SóProvas


ID
212785
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de departamentalização, julgue os itens que se seguem.

A departamentalização funcional é adequada para o desenvolvimento de atividades continuadas e rotineiras em que sejam utilizados recursos especializados.

Alternativas
Comentários
  • Este tipo de estrutura é adequado para ambientes estáveis, de poucas mudanças e que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras.

  • A departamentalização por funções agrupa as atividades ou tarefas de acordo com as funções desenvolvidas nas empresas, tem como vantagens uma única chefia (especialização ocupacional), favorece a economia de escala, orienta as pessoas para uma determinada atividade específica, indicada para situações estáveis e de poucas mudanças e tarefas rotineiras...

  • QUESTÃO CORRETA.

    POIS, segundo Chiavenato, A departamentalização funcional consiste no agrupamento das atividades e tarefas de acordo com
    as funções principais desenvolvidas dentro da empresa. As unidades são formadas por especialistas de um mesmo assunto, ou função. Por exemplo, setor financeiro, setor de vendas, setor de compras. Cada departamento exerce uma função típica dos elementos que o compõe. Este é o critério mais utilizado para organizar atividades empresariais. Este tipo de estrutura é adequado para ambientes ESTÁVEIS, de poucas mudanças e que
    requeiram desempenho CONTINUADA de tarefas ROTINEIRAS. Contudo, ela não é adequada para ambientes instáveis, pois possui pouca flexibilidade.

  • Certa. A departamentalização funcional é realmente mais indicada para empresas que atuem em setores mais estáveis. Este tipo de departamentalização gera uma situação onde os especialistas de cada área convivem entre si, aumentando a troca de informação entre estes profissionais, mas gera também uma dificuldade na coordenação interdepartamental. Portanto, neste tipo de departamentalização, os órgãos têm dificuldade de trocar informações e é comum buscarem objetivos que não são consistentes. A área financeira pode buscar reduzir custos ao mesmo tempo em que a área de marketing está querendo aumentar os investimentos em propaganda.


  • Departamentalização funcional são definidas com base na especialização e tarefas COMUNS (rotineiras) aos diversos setores.


    Gab.: Correto

  • certo

    A partir da especialização, a departamentalização visa um aproveitamento dos recursos disponíveis de forma mais eficiente, a fim de controlar e ou coordenar as responsabilidades e os conflitos de interesses existentes nas organizações, a partir da delegação de poder e a integração do ambiente externo com a organização vigente. O processo de departamentalização pode ser implementado de várias maneiras, por funções, pela própria geografia da organização, pelos clientes em questão, por processos, serviços e produtos e até projetos.

  • CERTO

    Para atividades rotineira, com pouca variação, a departamentalização funcional é adequada pois permite prever corretamente as atividades a serem realizadas. Desta forma consegue-se obter vantagem com o agrupamento dos especialistas: a produção poderá ser perfeitamente planejada e com isto ganha-se escala e reduzem-se custos.
     

  • A divisão departamental funcional ( por funçãol ) segue o princípio da especialização.

  • CERTO 

    A Departamentalizacão funcional é aquela que divide os departamentos por áreas especializadas (Dpto de marketing,finanças,compras,RH,etc)

    É indicado para tarefas rotineiras ,as quais utilizam recursos especializados propícios para cada área

  •  segundo Chiavenato:

    A estrutura funcional é indicada para circunstâncias
    estáveis e de pouca mudança e que requeiram desempenho
    constante de tarefas rotineiras.

  • Gab.:C

    Departamentalização gera especialização. 

  • Departamentalização Funcional

     

    Os departamentos são especializados por função. A grande vantagem é que, como todos os especialistas estão juntos, haverá maior eficiência e maior economia de escala. A grande desvantagem é que os trabalhadores de uma estrutura funcional tendem a se relacionar pouco, de modo a gerar uma maior distância entre os departamentos, apresentando, como consequência, aumento nos prazos e custos.

    >>>>> é contra-indicada para as atividades que priorizem a criação e a inovação.

    >>>>> será mais recomendada nos casos de tarefas rotineiras e continuadas.

  • CERTO

    Tipos de Departamentalização

    Como estamos falando sobre divisão do trabalho por tipos de especialização, fica óbvio que cada empresa pode ter uma forma de departamentalizar diferente de acordo com a sua realidade.

    Por Função

    Esse é um dos tipos de abordagem mais comum que existem. Nesse caso, são criadas áreas na empresa agrupando pessoas especialistas em determinada atividade. É aquela velha estrutura que você já conhece (e talvez até trabalhe), onde uma empresa possui uma área de vendas, uma área financeira e por aí vai. No final das contas, o objetivo é ter pessoas com expertises similares trabalhando junto.

    Por Clientes

    Quando uma empresa conhece tão bem os seus clientes que se organiza para concentrar os esforços nos atributos e necessidades do seu público, ela provavelmente vai utilizar a departamentalização por clientes.

    Por Processos

    Nesse caso, a maior preocupação para a organização de setores na empresa vai ser no processo de produção.

    Por Produtos ou Serviços

    Esse tipo de departamentalização é similar à abordagem por clientes, já que a empresa se organiza agrupando seus colaboradores dentro de áreas específicas. A única diferença é que nesse caso, ao invés do foco ser um tipo de cliente, o foco passa a ser nos tipos de produtos oferecidos pela empresa.

    Matricial

    Essa é uma combinação da departamentalização funcional com uma de outro tipo. Essa outra pode ser por projetos (como mostraremos no exemplo abaixo), por produtos, serviços, clientes ou localização geográfica.

    Na realidade, nesse tipo de divisão, a empresa mantém a estrutura funcional para atividades internas e adota a departamentalização divisional para os projetos ou produtos/serviços ofertados. É muito comum ver esse tipo de estrutura em consultorias, agências de publicidade e empresas similares.

    Geográfica ou Territorial

    Como o próprio nome já diz, a abordagem territorial vai dividir a empresa de acordo com os locais onde ela atua. Ela é muito comum em empresas que possuem filiais em áreas ou regiões diferentes. Nesses casos, apesar de possuírem áreas unificadas, o foco é em prestar atenção nas características de cada região.

    Essa abordagem é especialmente positiva para não errar na alocação de produtos em regiões onde ele não tem aderência e propagandas mais direcionadas ao comportamento local.

    Por Projetos

    Na departamentalização por projetos, os colaboradores vão receber atribuições temporárias dentro de projetos. Isso ocorre, porque como você bem sabe um projeto tem início, meio e fim. Assim, as funções só vão existir enquanto o projeto existir.