-
Desvantagens da departamentalização por clientes:
1- As demais atividades da organização (como produção, finanças etc.) podem tornar-se secundárias ou acessórias, em face da preocupação compulsiva pelo cliente.
2- Os demais objetivos da organização (como lucratividade, produtividade, eficiência etc.) podem ser deixados de lado ou sacrificados em função da satisfação do cliente.
Fonte: CHIAVENATO, Idalberto - Introdução à Teoria Geral da Administração 7ª Edição.
-
Essa organização da prioridade a clientela ou fregueses, seu objetivo está voltado para o interesse do consumidor do produto ou serviço. Leva-se em conta a idade, sexo, condições sócio-econômicas, mercado consumidor. Nessa departamentalização ocorre um divisão entre as unidades organizacionais, com a finalidade em cada cliente, para isso é fundamental que adote diferentes métodos e características de vendas, características de produtos e até mesmo de serviços. Tem como desvantagens: a lucratividade, produtividade, eficiência objetivos que são sacrificados em decorrência da satisfação do cliente.
-
Resp.: Errada
Comentário:
A departamentalização por clientela é o agrupamento da atividade de acordo com o tipo de pessoa ou agência para quem o trabalho é feito. Por exemplo: departamento feminino, departamento masculino, departamento infantil.
Vantagens:
1. Permite oferecer aos clientes um melhor conjunto de serviços
2. Maior facilidade de ir ao encontro das necessidades e preferências de vários tipos de clientes
3. Maior qualidade quer nos produtos quer nos serviços
4. Melhor adaptação das políticas empresariais a cada tipo de cliente
Desvantagens:
1. As atividades da organização como produção, finanças, etc, podem tornar-se secundárias face à preocupação excessiva dada ao cliente.
2. Os objetivos da organização como lucratividade, produtividade, etc, podem ser deixados de lado ou sacrificados em detrimento da satisfação do cliente.
-
Departamentalização por Clientela
Envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa ou pessoas para quem o trabalho é executado. As características dos clientes, como idade, sexo, nível sócio-econômico, constituem a base para este tipo de departamentalização.
É um agrupamento de atividades que reflete um interesse fundamental pelo consumidor do produto ou serviço executado pela organização.
Divide as unidades organizacionais para que cada uma possa servir a um diferente cliente, quando diferentes clientes requerem diferentes métodos e características de vendas, de produtos, diferentes serviços adicionais.
Vantagens
è Quando a satisfação do cliente é o aspecto mais crítico da organização;
è Quando o negócio depende de diferentes tamanhos ou características de produtos ou serviços que variam conforme o tipo de cliente;
è Dispõe os executivos e todos os participantes da organização para a tarefa de satisfazer as necessidades e os requisitos dos clientes;
è Permite a organização concentrar seus conhecimentos sobre as distintas necessidades e exigências dos canais mercadológicos.
Desvantagens
\
Aplicações
É indicada quando o negócio depende de diferentes características de produtos/serviços que variam conforme o tipo e a necessidade do cliente. É uma estratégia que predispõe os executivos e todos os participantes a satisfação das necessidades e requisitos dos clientes, e permite concentrar todos os conhecimentos sobre as diferentes necessidades e exigências dos diferentes canais mercadológicos.
-
A QUESTÃO ESTÁ ERRADA.
POIS O FOCA PASSA A SER A SATISFAÇÃO DO CLIENTE, MESMO QUE OS LUCROS SEJAM SACRIFICADO OU DEIXADOS DE LADO.
As atividades são agrupadas de acordo com o tipo de cliente. Cada departamento vai estar organizado de modo a atender determinado cliente. O foco passa a ser o mercado. As características dos clientes – como idade, sexo, nível socioeconômico, etc. –constituem a base deste tipo de departamentalização. É um critério importante quando a organização lida com diferentes classes de clientes e usuários com diferentes características e necessidades.
Vantagens:
? Importante quando a satisfação do cliente é o aspecto mais crítico da organização e quando os grupos de clientes apresentam grandes diferenças;
? Predispõe os executivos e todos os participantes da organização para a tarefa de satisfazer às necessidades dos clientes;
? Permite à organização concentrar seus conhecimentos sobre as distintas necessidades e exigências dos canais mercadológicos.
Desvantagens:
? Pode tornar secundárias ou acessórias as demais atividades da organização devido à preocupação compulsiva com o cliente.
