-
A forma estrutural linear é simples e antiga, o gerente recebe e repassa as informações através de estruturas de comunicação rigidamente estabelecidas, comum em pequenas empresas ou em estágios inicias. Tem como características a autoridade única e absolutado do superior sobre seus subordinados, linhas formais de comunicação e centralização das decisões possui aspectos piramidal. Como desvantagens a organização linear possui estabilidade e constância das relações formais, podem levar a rigidez, dificulta a adaptação, não responde a mudanças rápidas e constantes de sociedade modernas, por ter um comando único e direto pode torna-se autocrático e por consequência generalista e especialização. A questão é incompleta, pois essas são desvantagens da organização linear.
-
Resp.: Certa
Comentário:
A Organização Linear é a estrutura organizacional mais simples e antiga, baseada na autoridade linear. A autoridade linear é uma decorrência do princípio
da unidade de comando: significa que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e que não a reparte com ninguém. A organização linear ou estrutura linear tem suas origens na organização dos antigos exércitos e na organização eclesiástica dos tempos medievais. Entre o superior e os subordinados existem linhas diretas e únicas de autoridade(que significa o direito organizacional de exigir o cumprimento de ordens e execução de tarefas) e de responsabilidade (que significa o dever ou incumbência de seguir ordens e executar tarefas). Devido a estas linhas de autoridade e responsabilidade ocorre a cadeia escalar.
Resumindo, a estrutura linear tem o formato piramidal onde cada superior tem uma autoridade única sobre o subordinado. Exemplo: Forças Armadas, diferentemente da organização funcional que é caracterizada pelo agrupamento, conforme as habilidades e conhecimentos. A autoridade é baseada na especialização com linhas diretas de comunicação, onde cada subordinado terá mais de um chefe e o gerente é um especialista.
(sigaconcursos.com.br)
-
Quando a questão trata de caracteristicas, podem tanto ser vantajosas ou não:
A organização linear apresenta desvantagens e limitações,
como:
a. Estabilidade e constância das relações formais.
Podem levar à rigidez e à inflexibilidade da organização
linear, dificultando a inovação e a
adaptação da organização a novas situações
ou condições externas. Como as relações formais
não mudam, a tendência para a manutenção
do status quo e para o continuismo é
inevitável. A organização linear não responde
às mudanças rápidas e constantes da sociedade
moderna.
unidade de comando torna o chefe um generalista
que não pode se especializar em nada.
Além da excessiva ênfase na chefia, a organização
linear impede a especialização, pois acumula
os chefes com todos os assuntos possíveis
dentro da organização. De tudo o chefe tem de
tomar conhecimento. Ele assume todos os assuntos
principais e secundários de sua área.
Vejo claramente nas questões da CESPE, que ela se posiciona favoravelmente ao Autor Chiavenato, principalmente por sua obra TGA 2004.
-
Estrutura organizacional é a maneira com que as empresa organiza, os trabalhos dos funcionários, definem o relacionamento interpessoal e distribuem as chefias (autoridade), semp´re considerando o tipo de ambiente em que estão inseridas
-
Uma das vantagens da estrutura linear é a estabilidade e constância nas relações, em virtude da centralização do controle e da rígida disciplina que é proporcionada pela unidade de comando. Uma das desvantagens apontadas pela doutrina é que esse tipo de estrutura faz do chefe um generalista, pois como tem que cuidar de todos os aspectos afetos a sua área, não é dada a ele a oportunidade de se especializar em determinado assunto.
Certo.
Bons estudos!
-
Na estrutura linear, a mais simples de todas as estruturas, não há diluição de
autoridades, fazendo com que as decisões centralizem-se no topo da
hierarquia. Assim, os chefes têm que tomar decisões que servem para todos os
funcionários na base da hierarquia, o que gera chefias generalistas.
Nesse tipo de organização, as atividades são rotineiras e previsíveis,
contribuindo para a estabilidade e a constância nas relações.
Questão CORRETA.
-
O que quer dizer "constância nas relações?"
Se puder, deixa resposta no meu perfil. Obrigada! :D :D :D
-
Estrutura linear, possui linhas formais de comunicação, centralização de decisões, ou seja, autoridade centralizada em apenas um cargo.
-
GABARITO: CERTO.
A unidade de comando da organização linear proporciona centralização do controle e rígida disciplina. Esses aspectos, considerados uma das vantagens desse tipo de organização, proporcionam certa estabilidade e constância nas relações. Porém, a mesma unidade de comando faz do chefe um generalista, pois como tem que cuidar de todos os aspectos afetos a sua área, não é dada a ele a oportunidade de se especializar em determinado assunto.
