SóProvas


ID
212788
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de departamentalização, julgue os itens que se seguem.

A departamentalização por processos favorece a rápida adaptação da empresa às mudanças organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • A departamentalização por processo ou por processamento, é um conjunto de atividades estruturadas e destinadas a resultados de produto específico para um determinado cliente ou mercado, ela é específica e direcionada a trabalhos que tenha começo, meio e fim, entradas e saídas identificadas. As atividades desenvolvidas pelo processo fornecem valor a um cliente, este pode ser interno e externo. Tem como vantagens extrair ganhos econômicas que se devem a própria tecnologia ou natureza do equipamento. Tem como desvantagens a inflexibilidade por mudanças, dessa forma a departamentalização por processo não favorece a adaptação.  

     

     

    Questão errada.  

     

     

  • Essa é extamente uma das desvantagens da departamentalização por processos. Quando a tecnologia sofre mudanças devido ao intenso desenvolvimento que altera o processo produtivo, a departamentalização por processo peca pela absoluta falta de flexibilidade e de adaptação.

  • Resp.: Errada
    Comentário:
    A departamentalização por processo ocorre no nível operacional. Por exemplo: departamento de fiação composto da secção de preparação da matéria prima, seção de lavagem de matéria prima. Cada departamento é o centro de produção. Indicado em situações onde o foco é a tecnologia que necessitam de grandes investimentos.
    Vantagens:
    • atividades por área de produção
    • atividades agrupadas em etapas
    • especialização operacional
    • comunicação imediata e ágil
    • informações técnicas localizadas
    • avaliação de custos e lucros precisos
    • análise contínua de resultados
    Desvantagens:
    • centralização das atividades
    • visão dirigida e focal
    • perda do global para o focal
    • flexibilidade limitada
    • informações falseadas ou incompletas
    • análises setoriais
     

    Essa questão se refere a departamentalização, por clientes.

  • Departamentalização por Processos

    A departamentalização por fases do processo ou processamento ou ainda equipamento é utilizada nas empresas industriais aos níveis mais baixos da estrutura organizacional das áreas produtivas ou de operações.

    Esta estratégia representa a influência pura da tecnologia utilizada pela empresa em sua estrutura organizacional. É o que ocorre nos centros de processamentos de dados, onde as instalações são demasiado onerosas e complexas, o arranjo físico das máquinas e os equipamentos definem o agrupamento de pessoas e de materiais para processar as operações.

    Vantagens

    A vantagem deste tipo de departamentalização é extrair vantagens econômicas oferecidas pela própria natureza do equipamento ou da tecnologia. A tecnologia passa a ser o foco e o ponto de referência para o agrupamento de unidades e posições.

    Desvantagens

    Quando a tecnologia utilizada sofre mudanças e desenvolvimento revolucionários, a ponto de alterar profundamente o processo, este tipo de departamentalização peca pela absoluta falta de flexibilidade e da adaptação.

    Aplicações

    Além de intensamente ligado a tecnologia, este tipo de agrupamento está também ligado ao produto/serviço produzido através de processo. Vale dizer que o processo é uma variável dependente da tecnologia empregada para produzir um dado produto/serviço.
     

  • A QUESTÃO ESTÁ ERRADA

    POIS ELA O QUE ELA CITA É JUSTAMENTE A DESVANTAGEM DA DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROCESSO. A divisão das atividades segue a ordem do processo produtivo. Cada departamento será responsável por uma etapa do ciclo de produção. É freqüentemente utilizada nas empresas industriais nos níveis mais baixos da estrutura organizacional das áreas produtivas ou de operações. A diferenciação e o agrupamento se fazem por meio de
    seqüência do processo produtivo ou operacional, ou ainda, pro meio do arranjo e disposição racional do equipamento utilizado, por isso  dizemos que o foco está na tecnologia utilizada. 

    Vantagens:
    ? Procura extrair vantagens econômicas oferecidas pela própria natureza do equipamento ou da tecnologia;
    Desvantagens:
    ? Quando a tecnologia utilizada sofre mudanças devido ao intenso desenvolvimento que altera o processo produtivo, a departamentalização por processo peca pela absoluta falta de flexibilidade e de adaptação.

    QUE DEUS SEJA LOUVADO! 

