SóProvas


ID
2125834
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Joana, 27 anos, técnica de enfermagem, esquema vacinal completo, perfurou-se ao realizar a coleta de sangue em paciente vítima de trauma que acabou de ingressar no setor de emergência do IJF. Preocupada com o ocorrido e sem saber a sorologia anterior do paciente, informou imediatamente a ocorrência do acidente para a equipe de saúde. No caso de Joana, que conduta deve ser adotada em relação ao caso de acidente por material perfurocortante?

Alternativas
Comentários
  • Acredito ter um erro grave nessa questão.

    Segundo a Nota técnica de Recomendações para a profilaxia da infecção pelo HIV, das DST e hepatite B em situações de exposição ocupacional, sexual e violência sexual

    Sempre que indicada, a profilaxia deve ser iniciada o mais brevemente possível, preferencialmente nas primeiras 2 horas após o acidente (até 72 horas), e a sua duração é de 28 dias; O profissional exposto também deve ser submetido ao teste anti-HIV no momento do atendimento para verificar sua condição sorológica anterior ao acidente. Em caso de resultado negativo, deve-se solicitar a sorologia anti-HIV e repetir o exame após 6, 12 e 24 semanas (seis meses), mas um resultado não disponível não deverá retardar o início da profilaxia, se houver indicação;

     

    Apos 72 horas do acidente não há praticamente nada a ser feito, visto que é contra indicado tanto a medicação antiretrovirl como a administração de imunoglobulina.

  • Reavaliar o profissional acidentado dentro de 72 horas após a exposição, principalmente se existe informação adicional sobre a exposição do paciente-fonte.

    item não correto para o Ministério da Saúde:

    fonte: