-
Incorreto. A concepção de uma nova política de controle constitui ação de planejamento no nível estratégico (nível de cúpula). A questão quis confundir o fato de que uma nova política de controle traz consequências a todos os níveis da organização (os níveis estratégico, tático e operacional) ao fato de que a ação de planejamento é naturalmente uma ação estratégica.
-
Falou em planejamento é nível estratégico.
-
Planejamento estratégico: irá definir o posicionamento que apresentará a organização no futuro. Visualiza o longo prazo. Normalmente é elaborado pela alta gerência e abrange toda a estrutura organizacional. Assenta-se em três parâmetros: visão de futuro, fatores ambientais externos e fatores organizacionais internos. Seu conteúdo é genérico, sintético e abrangente. Apresenta maior risco pela sua maior amplitude e prazo. Apresenta também menor flexibilidade.
No planejamento estratégico, ocorre a seleção das áreas de atividade ou de mercados nos quais se busca entrar ou daqueles mercados que se deva sair. Considera, além dos aspectos internos, o ambiente externo. Depois de se analisar e levantar seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças,
definem-se as políticas e estratégias. O Planejamento estratégico estabelece:
• Metas: objetivos de longo prazo
• Objetivos: alvo a ser alcançado
• Políticas: diretrizes amplas e gerais para ações que se relacionam com a realização dos objetivos.
• Missão: razão da existência da empresa
Portanto, a nova política de controle é ação de nível estratégico.
-
O planejamento pode ocorrer nos 3 níveis, estratégico, tático ou operacional, no entanto no comando da questão o examinador diz que Paulo é o no novo DIRETOR, ou seja, do alto escalão, sendo assim responsável do nível estratégico, caso fosse um Supervisor ou Gerente, seriam os níveis operacional e tático, respectivamente
-
No livro de Administração Geral e Pública do Chiavenato, é dito que "políticas constituem exemplos de planos táticos que funcionam como guias gerais de ação." (...) "As políticas constituem afirmações genéricas baseadas nos objetivos organizacionais e visam a oferecer rumos para as pessoas dentro da organização."
Para ser operacional deveria aparecer na questão algo como planos operacionais do tipo procedimentos, orçamentos, programas ou regulamentos.
-
BOA MANEIRA PARA RESPONDER:
ESTRATÉGICO=LONGO PRAZO
TÁTICO =MÉDIO PRAZO
OPERACIONAL=CURTO PRAZO.
O ENUNCIADO FALA EM NOVA POLÍTICA. ASSIM, EM SE TRATANDO DE POLÍTICAS DEVE-SE ENTENDER COMO LONGO PRAZO, SENDO, POR ISSO, PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
-
Planejamento = Nivel estratégico
-
Errada!
-
Errado.
Falou em definição de políticas: é nível estratégico.
-
A concepção de
uma nova política de controle constitui ação de planejamento no nível TÁTICO.
-
As definições de políticas de controle devem ser feitas no Nível Estratégico, já a execução dessas políticas é que são feitas no Nível Operacional.
-
nível estratégico!
-
cabe recurso, pois uma mudança no estratégico implica alteração no planejamento operacional.
Se mudar o estratégico e não alterar o operacional é tempo perdido.
-
TODO E QUALQUER TIPO DE POLÍTICA ESTÁ RELACIONADA AO NÍVEL TÁTICO DA ORGANIZAÇÃO.
GABARITO ERRADO
-
CONTROLE ESTRÁTÉGICO - DIRERIZES
CONTROLE TÁTICO - POLÍTICAS
CONTROLE OPERACIONAL - PROCEDIMENTOS
PROF. GIOVANNA CARRANZA
-
É controle TÁTICO!!!!!!!!!!!
-
ERRADO
As políticas e filosofia da organização são definidas no nível estratégico ou institucional e é a longo prazo. Esse nível está ligado ao alto escalão da organização/empresa/instituição, porém, deve contar com a participação maciça de todos os funcionários.
-
GAB: Errado
As políticas são desenvolvidas no Planejamento Tático das organizações e funcionam como guias gerais de ação.
-
ERRADO