  • Errado

    Imaginem só, pessoal, uma empresa totalmente montada, funcionários treinados, o processo de confecção do produto todo esquematizado, ou mesmo uma empresa que faz tudo isso ha 15 anos, ai, de repente, uma mudança no cenário externo ocorre. Essa empresa irá se adptar rapidamente ou não? Com certeza não, irá ser muito lento, note que os funcionários, a direçao, os equipamentos, todos estao voltados para o processo, para haver uma mudança, será necessário uma reformulação muito grande, e isso demanda tempo, capital e estudo. De certa forma foi o que aconteceu com a Kodak, quando surgiu a fotografia digital, logicamente com outras adaptações.

    Fiquem com DEUS!
  • Uma das vantagens da departamentalização por PRODUTOS: indicada para CIRCUNSTÂNCIAS EXTERNAS INSTÁVEIS E MUTÁVEIS, pois induz a cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços para um melhor desempenho.

    Uma das vantagens da departamentalização por PROJETOS: permite uma MAIOR FLEXIBILIDADE, uma vez que a estrutura é alterada a cada novo projeto.

    Na verdade, a departamentalização por processos tem dificuldade de adaptação às mudanças, bem como a departamentalização funcional, dada a sua inflexibilidade, tornando-a inadequada quando as condições externas são mutáveis ou imprevisíveis.
    Bons estudos.
  • A Departamentalização por Processos é inadequada em cenários onde há grandes mudanças, haja vista a revisão de processos ser demorada, além do elevado custo para tal.
  • Para complementar os estudos, segundo professor Wagner Rabello do Canal dos Concursos:

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROCESSOS  ( Ex: Linha de montagem de automóveis)

    1) Agrega técnicos e especialistas necessários;
    2) Maior especialização técnica;
    3) Melhor divisão do trabalho;
    4) MECANIZA ROTINAS;
    5) A Administração Pública não utiliza;

    Desse modo, como as tarefas são rotineiras, a adaptabilidade às mudanças organizacionais será extremamente lenta.No entanto a questão estaria correta se fosse DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROJETOS.

  • A departamentalização por processos é uma sequencia de atividades para se produzir algo. É mais comumente encontrada nos níveis hierárquicos mais baixos, ou seja, nos níveis da produção.
  • A departamentalização por processo peca pela absoluta falta de flexibilidade e de adaptação. 

    Introdução à Teoria Geral da Administração 7º Edição, Chiavenato, página 218.


  • Pessoal,

    os tipos de departamentalização que  favorecem a adaptação da empresa às mudanças organizacionais são:

    -  Por produtos e serviços;

    - Por cliente;

    - Por projeto.


    Bons estudos!!!  :)



  • Errada. Na departamentalização por processos, a empresa fica organizada em torno de seus principais processos. O foco está na melhoria dos processos da organização para melhorar a eficiência e a eficácia da organização, reduzindo custos e aumentando a qualidade. De acordo com Cury, nesta configuração, a organização pode tardar a focar em seus objetivos gerais, pois pode ficar mais preocupada com o “como fazer” do que em “o que devem fazer”. Assim, este tipo de organização não tem como uma de suas vantagens a rápida adaptação às mudanças, pois está mais voltada para “dentro” do que para “fora”, ou seja, o ambiente externo. Uma departamentalização por cliente ou por área geográfica seria mais adequada para uma empresa ganhar esta adaptabilidade às mudanças, pois o foco ocorreria no ambiente externo.


  • Departamentalização por Processos: é o agrupamento de tarefas ao longo do fluxo produtivo. É a especialização baseadas em etapas do processo produtivo. Em uma metalúrgica, por exemplo, podemos ter assim a departamentalização de fundição, outro para modelagem e outro para acabamento. A departamentalização por processo pode estar em vários níveis hierárquicos, e não restrito a determinado nível. 


    Desvantagens:

    - a revisão dos processos é demorada e tem custo elevado.

    - necessita ser utilizada em produtos estáveis e permanentes.

    - em cenários de grandes mudanças não se deve adotar a departamentalização por processo, mas sim outro tipo mais flexível e adaptável á mudanças.

  • Departamentalização por processo, aloca pessoas e recursos de acordo com o fluxo de trabalho.

    Desvantagem: Devido a alta especialização, quando a tecnologia utilizada sofre mudanças a ponto de alterar o processo, esse tipo de departamentalização não é aconselhado, pois possui absoluta flata de flexibilidade e de adaptação.

