SóProvas


ID
212569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A solicitação atuante em uma estaca conhecida como efeito Tschebotarioff origina-se de deslocamento vertical relativo entre estaca e solo vizinho, provocado por aumento de atrito negativo resultante do adensamento de solos finos saturados.

Alternativas
Comentários
  • Efeito Tschebotarioff  é" o empuxo lateral nas estacas, resultado da carga assimétrica do aterro. "
  • Explicando melhor o Lucas Lima

    quando uma estaca recebe um esforço imprevisto, seja ele lateral por exemplo, o solo do outro lado da estaca aplica o mesmo esforço como reação. O efeito Tschebotarioff traduz na capacidade de que o solo possui de equilibrar situações (forças) inesperadas que ocorrem numa fundação

  • Um caso bem comum do efeito Tschebotarioff acontece nas estacas dos pilares de encontro de um viaduto/ponte.

     

    É bem comum executar encontros de viadutos com aterros delimitados por algum tipo de contenção. Caso este aterro seja executado sobre camada de um solo compressível, há uma grande chance de ocorrer o deslocamento do solo (dentre eles o deslocamento lateral), causando esforços laterais em estacas que podem ser prejudiciais no desempenho estrutural.

     

    A imagem do link representa bem o que estou falando:

    http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/124/imagens/124_fundacoes4.jpg

     

    Uma das soluções para este problema é fazer o carregamento prévio do solo e deixar o adensamento acontecer. Só depois disso você executa as estacas.

     

    *Já vi soluções aumentando o diâmetro/reforçando a estaca para resistir aos esforços horizontais (possibilitando executar estaca raiz antes de ocorrer o adensamento da região do encontro). Entretanto, essa solução ainda é muito polêmica e questionável. É necessário um monitoramento rigoroso com inclinômetro...

  • O único erro da questão é falar que esse efeito Tschebotarioff é resultante de solos saturados. Este efeito é tipico de SOLOS MOLES, acontece muito tambem quando há o rebaixamento do lencol freatico.

    Portanto, ela se origina de um DESLOCAMENTO VERTICAL entre solo e estaca. Solo sempre recalca mais que a estaca, por isso que se diz NEGATIVO. E por fim, resultando o AMOLGAMENTO do solo, o que ocasiona EMPUXO LATERAL por causa do deslocamento horizontal do solo em consequencia da distribuicao ASSIMETRICA da carga do aterro.

     

  • O deslocamento é lateral (horizontal) e não vertical.

  • ERRADO


    A questão está errada porque o fenômeno é decorrente de tensões horizontais, e não de deslocamento vertical resultante de atrito negativo.



    O “Efeito Tschebotarioff” refere-se ao empuxo lateral. A estaca é empurrada horizontalmente, devido ao carregamento em um terreno vizinho. Quanto maior for a plasticidade do solo submetido a um carregamento, maior será a relação entre as tensões horizontais e verticais. A relação entre as tensões horizontais e verticais é denominada coeficiente de empuxo em repouso (K0).


    No caso do atrito negativo, o que leva ao carregamento da estaca é o recalque da camada compressível (que sofre compressão e diminui de volume). Geralmente transmite esforços axiais (normais, ao longo do comprimento), ou seja, na vertical ou, no caso de estacas cravadas inclinadas no terreno, pode gerar também o esforço de flexão.


    ___________________________

    Queria deixar um dúvida:

    solo FINO saturado = solo mole = solo compreensível, não ?

  • ERRADO

    Corrigindo:

    A solicitação atuante em uma estaca conhecida como efeito Tschebotarioff origina-se de deslocamento lateral (horizontalmente) relativo entre estaca e solo vizinho, provocado por aumento de atrito negativo resultante do adensamento de solos finos saturados.

  • Aqui descreve esse efeito:

    Aqui descreve esse efeito

    engcivconcurseiro.blogspot.com/2020/04/tschebotarioff-e-questoes-de-concursos

  • Efeito Tschebotarioff  -> é o empuxo lateral nas estacas