"A Escola das Relações Humanas surgiu efetivamente com a Experiência de Hawthorne, realizada numa fábrica no bairro que dá nome à pesquisa, em Chicago, EUA. O médico e sociólogo australiano Elton Mayo, fez testes na linha de produção, na busca por variáveis que influenciassem, positiva ou negativamente, a produção. O primeiro teste foi realizado para encontrar a relação entre a intensidade da luz e a produtividade." Fonte: Wikipédia
Essa experiência não deu certo. Mas, por esse contexto, eu interpretei errado, com a ótica da 1ª experiência de Hawthorne ter sido sobre a variável "iluminação", imaginei que uma possível característica seria a "estruturação da organização".
O gabarito oficial foi a opção B, autonomia do empregado. Abaixo seguem as conclusões de Hawthorne, não vai dizer claramente "autonomia do empregado", mas em detrimento da sua "1ª experiência", fica mais fácil para compreender o gabarito.
"As conclusões mais importantes de Hawthorne são:
# Integração social como determinante da produção, ou seja, quanto maior sua integração social no grupo maior será sua vontade de produzir, ao contrário do que dizia a Escola Clássica, que coloca fatores físicos como determinantes.
# Comportamento do empregado é baseado no comportamento dos grupos e organizações informais, cada empregado não age isoladamente.
# As necessidades psicológicas e sociais e a atenção para novas formas de recompensa e sanções não-materiais.
# O despertar para as relações humanas dentro das organizações.
# A ênfase nos aspectos emocionais e não-racionais do comportamento das pessoas.
# A importância do conteúdo dos cargos e tarefas para as pessoas, eram realizadas trocas de posição para evitar a monotonia, mesmo que provocassem queda na produtividade aumentavam o moral do grupo.
Fonte: Wikipédia