SóProvas


ID
2125867
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O período pré-operatório imediato compreende aquele que se inicia na véspera da cirurgia e vai até o momento em que o paciente é recebido no centro cirúrgico. Considerando-se que as infecções de sítio cirúrgico envolvem medidas para sua prevenção desde o período pré-operatório, assinale a afirmativa correta sobre as medidas necessárias nesse período.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

    De acordo com o MANUAL DE PREVENÇÃO DE INFECÇÃO DE SÍTIO CIRÚRGICO.Versão 05/2014

     

    •Adequação de tricotomia adequada:

    garantir padronização adequada de materiais aparadores elétricos (tricotomizador);

    utilizar cartazes e sinalizações;

    educar o paciente;

    remover navalhas ou barbeadores do hospital.

  • QUESTÃO FALA DE INFECÇÃO NO SITIO, E A RESPOSTA É REFERENTE A GLICEMIA?

     

  • A QUESTÃO fala de  medidas para sua prevenção desde o período pré-operatório...

    d

    Controlar a glicemia em todos os pacientes diabéticos, evitando a hiperglicemia intraoperatória ????

  • ENTÃO A HIPERGLICEMIA DESENVOLVE INFECÇÃO ?

  • Hiperglicemia favorece o aparecimento de infecções ! reduzir a hiperglicemia diminui as chances de infecção do sítio cirúrgico!

  • Controle de glicemia no pré-operatório e no pós-operatório imediato

    • Objetivo: níveis glicêmicos <180 mg/dl.

    ANVISA, 2017

    não entendi o porquê da questão falar apenas intra-op e estar correto

  • O controle glicêmico é um aspecto importante a ser observado na prevenção das infecções do sítio cirúrgico, ocupando posição de igual relevância entre outras medidas preventivas tradicionais, como apropriada antibioticoprofilaxia, normotermia e remoção de pelos.

    Aliado ao DM, a hiperglicemia é um problema frequente encontrado em pacientes em estado crítico e/ou submetidos a procedimentos cirúrgicos, constituindo causa de morbimortalidade, devido às alterações fisiológicas da cicatrização, às complicações vasculares e neuropáticas e à inibição do sistema de defesa desses indivíduos, expondo-os de maneira mais agressiva ao risco de ISC.

    FONTE: Domingos CMH, Iida LIS, Poveda VB. Glycemic control strategies and the occurrence of surgical site infection: a systematic review. Rev Esc Enferm USP. 2016;50(5):868-874. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420160000600022

  • a - Não remover os pelos, exceto quando estiverem ao redor da incisão e interferirem no ato cirúrgico. Se for necessário, ter cuidado para realizar a tricotomia com gilete (tricotomizadores elétricos)no sentido do crescimento dos pelos.

    b - Orientar e auxiliar, se necessário, no banho pré-operatório no chuveiro com clorexidina aquosa (se pequeno e médio porte usa água e sabão; Se cirurgia de grande porte, o banho deve ser com clorexidina degermante )na noite anterior ao procedimento ou na manhã da cirurgia.

    c - Administrar antimicrobiano por via endovenosa, quando prescrito pelo médico, e realizar preparo mecânico do cólon (por exemplo, uso de enemas) no dia da operação. (nos ultimos 60 minutos do fim da cirurgia, ou seja no período intraoperatório)