SóProvas


ID
2128216
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale a opção que indica uma semelhança na elaboração da Demonstração do Resultado do Exercício e da Demonstração do Valor Adicionado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    A) CERTO: O resultado da equivalência patrimonial pode representar receita ou despesa, na DVA ele é classificado em valor recebido em transferência, e na DRE em outras receitas/despesas operacionais.

    B) despesas com juros são classificadas como despesas financeiras na DRE, mas na DVA ela é distribuição da riqueza na parte de Remuneração de capitais de terceiros .

    C)  A construção de ativos para uso próprio é receita na DVA, mas não transita como resultado na DRE
    CPC 09:  Diferentemente dos critérios contábeis, também incluem valores que não transitam pela demonstração do resultado, como, por exemplo, aqueles relativos à construção de ativos para uso próprio da entidade (conforme item 19) e aos juros pagos ou creditados que tenham sido incorporados aos valores dos ativos de longo prazo (normalmente, imobilizados).

    D) Não há essa segregação, o CPC26 autoriza a segregação de itens do ativo imobilizado, conta a receber, estoques, provisões, capital e as reservas (item 78). Já na DVA os salários são distribuições da riqueza na modalidade pessoal - remuneraçãi direta.


    E) Errado, na DVA os valores de tributos são incorporados ao valor dos estoques (Item 14 do CPC09), na DRE, ele vem "limpo" de tributo, ou seja, NÃO são  considerados nos valores dos custos dos produtos e mercadorias vendidos

    bons estudos

  • Vamos analisar as alternativas apresentadas.

    a) Correta. O Resultado de Equivalência Patrimonial pode ser negativo ou positivo, afetando a Demonstração do |Resultado do Exercício negativamente ou positivamente, respectivamente. Na Demonstração do Valor Adicionado o resultado da equivalência pode representar receita ou despesa; se despesa, deve ser considerado como redução ou valor negativo.

    b) Incorreta. Na DRE as despesas com juros são classificadas como Despesas Financeiras. Na DVA são evidenciadas como “remuneração ode capitais de terceiros”.

    c) Incorreta. Os gastos com ativos construídos internamente não provocam impacto na DRE. Para elaboração da DVA, essa construção equivale a produção vendida para a própria empresa, e por isso seu valor contábil integral precisa ser considerado como receita. A mão-de-obra própria alocada é considerada como distribuição dessa riqueza criada, e eventuais juros ativados e tributos também recebem esse mesmo tratamento. Os gastos com serviços de terceiros e materiais são apropriados como insumos.

    d) Incorreta. Na DRE os salários dos funcionários representam custos (se relacionados à fabricação ode determinados produtos) ou despesa. Na DVA o gasto com salários de funcionários próprios é evidenciado na distribuição da riqueza gerada, ao passo que o gasto com serviços de terceiros é tratado como “Insumos Adquiridos de Terceiros”. 

    e) Incorreta. Na DRE os tributos recuperáveis não fazem parte do CMV, pois não fazem parte do custo de aquisição dos estoques. Na DVA, por outro lado, os valores dos custos dos produtos e mercadorias vendidos devem ser considerados os tributos incluídos no momento das compras (por exemplo, ICMS, IPI, PIS e COFINS), recuperáveis ou não.