-
A organização matricial denominada matriz ou organização em grade combina as formas de departamentalização de produtos com a funcional formando uma estrutura mista. Apresenta duas dimensões: gerentes funcionais e os gerentes de produtos, cada departamento passa a ter uma dupla subordinação. A estrutura matricial torna a organização ágil e flexível a mudanças, ela permite tanto a especialização quanto a coordenação, porém ela pode apresentar desvantagens tais como conflitos por causa da duplicidade de supervisão com isso ela enfraquece a unidade de comando e a coordenação vertical, seu desenho impõe uma nova cultura organizacional. Para ser um esquema participativo e flexível depende da coloboração de todas as pessoas envovidas, tem como foco lidar com situações complexas.
-
Ponto dos Concursos - (06/07/2010): Edital MPU e resumo de estruturas organizacionais - (CHIAVENATO, I. Administração de Empresas: uma abordagem contingencial. )
3) Tipos de estruturas organizacionais formais
a) Linear: baseada no princípio da unidade de comando: cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados; entre o superior e os subordinados existem linhas diretas e únicas de autoridade (direito organizacional de exigir o cumprimento de ordens e execução de tarefas) e de responsabilidade (dever ou incumbência de seguir ordens e executar tarefas).
b) Linha-staff: as unidades e posições de linha se concentram no alcance dos objetivos principais da empresa, como produzir e vender, e detém a hierarquia da organização. Já as unidades e posições de assessoria (staff) auxiliam os órgãos de linha através da prestação de serviços especializados e de consultoria técnica, como contabilidade, finanças, recursos humanos, etc.
c) Funcional: é estruturada por função da empresa. Ex: Departamento de Produção, Departamento Financeiro, Departamento de Marketing, etc.
d) Territorial: é estruturada por região ou localização geográfica; geralmente é usada quando a empresa é dispersa. Ex: Região Norte, Região Sul, etc.
e) Produtos ou serviços: é estruturada por tipo de produtos; geralmente é usada quando a empresa tem várias linhas de produtos. Ex: têxtil, farmacêutico, químico etc.
f) Clientes: é estruturada por tipo de cliente. Ex: feminino, infantil, etc.
g) Processos: é estruturada segundo as etapas do principal processo da organização. Ex: Departamento de Corte, Montagem, Estamparia, etc.
h) Projetos: é estruturada por projetos; a alocação de pessoas e recursos é temporária. Ex: obras de uma construtora, projetos de uma consultoria, etc.
i) Matricial: combina dois dos critérios anteriores de modo que cada equipe trabalha para dois comandos simultaneamente. Ex: em uma fábrica, a equipe de manutenção recebe ordens da gerência de manutenção e também da gerência de produção.
j) Mista: mistura os vários tipos de estruturas para se adaptar à realidade.
-
Perigoso o comentário da amiga abaixo, a estrutura matricial não combina duas estrutura quaisquer e sim e somente a estrutura funcional + a de projeto ou de produto.
Estrutura matricial
É também denominada matriz ou organização em
grade. A essência da matriz é combinar as duas formas
de departamentalização - a funcional com a departamentalização
de produto ou projeto - na mesma estrutura organizacional. Trata-se, portanto, de
uma estrutura mista. Ou melhor, híbrida.
O desenho matricial apresenta duas dimensões:
gerentes funcionais e gerentes de produtos ou de
projeto.
Chiavenato TGA 2004.
-
Segundo Djalma Rebouças em Sistemas, Organização & Métodos; 13º edição revisada e Ampliada; página 133:
A Departamentalização Matricial refere-se à fusão entre a estrutura funcional e a estrutura por projetos [...] e as principais vantagens de estrutura matricial são:
Possibilidade de maior aprimoramento técnico de sua equipe de trabalho;
Coordenação da equipe de forma mais adequada e coerente;
Maior desenvolvimento da capacitação profissional;
Maior especialização nas atividades desenvolvidas;
Uso adequado dos vários recursos;
Maior cumprimento de prazos e do orçamento; e
Melhor atendimento aos clientes de projeto
As principais desvantagens:
Dupla subordinação, gerando um clima de ambiguidade de papéis e relações; e
Conflitos de interesse entre os chefes funcionais e os chefes de projetos.
Bons Estudos!!!!
Raimundo Santos
-
Matricial: essa estrutura fica no meio do caminho entre a funcional e ade projetos, Considerada uma estrutura híbrida, é comumente utilizada quando há grande número de projetos ocorrendo ao mesmo tempo. É muito comum em empresas iniciantes na gestão de projetos, em que a utilização da estrutura funcional persiste por certo tempo.
