Alinhamento com a missão, visão e objetivos; e foco na implementação das estratégias, na satisfação do cliente, na melhoria dos processos e no aprendizado e crescimento organizacional.

  • a) Para ser aplicado no Setor Público, o BSC deve ser adaptado.

    c) Valores culturais são sensivelmente diferentes na iniciativa privada e setor público (lucro x bem-estar).

    d) Marketing não é um aspecto do BSC.

    e) Nenhuma das dimensões é mais importante que as outras.