Os demais objetivos da organização, como lucratividade e eficiência, podem ser deixados de lado ou sacrificados em função da satisfação do cliente;
Não é adequada para organizações com pouca diferenciação entre os clientes, pois eleva os custos operacionais em virtude da duplicação de trabalhos.
-
Departamentalização por Clientes é focada em consumidores específicos. Esse motivo, provoca uma queda na produtividade da organização com consequente perda de lucros.
-
De uma forma bem simples irei salientar o erro da questão; a departamentalização por clientes é uma abordagem mais extrovertida da empresa, cuja ênfase está mais voltada para o cliente do que para si mesma. Portanto, dizer que os objetivos principais são o lucro e a produtividade estará confrontando essa ideia.
Fonte: Minha apostila.
-
Na departamentalização por clientes, aspectos como lucro, produtividade, eficiência etc. Costumam ser deixados em segundo plano, para que a satisfação do cliente seja a prioridade da organização.
Errado.
Bons estudos!
-
QUESTÃO: A departamentalização por clientes atende de forma mais apropriada a organização cujos objetivos principais sejam o lucro e a produtividade. ERRADO!
Esse tipo de departamentalização cliente é o fator preponderante para a criação dos setores. Ex: cliente feminino, cliente masculino, cliente infantil, etc. É bastante utilizado em organizações que possuem clientes de classes diferentes.
Vantagens:
· Ênfase principal no CLIENTE, sendo uma abordagem extrovertida (mais voltada para o cliente do que para a organização);
· Adapta a organização às características dos clientes;
· Concentra os esforços da organização nas necessidades específicas dos grupos de clientes;
Desvantagens:
· Em decorrência da ênfase no cliente, pode deixar as demais funções da organização de lado;
· Pode fazer com que a organização se esqueça de outros objetivos, tais como lucratividade, produtividade, eficiência, entre outros.
-
E qual é o tipo de departamentalização adequado quando os principais objetivos são o lucro e a proditividade?
-
A Departamentalização Geográfica permite fixar a responsabilidade de lucro e desempenho, assim como a de produto que tem foco no sucesso do produto ou serviço.
-
A departamentalização por clientes não gera um enfoque em produtividade. Quando uma empresa adota este tipo de
departamentalização está preocupada em analisar e buscar corresponder às expectativas dos clientes. Ou seja, a preocupação está na compreensão e no atendimento dos desejos dos clientes, de forma a ganhar competitividade. Não existe neste modelo uma preocupação grande em melhorar a produtividade. Portanto, a questão está incorreta.
-
é justamente o inverso. Se uma empresa se estrutura em base nas caraterísticas, anseios e desejos dos clientes, demais aspectos tornam-se irrelevantes, secundários e, dessarte, os demais objetivos organizacionais tornam-se renegados e olvidados. Como consequência natural do quadro, a diminuição dos lucros é algo que ocorre nesse tipo de estrutura departamental.
-
Gabarito: Errado
Neste tipo de departamentalização, o CLIENTE é que é enfatizado.
O administrador alocará recursos, pessoas e atividades mais condizentes com as necessidades e demandas de cada CLIENTELA.
Fonte: Estratégia (Prof. Rodrigo Rennó)
-
ERRADO
Esse tipo de departamentalização foca tanto no cliente que esquece do resto ! rsrsrs
A departamentalização por cliente apresenta as seguintes desvantagens:
1) Outras atividades da organização (produção, finanças, etc.) podem se tornar secundárias ou acessórias diante da preocupação compulsiva pelo cliente.
2) Os demais objetivos da organização (lucratividade, produtividade, eficiência, etc.) podem ser deixados de lado ou sacrificados em função da satisfação do cliente.
CHIAVENATO, 2014.
-
Mentira. Por queê??? Nesse tipo de departamentalização, o foco é tão grande no cliente que o lucro fica em segundo plano. (Pelo menos é o que diz a teoria)
-
Errado
DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR CLIENTELA.
Desvantagens.
Os demais objetivos da organização (lucratividade, produtividade, eficiência, etc.) podem ser deixados de lado ou sacrificados em função da satisfação do cliente.
Chiavenato, Introdução à teoria Geral da Administração 9ª ed. 2014, pág.219
-
GAB. ERRADO
D. Cliente a organização faz um sacrifício por seus clientes, EX: fazer apenas uma peça especifica por cliente