    Gab.: Errado


  • é justamente o contrário.

    A estrutura por fases do processo tem a influência direta da TECNOLOGIA, assim sendo, é bem lógico pensarmos que não é nada fácil a adaptação das organizações às mudanças tecnológicas incessantes do mercado, verdade?

    Além disso, essa estrutura é naturalmente emperrada, sendo pouco flexível, outro fator culminante na dificuldade em se adaptar aos avanços da tecnologia.

    Questão errada!

  • Departamentalização por PRODUTO/ SERVIÇO que é adequada a ambientes instáveis e mutáveis. 

  • ERRADO.

    Desvantagem: pouca flexibilidade, em especial quando há necessidade de mudança em um macroprocesso.

    fonte: Administração Geral e Pública, pág. 48, Renato Fenili, 2ª edição.

  • errado

    • Departamentalizaçao por Processos: destacar para um primeiro plano as atividades mais relevantes que estão inseridas em um mesmo processo, buscando agrupá-las dentro de unidades cujos objetivos sejam comuns e que atendam a clientes determinados.

  • NÃO É A DEPARTAMENTALIZAÇÃO PRO PROCESSO, É SIM A ADMINISTRAÇÃO POR PROCESSO.

     

    NA DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROCESSO O ESQUARTEJAMENTO DA PRODUÇÃO DE UM PRODUTO EM PARTES DIFICULTA A ADAPTAÇÃO A NOVAS MUDANÇAS.

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • A departamentalização por fase de processo é utilizada quan do o produto final é tão complexo que se faz necessário fabricá-lo a partir da kdivisão em processos menores com linhas de produção distaintas.

     

  • CESPE/2013/STF

    Uma organização que busca garantir uma visão global do andamento de seus processos e grande flexibilidade de ajustes do seu fluxo deve adotar critérios de departamentalização por processos.

    Gabarito: errado

  • Na departamentalização por processos, a empresa fica organizada em torno de seus principais processos. O foco está na melhoria dos processos da organização para melhorar a eficiência e a eficácia da organização, reduzindo custos e aumentando a qualidade. De acordo com Cury, nesta configuração, a organização pode tardar a focar em seus objetivos gerais, pois pode ficar mais preocupada com o “como fazer” do que em “o que devem fazer”. Assim, este tipo de organização não tem como uma de suas vantagens a rápida adaptação às mudanças, pois estão mais voltada para “dentro” do que para “fora”, ou seja, o ambiente externo. Uma departamentalização por cliente ou por área geográfica seria mais adequada para uma empresa ganhar esta adaptabilidade às mudanças, pois o foco ocorreria no ambiente externo. O gabarito é questão errada.

    Rodrigo Rennó

  • Desvantagem da departamentalização por processos: perde a visão global da empresa,pois fica mais limitada ao processo específico. A flexibilidade é restrita( 1 processo)

  • Gab.: E

    Departamentalização por processos:

    Indicada quando o produto final é complexo

    Atividades agrupadas de acordo com o processo desenvolvido para produzir

  • Gente, Departamentalização por Processos é a mesma Departamentalização por Projeto?

  • Cibelli !

     

    Não.

    A departamentalização por projetos tem caráter temporário. Tem início, meio e fim. EX: Construção de um shopping.

     

    Já a departamentalização por processos é a qual pessoas e recursos são alocados de acordo com o fluxo de trabalho. É a que divide a atividade em processos. EX: Num frigorífico tem os processos de abate, desossa, embalagem etc. Numa confecção tem corte, costura e acabamento.

     

    Fonte: Livro - Administração Geral e Pública - Giovanna Carranza

  • ERRADA

     

    ESTRUTURAS RÍGIDAS:

    - LINEAR

    - FUNCIONAL

    - PROCESSOS

    - LINHA-STAFF

     

    ESTRUTURAS FLEXÍVEIS:

    - PRODUTOS.

    - CLIENTES.

    - GEOGRÁFICA.

     

    FONTE: RAFAEL BARBOSA.BONS ESTUDOS!!!

  • ERRADO

    "A departamentalização por processos costuma ser rígida e adversa a mudanças. Portanto, não favorece rápidas adaptações."

    -Fonte: Correção da prova, pelo Profº José Wesley.