-
CORRETO !
Esse é o objetivo do arquivo quando tem função administrativa, caso, o arquivo tenha função histórica o objetivo é apenas armazenar o conteúdo.
Deus nos Abençoe !
-
CERTO
Arquivo pode ser definido como a designação genérica de um conjunto de documentos produzidos e recebidos por uma pessoa física ou jurídica, pública ou privada, caracterizado pela natureza orgânica de sua acumulação e conservado por essas pessoas ou por seus sucessores, para fins de prova ou informação.
-
CORRETA: Art. 1 (Lei 8.159) - É dever do Poder Público a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação.
-
Apenas complementando
Documento: é toda informação registrada em um suporte material, sucetível de consulta, estudo, prova e pesquisa, pois comprova fatos, fenômenos, formas de vida e pensamentos do homem em determinada época ou lugar.
No momento em que o indivíduo registra uma informaçãoem um suporte, dá origem a um documento. Com o aparecimento da escrita, o volume de documentos criados foi se tornando cada vez maior e surgiu a necessidade de se criarem técnicas que permitissem organizar essa massa documental de forma a permitir sua imediata localização quando necessário. A partir de então, surgiram os primeiros arquivos.
Fonte: "Arquivologia para concursos", Élvis Corrêa Miranda
Espero ter ajudado, bons estudos!
-
Questão correta, outra ajuda a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2013 - UNIPAMPA - Assistente de AdministraçãoDisciplina: ArquivologiaOs documentos de arquivo são provas dos processos de trabalho de uma organização.
GABARITO: CERTA.
-
Um arquivo documental tem por objetivo servir como prova ou testemunho da ação de pessoas jurídicas ou físicas. Resposta: Certo.
Comentário: o documento de arquivo poderá provar ou testemunha ações de pessoas físicas ou jurídicas. Apesar da questão restringir “provar ou testemunha”, a interpretação partirá do verbo “agir”, ou seja, o documento ainda está em uso (fase corrente ou intermediária).
-
CERTO
A questão se refere à finalidade dos arquivos, que é servir de apoio à administração.
"O documento arquivístico, além de ser informação, é sempre presunção de prova. Por ele, de certa forma, se “eternizam” os registros decorrentes do funcionamento e das atividades de uma entidade pública ou privada."
- Heloísa Liberalli Bellotto
-
GABARITO: CERTO
Comentário: Só complementando aquilo que os demais ja disseram e também trazendo a definição de arquivo
ARQUIVO:
O que é? R= consiste no conjunto de documentos produzidos e recebidos,
Quem produz? R = por instituições públicas, instituições de caráter público e entidades privadas,
Por qual motivo? R = em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.
-
Os DOCUMENTOS DE ARQUIVOS apresentam finalidades funcionais (administrativas), em que os documentos são acumulados de forma orgânica e natural. Sua função é testemunhar/provar; e, seu principal público são os administradores.
Já os DOCUMENTOS DE BIBLIOTECAS apresentam finalidades educativas (culturais), em que seus documentos são colecionados e seu público é formado por pesquisadores, estudantes e cidadãos comuns. Sua função é instruir/educar.
-
Prezados, questão correta. Vejamos a citação de Heloisa Belloto:
"um arquivo documental é a unidade cnstituída pela informação (elemento referencial ou dado) e seu suporte (material, base), produzida em decorrência do cumprimento de uma atividade, preservados para servir de prova, testemunho e pesquisa"
Complementando, a Lei 8.159/91 traz logo em seu artigo 1º "é dever do Poder Público a gestão documental e a proteção espacial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação".
Bons estudos.