SóProvas


ID
2126467
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Umas das teorias mais conhecidas sobre motivação é a Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Maslow, que considera a existência de uma hierarquia composta por cinco necessidades: fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de autorrealização. As necessidades de estima são satisfeitas por meio de

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    # opção A - Necessidade SEGURANÇA.

    # opção B - Necessidade SOCIAL

    # opção C - Necessidade Auto realização

    # opção D - gab.

     

    Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a TGA. Elsevier, 2014.

  • a) proteção física, moradia e estabilidade no emprego.  (NECESSIDADE SEGURANÇA)

    b) afeição, aceitação e sentimento de pertencer a um grupo.  (NECESSIDADE SOCIAL)

    c) crescimento, autodesenvolvimento e promoção.  (NECESSIDADE AUTO-REALIZAÇÃO)

    d) status, reconhecimento e autonomia. (NECESSIDADE ESTIMA)

    Para concluir:

    Necessidades de manter-se vivo, de respirar, de comer, de descansar, beber, dormir, ter relações sexuais,  (NECESSIDADE FISIOLÓGICA)

  • A questão em apreço exige que tenhamos conhecimentos sobre a Teoria da Hierarquia das Necessidades. A alternativa a ser marcada deve apresentar como as necessidades de estima podem ser satisfeitas.

    A Teoria das Necessidades Humanas, proposta por Abraham Maslow, é uma das teorias de conteúdo que visa explicar o que pode ser feito para motivar os indivíduos. Ele desenvolveu uma hierarquia entre as necessidades que motivam o comportamento humano, essa hierarquia pode ser vista na forma de pirâmide, considera as necessidades mais básicas/primárias (fisiológicas e de segurança) e as secundárias (sociais, estima e autorrealização).

    Os estudos de Maslow indicam que conforme algumas necessidades são satisfeitas, outras passam a existir e a motivar o comportamento do homem, uma necessidade deixará de motivar o comportamento assim que for suprida, o que vai motivar um indivíduo satisfeito é a necessidade que está acima da que ele usufrui no presente.

    Da base para o topo, as necessidades são:

    Necessidades primárias:

    • 1) Fisiológicas – São as necessidades mais básicas do indivíduo, ligadas a sobrevivência. Incluem como meio de satisfação alimentação, repouso, abrigo, sono, sexo, etc. Ou como a banca apresentou, Melhores condições de trabalho.
    • 2) Segurança – Inclui segurança e proteção no ambiente de trabalho, regularidade no recebimento de seu pagamento estabilidade no emprego. Exemplo disso é ter acesso à previdência social.

    Necessidades secundárias:

    • 3) Sociais – Ligadas a relações interpessoais, incluem a manutenção dos relacionamentos e amizades afeição, filiação, aceitação social e amizade.
    • 4) Estima – Leva em conta a relação do indivíduo consigo mesmo, como ele se vê e se avalia. Pode ser suprida por meio do ego, orgulho, status e prestígio, autorrespeito e reconhecimento etc.
    • 5) Autorrealização – É a necessidade mais elevada do ser humano. Constitui o impulso que a pessoa tem para se tornar sempre mais do que é e de vir a ser.

    Ou seja:

    A - incorreta. proteção física, moradia e estabilidade no emprego = necessidade de segurança.

    B - incorreta. afeição, aceitação e sentimento de pertencer a um grupo = necessidade social.

    C - incorreta. crescimento, autodesenvolvimento e promoção = autorrealização.

    D - correta. status, reconhecimento e autonomia.

    Sendo assim, podemos concluir que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fonte: 

    DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.