-
Correto.
A estrutura matricial lida com projetos em geral, podem ser específicos, complexos, simples....
Qqer tipo de projeto a esturuta indicada é a matricial
OBS: A banca tenta especificar uma espécie de projeto para que o candidato se confunda. Falou em projetos, adota-se a estrutura matricial
-
Patrícia Lira,
Tanto a departamentalização por projeto quanto a departamentalização por matriz são indicadas para organizações que lidam com projetos específicos.
No caso, a questão limitou-se a dizer que "a estrutura matricial é indicada para organizações que lidam com projetos específicos", não negando que a departamentalização por projetos possa ser indicada para o mesmo fim.
Assertiva correta, portanto.
-
Certa. A estrutura matricial realmente se presta a empresas que lidam com projetos. Neste caso existe uma estrutura mista, em que existem os departamentos funcionais (por exemplo) e os gerentes de projeto, que selecionam pessoas de cada departamento para realizar o trabalho necessário. Neste caso, cada funcionário pode ter dois ou mais chefes, dependendo de quantos projetos esteja envolvido. É o que chamamos de autoridade dual.
-
Gab. (CERTA)
Vale lembrar que a matricial surge da junção entre a funcional com a de projetos. A estrutura de projetos tambem atende ao enunciado.
-
PARA QUALQUER TIPO DE PROJETOS (específicos, complexos, simples), A ESTRUTURA MATRICIAL SEMPRE SERÁ INDICADA.
GABARITO CERTO
-
Alguém conhece um projeto não-específico?
-
Certo
A estrutura matricial é um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura funcional com uma estrutura horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto.
Rennó
-
" Porém, quando o trabalho passa a ser realizado para contratos de projetos específicos, a organização matricial passa a ser empregada eficientemente. A ênfase deixa de ser dada no volume contínuo de produção e passa a ser colocada na complementação do trabalho para um projeto específico. O tipo matricial de organização é construído para projetos específicos. "
Fonte: "A estrutura matricial e a estrutura sistêmica: dois novos tipos de organização" -João Bosco Lodi - Rev. adm. empres. vol.10 no.4 São Paulo Oct./Dec. 1970 - http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75901970000400008
-
A estrutura matricial, também chamada de mista ou híbrida é a combinação de duas formas de departamentalização a funcional com a departamentalização de produto ou projeto - na mesma estrutura organizacional.
Possui um esquema participativo e flexível, pois depende da colaboração das pessoas envolvidas e enfatiza o interrelacionamento de especialidades. A estrutura funcional enfatiza a especialização, mas não enfatiza o negócio, enquanto a estrutura de produto/projeto enfatiza o negócio, mas não enfatiza a especialização de funções.
O desenho matricial permite satisfazer duas necessidades da organização: especialização e coordenação.
Nas palavras de Vasconcellos (1989, p. 51) quando duas ou mais formas de estrutura são utilizadas simultaneamente sobre os membros de uma organização, a estrutura resultante chama-se matricial. Um aspecto particular da estrutura matricial é a dupla ou múltipla subordinação. Um determinado especialista responde simultaneamente a um gerente funcional e a um gerente de projetos, por exemplo.
Já Maximiano (1986, p. 168), neste modelo ideal, o especialista tem compromissos funcionais em seu departamento e ao mesmo tempo está envolvido em um ou mais projetos, ou seja, cada departamento oferece, por meio de seus especialistas, determinada contribuição técnica para a realização dos projetos. Estes especialistas, portanto, ficam numa posição de dupla subordinação: estão subordinados ao gerente de seu departamento e, simultaneamente, ao coordenador do projeto.
Para Cury (2010), as características da estrutura matricial são: ser multidimensional; permanente; adaptativa, portanto, flexível; resultado da combinação da clássica estrutura vertical funcional tradicional com uma estrutura horizontal de coordenadores de projetos/produtos; e trata de maximizar as virtudes e minimizar os defeitos das estruturas anteriores.
Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 3
-
Resposta: Certa.
A estrutura matricial combina a estrutura funcional com uma estrutura específica para um produto, projeto ou processo. Nesse tipo de estrutura não há unidade de comando, pois o funcionário pode ter dois ou mais chefes, ele responde ao gerente do projeto e ao gerente da sua área funcional.
-
Matricial é a união da funcional com a de projetos.