SóProvas


ID
2128147
Banca
FCC
Órgão
Copergás - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma obra solicitou concreto com aditivo superplastificante dosado em central, entretanto, no recebimento, o concreto apresentou abatimento inferior à classe de consistência especificada. Neste caso admite-se a adição

Alternativas
Comentários
  • Até fiquei na dúvida do item b), mas depois da pesquisa, notei que, apesar de ser permitada adição suplementar de água, ela não pode alterar o traço.

     

    Perceba que a NBR 7212 permite adição em caso de evaporação. Ou seja, a adição não aumenta a quantidade de água, mas ela apenas repõe.

  • A adição de água é para o caso de temperaturas elevadas, visando compensar as perdas por evaporação durante o transporte.

  • NBR 7212:2012,Execução de concreto dosado em central - Procedimento.

     

    4.4.3 Mistura parcial na central e complementação na obra

     

    Os materiais componentes do concreto são colocados no caminhão betoneira, com parte da água, que é complementada na obra imediatamente antes da mistura final e descarga. Nesse caso deve-se estabelecer um sistema rigoroso de controle e registro da quantidade de água adicionada na central e a ser complementada na obra, para evitar ultrapassar a quantidade prevista no traço.

     

    Parte dos materiais componentes do concreto (tais como fibras, aditivos, gelo, etc.) pode ser adicionada na obra imediatamente antes da mistura final e descarga, desde que previamente acordado entre as partes e especificado na formulação.

     

     

    -> Pode ser feita a complementação do aditivo, desde que respeitando o abatimento previamente especificado.

    ->  Pode haver complementação de água, mas não pode passar da quantidade prevista no traço.

    -> Não pode adicionar água após a descarga.

    -> Não faz sentido adicionar superplastificante após a descarga.

    -> Pode ser feita a adição de gelo, mas de forma alguma pode passar da faixa especificada.

     

  • Cuidado, a NBR 7212 de 2012 não permite mais adição suplementar de água.

     

    • ADIÇÃO COMPLEMENTAR DE ÁGUA - Permitida.   (é a quantidade de água que pode ser complementada quando o caminhão betoneira chega na obra. Essa água não ultrapassa a prevista na dosagem.)
    • ADIÇÃO SUPLEMENTAR DE ÁGUA - Não permitida. (Antes do início da descarga, ao verificar que o concreto apresenta abatimento dentro da classe de concreto especificada, não se admite adição suplementar de água. Qualquer adição de água exigida pelo contratante exime a empresa de serviços de concretagem de qualquer responsabilidade.
    • ADIÇÃO SUPLEMENTAR DE ADITIVO SUPERPLASTIFICANTE - Permitido  ( antes do início da descarga, mantendo a consistência final especificada, com o objetivo de corrigir o SLUMP )