FONTE: Professor Marco Aurélio Corrêa.
Bons estudos!
-
constância- qualidade daquele que não falta a uma tarefa, dever, tratamento, aula etc.; assiduidade, frequência.
-
UNIDADE DE COMANDO GERA CHEFES GENERALISTAS, EMBORA EVITA A AMBIGUIDADE. (ESTRUTURA CENTRALIZADA)
IDEAL PARA SITUAÇÕES DE ESTABILIDADE, OU SEJA, DIANTE DE UM AMBIENTE ESTÁVEL, SEM MUDANÇAS.
GABARITO CERTO
-
A organização linear não responde
às mudanças rápidas e constantes da sociedade
moderna.
-
Certo
Na estrutura linear, a autoridade está centralizada em apenas um cargo.
-
Uma hora é unidade de comando, outra é chefia generalista.
-
Só fazendo um curso de vidência, bola de cristal e cartomancia pra lidar com essas questões de administração geral...
-
Certo.
Generalista
diz-se de ou indivíduo cujos talentos, conhecimentos e interesses se estendem a vários campos, não se confinando em uma especialização.
-
Gabarito: CERTO
COMPLEMENTANDO
Estrutura Linear
Esta é a estrutura organizacional mais antiga que existe. Ela tem o nome “linear” porque é extremamente verticalizada: começa com alguém da alta administração da organização e vai descendo para níveis mais baixos com apenas um “setor”.
As estruturas lineares, muitas vezes, tomam a forma piramidal (de pirâmide!), pois começam por um chefe, tendo, em média, dois subordinados, e cada um desses dois com mais dois subordinados, em média, e assim por diante.
Reforçando
*** CESPE/2016 - Em relação às principais abordagens teóricas da administração, julgue o item a seguir.
Diferentemente da administração clássica, que propõe soluções generalistas e universais para o aumento da produtividade nas organizações, a perspectiva contingencial defende que, para casos singulares, deve haver soluções específicas, a depender dos padrões organizacionais. Gab. CERTO
Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno. II Coríntios 4:16-17-18. Bíblia.
-
GABARITO: CERTO.
-
✿ Estrutura Linear - É a forma mais simples e antiga, originada dos exércitos e organizações eclesiásticas. O nome “linear” é em função das linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superiores e subordinados, resultando num formato piramidal de organização. Cada gerente recebe e transmite tudo o que se passa na sua área de competência, pois as linhas de comunicação são rigidamente estabelecidas.
A organização linear apresenta as seguintes características: Autoridade linear ou única; Linhas formais de comunicação; Centralização das decisões; Aspecto piramidal.
Vantagens
▪ Estrutura simples e de fácil compreensão e implantação;
▪ Clara delimitação das responsabilidades dos órgãos – nenhum órgão ou cargo interfere em área alheia;
▪ Estabilidade e disciplina garantidas pela centralização do controle e da decisão.
Desvantagens
▪ O formalismo das relações pode levar à rigidez e à inflexibilidade, dificultando a inovação e adaptação a novas circunstâncias;
▪ A autoridade linear baseada no comando único e direto pode tornar-se autocrática, dificultando o aproveitamento de boas ideias;
▪ Chefes tornam-se generalistas e ficam sobrecarregados em suas atribuições na medida em que tudo tem que passar por eles;
▪ Com o crescimento da organização, as linhas formais de comunicação se congestionam e ficam lentas, pois tudo deve passar por elas.
➥ Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes
-
Item certo.
Segundo Chiavenato, a organização linear apresenta, dentre outras características:
1. Estabilidade e constância das relações formais: podem levar à rigidez e à inflexibilidade da organização linear, dificultando a inovação e a adaptação da organização a novas situações ou condições externas. Como as relações formais não mudam, a tendência para a manutenção do status quo e para o continuismo é inevitável. A organização linear não responde às mudanças rápidas e constantes da sociedade moderna); e
2. Unidade de comando, que torna o chefe um generalista (não se especializa em nada): além da excessiva ênfase na chefia, a organização linear impede a especialização, pois acumula os chefes com todos os assuntos possíveis dentro da organização. De tudo o chefe tem de tomar conhecimento. Ele assume todos os assuntos principais e secundários de sua área.
-
CERTO
Linear: também conhecida como militar ou piramidal ou tipo linha, comum em empresas pequenas, caracteriza-se por respeitar ao PUC (Princípio da Unidade de Comando), valoriza questões hierárquicas, marcada pela rigidez e pela centralização de suas decisões.